sexta-feira, 20 de julho de 2012

A Rede Social

Ok, vamos aos fatos: O filme "A Rede Social" é bom? Sim. É excelente a ponto de merecer um Oscar de melhor filme? Não, absolutamente não. Depois de assistir ao filme fiquei me perguntando o porquê de todo esse oba oba em relação e ele. O filme é bem interessante, traz uma história que prende a atenção mas cinematograficamente falando não traz nenhuma inovação, nenhuma tomada mais ousada, nenhum mérito a mais em termos de roteiro, nada disso. A direção é correta mas nunca ousada. Não é em absoluto toda a maravilha que andam dizendo por aí. A narrativa, por exemplo, é a mais convencional possível, não existem grandes sacadas ou surpresas, tudo é tão "quadradinho" e "certinho" que em certos momentos pensei estar vendo um filme da Disney!

O personagem principal também é pouco carismático, aliás não tive nenhum tipo de empatia com ele, pelo contrário, achei seu comportamento pouco ético já que não pensou duas vezes em passar a perna em diversas pessoas ao longo do filme. Um sujeito sem nenhum bom exemplo a passar, meio maluco e bastante anti social. Claro que vale como um retrato da geração que fez e aconteceu na net mas pelo exposto tirei a conclusão (nada impulsiva) de que todos esses jovens que ficaram milionários com o mundo virtual ainda não possuem bom preparo ético, emocional e de valores para estar aonde estão. Todos são egocêntricos, imaturos e vingativos. Não se salva nenhum, passando pelo Mark, indo pelas pessoas mais próximas a ele e finalmente chegando no criador do Napster (cujo personagem foi muito bem interpretado pelo cantor Justin Timberlake). Como filme e apenas como filme, "A Rede Social" é um bom produto mas é muito convencional. Ele não é a oitava maravilha do mundo e nem vai mudar sua vida. Como retrato dessas pessoas mostra muito bem a lei da selva que impera entre eles. É um mundo onde não existem verdadeiros heróis.

A Rede Social (The Social Network, Estados Unidos, 2010) Direção: David Fincher / Roteiro: Aaron Sorkin, Ben Mezrich / Elenco: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake,  Rooney Mara / Sinopse: Cinebiografia de  Mark Zuckerberg  (Jesse Eisenberg), o criador da rede social Facebook. Após ficar milionário com seu site ele começa a entrar em atrito com todas as pessoas que lhe ajudaram de alguma forma no começo de sua carreira.  

Pablo Aluísio.

Um comentário: