Título no Brasil: Conflitos d'Alma
Título Original: Conflict
Ano de Produção: 1945
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Curtis Bernhardt
Roteiro: Arthur T. Horman, Dwight Taylor
Elenco: Humphrey Bogart, Alexis Smith, Sydney Greenstreet, Rose Hobart, Charles Drake, Grant Mitchell
Sinopse:
Richard Mason (Humphrey Bogart) é um engenheiro bem sucedido, casado há muitos anos, que acaba se apaixonando justamente pela irmã da esposa. Ele então decide matar ela, para assim ter uma nova chance de quem sabe um dia, ter um novo casamento com a irmã mais nova dela.
Comentários:
O ator Humphrey Bogart nunca conseguia fugir de um certo tipo de papel. Durante anos ele interpretou criminosos e gângsters em filmes B da Warner. Aqui ele interpreta um sujeito normal, um engenheiro, mas que na primeira oportunidade cria um plano para matar a própria esposa. Eles cultivam um casamento de fachada. Ele já não gosta dela e ela sabe disso. Mesmo assim força a barra para impor uma situação de pura aparência. Quando estão para sair em um jantar de comemoração de aniversário de seu casamento, ela decide então encarar a situação e pergunta se ele está apaixonado por sua própria irmã. O personagem de Bogart nem hesita e diz que sim. Bem, depois disso não há mais nada a preservar e ele arquiteta um plano de forjar a morte dela, como se fosse um acidente de carro. O roteiro é bem orquestrado. Depois da suposta morte dela, a presença da esposa começa a assombrar o marido. O corpo dela nunca foi encontrado pela polícia. Afinal ela teria morrido ou não? O roteiro vai desenvolvendo o mistério até um desfecho que me agradou bastante. Há uma figura secundária dentro da trama, um psiquiatra especializado em mentes criminosas, que acaba sendo um elo importante dentro da história. Fique de olho nele. Enfim, bom filme, pouco conhecido, do grande Bogart, aqui como um criminoso de elite. O mais perigoso assassino é aquele que não se parece com um.
Pablo Aluísio.
domingo, 11 de fevereiro de 2007
sábado, 10 de fevereiro de 2007
As Bruxas / A Face do Demônio
Produzido pela Hammer na década de 1960, esse curioso “As Bruxas” (também conhecido como “A Face do Demônio) chama a atenção por causa de seu bom roteiro e o clima de suspense que permeia todo o enredo. A estória é relativamente simples: Gwein Mayfield (Joan Fontaine) é uma professora missionária que vai até a África como parte de um programa das Nações Unidas para a disseminação da educação em países pobres da região. Chegando lá desperta a ira dos líderes religiosos tribais que não hesitam em usar feitiços e bruxaria contra a estrangeira intrusa. De volta à Inglaterra, ainda abalada pelos ataques sofridos, ela consegue arranjar emprego em uma escola privada em uma cidade no interior. O local é bucólico, calmo, tudo o que ela realmente ansiava obter depois de sua tumultuada estadia na África negra. A beleza e tranqüilidade do local porém parece esconder sórdidos segredos pois os habitantes locais começam a ficar perturbados pelo simples romance de um casal de jovens, ambos alunos da professora Mayfield. Após o garoto sofrer uma misteriosa doença ela começa a investigar melhor os acontecimentos, o que lhe revelará a existência de uma seita secreta de culto ao demônio, com membros da mais alta classe da cidade envolvidos.
Aqui a Hammer deixa os vampiros de lado para investir na mitologia das bruxas. Rituais satânicos, sacrifícios de uma virgem, gatos simbolizando a presença do mal, tudo está lá no roteiro. O argumento procura ser mais pé no chão por isso não espere bruxas voando pelo céu com suas vassouras mágicas. O que vale a pena nesse filme é o suspense. As peças vão se encaixando aos poucos, sem pressa. A cidade que antes parecia acolhedora e agradável vai se revelando de forma gradual como um centro de adoração a Lúcifer. Enquanto o filme vai revelando os segredos dos habitantes locais tudo caminha muito bem. “As Bruxas” só perde mesmo seu impacto quando tudo se revela ao espectador. O ritual final, com os habitantes participando, soa hoje em dia pouco assustador. O filme não tem efeitos especiais de nenhum tipo então tudo é feito da forma mais natural possível. Infelizmente algo assim tende a envelhecer muito, deixando o final mais do que datado – ao contrário de seu desenvolvimento que prende a atenção e mantém o interesse. Talvez se tudo ficasse apenas sugerido soasse melhor. Joan Fontaine era boa atriz e defendeu seu papel com convicção. A direção também conseguiu desenvolver bem o tema. De qualquer modo é uma produção de terror da década de 1960 que vale a pena assistir. Um bom exemplo do tipo de produção que a Hammer desenvolvia naqueles anos.
As Bruxas / A Face do Demônio (The Witches, Inglaterra, 1966) Direção: Cyril Frankel / Roteiro: Nigel Kneale, baseado no livro de Norah Lofts / Elenco: Joan Fontaine, Kay Walsh, Alec McCowen / Sinopse: Professora recém chegada de um evento missionário na África arranja emprego numa bucólica cidade do interior da Inglaterra. Após alguns acontecimentos sinistros ela acaba descobrindo a existência de uma seita de adoradores do Diabo na região.
Pablo Aluísio.
Aqui a Hammer deixa os vampiros de lado para investir na mitologia das bruxas. Rituais satânicos, sacrifícios de uma virgem, gatos simbolizando a presença do mal, tudo está lá no roteiro. O argumento procura ser mais pé no chão por isso não espere bruxas voando pelo céu com suas vassouras mágicas. O que vale a pena nesse filme é o suspense. As peças vão se encaixando aos poucos, sem pressa. A cidade que antes parecia acolhedora e agradável vai se revelando de forma gradual como um centro de adoração a Lúcifer. Enquanto o filme vai revelando os segredos dos habitantes locais tudo caminha muito bem. “As Bruxas” só perde mesmo seu impacto quando tudo se revela ao espectador. O ritual final, com os habitantes participando, soa hoje em dia pouco assustador. O filme não tem efeitos especiais de nenhum tipo então tudo é feito da forma mais natural possível. Infelizmente algo assim tende a envelhecer muito, deixando o final mais do que datado – ao contrário de seu desenvolvimento que prende a atenção e mantém o interesse. Talvez se tudo ficasse apenas sugerido soasse melhor. Joan Fontaine era boa atriz e defendeu seu papel com convicção. A direção também conseguiu desenvolver bem o tema. De qualquer modo é uma produção de terror da década de 1960 que vale a pena assistir. Um bom exemplo do tipo de produção que a Hammer desenvolvia naqueles anos.
As Bruxas / A Face do Demônio (The Witches, Inglaterra, 1966) Direção: Cyril Frankel / Roteiro: Nigel Kneale, baseado no livro de Norah Lofts / Elenco: Joan Fontaine, Kay Walsh, Alec McCowen / Sinopse: Professora recém chegada de um evento missionário na África arranja emprego numa bucólica cidade do interior da Inglaterra. Após alguns acontecimentos sinistros ela acaba descobrindo a existência de uma seita de adoradores do Diabo na região.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007
Noiva da Primavera
Título no Brasil: Noiva da Primavera
Título Original: June Bride
Ano de Produção: 1948
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Bretaigne Windust
Roteiro: Ranald MacDougall, Eileen Tighe
Elenco: Bette Davis, Robert Montgomery, Fay Bainter, Betty Lynn, Tom Tully, Barbara Bates
Sinopse:
Carey Jackson (Robert Montgomery) é um renomado jornalista de Nova Iorque que após perder seu emprego vai trabalhar numa fútil revista para donas de casa comandada pela editora Linda Gilman (Bette Davis). O problema é que eles tiveram um passado mal resolvido, após um breve, mas ardente romance. Agora precisam passar por cima de tudo, por questões profissionais, o que não vai ser fácil. Filme indicado ao Writers Guild of America.
Comentários:
Antes de qualquer coisa é interessante dizer que se você aprecia o trabalho e a carreira da atriz Bette Davis, esse filme é item obrigatório em sua coleção. Ela está ótima interpretando essa editora de uma revista de vida doméstica que precisa conviver agora com um ex-namorado do passado, um jornalista cínico e mordaz que simplesmente a deixou sem maiores explicações, após um breve romance. E logo no começo de sua nova relação profissional eles precisam viajar até Indiana para cobrir o casamento de um jovem casal da região. Claro, o jornalista vivido por Robert Montgomery acha tudo aquilo um tédio e uma coisa completamente fútil. Porém, como todos, ele precisa trabalhar para viver. E aí, bem no meio da cobertura desse casamento, começam as pequenas provocações, as finas ironias entre ele e a antiga namorada. O roteiro é ótimo e tem excelentes diálogos, alguns inclusive que causam surpresa por causa da época em que o filme foi produzido. Só o final destoa um pouco pois o roteiro infelizmente procura por uma solução banal, que coloca a personagem de Bette Davis numa posição que não condiz muito com o que ela demonstrava durante todo o filme. De qualquer maneira são ecos de moralismo de um tempo passado. Até esse momento chegar o filme é puro deleite para cinéfilos que gostam do cinema clássico de Hollywood.
Pablo Aluísio.
Título Original: June Bride
Ano de Produção: 1948
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Bretaigne Windust
Roteiro: Ranald MacDougall, Eileen Tighe
Elenco: Bette Davis, Robert Montgomery, Fay Bainter, Betty Lynn, Tom Tully, Barbara Bates
Sinopse:
Carey Jackson (Robert Montgomery) é um renomado jornalista de Nova Iorque que após perder seu emprego vai trabalhar numa fútil revista para donas de casa comandada pela editora Linda Gilman (Bette Davis). O problema é que eles tiveram um passado mal resolvido, após um breve, mas ardente romance. Agora precisam passar por cima de tudo, por questões profissionais, o que não vai ser fácil. Filme indicado ao Writers Guild of America.
Comentários:
Antes de qualquer coisa é interessante dizer que se você aprecia o trabalho e a carreira da atriz Bette Davis, esse filme é item obrigatório em sua coleção. Ela está ótima interpretando essa editora de uma revista de vida doméstica que precisa conviver agora com um ex-namorado do passado, um jornalista cínico e mordaz que simplesmente a deixou sem maiores explicações, após um breve romance. E logo no começo de sua nova relação profissional eles precisam viajar até Indiana para cobrir o casamento de um jovem casal da região. Claro, o jornalista vivido por Robert Montgomery acha tudo aquilo um tédio e uma coisa completamente fútil. Porém, como todos, ele precisa trabalhar para viver. E aí, bem no meio da cobertura desse casamento, começam as pequenas provocações, as finas ironias entre ele e a antiga namorada. O roteiro é ótimo e tem excelentes diálogos, alguns inclusive que causam surpresa por causa da época em que o filme foi produzido. Só o final destoa um pouco pois o roteiro infelizmente procura por uma solução banal, que coloca a personagem de Bette Davis numa posição que não condiz muito com o que ela demonstrava durante todo o filme. De qualquer maneira são ecos de moralismo de um tempo passado. Até esse momento chegar o filme é puro deleite para cinéfilos que gostam do cinema clássico de Hollywood.
Pablo Aluísio.
Vozes do Além
Título no Brasil: Vozes do AlémTítulo Original: From Beyond the Grave
Ano de Produção: 1974
País: Estados Unidos
Estúdio: Amicus Productions
Direção: Kevin Connor
Roteiro: R. Chetwynd-Hayes, Raymond Christodoulou
Elenco: Peter Cushing, Ian Bannen, Ian Carmichael, Donald Pleasence, Diana Dors, Margaret Leighton
Sinopse:
Vários contos de terror, todos centrados nos personagens que entram numa loja de antiguidades de propriedade do sinistro dono interpretado por Peter Cushing. São quatro os contos: "The Gate Crasher", "An Act of Kindness", "The Elemental" e "The Door".
