domingo, 8 de julho de 2012

As Três Faces de Eva

Eve (Joanne Woodward) é uma jovem com transtornos psiquiátricos que desenvolve três personalidades diferentes: Eve (sua personalidade normal), Eve Black (em que apresenta um espírito livre e sensual, sem as amarras sociais da Eve real) e Jane (que é bem mais racional que as demais). Ela então começa um tratamento com os médicos Curtis Luther (Lee J. Cobb) e Francis Day (Edwin Jerome) que ficam intrigados com sua situação médica. "As Três Faces de Eva" não é um filme fácil - achei pesado, tenso e que exige atenção do espectador. Joanne Woodward brilha, isso é um fato. Ela encarna três personagens na verdade, todas elas surgindo várias vezes em uma única cena. Eva White é meiga, submissa, mãe e tímida. Eva Black é extrovertida, atirada, falastrona e adora dançar com soldados e marinheiros. Por fim Jane, uma senhora elegante, racional e consciente de sua situação (ao ponto de dizer ao amado que não pode amar em plenitude pois sofre de uma doença mental)

São três personalidades bem diferentes entre si mas Joanne mostra muito talento ao tornar todas elas bem verossímeis. Esse papel acabou dando o Oscar de melhor atriz para Joanne Woodward, prêmio mais do que merecido aliás. Ela está totalmente convincente em todas as caracterizações. O filme em sua essência é indicado para pessoas que atuam nas áreas de psiquiatria e psicologia. O roteiro propõe uma tese sobre o que teria causada essa personalidade múltipla e para apreciar mesmo o filme é necessário aceitar a explicação que é apresentada no desfecho. Eu pessoalmente achei interessante mas não completa. Enfim, um filme curioso e interessante que conta com a ótima atuação da esposa do Paul Newman. Vale a pena conhecer.

As Três Faces de Eva (The Three Faces of Eve, Estados Undos, 1957) Direção: Nunnaly Johnson / Roteiro: Nunnally Johnson baseado no livro de Corbett Thigpen / Elenco: Joanne Woodward, Lee J. Cobb, David Wayne, Vince Edwards, Nancy Kulp, Ken Scott, Edwin Jerome, Alena Murray / Sinopse: Eve (Joanne Woodward) é uma jovem com transtornos psiquiátricos que desenvolve três personalidades diferentes: Eve (sua personalidade normal), Eve Black (um personalidade livre e sensual, sem as amarras sociais da Eve real) e Jane (que é bem mais racional que as demais). Ela então começa um tratamento com os médicos Curtis Luther (Lee J. Cobb) e Francis Day (Edwin Jerome) que ficam intrigados com sua situação.

Pablo Aluísio. 

2 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 8.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Publicado originalmente no blog Cinema Clássico
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir