domingo, 8 de julho de 2012

Protegendo o Inimigo

"Protegendo o Inimigo" é um eficiente thriller de espionagem que tenta renovar os filmes de espiões que andam tão em baixa ultimamente em Hollywood. O curioso é que o roteiro tem nuances claramente inspiradas em uma das séries mais populares atualmente nos EUA, "Homeland". Tal como acontece na TV aqui temos também agentes da CIA pouco confiáveis, com intenções nem sempre claras e toda uma rede de conspiração que liga desde os altos escalões até os níveis mais baixos da hierarquia da principal agência de inteligência norte-americana. No meio dessa situação não se sabe ao certo quem está ao seu lado e quem é o inimigo. Curioso porque ultimamente o povo americano parece ter perdido a inocência sobre essas agências do governo. A CIA, por exemplo, que sempre aparecia nas telas antigamente como pilar da liberdade e da legalidade hoje surge quase sempre envolta em neblina e obscuridade. Também tem se tornado comum vermos em seriados e filmes atos de tortura promovidos por agentes dessa agência, num claro sinal que há uma certa resignação nos métodos criminosos que supostamente são usados para retirar informações dos prisioneiros. 

Depois dos abusos cometidos nos últimos conflitos em que os EUA se envolveu o povo daquele país tem tomado consciência que a linha que separa mocinhos e criminosos está cada vez mais tênue. Em um dos diálogos mais interessante do filme um alto membro da CIA afirma que "ninguém quer saber a verdade". De fato, o filme apesar de não ir tão fundo nesse ponto (é basicamente uma fita de ação) não deixa de expor a vasta teia de interesses escusos que rondam esses setores da inteligência norte-americana. O elenco é liderado pelo sempre correto e regular Denzel Washington. Incrível como esse ator consegue sempre manter uma excelente regularidade em sua carreira, nunca participando de filmes ruins ou abaixo de um certo nível de qualidade. Ao seu lado, vivendo um jovem e inexperiente agente da CIA temos o Ryan Reynolds. Se Denzel tem uma regularidade de bons filmes em sua filmografia Ryan parece seguir o sentido contrário, estrelando péssimos filmes como "Lanterna Verde", por exemplo. Espero que melhore daqui pra frente. "Protegendo o Inimigo" é o primeiro filme de repercussão do diretor Daniel Espinosa. Pelo resultado final desse bom thriller podemos apostar algumas fichas no novato. Vamos esperar. 

Protegendo o Inimigo (Safe House, Estados Unidos, 2012) Direção: Daniel Espinosa / Roteiro: David Guggenheim / Elenco: Denzel Washington, Ryan Reynolds, Robert Patrick / Sinopse: Tobin Frost (Denzel Washington) é um ex-agente da CIA acusado de alta traição que é capturado na África do Sul e colocado sob os cuidados do novato e inexperiente agente Matt Weston (Ryan Reynolds) que fará de tudo para manter o procurado sob sua custódia. 

Pablo Aluísio.

Um comentário: