quinta-feira, 12 de julho de 2012

Amizade Colorida

Hollywood até tenta ser "moderninha" e tudo mais porém eu sempre acho engraçado como eles só conseguem ir até um nível de modernidade. E quando diz respeito a relacionamentos amorosos a coisa piora ainda mais. Essa comédia romântica estrelada pelo cantor Justin Timberlake e pela atriz Mila Kunis é um exemplo disso. "Amizade Colorida" é um filme tão quadradinho por baixo de seu marketing "moderninho" que chega a ser divertido descobrir todas as suas falsas intenções. Embaixo da verniz de argumento liberal com personagens modernosos, tudo é tão careta, quadrado, antiquado. Um membro do Partido Republicano americano poderia até aplaudir seu argumento no final da exibição. O roteiro tem vergonha de ser uma comédia romântica e por isso tenta disfarçar de todas as formas possíveis mas naufraga em seus objetivos. Tudo o que você já viu em filmes assim irá encontrar novamente aqui - no final das contas são os velhos clichês de sempre. 

Talvez a única diferença seja o excesso de "pegação" entre Justin e Mila. De fato eles passam quase todos os primeiros 60 minutos de filmes na cama, rolando pra lá e pra cá. Pena que tudo isso soe artificial e falso no final. O título original do filme, "Friends With Benefits" é uma expressão em inglês que significa justamente aquelas amizades que podem ter alguns benefícios extras, como por exemplo, um eventual envolvimento sexual mas sem qualquer tipo de relacionamento emocional mais sério. É justamente nesse tipo de amizade que embarcam Dylan Harper (Justin Timberlake) e Jamie Rellis (Mila Kunis). São bem sucedidos em suas carreiras e querem ter de vez em quando sexo casual entre si, mas sem qualquer tipo de comprometimento com isso. Até aí tudo bem o problema é que como acontece em 99.9% das comédias românticas americanas tudo o que começa de forma bem liberal acaba da maneira mais quadrada e conservadora possível. Eu não sei o resto do público mas sempre fico com aquele gostinho de que estou levando uma lição de moral nesse tipo de produção. A mensagem subliminar aqui é das mais reacionárias: "Não se envolva casualmente com ninguém, se apaixone, se case, tenha filhos e vá morar no subúrbio". Se você acredita que isso seja o sinônimo de felicidade para alguém então certamente gostará desse "Amizade Colorida".  

Amizade Colorida (Friends With Benefits, Estados Unidos, 2011) Direção: Will Gluck / Roteiro: Will Gluck, Keith Merryman, David A. Newman, Harley Peyton / Elenco: Mila Kunis, Justin Timberlake, Emma Stone, Rashida Jones, Patricia Clarkson, Richard Jenkins, Woody Harrelson / Sinopse: Dylan Harper (Justin Timberlake) e Jamie Rellis (Mila Kunis) são dois jovens bem sucedidos em suas carreiras que querem ter de vez em quando sexo casual entre si, mas sem qualquer tipo de comprometimento com isso.  

Pablo Aluísio.

Um comentário: