quinta-feira, 5 de julho de 2012

Assalto ao Banco Central

Para minha surpresa não achei o filme ruim. De certa forma fui com expectativas baixas mas acabei assistindo a uma produção correta no final das contas. O roteiro segue as premissas básicas do fato real (a cavação do túnel, a empresa de fachada, o plano) mas também tem aspectos ficcionais (na realidade foram segundo li na net mais de 36 pessoas envolvidas e não apenas aquelas mostradas no filme). Não me admira que um plano com tanta gente tenha dado errado em termos. Aos poucos como era de se prever foram caindo um a um os assaltantes. Outra coisa a se considerar é que embora não deixe de lado a "brasilidade" (Palavreado pesado, certos momentos de humor bem brasileiros e uma pequena dose de erotismo) o filme não nega a influência dos filmes policiais americanos (principalmente no personagem de Lima Duarte, com aquela situação que já conhecemos - a do tira prestes a se aposentar que acaba indo investigar o caso de sua vida).
 
O filme é entretenimento acima de tudo. Não há muita preocupação em ser historicamente correto (até porque os eventos ainda estão ocorrendo, inclusive grande parte do dinheiro nunca foi recuperado) e nesse aspecto não achei mal. O Marcos Paulo entregou um filme, como eu já disse, adequado, correto. Pensei que seria bem ruim mas me surpreendi positivamente. Em termos de produções nacionais recentes "Assalto ao Banco Central" não é decepcionante, pelo contrário, visto sob um certo ponto de vista pode ser uma boa opção para o cinéfilo.  
 
Assalto ao Banco Central (Idem, Brasil, 2011) Direção: Marcos Paulo / Roteiro: Lúcio Manfredi, Rene Belmonte / Elenco: Milhem Cortaz, Lima Duarte, Eriberto Leão / Sinopse: um grupo de assaltantes decide executar um plano ousado: roubar o prédio do Banco Central do Brasil.  
 
Pablo Aluísio.

Um comentário: