quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Fim dos Tempos

Já que o fim do mundo será o tema mais falado de hoje para amanhã que tal lembrar um filme tão ruim que eu pensei sinceramente que o mundo ia acabar quando vi? "Fim dos Tempos" é provavelmente um dos piores filmes de todos os tempos. Sinceramente, eu não tenho qualquer tipo de preconceito contra o M. Night Shyamalan, até hoje considero "O Sexto Sentido" um belo filme, muito bom, sua obra prima mas... Esse "Fim dos Tempos" é uma das piores coisas que já tive o desprazer de ver na minha vida. Eu tenho como lema nunca abandonar um filme pelo meio, eu sempre assisto até o fim, haja o que houver, mas nesse aqui eu quase me levantei e fui embora, aliás muitas pessoas simplesmente foram embora do cinema. Eu me segurei na cadeira para não rumar para a porta da saída! Foi uma luta feroz para chegar ao fim! É muito, muito ruim... Pense em um filme ruim. Pensou? Pois então, esse aqui é pior. O filme custou quase 50 milhões de dólares e não diz a que veio. O sinal vermelho já havia acendido em "A Dama da Água" um filme complicado que não consegue se decidir a que gênero se encaixa ou o que quer passar para o espectador. Como ainda tinha cacife com os grandes estúdios o diretor resolveu filmar esse delírio maluco sem sentido. A trama? A natureza (de alguma forma) procura se vingar da humanidade que está destruindo o planeta. Para isso lança uma substância no ar (de alguma forma) o que faz as pessoas simplesmente se matarem! Assim mesmo, no meio da rua, na frente de todos. Se for possível alguém embarcar nessa lorota (de alguma forma) sugiro que procure o psicólogo mais próximo (de alguma forma).

Com o desastre de "Fim dos Tempos" o diretor M. Night Shyamalan jogou pelo ralo o resto de prestigio que ainda tinha. Nada funciona aqui. A direção é sem rumo, sem foco, o argumento é uma piada de mal gosto e até mesmo no suspense o cineasta não consegue criar nada de novo - demonstrando de forma definitiva que ele passa longe daquela suposta genialidade que atribuíam a ele no começo da carreira. O elenco também não ajuda. O filme é estrelado por Mark Wahlberg, ator de uma nota só, sem qualquer expressividade. A gracinha Zooey Deschanel surge perdida em cena, sem saber do que se trata (e nem o público para falar a verdade). O único que parece estar se divertindo nessa presepada é o ator John Leguizamo. Não me admira já que ele é especialista em filmes bizarros e sem sentido, então está em casa. Em suma não adianta mais bater - o filme é uma porcaria mesmo. Se você ainda não viu torça para o mundo acabar amanhã já que assim você se livrará de topar com esse abacaxi qualquer dia por aí zapeando pela TV. Fuja para outro mundo!

Fim dos Tempos (The Happening, Estados Unidos, 2008) Direção: M. Night Shyamalan / Roteiro: M. Night Shyamalan / Elenco: Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo, Spencer Breslin, Betty Buckley, Tony Devon, Victoria Clark / Sinopse: O fim do mundo na visão do diretor M. Night Shyamalan. Na estória a natureza resolve se vingar da humanidade espalhando uma toxina no ar que leva os humanos a se matar!

Pablo Aluísio.

Um comentário: