sábado, 8 de julho de 2017

Um Anjo em Minha Vida

Título no Brasil: Um Anjo em Minha Vida
Título Original: The Preacher's Wife
Ano de Produção: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: The Samuel Goldwyn Company
Direção: Penny Marshall
Roteiro: Robert E. Sherwood
Elenco: Denzel Washington, Whitney Houston, Courtney B. Vance, Gregory Hines
  
Sinopse:
O bondoso Dudley (Denzel Washington) é um anjo enviado por Deus para ajudar no casamento em crise do reverendo Henry Biggs (Courtney B. Vance) e sua bela e simpática esposa Julia (Whitney Houston). Sua missão é unir novamente os dois, mas algo sai errado quando Julia começa a mostrar muito mais do que simples interesse no recém chegado ser angelical. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Música (Hans Zimmer).

Comentários:
Essa foi mais uma tentativa de transformar a cantora Whitney Houston em uma estrela de cinema. O roteiro é bem simples, onde aspectos religiosos, música e romance tentam se misturar em formato de comédia romântica inofensiva. Na verdade se trata de um remake do filme "The Bishops's wife" estrelado por Cary Grant em 1947. A mais notável diferença - além da inclusão de várias canções para Houston - vem da presença de um elenco predominantemente de artistas negros. Apesar disso não espere por uma obra de natureza ativista ou nada parecido. O tom é realmente muito leve, feito para a família. Apesar do carisma sempre presente de Denzel Washington e da simpática presença da estrela da música Whitney Houston (que nunca foi grande atriz, mas que sabia se impor apenas por ser bem carismática), o filme nunca decola. É, em poucas linhas, artificial demais. Nada convence, nem o roteiro com sua trama pseudo religiosa e nem a lição de moral que tenta passar ao espectador. Esse é daqueles filmes que você se esforça para chegar ao final após quase cochilar no sofá de tanto tédio a que é submetido. Quando o roteiro procura ser pueril demais a coisa desanda mesmo, sem força dramática tudo o que sobram são bocejos em série. É um filme indicado apenas para os fãs mais fiéis da cantora Whitney Houston e nada mais.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Meu Vizinho Mafioso

Título no Brasil: Meu Vizinho Mafioso
Título Original: The Whole Nine Yards
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos
Estúdio: Franchise Pictures
Direção: Jonathan Lynn
Roteiro: Mitchell Kapner
Elenco: Bruce Willis, Matthew Perry, Rosanna Arquette, Michael Clarke Duncan, Natasha Henstridge, Amanda Peet

Sinopse:
Jimmy Tudeski (Bruce Willis) é um assassino profissional, membro de uma infame família mafiosa. Para sair um pouco da mira de inimigos ele acaba alugando uma casa no subúrbio, onde vira vizinho do dentista Nicholas "Oz" Oseransky (Matthew Perry). Para surpresa de ambos os dois parecem estar no alvo de matadores!

Comentários:
Ok, Bruce Willis é sim um comediante talentoso, ou melhor escrevendo, ele pelo menos foi um comediante talentoso. Digo isso com experiência de causa, pois conheci Bruce Willis não como um brutamontes armado até os dentes, mas sim como um charmoso (e engraçado) detetive na série "A Gata e o Rato" (que era exibido na Globo durante os anos 80). Assim não ficaria desconfortável com Willis fazendo humor, pelo contrário, ficaria com nostalgia. O problema surge quando o roteiro não tem graça. Aí fica complicado. Embora Willis seja um ator com ótimo feeling de humor, pouca coisa se salva nesse "The Whole Nine Yards". Embora tenha sido lançado nos cinemas na época, no circuito comercial brasileiro, preferi esperar seu lançamento no mercado de vídeo. Estava com um pé atrás. E realmente é um filme bem mais ou menos, onde é necessária uma cumplicidade fora do comum para gostar. Nem a presença de Bruce Willis, de volta às comédias, nem o bom elenco de apoio, salvam o filme do fiasco. É bem chatinho, forçado, insistindo numa piada só! Ruim, enfim. O curioso é que comercialmente a fita foi bem, ganhando inclusive uma sequência, essa porém bem pior do que o primeiro filme. O que já era ruim aqui, piorou ainda mais no péssimo "Meu Vizinho Mafioso 2". Simplesmente fuja dos dois!

Pablo Aluísio.

O Povo Contra Larry Flint

Título no Brasil: O Povo Contra Larry Flint
Título Original: The People vs. Larry Flynt
Ano de Produção: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Milos Forman
Roteiro: Scott Alexander, Larry Karaszewski
Elenco: Woody Harrelson, Courtney Love, Edward Norton, Crispin Glover, Brett Harrelson, Donna Hanover

Sinopse:
Para superar seus problemas financeiros um pequeno comerciante chamado Larry Flynt (Woody Harrelson) resolve investir no ramo da pornografia, considerada até aquele momento um crime pelo Estado. Ao longo dos anos ele conseguirá erguer uma verdadeira indústria em cima disso, porém ao mesmo tempo terá também que travar longas batalhas judiciais, em penosos processos contra seus empreendimentos.

Comentários:
A duras penas o empresário Larry Flynt construiu o império Hustler, uma empresa focada em revistas de mulheres nuas e pornografia. Ele foi um pioneiro, o que significou também que precisou se defender nos tribunais dos ataques dos setores mais puritanos e conservadores da sociedade americana. Esse filme procurou contar parte de sua história, em especial seu envolvimento e conturbado relacionamento com Althea Leasure (Courtney Love), uma stripper, prostituta e viciada em drogas. Essa personagem foi "interpretada" (entre aspas mesmo, pois foi quase uma incorporação de si mesma em cena) de Courtney Love, a eterna viúva de Kurt Cobain do Nirvana. Seu estilo naturalmente decadente, imoral e escandaloso caiu muito bem no papel que interpretou. Mesmo elogiando ainda achei um pouquinho exagerada a indicação de Love ao Globo de Ouro de Melhor Atriz. Aí acho que forçaram um pouco a barra. Já seu parceiro Woody Harrelson dá verdadeiro show de atuação. Falando como um caipira como Flynt ele rouba a cena, chegando inclusive a ser indicado ao Oscar por sua atuação. O filme aliás foi indicado a dois prêmios, o outro foi para o diretor Milos Forman que em minha opinião sempre foi um dos mais talentosos cineastas que passaram por Hollywood. E o fato dele dirigir outra cinebiografia aqui só engrandeceu o resultado como um todo. Enfim, excelente produção que disseca os podres de um país prestes a abraçar a liberdade de expressão em todos os seus segmentos, até mesmo naqueles considerados os piores imagináveis.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 6 de julho de 2017

A Múmia

Tom Cruise já não é mais o mesmo. Esse seu novo filme na Universal Pictures não conseguiu se tornar um sucesso, apesar da agressiva campanha de marketing. Com orçamento de 125 milhões de dólares faturou pouco mais de 30 milhões no mercado americano. Foi um pouquinho melhor no mercado internacional, mas mesmo assim ainda não se pagou nas bilheterias. Em resumo: é praticamente um fracasso comercial. E isso não foi injusto. O problema é que Cruise tem se concentrado apenas em fazer blockbusters vazios nesses últimos anos e o público já demonstra sinais de estar cansado disso. Cansaram do Cruise, essa é a verdade. Mas e o filme, é bom? Esse filme na verdade é o primeiro de uma série que a Universal quer lançar, todos trazendo os velhos monstros clássicos do estúdio. Com o selo de Dark Universe, eles querem resgatar filmes com Drácula, Frankenstein, Lobisomen, o Homem Invisível, enfim, toda a galeria dos antigos personagens de terror da era clássica da Universal Pictures. É uma boa ideia, mas também é preciso caprichar um pouco mais nesse resgate. Esse primeiro filme com a Múmia deixa bastante a desejar nesse ponto. Cheio de efeitos especiais e furos de roteiro, jamais consegue convencer ou prender a atenção. Ao contrário disso deixa aquela sensação incômoda de que mais uma vez estamos perdendo tempo.

O enredo gira em torno de um grupo de militares que no Iraque acaba descobrindo uma antiga tumba de uma princesa que viveu no antigo Egito. Na verdade ela fez um pacto com o Set, o Deus da Morte. Por isso jamais deixou de viver. Aprisionada numa tumba com mércurio (retiraram essa ideia da tumba real do primeiro imperador da China), a princesa ganha vida novamente depois que seu sarcófago é aberto. Tom Cruise interpreta um desses militares que acaba virando alvo da maldição da múmia, ficando preso pela eternidade ao destino da monstruosidade que retorna à vida. Através de um roteiro pouco original (consegui rapidamente ver plágios envolvendo diversos filmes como "Força Sinistra" e "Um Lobisomem Americano em Londres" com direito a um amigo em estado de putrefação avançada ao longo do filme), esse novo "A Mùmia" não me convenceu. Para piorar os roteiristas resolveram colocar personagens de "O Médico e o Monstro" no meio da trama. O que funcionou em séries como "Penny Dreadfull" aqui não deu muito certo. Enfim, se depender desse primeira produção da Dark Universe não teremos muitos revivals interessantes. Uma pena!

A Múmia (The Mummy, Estados Unidos, Inglaterra, 2017) Direção: Alex Kurtzman / Roteiro: David Koepp, Christopher McQuarrie / Elenco: Tom Cruise, Russell Crowe, Sofia Boutella, Annabelle Wallis / Sinopse: Equipe de militares americanos descobre por acaso a tumba milenar da princesa do antigo Egito Ahmanet (Sofia Boutella). No passado ela matou sua família em busca do poder absoluto do império. Também fez um pacto com Set, o Deus da Morte. Agora ela está de volta à vida, trazendo morte e destruição por onde passa.

Pablo Aluísio.

Drácula

O livro de Bram Stoker é provavelmente o romance mais adaptado para o cinema, em todos os tempos. São inúmeras as versões. Essa aqui procurou seguir, em linhas gerais, a estória criada por Stoker. Como todos sabemos tudo começa quando o jovem advogado Jonathan Harker (Murray Brown) chega numa região isolada da Hungria (o correto seria a Romênia, mas o roteiro do filme preferiu as terras húngaras). Ele está lá para negociar com um antigo nobre, o Conde Drácula (Jack Palance). Sua intenção é vender propriedades ao redor de Londres. O Conde é um sujeito estranho, de poucas palavras e nada amigável. Seu castelo parece abandonado há décadas e tudo cheira a morte. Casualmente Drácula vê a foto de uma jovem e ele fica impressionado com a semelhança dela com seu grande amor do passado. Depois dessa introdução (que leva praticamente dois terços do filme) as coisas começam a acontecer rapidamente (sim, a edição não é das melhores). Quando reencontramos Drácula ele já está na Inglaterra, colecionando vítimas. Quem primeiro se interessa pelas mortes é um pesquisador e médico, o Dr Van Helsing (Nigel Davenport). Ele tem teorias próprias sobre o acontecido, entre eles o fato de haver vampiros na cidade, algo que ninguém acredita. Mesmo assim o médico começa a criar um plano para capturar Drácula.

Como se vê o enredo é praticamente o mesmo do livro original escritor por Bram Stoker. Há modificações pontuais, que não mudam sua essência. Para os cinéfilos a grande atração vem do fato do Conde Drácula ser interpretado por Jack Palance. Atuar em filmes de terror era algo completamente novo em sua carreira. Palance fez carreira interpretando cowboys, pistoleiros, em filmes de western e depois grandes e fortes guerreiros em épicos. Nada com contos e histórias de horror. Sua caracterização do famoso vampiro se resume a alguns grunhidos e algumas frases breves que ele declama em tom firme, pautado e quase inaudível (como se fosse um psicopata!). A maquiagem se resume aos dentes postiços. Efeitos especiais são praticamente inexistentes. Com poucos recursos o diretor usa mais de luz e sombra para criar o clima adequado. No geral não chega a ser uma grande adaptação, sendo mais louvável pelo fato de optar por tentar seguir os escritos de Stoker mais ao pé da letra. Fora isso é uma produção bem mediana com resultados igualmente modestos.

Drácula (Dracula, Estados Unidos, 1974) Direção: Dan Curtis / Roteiro: Richard Matheson / Elenco: Jack Palance, Simon Ward, Nigel Davenport / Sinopse: Depois de comprar uma propriedade nos arredores de Londres, o misterioso Conde Drácula (Palance) começa a fazer suas vítimas na região. A série de mortes desperta a atenção do Dr. Van Helsing (Nigel Davenport) que acredita existir um vampiro como o autor das mortes. Logo ele começa uma verdadeira caçada contra a estranha criatura da noite. Filme também conhecido no Brasil como "Drácula - O Demônio das Trevas".

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Wilson

Esse filme "Wilson" é mais um adaptado dos quadrinhos, só que ao invés de super-heróis salvando o mundo temos aqui um sujeito bem comum... ou quase isso. O desenhista Daniel Clowes, que criou o personagem principal, realmente teve uma grande inspiração. Ele apenas deu vida a um solteirão na faixa dos 40 anos que apenas passeia por sua própria existência, muitas vezes exagerando na sinceridade de seu modo de ser. Sua mulher o abandonou anos atrás, pois era viciada em drogas, e ele ficou sozinho ao lado de sua cadelinha de estimação. Casualmente acaba descobrindo seu local de trabalho e ao reencontrá-la descobre que é pai! Wilson pensava que sua esposa havia abortado, mas ela acabou dando a criança (uma menina) para adoção! Com isso ele vai atrás dela, dando origem a todos os tipos de situações constrangedoras.

O roteiro tem uma certa ternura por seu protagonista, mas sem fugir da realidade de que ele é um tremendo de um esquisitão. A interpretação do ator Woody Harrelson caiu muito bem, já que ele também sempre foi um ator especializado em tipos bizarros e esquisitos. Seu Wilson não é uma pessoa que você queira muito por perto. Ele é sem noção, fala coisas absurdas e na maioria das vezes sua sinceridade sem filtros acaba chocando todo mundo. É aquele tipo de sujeito que muitas vezes fala verdades inconvenientes sem ter maldade nenhuma, apenas por não ter muita noção das coisas e do mundo em que vive. Poderia ser qualificado até mesmo como um portador da síndrome de Asperger... quem sabe... só que obviamente o roteiro não quer transformar nada em drama. É uma comédia para rir dos momentos embaraçosos, e é só!

De maneira em geral gostei do filme e de sua proposta. Não é aquele tipo de filme que vai além, rompendo com todas as barreiras, nada disso. Na verdade se formos analisar bem o que temos aqui é apenas uma comédia sobre um homem excêntrico, fora dos padrões, que no final das contas só quer se encaixar nesses mesmos padrões ditados pela sociedade (como ter um relacionamento convencional, com filhos e uma casa suburbana, etc). Por isso a grande tragicomédia de Wilson é saber que mesmo quando critica as banalidades da sociedade em geral, tudo o que ele mais quer é se enquadrar dentro desses mesmos limites banais. Um filme que faz refletir nesse sentido, embora na superfície seja apenas uma produção levemente divertida para se dar alguns sorrisos nervosos, nascidos do puro constrangimento.

Wilson (Wilson, Estados Unidos, 2017) Direção: Craig Johnson / Roteiro: Daniel Clowes / Elenco: Woody Harrelson, Laura Dern, Isabella Amara / Sinopse: Wilson (Woody Harrelson) é um quarentão meio esquisito que acaba descobrindo que é pai! Anos atrás sua ex-esposa, uma viciada em cocaína, havia lhe dito que tinha abortado da gravidez, mas ela estava mentindo pois deu a filha do casal para adoção. Sem pensar duas vezes Wilson então parte em busca da filha perdida, que ele nem sabia existir até aquele momento.

Pablo Aluísio.

A Reconquista

Título no Brasil: A Reconquista
Título Original: Battlefield Earth
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Roger Christian
Roteiro: Corey Mandell, J.D. Shapiro
Elenco: John Travolta, Forest Whitaker, Barry Pepper, Michael Byrne, Kim Coates, Sabine Karsenti

Sinopse:
Em um futuro distante o planeta Terra é invadido por uma raça de aliens gigantes que planejam escravizar toda a humanidade. Após a invasão devastadora, um grupo de humanos resolve então formar um grupo de resistência rebelde contra os seres espaciais. Filme vencedor de sete "prêmios" no Framboesa de Ouro, entre eles o de pior filme, pior ator (John Travolta), pior ator coadjuvante (Forest Whitaker) e pior diretor (Roger Christian).

Comentários:
Essa estranha ficção foi o maior fracasso comercial da carreira do ator John Travolta. Como se sabe ele faz parte de uma seita americana chamada Cientologia. A esquisita doutrina religiosa deles prega que o mundo foi colonizado por seres espaciais com três metros de altura! Baseando-se nisso o ator convenceu a Warner Bros a investir mais de 70 milhões de dólares na produção desse filme. Massacrado pela crítica americana, não rendeu praticamente nada nas bilheterias. Existem fracassos no cinema que são bem merecidos. Esse é um caso desses. Não há outro veredito, pois o filme é muito, muito ruim. Como se não bastasse o roteiro cheio de clichês por todos os lados temos ainda que aguentar o estranho visual de Travolta e companhia, tentando se passar por alienígenas gigantes com cabelos rastafaris! É demais da conta, vamos convir. Pior de tudo é que os efeitos especiais não convencem muito, deixando tudo cair rapidamente no tédio e no ridículo. Com tanta ruindade junta acabou vencendo um prêmio Framboesa de Ouro especial de "Pior filme da década!". Não precisa dizer mais nada! Provavelmente se exista um filme que Mr. Travolta quer esquecer em sua longa filmografia seguramente é esse! Uma bomba espacial de proporções épicas!

Pablo Aluísio.

terça-feira, 4 de julho de 2017

A Jovem Rainha

Esse filme traz uma versão romanceada da vida da Rainha Kristina da Suécia. Durante a guerra dos trinta anos no século XVII seu pai, o Rei Gustaf, é morto em campo de batalha. Kristina assim se torna sua sucessora, mas era jovem demais para assumir o trono. Quando finalmente se torna monarca ela propõe uma série de reformas em seu país. Em sua opinião a Suécia não passava de uma nação gelada, isolada, povoada por pessoas ignorantes e sem cultura. Uma grande reforma educacional era assim necessária. Amante dos livros e da cultura, as propostas de Kristina iam contra os valores dos líderes protestantes que dominavam seu reinado. Outro ponto de choque contra esses religiosos era o fato de que Kristina queria assinar um tratado de paz com os reinos católicos, um dos principais motivos da guerra. Obviamente os luteranos queriam a guerra e fizeram de tudo para destronar a Rainha que queria a paz, acima de tudo.

Talvez por sofrer tanta repressão e oposição dos protestantes em seu reinado, Kristina aos poucos foi se aproximando dos católicos, absorvendo sua doutrina e o mais escandaloso de tudo: se convertendo ao catolicismo! Naquele período histórico os grandes pintores, escritores, escultores e artistas da Europa eram patrocinados pela Igreja Católica. Kristina, uma mulher apaixonada por arte e literatura acabou sendo atraída por Roma, para desespero de seus líderes religiosos do Luteranismo que condenavam qualquer tipo de arte sagrada, pois a considerava pura heresia! Para Kristina não poderia haver mentalidade mais obtusa e atrasada do que aquela!

O filme assim segue contando parte da vida da Rainha, inclusive lidando sem problemas com temas polêmicos, como a suposta homossexualidade de Kristina, que se recusava a casar para trazer um herdeiro ao trono da Suécia. Ao invés disso se tornava cada vez mais próxima de sua dama de companhia, uma condessa jovem a quem ela tinha verdadeira paixão. Até hoje historiadores discutem sobre a sexualidade de Kristina, mas sem chegar a uma conclusão definitiva. O roteiro do filme porém abraça sem problemas o lesbianismo da Rainha. De maneira em geral gostei muito dessa produção, pois via de regra adoro temas relacionados às grandes dinastias monárquicas da Europa. Caso esse seja também o seu caso deixo assim a recomendação desse bom filme, extremamente interessante do ponto de vista histórico.

A Jovem Rainha (The Girl King, França, Canadá, Suécia, 2015) Direção: Mika Kaurismäki / Roteiro: Michel Marc Bouchard / Elenco: Malin Buska, Sarah Gadon, Michael Nyqvist / Sinopse: O filme narra uma versão em tom de romance histórico de parte da vida da Rainha Kristina da Suécia (Malin Buska). Mulher culta e amante das artes e da ciência ela passa a sofrer uma constante e dura oposição dos líderes religiosos protestantes de sua país, que eram contra as reformas educacionais que a monarca queria implantar em sua nação. Filme indicada ao Canadian Screen Awards (Marjatta Nissinen).

Pablo Aluísio.

Alice Através do Espelho

Título no Brasil: Alice Através do Espelho
Título Original: Alice Through the Looking Glass
Ano de Produção: 2016
País: Estados Unidos
Estúdio: Walt Disney Pictures
Direção: James Bobin
Roteiro:  Linda Woolverton
Elenco: Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Anne Hathaway, Sacha Baron Cohen, Alan Rickman

Sinopse:
Alice (Mia Wasikowska) agora é uma capitã de um grande navio que cruza os sete mares. Ela retorna a Londres e encontra problemas envolvendo sua mãe. Ela corre risco de perder sua própria casa, agora hipotecada. Ao entrar dentro de um espelho acaba sendo levada de volta ao país das maravilhas, onde reencontra seus antigos amigos e a rainha má Iracebeth (Helena Bonham Carter) que agora quer manipular o tempo em seu favor. Filme indicado ao Grammy Awards na categoria Melhor Música - trilha sonora ("Just Like Fire" de Pink).

Comentários:
Era mais do que previsível o lançamento dessa sequência de "Alice" de Tim Burton. O primeiro filme rendeu mais de um bilhão de dólares nas bilheterias, um sucesso comercial fabuloso. Assim a Disney jamais deixaria passar a oportunidade de lançar mais um filme. O roteiro adaptou outro livro de Lewis Carroll lançado em 1871 chamado "Alice Através do Espelho e o Que Ela Encontrou Por Lá". Tim Burton porém resolveu cair fora, deixando a direção, se concentrando apenas na produção. O novo diretor escolhido foi James Bobin de "Os Muppets". Feito com um orçamento de 170 milhões de dólares esse segundo filme de "Alice" acabou decepcionando nas bilheterias, para grande decepção da Disney. Esse fracasso comercial foi até merecido. Ao invés de adaptarem mais fielmente o livro de Lewis Carroll, a Disney resolveu apostar em um roteiro que para as crianças vai soar confuso demais, com viagens no tempo e conceitos que ficariam bem em um filme da série "De Volta Para o Futuro", mas não em um filme infantil como esse, com a adorável personagem Alice. Exageraram demais nas mudanças da história, nos efeitos especiais e na maquiagem. O que era simples e inteligente virou burro e exagerado. O que de certa forma funcionava bem no primeiro filme, aqui acabou soando muito desnecessário. A atriz  Mia Wasikowska continua muito carismática e simpática, mas ela não tem mais idade para a personagem. Johnny Depp está mais bizarro do que o normal, com estranhos efeitos de computação gráfica que o deixaram com olhos enormes e estranhos. A novidade em termos de elenco vem com a participação do comediante Sacha Baron como o "Tempo". Pena que no meio dessa confusão de estilos e tramas, ele não faça mesmo qualquer diferença.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Ave, César!

Os irmãos Coen se enquadram naquele seleto grupo de cineastas que você deve acompanhar de perto, assistindo a todos os seus filmes, mesmo os que são apenas medianos. Eles são tão criativos que pelo menos alguma coisa relevante você encontrará em suas obras. Esse "Ave, César!" se propõe a ser uma comédia, uma sátira aos bons e velhos tempos da Hollywood dos anos clássicos. Porém o humor é tão sofisticado, que você terá que saber um pouco da história do cinema americano para se divertir completamente. Cada personagem, cada evento mostrado no filme, tem uma referência histórica com algo que efetivamente aconteceu no passado. A trama é relativamente simples e muito divertida. Um astro de Hollywood, um galã canastrão chamado Baird Whitlock (George Clooney), é sequestrado bem no meio das filmagens de um grande épico que conta a história de um general romano nos dias de Jesus. Levado a uma casa isolada ele encontra um grupo de roteiristas e escritores comunistas que tentam fazer sua cabeça sobre as injustiças do capitalismo. É obviamente uma referência aos anos do Macartismo, quando se iniciou uma verdadeira caça às bruxas contra profissionais de Hollywood que tivesse algum contato com o partido comunista. Tudo é levado numa fina ironia, muito bem desenvolvida.

O mais interessante é que o filme não fica por aí. Há inúmeras referências a diversos atores e diretores da era de ouro do cinema americano, passando por um ator cowboy que não tinha talento nenhum para atuar (mesclando Tom Mix a Audie Murphy), um dançarino de musicais que é na verdade o grande elo de ligação com os soviéticos (uma mistura de Errol Flynn com Gene Kelly), até uma atriz cheia de problemas pessoais, especializada em fazer filmes com danças em piscinas (numa óbvia referência à atriz sereia Esther Williams). E tentando contornar todas as situações delicadas surge Eddie Mannix (Josh Brolin), um sujeito contratado pelos estúdios cujo trabalho consistia basicamente em abafar escândalos, resolver problemas pessoais dos astros e estrelas, mantendo o estúdio funcionando normalmente.

É um bem humorado retrato da época em que imperava o Star System, quando os estúdios cuidavam pessoalmente de cada ator e atriz que estivesse sob contrato. Esse sistema durou até meados dos anos 1960, quando os grandes estúdios americanos se cansaram de exercer a função de babás de adultos infantilizados com problemas emocionais (algo que poderia ser dito de praticamente 90 por cento das estrelas). A partir daí cada um que cuidasse de sua própria vida. Assim esse "Ave, César!" é uma aula nostálgica, com muito bom humor, de um tempo que não existe mais. Gostei bastante desse filme. Bem produzido, com ótimo roteiro, é uma dessas produções inteligentes que estão cada vez mais raras ultimamente.

Ave, César! (Hail, Caesar!, Estados Unidos, 2016) Direção: Ethan Coen, Joel Coen / Roteiro: Ethan Coen, Joel Coen / Elenco: Josh Brolin, George Clooney, Ralph Fiennes, Scarlett Johansson, Tilda Swinton, Alden Ehrenreich, Channing Tatum, Frances McDormand, Jonah Hill, Christopher Lambert / Sinopse: Eddie Mannix (Josh Brolin) é um "faz tudo" de um grande estúdio de cinema em Hollywood que precisa resolver todos os problemas que vão surgindo envolvendo astros e estrelas. As coisas pioram quando o ator Baird Whitlock (George Clooney) é raptado por roteiristas comunistas que pedem 100 mil dólares de resgate. Filme indicado ao Oscar e ao BAFTA Awards na categoria Melhor Design de Produção (Jess Gonchor e Nancy Haigh).

Pablo Aluísio.