Esse filme foi feito no final dos anos 70 mas na realidade é um dos grandes precursores do estilo de comédia que seria feito na década seguinte. Produzido pela revista de humor National Lampoon o filme trazia como atrativo o comediante John Belushi, já naquela altura um dos mais populares dos EUA, graças ao programa SNL. Escrachado, glutão e nojento seu estilo de humor caiu muito bem no papel de um estudante universitário de uma fraternidade lixo, cheio de péssimos alunos, garotas de moral duvidosa e muitas festas (inclusive a famosa festa da toga, com todo mundo vestido de romano). Esse universo de fraternidade é tipicamente americano e geralmente vira tema de filmes e seriados (como o recente Greek), sendo "Animal House" um dos pioneiros do estilo.
Visto hoje o filme obviamente envelheceu um pouco. Seu estilo de humor com muita anarquia foi considerado na época uma inovação e tanto mas nos dias de hoje já não choca mais. Além disso algumas gags podem soar ingênuas demais para os jovens de hoje. Apesar disso e de ter um roteiro simples em demasia o filme ainda consegue divertir se levarmos em conta todos esses fatores. De resto fica a nostalgia e a lamentação de ver um comediante tão talentoso como Belushi ter morrido tão precocemente. Ele certamente poderia ter feito muito mais se não tivesse sucumbido de uma overdose alguns anos depois da realização desse filme.
O Clube dos Cafajestes (Animal House, Estados Unidos, 1978) Direção: John Landis / Roteiro: Harold Ramis, Douglas Kenney / Elenco: John Belushi, Karen Allen, Tom Hulce, Kevin Bacon, Stephen Furst / Sinopse: O filme mostra o cotidiano de uma fraternidade americana na década de 60. Bebedeiras, festas e confusões envolvendo os alunos com a direção da universidade.
Pablo Aluísio.
O Clube dos Cafajestes
ResponderExcluirPablo Aluísio.