terça-feira, 2 de agosto de 2022

Bravura Indômita

Não existe nada mais perigoso no mundo do cinema do que refilmar antigos clássicos absolutos do passado. Quando o remake de "Bravura Indômita", western clássico com John Wayne, foi anunciado eu temi pelo pior. Não havia esquecido ainda de vários remakes desastrosos que foram feitos como "Psicose", por exemplo. Se é um marco da história do cinema, qual é a finalidade de refazer tal filme? Além da falta de originalidade os remakes sofrem de outro problema, sempre caindo em uma verdadeira armadilha: ou seguem literalmente o filme original e aí se tornam inúteis ou então tentam inovar correndo o risco de despertar a fúria dos fãs da obra original. As duas opções, convenhamos, não são nada boas.

Eu fiz questão de rever o original poucos dias antes de assistir a esse remake justamente para ter uma base melhor de comparação com o filme dos irmãos Coen. A minha impressão é a de que essa nova versão preferiu seguir o caminho da refilmagem mais fiel ao original, sem inovações impertinentes ou banais. Os diretores tiveram um certo respeito pelo filme original. Embora seguindo lado a lado com o filme de John Wayne, o remake também apresenta pequenas e pontuais novidades. Afinal os irmãos Coen, tão autorais em sua filmografia, não iriam dirigir um filme totalmente desprovido de originalidade.

Não resta dúvida, por exemplo, que essa nova versão tem um roteiro bem mais explicativo do que o filme de 1969, mostrando mais aspectos do livro que deu origem aos dois filmes. A reconstituição histórica também segue mais condizente com a época em que se passa a história. Esses são certamente pontos positivos aqui. É um filme, como disse antes, muito bem feito, com tudo colocado no lugar certo, mas curiosamente sem grandes surpresas, chegando a ser até mesmo um pouco convencional, isso claro se compararmos com o primeiro filme. Burocrático? Não chega a incomodar nesse aspecto. Respeitoso em excesso com o filme original? Certamente.

Um dos grandes méritos dessa nova versão vem de seu elenco. E aqui temos que destacar o trabalho do ator Jeff Bridges. É fato que Rooster Cogburn é um personagem à prova de falhas, pois foi ótimo para John Wayne e novamente caiu muito bem na caracterização de Bridges. O que mais me chamou a atenção é que a interpretação no novo remake é quase uma homenagem velada ao desempenho anterior de Wayne. Até a entonação vocal é extremamente semelhante. Bridges, em certos momentos, é quase uma paródia de Wayne, tudo muito igual e parecido. É uma homenagem ao grande ator do passado, que inclusive foi premiado com o Oscar, após longos anos de carreira, justamente pela interpretação desse personagem. Palmas para Jeff Bridges! No final de tudo, gostei desse novo filme. Penso que o caminho certo a seguir por remakes é justamente esse. Ser bem fiel ao livro original, preservando aspectos do filme clássico.

Bravura Indômita (True Grit, Estados Unidos, 2010) Direção: Ethan Coen, Joel Coen / Roteiro: Joel Coen, Ethan Coen baseado na novela escrita por Charles Portis / Elenco: Jeff Bridges, Matt Damon, Hailee Steinfeld / Sinopse: Jovem garota (Hailee Steinfeld) resolve contratar velho agente federal gordo e bêbado chamado Rooster Cogburn (Jeff Bridges) para encontrar um grupo de criminosos que mataram seu pai. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Jeff Bridges), Melhor Atriz Coadjuvante (Hailee Steinfeld), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia (Roger Deakins), Melhor Figurino, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Direção de Arte.

Pablo Aluísio.

Sabata, o Homem que Veio para Matar

Título no Brasil: Sabata, o Homem que Veio para Matar
Título Original: Ehi Amico... C'è Sabata, Hai Chiuso
Ano de Produção: 1968
País: Itália
Estúdio: Produzioni Europee Associati (PEA)
Direção: Gianfranco Parolini
Roteiro: Renato Izzo, Gianfranco Parolini
Elenco: Lee Van Cleef, William Berger, Ignazio Spalla

Sinopse:
A construção da estrada de ferro acaba atraindo todos os tipos de foras da lei para a região do velho oeste americano, onde oportunidades de assaltos e crimes surgem em todos os lugares. Para piorar até mesmo os políticos se rendem ao estado de corrupção e crime reinantes e nenhum deles querem perder a oportunidade de ficarem ricos, mesmo de forma desonesta. Todos porém terão que enfrentar antes um infame pistoleiro e matador, Sabata (Lee Van Cleef).

Comentários:
O ator americano Lee Van Cleef (1925 - 1989) fez mesmo a festa no cinema europeu durante os anos 1960. Nem pensou duas vezes e foi morar na Itália onde a indústria de cinema do país fervia numa efervescente produção de filmes de faroeste que acabariam sendo chamados de Western Spaghetti. Foi uma decisão muito inteligente por parte de Cleef pois lá ele acabaria se tornando um astro de dezenas de películas, que nem é necessário dizer logo se tornaram grandes sucessos de bilheteria. "Sabata, o Homem que Veio para Matar" é outro de seus clássicos, uma fita muito bem movimentada que tenta lançar mais um personagem marcante ao estilo Django ou Trinity! Uma espécia de Sartana particular de Lee Van Cleef! O cenário e o palco de toda a ação acontece na chamada corrida rumo ao velho oeste, com a construção das grandes estradas de ferro rumo ao Pacífico. O diretor Gianfranco Parolini assina o filme como Frank Kramer, como se fosse um cineasta americano. Hoje em dia isso é visto como algo desnecessário pois os italianos são reconhecidos como talentosos artesãos da sétima arte. Apenas o preconceito da época justificava algo assim. De qualquer modo aí está outro faroeste europeu para você colocar em sua lista de produções imperdíveis.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Lolita

Esse filme original dos anos 60 é muito superior ao fraco remake que foi produzido algumas décadas depois. A fotografia em preto e branco é um dos trunfos do filme que por si só já é muito bem dirigido pelo mestre Stanley Kubrick, aqui em um de seus filmes mais convencionais. Se bem que o uso do termo convencional nem pode ser usado impunemente em um filme com tema tão explosivo e polêmico como esse. Como sabemos o roteiro foi baseado no livro escrito por Vladimir Nabokov. Mesmo na época do lançamento original do livro, ainda dentro dos muros da literatura, o escritor precisou lidar com uma avalanche de críticas pesadas por causa da história de seu romance sui generis.

E o que justificava tanta polêmica? Ora, Lolita contava a história pouco aceita socialmente de um tórrido interesse de um homem bem mais velho por uma adolescente, a ninfeta Lolita. Nabokov não pintou seus personagens de culpa, arrependimentos ou pecado. Ao contrário disso ele procurou mostrar aquele desejo do velho homem como algo natural mesmo, da natureza humana. E talvez isso tenha gerado tantos problemas para ele. Kubrick, em seu filme, também segue pelo mesmo caminho. Para interpretar a Lolita ele acertou em cheio ao escolher a jovem Sue Lyon. Além de linda a atriz era talentosa e esperta, ou seja, era de certa forma a própria personificação da Lolita de Vladimir Nabokov. Para uma adaptação cinematográfica não poderia haver escolha melhor.

Lolita (Lolita, Estados Unidos, Inglaterra, 1962) Direção: Stanley Kubrick / Roteiro: Stanley Kubrick, baseado na obra de Vladimir Nabokov / Elenco: James Mason, Sue Lyon, Shelley Winters, Gary Cockrell / Sinopse: Homem bem mais velho, já coroa, cai de amores e sedução por uma jovem adolescente, uma ninfeta chamada Lolita. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor roteiro adaptado.

Pablo Aluísio.

O Amante da Morte

Título no Brasil: O Amante da Morte
Título Original: The War Lover
Ano de Produção: 1962
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Philip Leacock
Roteiro: Howard Koch, John Hersey
Elenco: Steve McQueen, Robert Wagner, Shirley Anne Field, Gary Cockrell, Michael Crawford, Bill Edwards

Sinopse:
A história do filme se passa em 1943, na Inglaterra, durante a II Guerra Mundial. Dois pilotos americanos, Buzz Rickson (McQueen) e Ed Bolland "Bo" (Robert Wagner), voam em potentes bombardeiros B17 (conhecidos como Fortalezas Voadoras). Sua missão é jogar bombas em instalações industriais da Alemanha nazista.

Comentários:
Também conhecido como "O Amante da Guerra" esse bom filme se passa durante a II Guerra. Os dois protagonistas são pilotos da USAF que estão estacionados em uma base aérea na Inglaterra, perto do Londres. São dois tipos de personalidades bem diferentes. Enquanto Bo (Wagner) é um militar certinho que tenta seguir as normas das forças armadas, seu companheiro de avião, Buzz (McQueen) é o extremo oposto. Ele é considerado um ótimo piloto por seus oficiais superiores, mas também é visto como insubordinado, irresponsável e indisciplinado. Chega ao ponto de dar voos rasantes na base apenas para se divertir. As coisas andam bem entre os dois pilotos, mas logo a coisa azeda quando entra em jogo uma garota inglesa que ambos estão interessados. Assim o roteiro proporciona o melhor de dois mundos para o público. Quem estiver interessado na parte da aviação militar não vai se decepcionar pois há ótimas sequências de combate nos céus da Alemanha. E quem estiver em busca de um melhor desenvolvimento dos personagens também não vai ter do que reclamar, pois o roteiro é muito bom nesse aspecto. Enfim, um filme de guerra completo.

Pablo Aluísio. 


domingo, 31 de julho de 2022

Blackfish - Fúria Animal

Título no Brasil: Blackfish - Fúria Animal
Título Original: Blackfish
Ano de Lançamento: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: CNN Films
Direção: Gabriela Cowperthwaite
Roteiro: Gabriela Cowperthwaite
Elenco: James Earl Jones, Samantha Berg, John Hargrove, Dean Gomersall, Mark Simmons, Tilikum

Sinopse:
Documentário que denuncia a forma como grandes parques aquáticos dos Estados Unidos exploram e maltratam orcas e golfinhos em suas instalações. Também mostra o histórico de ataques e incidentes violentos envolvendo os treinadores e os animais em cativeiro.

Comentários:
Imagine um animal selvagem sendo capturado em alto mar e depois levado para viver em piscinas de parques aquáticos americanos. Uma vez lá, são treinados e adestrados para fazer truques circenses para plateias de grandes cidades. Esse documentário mostra a crueldade dessa situação, focando nos shows de animais como o Sea World, um dos mais populares dos Estados Unidos. A orca Tilikum ganha destaque. Capturada ainda filhote nos mares da Islândia, ela foi levada para parques onde se apresentava. Sofreu todos os tipos de abusos físicos e em determinado momento atacou e matou sua própria treinadora em plena apresentação. Já tinha um histórico de ataques contra seres humanos, mas tudo havia sido abafado pelo parque. Esse animal acabou se tornando símbolo do absurdo da situação de se ter predadores de grande porte da natureza em ambientes artificiais onde ficavam nadando en círculos por toda a vida. A realidade é simples de entender, quando um ser humano não respeita a natureza, essa encontra sua própria forma te revidar e reafirmar seus instintos naturais e selvagens. O resultado é a tragédia que vemos nesse ótimo documentário.

Pablo Aluísio.

sábado, 30 de julho de 2022

O Soldado Que Não Existiu

Título no Brasil: O Soldado Que Não Existiu
Título Original: Operation Mincemeat
Ano de Lançamento: 2022
País: Estados Unidos; Reino Unido
Estúdio: Warner Bros
Direção: John Madden
Roteiro: Michelle Ashford, Ben Macintyre
Elenco: Colin Firth, Rufus Wright, Matthew Macfadyen, Ruby Bentall, Kelly Macdonald, Charlotte Hamblin

Sinopse:
Durante a Segunda Guerra Mundial um grupo de agentes do serviço britânico de inteligência elabora um plano para enganar o  o inimigo. Seu objetivo é forjar um plano falso, de contrainformação para convencer os nazistas de que os aliados estão prestes a invadir a Grécia e não a Sicília, como é o plano real elaborado pelas forças armadas da Inglaterra.

Comentários:
Aprecio muito filmes baseados em fatos históricos. Esse roteiro explora um fato real acontecido durante a segunda guerra, quando foi elaborado todo um plano para enganar os espiões nazistas. Eles colocaram informações falsas sobre uma invasão da Grécia dentro de uma maleta presa a um cadáver que foi deixado  perto da Costa da Espanha. Esses planos deveriam cair nas mãos de espiões alemães em atividade na região. A intenção era obviamente fazer com que Hitler e seu generais mandassem tropas para a Grécia, deixando a Sicília desprotegida. Interessante que enquanto o plano se desenvolvia o serviço de inteligência da Inglaterra alertava que o chefe dessa operação poderia ser um agente duplo, passando informações para os comunistas, para o soviéticos. Filme muito bem construído, muito bem produzido, com elenco acima da média. Eu destaco um personagem secundário da trama, chamado Ian Fleming, o criador de James Bond, na época um mero burocrata da inteligência britânica. O filme entretanto mostra o mundo real da espionagem, o jogo de bastidores dos espiões na chamada guerra oculta que poderia ser tão ou mais importante que a guerra travada nos campos de Batalha.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 29 de julho de 2022

O Telefone Preto

Título no Brasil: O Telefone Preto
Título Original: The Black Phone
Ano de Lançamento: 2022
País: Estados Unidos
Estúdio: Blumhouse Productions
Direção: Scott Derrickson
Roteiro: Joe Hill
Elenco: Mason Thames, Madeleine McGraw, Ethan Hawke, Jeremy Davies, E. Roger Mitchell, Troy Rudeseal

Sinopse:
Durante a década de 1970, um garoto é raptado por um serial killer e levado para seu porão escuro e fechado. O lugar sombrio possui um velho telefone preto desativado que inesperadamente começa a tocar. Ao atender o telefone, o garoto percebe que está falando com as vítimas anteriores do assassino em série e eles vão tentar salvar o menino de um destino trágico.

Comentários:
Esse filme fez um inesperado sucesso nas bilheterias americanas, chegando ao ponto de disputar posição com Top Gun Maverick, o grande sucesso da temporada. O roteiro traz uma versão estendida da história de um curta metragem, por essa razão a história é basicamente simples, trazendo uma situação básica, a do garoto preso no porão. O enredo traz uma interessante inclusão de aspectos sobrenaturais na história, pois o garoto começa a falar por telefone com os jovens que foram mortos pelo mesmo assassino no passado. Do além eles tentam fazer com que o menino consiga fugir daquela armadilha. Além disso ele tem uma irmã que também tem poderes paranormais. É um bom filme de terror e suspense,  apreciei a forma como essa história foi contada. O assassino surge o tempo todo com máscaras de demônio e o espectador nem se dá conta que o ator que está por trás delas é o talentoso Ethan Hawke, em boa interpretação, com doses precisas de insanidade e loucura para assustar.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Os Dez Mandamentos

Considerado até hoje um dos maiores épicos da história de Hollywood. Essa superprodução foi fruto do empenho pessoal do produtor e diretor Cecil B. DeMille. Conhecido por pensar grande, para alguns sofria de uma certa megalomania, ele tinha verdadeira obsessão pelas histórias do velho testamento. Era um dos vários magnatas judeus da indústria cinematográfica americana. Ele já havia produzido uma versão de Moisés na era do cinema mudo, mas resolveu fazer o remake de sua própria obra, com mais tecnologia e recursos do cinema dos anos 50. Para isso ele não poupou recursos, inclusive se utilizando de diversas técnicas de efeitos especiais, sendo que o filme, apesar de ser indicado oito vezes ao Oscar, acabou vencendo apenas em uma categoria, justamente a de efeitos visuais. O filme também se notabilizou pelo visual, maquiagem, figurino e demais aspectos de produção, que foi obviamente milionária.

O resultado certamente soa grandioso na tela, não apenas pelos exageros de cenários, figurinos, etc, mas também pela longa duração do filme, o que assustou um pouco os donos de cinema da época, pois eles acreditavam que isso iria ser prejudicial nas bilheterias. Não foi, "Os Dez Mandamentos" se tornou uma das maiores bilheterias da época e acabou abrindo caminho para outras megaproduções que seguiam na mesma linha. Para o ator Charlton Heston esse clássico foi um divisor de águas pois interpretar Móises marcou para sempre sua carreira. Enfim, um dos filmes que melhor captaram o que Hollywood poderia fazer de melhor naquele período histórico.

Os Dez Mandamentos (The Ten Commandments, Estados Unidos, 1956) Direção: Cecil B. DeMille / Roteiro: Dorothy Clarke, A.E. Southon / Elenco: Charlton Heston, Yul Brynner, Anne Baxter / Sinopse: O filme conta a história de Moisés (Heston), líder religioso e político do povo hebreu que liderou sua saída do Egito, onde viveram como escravos por longos anos. Filme premiado com o Oscar na categoria de melhores efeitos especiais (John P. Fulton).

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Elvis Presley - Elvis (1956) - Parte 3

Uma das músicas preferidas de Elvis nesse disco era a balada sentimental "Old Shep" de Red Foley. Elvis a cantava desde quando era um garotinho em Memphis. Inclusive essa foi a primeira música que Elvis cantou em um palco na sua vida, quando ainda era bem jovem e participava de um programa de calouros numa feira de gado, típico evento popular em sua cidade.

Outro fato que chama a atenção nessa faixa é que ele tem mais de 4 minutos de duração, o que fugia do padrão da época. As músicas geralmente tinham apenas dois minutos ou um pouco acima disso. Era uma duração ideal para tocar nas rádios. Além do mais a gravação ficou com uma sonoridade que lembrava em muito seus anos na Sun Records. Teria sido algo proposital? Não sabemos ao certo.

"First In Line" era outra balada romântica. Essa, ao contrário de "Old Shep", não tinha ligação com o passado de Elvis. Na realidade era uma boa produção da "fábrica" de criação da RCA Victor. A companhia, como se sabe, mantinha equipes de compositores prontos para criarem qualquer música, sempre que a gravadora solicitasse. Essa faixa foi composta pela dupla Aaron Schroeder e Ben Weisman. Eles se tornariam bem presentes nas trilhas sonoras de Elvis nos anos 60. Weisman, por exemplo, compôs muitas das canções dos filmes de Elvis em Hollywood. Segundo alguns dados chegou a escrever mais de 50 músicas para Presley! Um número bastante significativo.

O produtor e guitarrista Chet Atkins também trouxe sua contribuição para o disco. No estúdio ele apresentou a Elvis a canção "How's The World Treating You". Ele tinha composto a faixa ao lado do parceiro e amigo de Nashville Boudleaux Bryant. Elvis ouviu a música e não demorou muito a se convencer a gravá-la. Foi até curiosa essa escolha, pois nesse momento de sua carreira Elvis se firmava com a imagem de um roqueiro rebelde, um "James Dean de guitarra" como chegou a escrever um jornalista influente de Nova Iorque. Então mais uma balada chorosa contrastava com essa imagem. Porém para quem o conhecia mais de perto não havia surpresa alguma. Elvis era mesmo esse artista com coração, que sempre apreciava esse tipo de som mais sentimental.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 26 de julho de 2022

Os Filmes de Faroeste de John Wayne - Parte 3

Uma das grandes sortes que John Wayne teve em sua carreira foi o fato dele começar a se tornar popular justamente na mesma época em que o grande cowboy do cinema, o astro Tom Mix, estava se aposentando. Ídolo máximo do western na era do cinema mudo, Mix estava descontente com os novos rumos que a indústria cinematográfica americana começava a tomar. O cinema falado estava prestes a dominar completamente o mercado, enquanto os antigos filmes mudos perdiam espaço nas telas a cada ano. Era o fim de uma era.

Tom Mix já se sentia velho e cansado. Cavalgar para ele estava se tornando um problema por causa de dores na coluna. Ele sofria dessas dores há anos, mas agora tudo se tornara insuportável. O estúdio lhe arranjou dublês, mas o público começou a perceber a diferença e assim, procurando manter sua estrela, sua áurea, Mix decidiu se aposentar. Ele queria se retirar antes que se tornasse completamente decadente. Depois de atuar em mais de duzentos filmes ele estava multimilionário e não queria mais saber de cavalos, selas, poeira e tiroteios. Os dias do faroeste tinham chegado também ao fim para Mix.

Com o afastamento de Tom Mix das telas todo um espaço ficou vazio. Quem seria o próximo herói dos filmes de faroeste? Bom, John Wayne estava de olho nesse trono. Esforçado, disciplinado, bom profissional na visão dos diretores da época, John Wayne começou a deixar de lado suas participações como dublê para realmente se tornar ator na frente das telas. Foi um processo gradual. Nos primeiros anos John Wayne ainda procurou se esforçar na universidade, mas depois ele viu que poderia ter grande futuro no mundo do cinema. O pagamento era muito bom, o trabalho era relativamente fácil e a fama, que ele começava a desfrutar, acabou lhe convencendo que ele deveria se esforçar para fazer sucesso no cinema, acima de tudo.

Durante as filmagens de um novo filme, Wayne conversou longamente com o diretor Andrew Bennison. Esse lhe avisou que iria filmar um faroeste em breve e que queria John Wayne em seu elenco. Depois explicou que esse novo western seria mais realista, tentando mostrar o mundo dos cowboys como ele realmente era: com muito suor, trabalho duro e roupas surradas. Nada a ver com Tom Mix e suas roupas engomadinhas. "John, o futuro dos filmes de western será o realismo nu e cru, por isso quero que você apareça como se fosse um cowboy real. Roupas empoeiradas, chapéu amassado, nada de ter um visual como Tom Mix, com seu figurino cheio de estrelinhas e esporas de prata!". Wayne concordou plenamente com a opinião do diretor. Era hora do cinema americano abraçar uma visão bem mais pé no chão. O mito em torno de John Wayne começava a ganhar vida.

Pablo Aluísio.