sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Michael Jackson - This Is It

Ao assistir "This Is It" me lembrei imediatamente de "Let It Be" dos Beatles. Ambos tem mais semelhanças do que se possa pensar. Tanto o documentário de Michael quanto dos Beatles captam os últimos momentos da carreira desses grandes ícones da música. Os dois também não foram inicialmente concebidos para chegar nas telas da forma como chegaram. São em essência vítimas das circunstâncias. "Let It Be" era para ser o documentário da grande volta dos Beatles aos palcos, o mesmo que sucede com "This Is It" com Michael Jackson. O problema é que eles nunca voltaram aos palcos. O grupo britânico, corroído por brigas internas, simplesmente implodiu antes de recomeçar sua tão esperada turnê "Get Back" e Michael, como todos sabemos, faleceu antes de retornar para uma série de apresentações daquela que seria, segundo suas próprias palavras, sua última turnê! A despedida de Michael para sempre dos palcos. Para finalizar as grandes semelhanças dos dois documentários "This Is It" assim como "Let It Be" só trazem ensaios, nada mais. São projetos que ficaram apenas no papel, no planejamento. Uma pena.

"This is It" foi montado e lançado no calor dos acontecimentos da morte de Michael Jackson. O mundo comovido e a mídia abalada pelo falecimento do superstar mal teve tempo de analisar o filme com isenção de ânimo. É a tal coisa, os que gostavam de Michael acharam tudo maravilhoso e emocionante e quem não gostava dele logo tachou a produção de caça níqueis oportunista. Nem o céu e nem o inferno, senhores. "This Is It" certamente tem seu valor. Captar os últimos momentos de Michael, mesmo de forma quase amadora, é uma preciosidade por si só. Não adianta ter espírito de porco e desmerecer tudo apenas pelos acontecimentos que ninguém sequer previa. O Michael Jackson que surge no palco é um sujeito com pleno domínio de sua arte, dançando e cantando muito bem, levando abaixo as notícias sensacionalistas que o retratavam quase como um zumbi no final da vida. Nada mais longe da realidade. Michael estava ali, de corpo e alma nos ensaios. O que mais me chamou atenção nesse retrato do artista nos bastidores é seu comportamento muito educado, fino, tratando a todos da equipe técnica de forma muito polida. Nada do que se espera de um megastar egomaníaco. Jackson era até tímido com o trato pessoal com sua equipe técnica, músicos e dançarinos. Um gentleman. No apagar das luzes só podemos lamentar sua morte precoce. Pelo menos seu legado musical fica como prova de seu grande talento como artista.

This Is It (This Is It, Estados Unidos, 2009) Direção: Kenny Ortega / Elenco: Michael Jackson / Sinopse: Documentário que mostra os últimos ensaios de Michael Jackson na montagem do show "This Is It" que seria sua última turnê. Os bastidores e o clima de testes domina todo o filme. Lançado de forma póstuma após a morte de Michael Jackson.

Pablo Aluísio.

Um comentário: