Título no Brasil: Corina, uma Babá Perfeita
Título Original: Corrina, Corrina
Ano de Produção: 1994
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Jessie Nelson
Roteiro: Jessie Nelson
Elenco: Ray Liotta, Whoopi Goldberg, Tina Majorino
Sinopse:
Após a morte da esposa de Manny Singer (Ray Liotta) sua pequena filha começa a apresentar sinais de problemas comportamentais. Se torna inibida, introvertida e triste. A vida segue em frente para Manny, afinal ele tem uma jovem família para sustentar e precisa de uma babá para a jovem menina enquanto ele está trabalhando. Após várias entrevistas desastrosas ele acaba contratando a simpática e alegre Corrina Washington (Whoopi Goldberg) que acaba trazendo finalmente a velha luz para aquela casa antes deprimida e melancólica.
Comentários:
" Corrina, Corrina" é aquele tipo de produção bem despretensiosa, mas cheia de boas intenções. Ao mostrar uma babá negra nos anos 60 cuidando de uma jovem garotinha branca que perdeu sua mãe, ele mostra muito bem que não existe diferença de raças quando existe amor e amizade sincera entre as pessoas. Mas não se preocupe, mesmo tocando na questão do racismo na sociedade americana de cinquenta anos atrás o filme não se torna panfletário e cheio de discursos. Ao invés disso investe mesmo em um enredo bem leve, com ótima trilha sonora, tudo para deixar o espectador com aquela sensação boa de quem acabou de ver algo para cima, com mensagem positiva e feliz. Whoopi Goldberg continua com todo aquele carisma e talento que sempre a caracterizou em toda a sua carreira. Sua personagem inclusive parece ter sido escrito especialmente para ela, tal o nível de simbiose que ela desenvolve na película. Agora curioso mesmo é ver o durão Ray Liotta, que sempre se notabilizou por personagens fortes, como mafiosos e criminosos em geral, bancando o paizão amoroso. E não é que ele está muito bem! Pois é, até os durões precisam de vez em quando mostrar toda sua sensibilidade.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 19 de junho de 2015
O Incrível Homem Que Encolheu
Título no Brasil: O Incrível Homem Que Encolheu
Título Original: The Shrinking Man
Ano de Produção: 1957
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Jack Arnold
Roteiro: Richard Matheson
Elenco: Grant Williams, Randy Stuart, April Kent
Sinopse:
O filme mostra a incrível estória de Scott Carey que em férias acaba sendo contaminado por uma nuvem radioativa. Inicialmente nada parece mudar em sua vida e em sua saúde até que passado algum tempo ele começa a sofrer com uma incrível diminuição em seu tamanho, o tornando finalmente numa criatura menor do que um alfinete! Agora terá que sobreviver em sua própria casa, enfrentando insetos e animais domésticos que devido à sua pequenez se tornam monstros terríveis!
Comentários:
Filmaço de ficção científica que vai muito além de seus criativos e bastante eficientes efeitos visuais. A estória é simples, mas seu conteúdo difere do tradicional ao realizar uma viagem "literal" de um homem em constante luta em sua determinação de provar sua existência, por mais que tudo esteja contra ele. Desde o inicial constrangimento (a perda do amor de sua esposa) passando pela ferrenha luta pela vida (sua morte pode vir de uma simples aranha de casa), até quando sua vontade de viver irá prevalecer? Amarrado com ótimas cenas de tensão, o filme termina de forma ousada, em momento de existencialismo filosófico, coisa pouco comum, principalmente para a época. E para os interessados no enredo o livro saiu há pouco no Brasil, numa coletânea de histórias do Richard Matheson, Indicadíssimo! (Ricardo Martins).
Pablo Aluísio.
Título Original: The Shrinking Man
Ano de Produção: 1957
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Jack Arnold
Roteiro: Richard Matheson
Elenco: Grant Williams, Randy Stuart, April Kent
Sinopse:
O filme mostra a incrível estória de Scott Carey que em férias acaba sendo contaminado por uma nuvem radioativa. Inicialmente nada parece mudar em sua vida e em sua saúde até que passado algum tempo ele começa a sofrer com uma incrível diminuição em seu tamanho, o tornando finalmente numa criatura menor do que um alfinete! Agora terá que sobreviver em sua própria casa, enfrentando insetos e animais domésticos que devido à sua pequenez se tornam monstros terríveis!
Comentários:
Filmaço de ficção científica que vai muito além de seus criativos e bastante eficientes efeitos visuais. A estória é simples, mas seu conteúdo difere do tradicional ao realizar uma viagem "literal" de um homem em constante luta em sua determinação de provar sua existência, por mais que tudo esteja contra ele. Desde o inicial constrangimento (a perda do amor de sua esposa) passando pela ferrenha luta pela vida (sua morte pode vir de uma simples aranha de casa), até quando sua vontade de viver irá prevalecer? Amarrado com ótimas cenas de tensão, o filme termina de forma ousada, em momento de existencialismo filosófico, coisa pouco comum, principalmente para a época. E para os interessados no enredo o livro saiu há pouco no Brasil, numa coletânea de histórias do Richard Matheson, Indicadíssimo! (Ricardo Martins).
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 18 de junho de 2015
Anaconda - Rastro de Sangue
Título no Brasil: Anaconda - Rastro de Sangue
Título Original: Anacondas 4: Trail of Blood
Ano de Produção: 2009
País: Estados Unidos, Romênia
Estúdio: Stage 6 Films, Hollywood Media Bridge
Direção: Don E. FauntLeRoy
Roteiro: David C. Olson
Elenco: Crystal Allen, Linden Ashby, Danny Midwinter
Sinopse:
Em busca da cura de uma doença genética, pesquisadores resolvem implantar modificações em cobras gigantes da Amazônia brasileira. Com o uso de orquídeas selvagens as cobras criam uma nova capacidade de se auto regenerar. Assim quando são cortadas ao meio dão origem a dois animais independentes, sedentos de sangue de suas presas.
Comentários:
Algumas coisas nesse universo Sci-fi me deixam admirado. Uma delas é a proliferação de sequências de franquias que parecem nunca morrer. Uma das mais surpreendentes é o caso dessa "Anaconda". O primeiro filme, que até tinha uma produção bem realizada, com elenco conhecido, foi pessimamente recebido pela crítica. A ideia de uma cobra brasileira gigante realmente não era das melhores e mais originais. A despeito de tudo isso a franquia foi em frente a ponto de estarmos aqui falando de "Anaconda 4" - sim isso mesmo, "Anaconda - Rastro de Sangue" é o quarto filme sobre a famigerada cobra da Amazônia. O curioso é que em certos momentos esse trash sobre monstros se torna até divertido por causa dos absurdos de certas situações. Nada que vá abalar o cineasta Don E. FauntLeRoy, que inclusive dirigiu "Anaconda 3". Esse aqui não conseguiu espaço nos cinemas sendo lançado diretamente no mercado de DVD europeu e em canais a cabo nos Estados Unidos. Também pudera, lançar "Anaconda 4" nas salas de exibição seria mais tenebroso do que nadar ao lado da famigerada cobra de 20 metros!
Pablo Aluísio.
Título Original: Anacondas 4: Trail of Blood
Ano de Produção: 2009
País: Estados Unidos, Romênia
Estúdio: Stage 6 Films, Hollywood Media Bridge
Direção: Don E. FauntLeRoy
Roteiro: David C. Olson
Elenco: Crystal Allen, Linden Ashby, Danny Midwinter
Sinopse:
Em busca da cura de uma doença genética, pesquisadores resolvem implantar modificações em cobras gigantes da Amazônia brasileira. Com o uso de orquídeas selvagens as cobras criam uma nova capacidade de se auto regenerar. Assim quando são cortadas ao meio dão origem a dois animais independentes, sedentos de sangue de suas presas.
Comentários:
Algumas coisas nesse universo Sci-fi me deixam admirado. Uma delas é a proliferação de sequências de franquias que parecem nunca morrer. Uma das mais surpreendentes é o caso dessa "Anaconda". O primeiro filme, que até tinha uma produção bem realizada, com elenco conhecido, foi pessimamente recebido pela crítica. A ideia de uma cobra brasileira gigante realmente não era das melhores e mais originais. A despeito de tudo isso a franquia foi em frente a ponto de estarmos aqui falando de "Anaconda 4" - sim isso mesmo, "Anaconda - Rastro de Sangue" é o quarto filme sobre a famigerada cobra da Amazônia. O curioso é que em certos momentos esse trash sobre monstros se torna até divertido por causa dos absurdos de certas situações. Nada que vá abalar o cineasta Don E. FauntLeRoy, que inclusive dirigiu "Anaconda 3". Esse aqui não conseguiu espaço nos cinemas sendo lançado diretamente no mercado de DVD europeu e em canais a cabo nos Estados Unidos. Também pudera, lançar "Anaconda 4" nas salas de exibição seria mais tenebroso do que nadar ao lado da famigerada cobra de 20 metros!
Pablo Aluísio.
O Império Romano
Título no Brasil: O Império Romano
Título Original: Empire
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: ABC
Direção: Greg Yaitanes, John Gray e Kim Manners
Roteiro: Touchstone Television
Elenco: Vincent Regan, Santiago Cabrera, Emily Blunt, James Frain, Jonathan Cake
Sinopse:
O ano é 44 A.C. (antes de Cristo). Júlio César, general e político romano, retorna de uma campanha militar vitoriosa na província romana da Hispânia (atual Espanha) após destruir forças rebeldes contra Roma na região. O êxito lhe dá grande prestígio e poder dentro do senado. Ele almeja o poder máximo, passando inclusive por cima dos ideais republicanos, o que lhe traz imediatamente a oposição de setores importantes, liderados por Brutus e Cassius. Ao seu lado porém ele conta com o apoio de outro general vitorioso, Marco Antônio. O jogo de xadrez dentro das instituições de poder de Roma acaba criando uma situação potencialmente explosiva.
Comentários:
Minissérie de quatro capítulos (com quatro horas de duração) que foi compilado na forma de longa-metragem com três horas de duração. Chegou a ser exibido no SBT. Esse tipo de situação de uma forma em geral me deixa meio desanimado pois geralmente quando isso acontece o filme fica totalmente truncado. Aqui pelo menos os editores foram bem sucedidos pois não há essa sensação de que tudo foi unido sem maiores critérios. O resultado final é interessante, bem produzido (embora seja um produto televisivo teve um orçamento generoso de 50 milhões de dólares) e competente. O enredo é dos mais conhecidos, envolvendo parte da história de Júlio César e a guerra política que se forma ao seu redor quando retorna de uma campanha militar bem sucedida. Em termos de história essa narração parece mesmo ser imortal, sendo sempre enfocada em diversas produções na TV e no cinema. Para quem gosta de produtos épicos, mostrando um dos momentos mais significativos da história antiga e de Roma em particular, é um prato cheio.
Pablo Aluísio.
Título Original: Empire
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: ABC
Direção: Greg Yaitanes, John Gray e Kim Manners
Roteiro: Touchstone Television
Elenco: Vincent Regan, Santiago Cabrera, Emily Blunt, James Frain, Jonathan Cake
Sinopse:
O ano é 44 A.C. (antes de Cristo). Júlio César, general e político romano, retorna de uma campanha militar vitoriosa na província romana da Hispânia (atual Espanha) após destruir forças rebeldes contra Roma na região. O êxito lhe dá grande prestígio e poder dentro do senado. Ele almeja o poder máximo, passando inclusive por cima dos ideais republicanos, o que lhe traz imediatamente a oposição de setores importantes, liderados por Brutus e Cassius. Ao seu lado porém ele conta com o apoio de outro general vitorioso, Marco Antônio. O jogo de xadrez dentro das instituições de poder de Roma acaba criando uma situação potencialmente explosiva.
Comentários:
Minissérie de quatro capítulos (com quatro horas de duração) que foi compilado na forma de longa-metragem com três horas de duração. Chegou a ser exibido no SBT. Esse tipo de situação de uma forma em geral me deixa meio desanimado pois geralmente quando isso acontece o filme fica totalmente truncado. Aqui pelo menos os editores foram bem sucedidos pois não há essa sensação de que tudo foi unido sem maiores critérios. O resultado final é interessante, bem produzido (embora seja um produto televisivo teve um orçamento generoso de 50 milhões de dólares) e competente. O enredo é dos mais conhecidos, envolvendo parte da história de Júlio César e a guerra política que se forma ao seu redor quando retorna de uma campanha militar bem sucedida. Em termos de história essa narração parece mesmo ser imortal, sendo sempre enfocada em diversas produções na TV e no cinema. Para quem gosta de produtos épicos, mostrando um dos momentos mais significativos da história antiga e de Roma em particular, é um prato cheio.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 17 de junho de 2015
Um Século em 43 Minutos
Título no Brasil: Um Século em 43 Minutos
Título Original: Time After Time
Ano de Produção: 1979
País: Estados Unidos
Estúdio: Orion Pictures, Warner Bros
Direção: Nicholas Meyer
Roteiro: Karl Alexander, Steve Hayes
Elenco: Malcolm McDowell, Mary Steenburgen, David Warner
Sinopse:
HG Wells (Malcolm McDowell) é um grande escritor e inventor que descobre que seu grande achado cientifico, a máquina do tempo, foi usada por ninguém menos do que o mais famoso psicopata e serial killer da história, Jack, o Estripador. O assassino em série vai parar no século 20 e cabe a Wells o trazer de volta ao seu tempo.
Comentários:
Depois de trabalhar em Calígula o ator Malcolm McDowell estrelou essa outra pequena jóia do cinema dos anos 70. "Time After Time" é uma bela homenagem ao grande escritor e visionário H.G. Wells (1866 - 1946). É a tal coisa, Wells foi tão imaginativo em seus escritos, tão maravilhosamente criativo, que como não era de se espantar surgiram inúmeras teorias sobre como ele teria descoberto tantos eventos e inventos que só surgiriam décadas depois de sua morte. Uma das teses mais bizarras era a de que ele conseguiu viajar no tempo. Obviamente se trata de uma deliciosa bobagem mas porque não transformar isso em um filme? Assim o próprio Malcolm McDowell deu vida a H.G. Wells. O roteiro é muito simpático e a direção de arte me deixou bastante satisfeito com o bom gosto. Claro que não recomendaria uma produção dessas para os jovens que vão aos cinemas hoje em dia pelo simples fato de que o que se vê aqui é a mais pura imaginação escapista, muitas vezes beirando a inocência. Não tem efeitos especiais digitais, como é óbvio, e nem pancadaria. É uma ficção bem mais sutil, que brinca o tempo todo com a imaginação do espectador. Pena que tem sido cada vez mais raro encontrar o filme hoje em dia pois faz parte da massa falida da Orion Pictures. Vamos torcer para que seja lançado um dia em DVD no Brasil.
Pablo Aluísio.
Título Original: Time After Time
Ano de Produção: 1979
País: Estados Unidos
Estúdio: Orion Pictures, Warner Bros
Direção: Nicholas Meyer
Roteiro: Karl Alexander, Steve Hayes
Elenco: Malcolm McDowell, Mary Steenburgen, David Warner
Sinopse:
HG Wells (Malcolm McDowell) é um grande escritor e inventor que descobre que seu grande achado cientifico, a máquina do tempo, foi usada por ninguém menos do que o mais famoso psicopata e serial killer da história, Jack, o Estripador. O assassino em série vai parar no século 20 e cabe a Wells o trazer de volta ao seu tempo.
Comentários:
Depois de trabalhar em Calígula o ator Malcolm McDowell estrelou essa outra pequena jóia do cinema dos anos 70. "Time After Time" é uma bela homenagem ao grande escritor e visionário H.G. Wells (1866 - 1946). É a tal coisa, Wells foi tão imaginativo em seus escritos, tão maravilhosamente criativo, que como não era de se espantar surgiram inúmeras teorias sobre como ele teria descoberto tantos eventos e inventos que só surgiriam décadas depois de sua morte. Uma das teses mais bizarras era a de que ele conseguiu viajar no tempo. Obviamente se trata de uma deliciosa bobagem mas porque não transformar isso em um filme? Assim o próprio Malcolm McDowell deu vida a H.G. Wells. O roteiro é muito simpático e a direção de arte me deixou bastante satisfeito com o bom gosto. Claro que não recomendaria uma produção dessas para os jovens que vão aos cinemas hoje em dia pelo simples fato de que o que se vê aqui é a mais pura imaginação escapista, muitas vezes beirando a inocência. Não tem efeitos especiais digitais, como é óbvio, e nem pancadaria. É uma ficção bem mais sutil, que brinca o tempo todo com a imaginação do espectador. Pena que tem sido cada vez mais raro encontrar o filme hoje em dia pois faz parte da massa falida da Orion Pictures. Vamos torcer para que seja lançado um dia em DVD no Brasil.
Pablo Aluísio.
Terror nas Trevas
Título no Brasil: Terror nas Trevas
Título Original: ...E tu vivrai nel terrore! L'aldilà
Ano de Produção: 1981
País: Itália
Estúdio: Fulvia Film
Direção: Lucio Fulci
Roteiro: Dardano Sacchetti
Elenco: Catriona MacColl, David Warbeck, Cinzia Monreale
Sinopse:
Uma pequena hospedaria na Lousianna na verdade esconde um terrível segredo. O lugar é um dos sete portões do inferno, por onde passarão todos os condenados às profundezas das trevas que retornarão à terra para lutar em um último combate definitivo no dia do juízo final. Ao abrir esse portão a herdeira do local mal sabe o que está na verdade acontecendo.
Comentários:
Essa produção é também conhecida como "A Casa do Além". Se trata de mais um bom momento do cinema de terror da Itália que curiosamente situa suas tramas nos Estados Unidos - tal como acontecia no western spaghetti quando os filmes traziam tramas passadas no oeste americano. O filme mais parece um delírio ou loucura, em clima de pesadelo. O diretor não se preocupa em desenvolver nenhum personagem mais a fundo e ao invés disso transforma tudo em um grande banho de sangue sem maiores nexos na trama. Quem está mais acostumado com filmes de terror Made in USA irá certamente estranhar um pouco a diferença de estilo e desenvolvimento. O resultado é violento mas também bem feito já que em termos de maquiagem e efeitos sonoros a coisa funciona muito bem. Na época de seu lançamento em VHS nos Estados Unidos o filme sofreu fortes cortes o que acabou lhe deixando com uma duração ridícula de apenas 65 minutos, por essa razão quando procurar uma versão do filme para assistir vá atrás da original italiana e não da americana que foi mutilada.
Pablo Aluísio.
Título Original: ...E tu vivrai nel terrore! L'aldilà
Ano de Produção: 1981
País: Itália
Estúdio: Fulvia Film
Direção: Lucio Fulci
Roteiro: Dardano Sacchetti
Elenco: Catriona MacColl, David Warbeck, Cinzia Monreale
Sinopse:
Uma pequena hospedaria na Lousianna na verdade esconde um terrível segredo. O lugar é um dos sete portões do inferno, por onde passarão todos os condenados às profundezas das trevas que retornarão à terra para lutar em um último combate definitivo no dia do juízo final. Ao abrir esse portão a herdeira do local mal sabe o que está na verdade acontecendo.
Comentários:
Essa produção é também conhecida como "A Casa do Além". Se trata de mais um bom momento do cinema de terror da Itália que curiosamente situa suas tramas nos Estados Unidos - tal como acontecia no western spaghetti quando os filmes traziam tramas passadas no oeste americano. O filme mais parece um delírio ou loucura, em clima de pesadelo. O diretor não se preocupa em desenvolver nenhum personagem mais a fundo e ao invés disso transforma tudo em um grande banho de sangue sem maiores nexos na trama. Quem está mais acostumado com filmes de terror Made in USA irá certamente estranhar um pouco a diferença de estilo e desenvolvimento. O resultado é violento mas também bem feito já que em termos de maquiagem e efeitos sonoros a coisa funciona muito bem. Na época de seu lançamento em VHS nos Estados Unidos o filme sofreu fortes cortes o que acabou lhe deixando com uma duração ridícula de apenas 65 minutos, por essa razão quando procurar uma versão do filme para assistir vá atrás da original italiana e não da americana que foi mutilada.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 16 de junho de 2015
Sombras do Terror
Título no Brasil: Sombras do Terror
Título Original: The Terror
Ano de Produção: 1963
País: Estados Unidos
Estúdio: Alfa Cinematografica
Direção: Francis Ford Coppola, Roger Corman
Roteiro: Jack Hill, Leo Gordon, Roger Corman
Elenco: Boris Karloff, Jack Nicholson, Dick Miller, Dorothy Neumann
Sinopse:
O tenente Andre Duvalier (Jack Nicholson) é socorrido em uma praia por uma mulher, que some logo depois. Ele acaba descobrindo que seu paradeiro é um grande castelo, junto do sinistro Barão Victor Frederick Von Leppe (Boris Karloff). Porém, quando lá chega, ele a reconhece no quadro de uma garota falecida.
Comentários:
Antes de se tornar um dos cineastas mais celebrados da história com filmes como "O Poderoso Chefão", o diretor Francis Ford Coppola foi um pupilo de Roger Corman. Como se diz no ditado todos precisam começar de algum modo e foi isso que Coppola fez. Esse "Sombras do Terror" foi uma das primeiras experiências do cineasta atrás das câmeras. O interessante é que ele não faz feio, mesmo com a precariedade da produção. Isso se deveu ao fato de que Corman resolveu aproveitar os figurinos e cenários do filme "O Corvo" para rodar esse filme aqui em tempo recorde. A intenção era economizar ao máximo. O resultado passou longe de ser um desastre. Outro destaque óbvio vem da presença no elenco de Jack Nicholson. Na época ele era apenas um empregado do departamento de animação do estúdio que sonhava se tornar um astro. Infelizmente ele havia encontrado inúmeras portas fechadas. Alguns diretores chegavam a dizer que ele era careca e feio e jamais seria um astro! Assim Nicholson correu atrás de quem o aceitasse. Acabou encontrando apoio com Roger Corman e o resto é história. Esse filme assim demonstra bem que Corman, além de ser um dos mais produtivos diretores de Hollywood também foi extremamente importante ao dar uma primeira chance para profissionais que anos depois iriam se consagrar no cinema americano. Todos precisam de uma pequena ajuda no começo da carreira e Roger Corman, muito solícito e solidário, acabou exercendo essa função.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Terror
Ano de Produção: 1963
País: Estados Unidos
Estúdio: Alfa Cinematografica
Direção: Francis Ford Coppola, Roger Corman
Roteiro: Jack Hill, Leo Gordon, Roger Corman
Elenco: Boris Karloff, Jack Nicholson, Dick Miller, Dorothy Neumann
Sinopse:
O tenente Andre Duvalier (Jack Nicholson) é socorrido em uma praia por uma mulher, que some logo depois. Ele acaba descobrindo que seu paradeiro é um grande castelo, junto do sinistro Barão Victor Frederick Von Leppe (Boris Karloff). Porém, quando lá chega, ele a reconhece no quadro de uma garota falecida.
Comentários:
Antes de se tornar um dos cineastas mais celebrados da história com filmes como "O Poderoso Chefão", o diretor Francis Ford Coppola foi um pupilo de Roger Corman. Como se diz no ditado todos precisam começar de algum modo e foi isso que Coppola fez. Esse "Sombras do Terror" foi uma das primeiras experiências do cineasta atrás das câmeras. O interessante é que ele não faz feio, mesmo com a precariedade da produção. Isso se deveu ao fato de que Corman resolveu aproveitar os figurinos e cenários do filme "O Corvo" para rodar esse filme aqui em tempo recorde. A intenção era economizar ao máximo. O resultado passou longe de ser um desastre. Outro destaque óbvio vem da presença no elenco de Jack Nicholson. Na época ele era apenas um empregado do departamento de animação do estúdio que sonhava se tornar um astro. Infelizmente ele havia encontrado inúmeras portas fechadas. Alguns diretores chegavam a dizer que ele era careca e feio e jamais seria um astro! Assim Nicholson correu atrás de quem o aceitasse. Acabou encontrando apoio com Roger Corman e o resto é história. Esse filme assim demonstra bem que Corman, além de ser um dos mais produtivos diretores de Hollywood também foi extremamente importante ao dar uma primeira chance para profissionais que anos depois iriam se consagrar no cinema americano. Todos precisam de uma pequena ajuda no começo da carreira e Roger Corman, muito solícito e solidário, acabou exercendo essa função.
Pablo Aluísio.
Sexta-Feira 13 - O Capítulo Final
Título no Brasil: Sexta-Feira 13 - O Capítulo Final
Título Original: Friday the 13th: The Final Chapter
Ano de Produção: 1984
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Joseph Zito
Roteiro: Victor Miller, Ron Kurz
Elenco: Erich Anderson, Judie Aronson, Kimberly Beck
Sinopse:
Depois de ter sido mortalmente ferido e levado para o necrotério, o assassino Jason Voorhees revive de forma espontânea e embarca em uma nova matança no seu velho estilo, ao retornar para seu amado lar, Crystal Lake.
Comentários:
Esqueça o subtítulo "O Capítulo Final" já que isso foi puro marketing da Paramount. Na realidade é o quarto capítulo da franquia explorando as matanças de Jason Voorhees. Na realidade tentou-se criar um desfecho para tudo mas como os filmes continuavam muito lucrativos os executivos do estúdio resolveram jogar tudo para o alto, inclusive a lógica das tramas. O mais curioso de tudo é que entregaram a direção para o cineasta Joseph Zito que não tinha até aquele momento nada de relevante no currículo. Depois dessa fita era de se esperar que ele começasse a rodar mais filmes de terror mas Zito se especializou mesmo em filmes de pura ação como "Braddock - O Super Comando" e "Invasão USA" (ambos com Chuck Norris na Cannon) e "Red Scorpion" com o brutamontes Dolph Lundgren (confira resenha no blog "Cine Action"). No final das contas esse "Friday the 13th: The Final Chapter" não trouxe nada de muito relevante a não ser a volta do velho Jason. Os fãs de sua saga sangrenta nem se importaram com as críticas ruins e celebraram a volta do assassino. E não há nada de errado nisso.
Pablo Aluísio.
Título Original: Friday the 13th: The Final Chapter
Ano de Produção: 1984
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Joseph Zito
Roteiro: Victor Miller, Ron Kurz
Elenco: Erich Anderson, Judie Aronson, Kimberly Beck
Sinopse:
Depois de ter sido mortalmente ferido e levado para o necrotério, o assassino Jason Voorhees revive de forma espontânea e embarca em uma nova matança no seu velho estilo, ao retornar para seu amado lar, Crystal Lake.
Comentários:
Esqueça o subtítulo "O Capítulo Final" já que isso foi puro marketing da Paramount. Na realidade é o quarto capítulo da franquia explorando as matanças de Jason Voorhees. Na realidade tentou-se criar um desfecho para tudo mas como os filmes continuavam muito lucrativos os executivos do estúdio resolveram jogar tudo para o alto, inclusive a lógica das tramas. O mais curioso de tudo é que entregaram a direção para o cineasta Joseph Zito que não tinha até aquele momento nada de relevante no currículo. Depois dessa fita era de se esperar que ele começasse a rodar mais filmes de terror mas Zito se especializou mesmo em filmes de pura ação como "Braddock - O Super Comando" e "Invasão USA" (ambos com Chuck Norris na Cannon) e "Red Scorpion" com o brutamontes Dolph Lundgren (confira resenha no blog "Cine Action"). No final das contas esse "Friday the 13th: The Final Chapter" não trouxe nada de muito relevante a não ser a volta do velho Jason. Os fãs de sua saga sangrenta nem se importaram com as críticas ruins e celebraram a volta do assassino. E não há nada de errado nisso.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 15 de junho de 2015
O Destemido Senhor da Guerra
Título no Brasil: O Destemido Senhor da Guerra
Título Original: Heartbreak Ridge
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: Malpaso Company
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: James Carabatsos
Elenco: Clint Eastwood, Marsha Mason, Everett McGill
Sinopse:
Tom Highway (Clint Eastwood) é um sargento veterano, que esteve nas guerras da Coreia e do Vietnã e que em breve se aposentará. Apesar disto, ele mantém seu pavio curto e sua língua ferina. Por ter se metido em mais uma confusão, Tom é transferido para sua antiga base. Lá ele reencontra antigos amigos e faz novos inimigos e precisa treinar um grupo de recrutas que não tem a menor vocação para a vida militar, mas que se não estiverem bem preparados podem morrer no primeiro combate.
Comentários:
Um bom filme com o astro Clint Eastwood. Novamente o tema do militar linha dura que transforma um grupo de jovens em homens, preparados para a guerra. O personagem de Clint Eastwood é a de um homem de outro tempo, de outra era, com seus próprios princípios, forjados em um tempo que não existe mais. Obviamente que sua visão acaba se chocando com o mundo moderno. Conservador, linha dura, nada adequado para os tempos atuais, no liberalismo, no afrouxamento da sociedade. De forma em geral o filme se situa muito bem dentro da filmografia de Clint Eastwood. Claro que não pode ser comparado aos seus grandes momentos no cinema, pois é de certa forma rotineiro, mesmo assim vale bastante a pena, por trazer Eastwood em um tipo de personagem que seus admiradores adoram.
Pablo Aluísio.
Título Original: Heartbreak Ridge
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: Malpaso Company
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: James Carabatsos
Elenco: Clint Eastwood, Marsha Mason, Everett McGill
Sinopse:
Tom Highway (Clint Eastwood) é um sargento veterano, que esteve nas guerras da Coreia e do Vietnã e que em breve se aposentará. Apesar disto, ele mantém seu pavio curto e sua língua ferina. Por ter se metido em mais uma confusão, Tom é transferido para sua antiga base. Lá ele reencontra antigos amigos e faz novos inimigos e precisa treinar um grupo de recrutas que não tem a menor vocação para a vida militar, mas que se não estiverem bem preparados podem morrer no primeiro combate.
Comentários:
Um bom filme com o astro Clint Eastwood. Novamente o tema do militar linha dura que transforma um grupo de jovens em homens, preparados para a guerra. O personagem de Clint Eastwood é a de um homem de outro tempo, de outra era, com seus próprios princípios, forjados em um tempo que não existe mais. Obviamente que sua visão acaba se chocando com o mundo moderno. Conservador, linha dura, nada adequado para os tempos atuais, no liberalismo, no afrouxamento da sociedade. De forma em geral o filme se situa muito bem dentro da filmografia de Clint Eastwood. Claro que não pode ser comparado aos seus grandes momentos no cinema, pois é de certa forma rotineiro, mesmo assim vale bastante a pena, por trazer Eastwood em um tipo de personagem que seus admiradores adoram.
Pablo Aluísio.
Desafio no Bronx
Título no Brasil: Desafio no Bronx
Título Original: A Bronx Tale
Ano de Produção: 1993
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures, Tribeca Productions
Direção: Robert De Niro
Roteiro: Chazz Palminteri
Elenco: Robert De Niro, Chazz Palminteri, Lillo Brancato
Sinopse:
Na década de 60 um pai, homem bom, ético, honesto e trabalhador, começa a ver seu jovem filho ser seduzido pelo mundo da criminalidade em uma Nova Iorque infestada de gângsters. O rapaz começa a se encantar pelo estilo de vida dos criminosos, suas histórias e suas riquezas. Ao mesmo tempo começa a ter vergonha de seu pai, um simples motorista de ônibus. Suas escolhas porém o levarão para um caminho sem volta.
Comentários:
Embora sempre tenha sido reconhecido como um dos grandes atores do século, Robert De Niro nunca levou muito à sério sua carreira como cineasta. Na verdade ele dirigiu apenas dois filmes em sua vida, sendo esse o primeiro. Como se sabe o ator mantém uma produtora em Nova Iorque (a Tribeca) e quando esse roteiro caiu em suas mãos ele decidiu que faria o filme. O interessante é que o roteiro foi assinado por outro ator, Chazz Palminteri, que se inspirou na chamada baixa criminalidade de Nova Iorque, pequenos ladrões, golpistas, que formam o chão da hierarquia da máfia italiana na cidade. De Niro que sempre se deu muito bem nesse estilo de filme viu uma bela oportunidade de estrear na direção com o pé direito. De fato não há como negar, "A Bronx Tale" é um ótimo filme. Uma película que procura mostrar as trilhas que levam jovens para o mundo do crime numa das maiores cidades do mundo. Bob De Niro lança seu olhar sobre o bairro do Bronx durante a década de 60 e consegue um belo resultado final. Roteiro bem escrito, estória muito humana, trilha sonora maravilhosa e ótima reconstituição de época completam o quadro. Indicado para que ainda não conhece o lado diretor desse grande talento da arte dramática.
Pablo Aluísio.
Título Original: A Bronx Tale
Ano de Produção: 1993
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures, Tribeca Productions
Direção: Robert De Niro
Roteiro: Chazz Palminteri
Elenco: Robert De Niro, Chazz Palminteri, Lillo Brancato
Sinopse:
Na década de 60 um pai, homem bom, ético, honesto e trabalhador, começa a ver seu jovem filho ser seduzido pelo mundo da criminalidade em uma Nova Iorque infestada de gângsters. O rapaz começa a se encantar pelo estilo de vida dos criminosos, suas histórias e suas riquezas. Ao mesmo tempo começa a ter vergonha de seu pai, um simples motorista de ônibus. Suas escolhas porém o levarão para um caminho sem volta.
Comentários:
Embora sempre tenha sido reconhecido como um dos grandes atores do século, Robert De Niro nunca levou muito à sério sua carreira como cineasta. Na verdade ele dirigiu apenas dois filmes em sua vida, sendo esse o primeiro. Como se sabe o ator mantém uma produtora em Nova Iorque (a Tribeca) e quando esse roteiro caiu em suas mãos ele decidiu que faria o filme. O interessante é que o roteiro foi assinado por outro ator, Chazz Palminteri, que se inspirou na chamada baixa criminalidade de Nova Iorque, pequenos ladrões, golpistas, que formam o chão da hierarquia da máfia italiana na cidade. De Niro que sempre se deu muito bem nesse estilo de filme viu uma bela oportunidade de estrear na direção com o pé direito. De fato não há como negar, "A Bronx Tale" é um ótimo filme. Uma película que procura mostrar as trilhas que levam jovens para o mundo do crime numa das maiores cidades do mundo. Bob De Niro lança seu olhar sobre o bairro do Bronx durante a década de 60 e consegue um belo resultado final. Roteiro bem escrito, estória muito humana, trilha sonora maravilhosa e ótima reconstituição de época completam o quadro. Indicado para que ainda não conhece o lado diretor desse grande talento da arte dramática.
Pablo Aluísio.
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