sábado, 1 de dezembro de 2012

Killer Joe - Matador de Aluguel

A primeira coisa que chama atenção nessa adaptação para o cinema da peça teatral de Tracy Letts é a direção do cineasta William Friedkin, o mesmo do clássico "O Exorcista". Afastado do cinema há seis anos ele agora retorna com essa curiosa crônica sobre uma família completamente desestruturada que resolve contratar os serviços do assassino profissional Joe Cooper (Matthew McConaughey). Chris (Emile Hirsch), o filho mais velho, está cheio de dívidas, devendo a apostadores e bandidos de todos os tipos. Para pagar e escapar vivo ele contrata "Killer" Joe para matar sua própria mãe pois essa tem uma apólice de seguros no valor de 50 mil dólares. Para convencer o assassino a realizar o serviço sem o pagamento adiantado ele coloca sua própria irmã, Dottie (Juno Temple) como "garantia"! Ela é uma garota inocente que não tem muita consciência da crueldade de toda a situação. Como se pode perceber a trama é sórdida, cruel, mas o filme tenta de alguma forma suavizar as coisas. Não chega a assumir um tom cômico mas em contrapartida não carrega nas tintas. A família enfocada pelo roteiro é formada por brancos pobres do Texas. Pessoas que vivem em trailers, sem qualquer tipo de estrutura. Os pais são divorciados, o filho vive de pequenos golpes e todos sobrevivem à margem da lei. É o que os americanos chamam de "White Trash", uma denominação pejorativa para essa camada social.

O elenco traz o bom ator Emile Hirsch, do ótimo "Na Natureza Selvagem". Embora tenha tido um começo promissor o enorme fracasso comercial de "Speed Racer" quase acabou com a carreira do rapaz. Agora ele tenta um retorno, voltando para os pequenos filmes, de linha mais independente, que alavancaram sua vida profissional em seu começo. Matthew McConaughey também se destaca como o personagem principal, Killer Joe, um típico caipira red neck do Texas que é muito eficiente em seu "trabalho". Ele é policial mas nas horas vagas aceita encomendas de assassinatos. É curioso que muito da peça teatral esteja na estrutura do filme, principalmente em sua cena final quando praticamente todos os personagens se encontram para um acerto de contas definitivo. Diálogos bem estruturados e reviravoltas na trama mantém o interesse mas confesso que esperava um pouco mais do resultado final por causa da presença de William Friedkin. Ele não brilha tanto em sua direção, mantendo-se discreto o tempo todo, sem grandes arroubos de criatividade. De certa forma peca por omissão. Apesar disso no saldo final "Killer Joe" se destaca por causa de sua trama bem construída e pelo bom desempenho de seu elenco. Por essas razões vale a indicação.

Killer Joe - Matador de Aluguel (Killer Joe, Estados Unidos, 2012) Direção: William Friedkin / Roteiro:  Tracy Letts baseada em sua própria peça, "Killer Joe" / Elenco: Matthew McConaughey, Juno Temple, Emile Hirsch,  Thomas Haden Church,  Gina Gershon / Sinopse: Para saldar suas dívidas com apostadores e bandidos da região um jovem contrata os serviços profissionais de um assassino para matar sua própria mãe pois ela tem um seguro de vida no valor de 50 mil dólares. Com o dinheiro pretende pagar a todos mas as coisas não saem exatamente como ele planejava.

Pablo Aluísio.

Um comentário: