quarta-feira, 4 de julho de 2012

O Último Mestre do Ar

Elenco: Nenhum grande ator ou atriz em cena. Nada de muito relevante nesse quesito. O garotinho Avatar tem boa desenvoltura corporal mas como ator é uma nulidade completa. Não consegue criar empatia com o público e definitivamente atuação não é com ele. Os atores que interpretam os vilões são todos caricatos e canastrões (e parecem todos indianos para minha surpresa!). Direção: Esse é o filme mais diferenciado de M. Night Shyamalan. Na realidade ele deixa de ser autoral (como aconteceu em seus filmes anteriores) para entregar um filme feito sob encomenda ao estúdio. Parece que depois da bomba "Fim dos Tempos" ele deu um tempo em suas idéias infelizes (e bobocas).  

Produção: Luxuosa e de bom gosto para falar a verdade. Não poderia ser diferente de um filme que tem pretensão de se tornar um blockbuster. Além de M. Night Shyamalan o filme tem também na produção Kathleen Kennedy (que produziu muitos filmes de Spielberg em seu auge). Talvez por isso o filme tenha custado uma fortuna (150 milhões de dólares que não foram recuperados na bilheteria). Nada a reclamar também em relação aos efeitos especiais (embora esperasse que fossem explorados mais). Argumento e roteiro: Só para quem gosta desse tipo de animação. A idéia central me lembrou "O Senhor dos Anéis", mas com sabor oriental. Assim como em SDA há diferentes nações, batalhas homéricas entre eles e um personagem que parece ser a salvação para todo esse caos. O roteiro não inventa e por isso faz o arroz com feijão para explicar esse universo aos que nunca viram a animação (como no meu caso). Nesse aspecto ele até cumpre bem esse papel.  

O Último Mestre do Ar (The Last Airbender, Estados Unidos, 2010) Direção: M. Night Shyamalan / Roteiro: M. Night Shyamalan / Elenco: Noah Ringer, Nicola Peltz, Jackson Rathbone / A estória segue os passos de Aang, um jovem sucessor de uma longa linha de Avatars, seres que são predestinados a grandes feitos em suas vidas.

 Pablo Aluísio.

Um comentário: