Elisabeth Amalie Eugenie von Bayern ou como ficou conhecida na história, a imperatriz Sissi, é uma das figuras históricas mais interessantes do século XIX. Ela foi imortalizada pelo cinema numa série de três filmes estrelados pela atriz Romy Schneider. Os filmes são marcantes, belíssimos de se assistir, com produção classe A e muito glamour, mas na verdade apenas tangenciam a história da verdadeira Sissi. De fato ele foi uma das mais belas imperatrizes da Europa, foi um marco no mundo da moda e da elegância, sua corte foi seguramente uma das mais luxuosas da história, porém havia também seu lado humano com diversos dramas pessoais.
Sissi era extremamente paranoica com sua aparência pessoal, a tal ponto de muitos dentro do palácio chamarem ela de louca. A imperatriz não comia comidas sólidas, com medo de engordar e perder sua fina cintura. Embora fosse alta para os padrões femininos da época, com mais de 1.70m de altura, ela mal passava dos 50kg. Não comia carne, nem doce. Para não ficar sem as proteínas necessárias para sobreviver ela mandava que pedaços de carne fossem triturados para que então ele tomasse apenas o caldo extraído desses pedaços. Também experimentou estranhos tratamentos de beleza para sua pele e seu longo cabelo, que era tratado por damas da corte especializadas em cuidar dele.
Na época pessoas depressivas eram ditas como pessoas melancólicas. Sissi, apesar de todo o luxo e riqueza que tinha era muito depressiva, passando por fases em que seu marido Francisco José I da Áustria pensou seriamente em levá-la para algum tratamento psicológico. Só não o fez para não causar escândalo nas monarquias da época. Para compensar e superar esses momentos de depressão Sissi se dedicou aos esportes. Primeiro comprou cavalos e passava horas cavalgando. Depois inaugurou a moda entre as realezas das longas caminhadas. Ela passava horas caminhando e para não ser reconhecida usava roupas discretas, de camponesas da época.
Sissi também tinha uma obsessão em viajar e navegar. Para falar a verdade nada era tão aborrecido em sua vida do que ficar em Viena. Assim ela pediu ao marido um barco para velejar mundo afora. O imperador, sempre preocupado com sua saúde mental, deu esse presente para ela e depois disso ela nunca mais parou de navegar. Como já havia dado herdeiros ao trono decidiu também "terceirizar" o próprio marido, dando de "presente" a ele uma atriz que admirava. Sissi foi franca com ela, queria que a atriz se tornasse amante do imperador, para que ela pudesse se ver livre das obrigações matrimoniais. Ao que tudo indica Sissi não queria mais ir para a cama com Francisco José. Achava aquilo tudo aborrecido, não gostava mesmo de sexo. Também não queria mais ter filhos pois isso iria estragar seriamente sua silhueta impecável.
Um aspecto interessante em Sissi é que ela tinha verdadeira obsessão não apenas pela beleza, mas pela juventude também. Conforme os anos foram passando ela foi ficando apavorada por perder sua juventude. A filha deu a luz ao seu neto quando Sissi tinha apenas 32 anos de idade, algo que a deixou enfurecida. Nada poderia ser mais longe do ideal de juventude eterna do que se tornar uma avó, principalmente naquele tempo. E foi justamente nessa idade, aos 32 anos, que ela decidiu que não mais iria ser vista em público, nem iria deixar ser retratada em pinturas ou quadros. Não queria ser lembrada com sua imagem de mulher madura. Também parou de sorrir. Numa época em que não havia pastas e nem escovas de dentes, a imperatriz teve inúmeros problemas dentários. E isso tirava a harmonia do conjunto da beleza de seu rosto.
Sissi morreu aos 60 anos de idade, assassinada por um anarquista enquanto caminhava em Genebra. O assassino pegou uma peça que era usada por ferreiros, afiou suas pontas e apunhalou a imperatriz em plena luz do dia, no meio da rua. Ela realmente havia se descuidado de sua segurança pessoal. Queria levar a vida de uma pessoa comum, o que era impossível para uma mulher que era imperatriz do império austro-húngaro. Depois que foi atacada, Sissi ainda foi levada para um hospital, mas chegou morta ao local. A arma branca do assassino acertou seu coração em cheio, colocando fim na vida de uma das nobres mais famosas da história.
Panlo Aluísio.
domingo, 31 de dezembro de 2023
sábado, 30 de dezembro de 2023
Vespasiano - O Imperador General
Depois de Calígula e Nero, Roma ficou com um vácuo de poder. Esses foram imperadores terríveis, depravados, alucinados e cruéis. Verdadeiros tiranos na mais restrita acepção da palavra. Quando Nero finalmente morreu uma sucessão de líderes surgiram em Roma. Homens como Otão e Vitélio, o Glutão, ficaram pouco tempo no poder. Eram medíocres demais para liderarem um vasto e grandioso império como o Romano. Coube a um general chamado Vespasiano, colocar as mãos no poder para que Roma não sucumbisse.
Vespasiano foi forjado dentro da disciplina militar. Ele foi um brilhante oficial das legiões romanas. Mesmo sob ordens de imperadores obtusos como Nero ele conseguiu ainda se destacar nas fileiras do exército. Participou de inúmeras campanhas bem sucedidas por todo o império e começou a ficar conhecido e respeitado pelos cidadãos de Roma. Quando a situação se tornou insustentável ele reuniu as legiões sob seu comando e marchou de volta a Roma. Disse a um de seus oficiais que a situação havia chegado a um limite sem volta e que apenas o exército romano poderia colocar ordem em todo aquele caos.
Vespasiano foi um homem pragmático. Ele fazia o que tinha que fazer. As finanças do Estado estavam arruinadas. Assim ele mandou reorganizar o sistema tributário de Roma. Novos tributos foram criados e aos poucos o império foi saindo da crise. De origem militar rechaçava todo o luxo que havia marcado a corte dos imperadores anteriores. O povo ficava surpreso ao descobrir que ele calçava suas próprias botas e cuidava de suas roupas. Não havia dezenas de escravos para isso, como acontecia com Nero. Vespasiano também mandou construir grandes obras, como o Coliseum, que seria terminado por seu filho Tito. Também mandou reconstruir os bairros romanos que tinham sido consumidos pelo fogo nos tempos de Nero. Com uma administração competente e honesta, ganhou as simpatias do povo, tanto da plebe como dos patrícios.
Chegou até mesmo a ser comparado com Augusto. O Senado lhe ofereceu todos os tipos de títulos, mas Vespasiano os recusou. Não era de sua índole. Na política externa o Imperador General precisou lidar com rebeliões na província da Judeia. Uma nova religião estava se espalhando pelo império. Ela tinha a crença que Jesus, um homem que havia vivido na Galiléia, havia ressuscitado após ser crucificado pelos romanos em Jerusalém. Segundo relatórios enviados ao imperador até mesmo membros do exército romano na região estavam se convertendo ao cristianismo. Vespasiano era um homem sem nenhuma fé religiosa. Nem mesmo acreditava nos deuses romanos e por isso avaliou essa nova crença como um problema político para o império Romano.
Ele encarregou seu filho Tito para combater os sentimentos de revolta do povo judeu. No ano de 79 da era cristã o imperador começou a sentir-se mal. O velho general começava a sentir o peso dos anos. Alguns historiadores modernos acreditam que o imperador começou a sofrer problemas relacionados ao Mal de Parkinson, além de doenças do coração. Quando descobriu que estava em seus últimos dias de vida mandou e ordenou que o Estado não deveria gastar fortunas com seu funeral. Queria algo simples. Chegou a dizer que jogassem seu velho corpo de militar nas águas do Rio Tibre. Queria morrer como um soldado. No dia de sua morte mandou seus soldados o levantarem da cama, para que morresse de pé, como um bom legionário. Ele faleceu de um provável câncer de intestino. Acabou dando origem a uma nova dinastia de imperadores denominada Flaviana.
Pablo Aluísio.
Vespasiano foi forjado dentro da disciplina militar. Ele foi um brilhante oficial das legiões romanas. Mesmo sob ordens de imperadores obtusos como Nero ele conseguiu ainda se destacar nas fileiras do exército. Participou de inúmeras campanhas bem sucedidas por todo o império e começou a ficar conhecido e respeitado pelos cidadãos de Roma. Quando a situação se tornou insustentável ele reuniu as legiões sob seu comando e marchou de volta a Roma. Disse a um de seus oficiais que a situação havia chegado a um limite sem volta e que apenas o exército romano poderia colocar ordem em todo aquele caos.
Vespasiano foi um homem pragmático. Ele fazia o que tinha que fazer. As finanças do Estado estavam arruinadas. Assim ele mandou reorganizar o sistema tributário de Roma. Novos tributos foram criados e aos poucos o império foi saindo da crise. De origem militar rechaçava todo o luxo que havia marcado a corte dos imperadores anteriores. O povo ficava surpreso ao descobrir que ele calçava suas próprias botas e cuidava de suas roupas. Não havia dezenas de escravos para isso, como acontecia com Nero. Vespasiano também mandou construir grandes obras, como o Coliseum, que seria terminado por seu filho Tito. Também mandou reconstruir os bairros romanos que tinham sido consumidos pelo fogo nos tempos de Nero. Com uma administração competente e honesta, ganhou as simpatias do povo, tanto da plebe como dos patrícios.
Chegou até mesmo a ser comparado com Augusto. O Senado lhe ofereceu todos os tipos de títulos, mas Vespasiano os recusou. Não era de sua índole. Na política externa o Imperador General precisou lidar com rebeliões na província da Judeia. Uma nova religião estava se espalhando pelo império. Ela tinha a crença que Jesus, um homem que havia vivido na Galiléia, havia ressuscitado após ser crucificado pelos romanos em Jerusalém. Segundo relatórios enviados ao imperador até mesmo membros do exército romano na região estavam se convertendo ao cristianismo. Vespasiano era um homem sem nenhuma fé religiosa. Nem mesmo acreditava nos deuses romanos e por isso avaliou essa nova crença como um problema político para o império Romano.
Ele encarregou seu filho Tito para combater os sentimentos de revolta do povo judeu. No ano de 79 da era cristã o imperador começou a sentir-se mal. O velho general começava a sentir o peso dos anos. Alguns historiadores modernos acreditam que o imperador começou a sofrer problemas relacionados ao Mal de Parkinson, além de doenças do coração. Quando descobriu que estava em seus últimos dias de vida mandou e ordenou que o Estado não deveria gastar fortunas com seu funeral. Queria algo simples. Chegou a dizer que jogassem seu velho corpo de militar nas águas do Rio Tibre. Queria morrer como um soldado. No dia de sua morte mandou seus soldados o levantarem da cama, para que morresse de pé, como um bom legionário. Ele faleceu de um provável câncer de intestino. Acabou dando origem a uma nova dinastia de imperadores denominada Flaviana.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 29 de dezembro de 2023
Ameaça Profunda
Título Original: Underwater
Ano de Lançamento: 2020
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: William Eubank
Roteiro: Brian Duffield, Adam Cozad
Elenco: Kristen Stewart, Vincent Cassel, Mamoudou Athie, T.J. Miller, John Gallagher Jr, Jessica Henwick
Sinopse:
Um grupo de trabalhadoras de uma empresa especializada em mineração de águas profundas se vê numa situação trágica e no limite após perceber que os mecanismos de sobrevivência estão falhando. Pior do que isso, parece haver uma criatura lá fora tentando destruir tudo! Depois disso, tudo o que importa é sobreviver e sair daquela fossa oceânica o mais rapidamente possível...
Comentários:
A premissa, a ideia original, até que poderia render um bom filme. Há no começo do filme um jogo de suspense interessante, onde os personagens tentam entender o que estaria acontecendo naquela estação de águas profundas, mas assim que o mistério se resolve o filme perde muitos pontos. Vira um filme de monstro gigante, com tudo de bom e ruim que isso possa significar. Aqui com mais ênfase no lado ruim mesmo. E o próprio monstrengo, quando se revela em sua inteireza, não assusta e nem causa impacto. Talvez pelo fato de que os efeitos digitais não tenham ficado muito bons, resolveram colocar a criatura em um ambiente aquático super escuro, onde o espectador não acaba vendo muita coisa. Além disso a tentativa de ser um filme da franquia Aliens também causa constrangimentos. Pelo menos deveriam ter optado por algum tipo de originalidade. Mas enfim, não foi dessa vez que fizeram um filme sobre fossas oceânicas que ficasse legal, realmente bom.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 28 de dezembro de 2023
Rebel Moon - Parte 1: A Menina do Fogo
Título Original: Rebel Moon - Part One: A Child of Fire
Ano de Lançamento: 2023
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix
Direção: Zack Snyder
Roteiro: Zack Snyder, Kurt Johnstad
Elenco: Sofia Boutella, Djimon Hounsou, Charlie Hunnam, Anthony Hopkins (narração), Ed Skrein, Michiel Huisman,
Sinopse:
Uma poderosa nave de guerra espacial chega em um pequeno satélite de um planeta gasoso onde vive um pequeno grupo de pessoas simples, que vivem da agricultura e do que retiram da terra. Só que esses imperialistas violentos querem toda a sua produção, caso contrário os nativos daquele pequeno mundo serão eliminados sumariamente. Uma jovem então parte em busca de ajuda nos confins de sua galáxia.
Comentários:
Esse filme é lixo reciclado de "Star Wars". O diretor Zack Snyder queria dirigir um dos próximos filmes da famosa franquia criada por George Lucas e escreveu esse roteiro meio às pressas. Apresentado na Disney, o estúdio recusou. Não os censuro. A coisa é ruim mesmo. Uma imitação mal feita de alguns grandes filmes do passado como "Os Sete Samurais" e seus derivados como "Sete Homens e um Destino" e até mesmo "Mercenários das Galáxias". Um grande cocktail batizado e estragado sem imaginação e sem originalidade. O roteiro tem tantos clichês batidos que poderíamos definir a história com uma única e simples palavra: Previsível. Tudo que acontece não vai lhe surpreender em nada. E esse excesso de computação gráfica também é algo enjoativo. Nada parece ser real ali em cenários, figurinos, ambientes, extras, etc. É tudo gerado por tecnologia digital. Filme feito em PC. Assim não dá mesmo para gostar de algo assim, nada original e totalmente fake!
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 27 de dezembro de 2023
O Mundo Depois de Nós
Título Original: Leave the World Behind
Ano de Lançamento: 2023
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix
Direção: Sam Esmail
Roteiro: Rumaan Alam, Sam Esmail
Elenco: Julia Roberts, Mahershala Ali, Ethan Hawke, Kevin Bacon, Farrah Mackenzie, Alexis Rae Forlenza
Sinopse:
Uma típica família norte-americana decide passar o fim de semana em uma casa alugada, numa região mais afastada do stress do dia a dia das grandes cidades. Assim que chegam a internet cai e eles ficam isolados do resto do mundo e isso em um momento em que parece estar acontecendo algo grave dentro dos Estados Unidos. E para piorar surgem pessoas estranhas, que eles nunca viram antes, se dizendo ser os verdadeiros donos daquele lugar.
Comentários:
Filme que foi lançado com destaque pela Netflix nesse final de ano. Despertou reações meio polarizadas, do tipo ame ou odeie. De minha parte achei um filme apenas morno. De ponto positivo posso citar o fato de que o roteiro mais sugere do que explica. Sinal de roteiro inteligente que não precisa ficar explicando tudo nos menores detalhes. O elenco também está, de maneira em geral, muito bem em cena, embora os personagens não sejam assim tão bem construídos e elaborados. De negativo posso dizer que a história realmente apresenta algumas falhas de lógica e mais do que isso, não demora muito e o filme cai em um incômodo marasmo. Para quem gosta de histórias mais agitadas, com cenas de ação, não recomendaria esse filme. As coisas vão acontecendo lentamente, em seu próprio ritmo. Não é um filme que vá empolgar. E o final? Bom, eu teria algo melhor a fazer do que ver o episódio final de Friends! Essa seria uma opção um tanto boboca, mas cada um é cada um! Então é isso, um filme meramente regular que acerta ao não tentar explicar tudo, mas erra por ser muitas vezes lento demais para o ritmo dos espectadores dos dias atuais.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 26 de dezembro de 2023
Gary Cooper e a Árvore dos Enforcados
A corrida ao ouro levou ao surgimento de inúmeras pequenas vilas de mineradores, algumas delas localizadas bem no alto das montanhas rochosas. O enredo desse filme se passa justamente nesse contexto histórico.Gary Cooper interpreta o médico Joseph Frail que chega em um desses lugares. O que um médico tão distinto estaria fazendo ali, naquela montanha esquecida por Deus? Claro que um passado pouco recomendável, algo que ele gostaria de esquecer.
"A Árvore dos Enforcados", western americano lançado nos cinemas em 1959, com direção de Delmer Daves, trazia no elenco um Gary Cooper já veterano, maduro, talvez até um pouco cansado de trabalhar tantos anos no cinema. Isso não o impediu de encarar locações complicadas, em uma região distante do conforto dos grandes estúdios de Hollywood.
A direção acabou sendo feita a duas mãos. Por problemas de saúde o cineasta Delmer Daves precisou se afastar do trabalho, sendo que em sua ausência o filme acabou sendo dirigido pelo ótimo ator Karl Malden que se saiu muito bem. Outro ponto positivo do filme vem na presença da atriz Maria Schell que fez o parte romântico ao lado de Cooper. Descendente de alemães, dona de uma beleza rara, além de boa atriz, ela suavizou em muitos momentos o lado mais violento do roteiro. Um faroeste clássico que a despeito de ser pouco lembrado nos dias de hoje, foi um dos momentos mais marcantes da fase final da filmografia do ator Gary Cooper.
A Árvore dos Enforcados (The Hanging Tree, Estados Unidos, 1959) Direção: Delmer Daves / Roteiro: Wendell Mayes, Halsted Welles / Elenco: Gary Cooper, Maria Schell, Karl Malden / Sinopse: O médico Joseph Frail (Cary Cooper) chega em um campo de mineração durante a corrida ao ouro tentando fugir de eventos do passado que ele prefere manter na escuridão. Lá conhece a bonita Elisabeth (Maria Schell) pela qual se apaixona, ao mesmo tempo em que tenta defendê-la dos criminosos locais.
Pablo Aluísio.
"A Árvore dos Enforcados", western americano lançado nos cinemas em 1959, com direção de Delmer Daves, trazia no elenco um Gary Cooper já veterano, maduro, talvez até um pouco cansado de trabalhar tantos anos no cinema. Isso não o impediu de encarar locações complicadas, em uma região distante do conforto dos grandes estúdios de Hollywood.
A direção acabou sendo feita a duas mãos. Por problemas de saúde o cineasta Delmer Daves precisou se afastar do trabalho, sendo que em sua ausência o filme acabou sendo dirigido pelo ótimo ator Karl Malden que se saiu muito bem. Outro ponto positivo do filme vem na presença da atriz Maria Schell que fez o parte romântico ao lado de Cooper. Descendente de alemães, dona de uma beleza rara, além de boa atriz, ela suavizou em muitos momentos o lado mais violento do roteiro. Um faroeste clássico que a despeito de ser pouco lembrado nos dias de hoje, foi um dos momentos mais marcantes da fase final da filmografia do ator Gary Cooper.
A Árvore dos Enforcados (The Hanging Tree, Estados Unidos, 1959) Direção: Delmer Daves / Roteiro: Wendell Mayes, Halsted Welles / Elenco: Gary Cooper, Maria Schell, Karl Malden / Sinopse: O médico Joseph Frail (Cary Cooper) chega em um campo de mineração durante a corrida ao ouro tentando fugir de eventos do passado que ele prefere manter na escuridão. Lá conhece a bonita Elisabeth (Maria Schell) pela qual se apaixona, ao mesmo tempo em que tenta defendê-la dos criminosos locais.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 25 de dezembro de 2023
A Jovem que Tinha Tudo
Título Original: The Girl Who Had Everything
Ano de Lançamento: 1953
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Richard Thorpe
Roteiro: Art Cohn, Adela Rogers St. Johns
Elenco: Elizabeth Taylor, Fernando Lamas, William Powell, Gig Young, James Whitmore, Robert Burton
Sinopse:
Jean Latimer (Elizabeth Taylor) é uma jovem rica e privilegiada, filha de um renomado advogado de Los Angeles, que resolve dar um passo bem errado em sua vida. Ela se envolve com um criminoso, o gangster Victor Y. Ramondi (Lamas), que é inclusive cliente de seu próprio pai. O romance proibido terá sérias consequências para todos os envolvidos.
Comentários:
Nesse filme Elizabeth Taylor chocou Hollywood pela coragem de interpretar esse papel, considerado muito escandaloso para a época. E foi um passo ousado porque nos anos 50 ela era considerada uma estrela adolescente, admirada pelas jovens americanas em idade escolar. Por essa razão o filme quase esbarrou no código de moralidade que os estúdios seguiam naqueles tempos de conservadorismo hipócrita. Um fato curioso é que até mesmo uma cena na piscina, com Liz e Lamas em trajes sensuais, teve que sofrer autocensura por parte da MGM por ter sido considerado sexualmente "atrevido" demais! Vejam que coisa tola! E o filme nada mais era do que um remake de uma antiga produção estrelada por Clark Gable. Ou seja, o que era aceito antes de forma natural agora passava por uma série de problemas de ordem moral para chegar nas telas. Prova que a Hollywood dos anos 30 e 40 era muito mais ousada e livre do que a dos anos 50. Por fim vale a citação de que o diretor Richard Thorpe iria dirigir, pouco tempo depois, outro ídolo jovem polêmico dos anos 50 no filme "O Prisioneiro do Rock". O nome do rapaz? Sim, ele mesmo, Elvis Presley!
Pablo Aluísio.
domingo, 24 de dezembro de 2023
Joana D'arc
Assim Joana D'arc ingressou no exército francês. Cortou seus cabelos no estilo militar dos homens e aprendeu técnicas de combate. A época não poderia ser mais violenta pois vivia-se a terrível guerra dos cem anos entre franceses e ingleses. As cidades estavam destruídas, o povo passava fome e a peste negra dizimava milhões de pessoas no continente europeu. Os quatro cavaleiros do apocalipse pareciam estar soltos, cavalgando pelo solo francês, completamente manchado de vermelho do sangue derramado de seus compatriotas. Joana era apenas mais uma pessoa a engrossar as fileiras militares, mas sua presença parecia significar vitórias e mais vitórias para os franceses. Em pouco tempo ela começou a ser venerada pelos soldados e se transformou em um precioso símbolo para o Rei francês CharlesVII.
Não tardou também que ela se tornasse alvo de perseguição por parte dos ingleses. Eles queriam colocar as mãos na santa guerreira de todas as maneiras. Sua sorte mudou para pior quando foi capturada por borgonheses após perder uma batalha. Era 1430. Com apenas 18 anos de idade ela foi então vendida aos inimigos ingleses. Em pouco tempo foi condenada por bruxaria, acusada de ter visões com demônios. Era obviamente um ato político de perseguição. Não havia nenhum fundamento religioso em sua condenação. Os ingleses apenas queriam destruir um símbolo muito precioso para os combatentes franceses. Algumas tentativas de salvar sua vida foram feitas, mas foi tudo em vão. Joana foi queimada viva em uma fogueira numa praça de Rouen, na Normandia (norte da França), que naquela época estava sob dominação da coroa da Inglaterra.
A vida de Joana D'arc foi muito breve, intensa e violenta. Ela viveu praticamente toda a sua vida em campanhas militares, mas ao mesmo tempo procurou cultivar sua fé em Deus. Muitos historiadores discordam da informação amplamente divulgada de que Joana teria sido queimada por ordem de líderes religiosos católicos. Na verdade sua morte foi encomendada, até com certa pressa, pelo Rei da Inglaterra que definitivamente não queria enfrentar uma mulher que era considerada santa pelo exército francês. Assim foi uma decisão realmente puramente política. Em 1920 a Igreja Católica finalmente reconheceu a santidade de Joana e ela foi canonizada pelo Vaticano. No lugar onde foi queimada, onde antes era uma praça pública em Rouen, foi erguida uma bela igreja em sua homenagem, com arquitetura magnífica. Joana assim subiu finalmente aos altares de Deus.
Pablo Aluísio.
O Cavaleiro Medieval
O cavaleiro medieval era altamente motivado. Embaixo de sua armadura havia um ser humano que acreditava piamente nas palavras da escritura sagrada, na Bíblia. Por isso ele deixava praticamente tudo para trás para se juntar às fileiras das cruzadas. Muitas foram as motivações que moveram os cruzados ao longo dos séculos, porém todas elas sempre tinham praticamente o mesmo motivo principal: livrar a terra santa dos infiés muçulmanos que aquelas paisagens distantes ocupavam.
O típico cavaleiro medieval que conhecemos é muito parecido com essa gravura ao lado. Montado em seu cavalo, com um grande espada e uma armadura complexa que o protegia da cabeça aos pés. Essas armaduras eram caras, pesadas e nada confortáveis. Apenas os nobres ricos e os Reis tinham condições econômicas de ostentar algo assim.
Talvez a única exceção tenha sido os cavaleiros templários, porém seus elmos e armaduras eram fornecidos pela Igreja Católica, a mais rica e influente instituição da era medieval. Depois com o passar dos séculos os templários foram ficando imensamente ricos e eles próprios compravam suas armaduras. Os templários não eram apenas guerreiros como os demais cavaleiros das cruzadas. Eles eram também monges e faziam parte da hierarquia da Igreja. Os Templários faziam parte de uma ordem religiosa, tal como os Jesuítas, Franciscanos, etc. A diferença básica é que essa era uma ordem guerreira, feita para ir para a guerra. Eles eram guerreiros em essência, prontos para tudo, para defender suas crenças, mesmo em territórios estrangeiros. Deles provavelmente nasceu o lema de se ter a cruz em uma das mãos e uma espada em outra.
As mulheres medievais idolatravam os cavaleiros. Por onde eles passavam havia dezenas de mulheres dispostas a tudo para conquistá-los. Por isso logo se criou toda uma arte em volta dessas figuras metálicas. Os trovadores criavam canções e poemas, sempre mostrando o errante cavaleiro conquistando o coração das donzelas. Isso criou toda uma literatura também. Vem daí a figura do "Príncipe encantado" que iria aparecer em muitos contos infantis, chegando até nós pelas adaptações desses contos em filmes da Dinsey, por exemplo. E de fato o cavaleiro medieval era um nobre, seja um prínicipe, um rei ou um membro da chamada nobreza menor. Casar com um deles na Idade Média era tirar a sorte grande entre as mulheres, principalmente as camponesas, que viviam em uma escala social bem menor do que a dos guerreiros medievais.
Pablo Aluísio.
O típico cavaleiro medieval que conhecemos é muito parecido com essa gravura ao lado. Montado em seu cavalo, com um grande espada e uma armadura complexa que o protegia da cabeça aos pés. Essas armaduras eram caras, pesadas e nada confortáveis. Apenas os nobres ricos e os Reis tinham condições econômicas de ostentar algo assim.
Talvez a única exceção tenha sido os cavaleiros templários, porém seus elmos e armaduras eram fornecidos pela Igreja Católica, a mais rica e influente instituição da era medieval. Depois com o passar dos séculos os templários foram ficando imensamente ricos e eles próprios compravam suas armaduras. Os templários não eram apenas guerreiros como os demais cavaleiros das cruzadas. Eles eram também monges e faziam parte da hierarquia da Igreja. Os Templários faziam parte de uma ordem religiosa, tal como os Jesuítas, Franciscanos, etc. A diferença básica é que essa era uma ordem guerreira, feita para ir para a guerra. Eles eram guerreiros em essência, prontos para tudo, para defender suas crenças, mesmo em territórios estrangeiros. Deles provavelmente nasceu o lema de se ter a cruz em uma das mãos e uma espada em outra.
As mulheres medievais idolatravam os cavaleiros. Por onde eles passavam havia dezenas de mulheres dispostas a tudo para conquistá-los. Por isso logo se criou toda uma arte em volta dessas figuras metálicas. Os trovadores criavam canções e poemas, sempre mostrando o errante cavaleiro conquistando o coração das donzelas. Isso criou toda uma literatura também. Vem daí a figura do "Príncipe encantado" que iria aparecer em muitos contos infantis, chegando até nós pelas adaptações desses contos em filmes da Dinsey, por exemplo. E de fato o cavaleiro medieval era um nobre, seja um prínicipe, um rei ou um membro da chamada nobreza menor. Casar com um deles na Idade Média era tirar a sorte grande entre as mulheres, principalmente as camponesas, que viviam em uma escala social bem menor do que a dos guerreiros medievais.
Pablo Aluísio.
sábado, 23 de dezembro de 2023
Carlos Magno
Carlos Magno foi um dos mais importantes monarcas medievais da história. Embora a França como nação ainda não existisse nos moldes modernos, ele é considerado um dos mais marcantes reis franceses da história, dando nome a sua própria dinastia, conhecida como Carolíngia. Tamanho era seu poder em vida que ele acumulava diversos títulos, entre eles o de Rei dos Lombardos e Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, uma tentativa tardia de restaurar os dias de glória do império romano. Carlos era filho de Pepino, o Breve. Quando esse morreu começou a luta pelo trono entre seus filhos. Como era costume na era medieval o verdadeiro sucessor iria se impor pela força de sua espada. O último que ficasse em pé, vivo, se consagraria monarca e imperador.
Após vencer a disputa pela coroa com seu irmão Carlomano, Carlos Magno começou seu projeto de expansão territorial. Ele foi efetivamente um Rei guerreiro que passou grande parte de sua vida em cima de um cavalo, com espada em punho, comandando seus exércitos reais por diversas nações. Suas campanhas militares foram extremamente bem sucedidas a ponto de Carlos Magno dominar praticamente todo o mapa da Europa, com terras conquistadas na Alemanha, na Itália, Áustria, Suíça, Bélgica e Bulgária (obviamente os países aqui nomeados não existiam na época de Carlos Magno, sendo essa apenas uma forma de localizar o leitor sobre os domínios desse Rei franco). De certa forma ele ajudou a redesenhar o mapa europeu ao seu bel prazer, como aconteceria séculos depois com Napoleão Bonaparte.
Tantos anos em um campo de batalha cobraram seu preço. Carlos Magno mal sabia ler e escrever, já adulto, quando era praticamente o monarca de toda a Europa continental, não conseguia entender nem uma frase simples escrita em um documento de seu reino. Um monarca analfabeto, como quase toda a Europa naqueles tempos medievais. Por essa razão o Rei teve o cuidado de disseminar e reformar o sistema educacional. Com o apoio da Igreja Católica o Rei sonhava com o dia em que todo menino europeu pudesse estudar em escolas mantidas pelo Estado - algo que iria se concretizar nos séculos seguintes. Esse aspecto também moldou seu modo de ajudar estudiosos, artistas e intelectuais. Para Carlos Magno nem o maior dos impérios teria futuro sem uma geração de pessoas instruídas e educadas. Até para comandar seus exércitos o Rei entendeu que era necessário que cada soldado e general pudesse se comunicar através de cartas escritas.
Carlos Magno também foi um dos fundadores do sistema feudal que iria predominar em praticamente toda a Idade Média. Os escravos da antiga Roma não teriam mais espaço em seus domínios. Ao invés disso ele determinou que cada escravo se tornasse servo, ligado a um feudo, dominado por um senhor feudal. O mais poderoso e rico senhor feudal seria o próprio Rei, ligado a uma rede de nobres que lhe deviam favores em tempos de paz e guerra. Os papas também condenavam a escravidão, pois seria anticristã. De certa forma a influência de Carlos Magno na história da Europa e do mundo ocidental foi ampla e duradoura. Ele fundou muitos aspectos que iriam dominar o mundo europeu, com influências até mesmo em nossa história.
Carlos Magno morreu de complicações pulmonares no campo de batalha. Ao invés de tentar se curar com a medicina da época ele optou por jejuar, o que piorou seu quadro, o levando à morte alguns dias depois. Corria o ano de 814 e o imperador de quase toda a Europa morria em um vilarejo lamacento em terras que hoje em dia pertencem à Alemanha. Foi obviamente enterrado com toda a pompa que um Rei tinha direito na Basílica de Saint-Denis, onde praticamente todos os reis franceses seriam enterrados, mas um fato sórdido ocorreu séculos depois. Seu túmulo foi profanado pela revolução francesa. Seu caixão foi aberto, roubaram as joias e as insígnias reais de seu corpo e depois do vandalismo seus restos mortais foram jogados no pântano. Só depois, quando a monarquia foi restaurada, já após o advento da queda de Napoleão Bonaparte é que o Rei Luís XVIII mandou que os corpos reais fossem recuperados e levados de volta para a catedral onde foram enterrados. Não foi algo fácil pois os restos mortais de todos os reis e rainhas estavam misturados, sendo impossível identificá-los. Dessa forma todos os ossos, crânios e restos mortais foram colocados em conjunto em urnas que atualmente estão em exposição para turistas que visitam a famosa igreja medieval.
Pablo Aluísio.
Após vencer a disputa pela coroa com seu irmão Carlomano, Carlos Magno começou seu projeto de expansão territorial. Ele foi efetivamente um Rei guerreiro que passou grande parte de sua vida em cima de um cavalo, com espada em punho, comandando seus exércitos reais por diversas nações. Suas campanhas militares foram extremamente bem sucedidas a ponto de Carlos Magno dominar praticamente todo o mapa da Europa, com terras conquistadas na Alemanha, na Itália, Áustria, Suíça, Bélgica e Bulgária (obviamente os países aqui nomeados não existiam na época de Carlos Magno, sendo essa apenas uma forma de localizar o leitor sobre os domínios desse Rei franco). De certa forma ele ajudou a redesenhar o mapa europeu ao seu bel prazer, como aconteceria séculos depois com Napoleão Bonaparte.
Tantos anos em um campo de batalha cobraram seu preço. Carlos Magno mal sabia ler e escrever, já adulto, quando era praticamente o monarca de toda a Europa continental, não conseguia entender nem uma frase simples escrita em um documento de seu reino. Um monarca analfabeto, como quase toda a Europa naqueles tempos medievais. Por essa razão o Rei teve o cuidado de disseminar e reformar o sistema educacional. Com o apoio da Igreja Católica o Rei sonhava com o dia em que todo menino europeu pudesse estudar em escolas mantidas pelo Estado - algo que iria se concretizar nos séculos seguintes. Esse aspecto também moldou seu modo de ajudar estudiosos, artistas e intelectuais. Para Carlos Magno nem o maior dos impérios teria futuro sem uma geração de pessoas instruídas e educadas. Até para comandar seus exércitos o Rei entendeu que era necessário que cada soldado e general pudesse se comunicar através de cartas escritas.
Carlos Magno também foi um dos fundadores do sistema feudal que iria predominar em praticamente toda a Idade Média. Os escravos da antiga Roma não teriam mais espaço em seus domínios. Ao invés disso ele determinou que cada escravo se tornasse servo, ligado a um feudo, dominado por um senhor feudal. O mais poderoso e rico senhor feudal seria o próprio Rei, ligado a uma rede de nobres que lhe deviam favores em tempos de paz e guerra. Os papas também condenavam a escravidão, pois seria anticristã. De certa forma a influência de Carlos Magno na história da Europa e do mundo ocidental foi ampla e duradoura. Ele fundou muitos aspectos que iriam dominar o mundo europeu, com influências até mesmo em nossa história.
Carlos Magno morreu de complicações pulmonares no campo de batalha. Ao invés de tentar se curar com a medicina da época ele optou por jejuar, o que piorou seu quadro, o levando à morte alguns dias depois. Corria o ano de 814 e o imperador de quase toda a Europa morria em um vilarejo lamacento em terras que hoje em dia pertencem à Alemanha. Foi obviamente enterrado com toda a pompa que um Rei tinha direito na Basílica de Saint-Denis, onde praticamente todos os reis franceses seriam enterrados, mas um fato sórdido ocorreu séculos depois. Seu túmulo foi profanado pela revolução francesa. Seu caixão foi aberto, roubaram as joias e as insígnias reais de seu corpo e depois do vandalismo seus restos mortais foram jogados no pântano. Só depois, quando a monarquia foi restaurada, já após o advento da queda de Napoleão Bonaparte é que o Rei Luís XVIII mandou que os corpos reais fossem recuperados e levados de volta para a catedral onde foram enterrados. Não foi algo fácil pois os restos mortais de todos os reis e rainhas estavam misturados, sendo impossível identificá-los. Dessa forma todos os ossos, crânios e restos mortais foram colocados em conjunto em urnas que atualmente estão em exposição para turistas que visitam a famosa igreja medieval.
Pablo Aluísio.
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