Comentários:
Peter Cushing empresta todo seu carisma para esse filme que de certa forma acabou se tornando um dos últimos suspiros da velha fórmula de se fazer filmes de terror. Afinal já eram os anos 70, diretores como Steven Spielberg e George Lucas estavam surgindo e com eles toda uma nova leva de cineastas que iriam mudar os conceitos de filmes de fantasia, ficção e terror. Por essa razão "Vozes do Além" é um achado com seu estilo retrô, nostálgico, de se produzir fitas de terror. A fotografia, os cenários e os figurinos são todos feitos para dar aquele clima de algo antigo, sinistro, enterrado em covas profundas, ao espectador. Os objetos parecem ter saídos de alguma casa mal assombrada, de alguma cova putrefata, de terem pertencido a algum falecido. Nada mais assustador (e divertido). O resultado é muito bom, adequado aos cinéfilos que adoram aquele velho modo de assustar o público.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007
Balas Contra a Gestapo
Após a morte de um pequeno comerciante no bairro em que domina, o gangster 'Gloves' Donahue (Humphrey Bogart) sai em busca do assassino. O que ele não desconfia é que o assassinato não foi apenas um crime comum. Na verdade conforme o tempo passa e novas revelações vão surgindo, Gloves acaba descobrindo que um grupo de espiões da Alemanha Nazista está envolvido. A Gestapo (a violenta polícia secreta de Hitler) está infiltrada em Nova Iorque, com vários figurões em postos chaves dentro da sociedade. O problema é que por ser um gangster ninguém acredita em suas revelações. Assim ele e seus homens terão que limpar, por conta própria, as ruas da cidade. Interessante filme estrelado por Humphrey Bogart. Apesar da sinopse, que pode levar alguém a acreditar que se trata de um filme de espionagem ao velho estilo, esse "All Through the Night" tem algumas peculiaridades, apresentando até mesmo um certo bom humor, algo raro nesse tipo de produção.Embora não possa ser considerado uma comédia, o roteiro se apoia bastante nessa situação sui generis envolvendo um criminoso (Bogart) que acaba se tornando a única salvação de Nova Iorque. Acontece que a Gestapo está secretamente atuando na cidade, planejando um grande atentado contra um importante navio de guerra da marinha americana que está ancorado no principal porto da cidade. Claro que o roteiro é meramente ficcional, servindo até mesmo como uma referência da paranoia e do medo que surgiam dentro da sociedade americana naquela época de guerra e incertezas sobre o futuro (o filme foi rodado bem no meio da Segunda Guerra Mundial). Humphrey Bogart segue seu tipo habitual. Ele é um gangster que, ironicamente, precisa sempre lidar com sua mãe, uma matrona italiana que trata o filho como se fosse uma criança. As cenas com ela (interpretada pela excelente atriz Jane Darwell) rende alguns momentos bem divertidos no filme.
O interessante é que Bogart interpreta um criminoso de bom coração, mostrando uma certa simpatia por parte de Hollywood em relação a certos gangsters da época. Seus comparsas são tipos praticamente cômicos, contando inclusive com um membro de sua gang que só se envolve em confusões, enquanto tenta passar a tão sonhada lua de mel com sua jovem noiva. Assim temos aqui um interessante filme dos anos 40 que, apesar do tema, não procura se levar muito à sério. A presença do bom e velho Bogart será certamente um dos grandes atrativos para se conferir a produção, muito embora o péssimo título nacional vá afastar alguns cinéfilos. Ignore isso e se divirta com esse filme de gangster bem diferente.
Balas Contra a Gestapo (All Through the Night, Estados Unidos, 1941) Estúdio: Warner Bros / Direção: Vincent Sherman / Roteiro: Leonard Spigelgass, Edwin Gilbert / Elenco: Humphrey Bogart, Conrad Veidt, Kaaren Verne, Peter Lorre, Jane Darwell, William Demarest /Sinopse: Um gangster de Nova Iorque passa a desconfiar que membros da Gestapo, o serviço secreto da Alemanha nazista, estão atuando na cidade, cometendo crimes e espalhando terror.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007
Drácula
O livro de Bram Stoker é provavelmente o romance mais adaptado para o cinema, em todos os tempos. São inúmeras as versões. Essa aqui procurou seguir, em linhas gerais, a estória criada por Stoker. Como todos sabemos tudo começa quando o jovem advogado Jonathan Harker (Murray Brown) chega numa região isolada da Hungria (o correto seria a Romênia, mas o roteiro do filme preferiu as terras húngaras). Ele está lá para negociar com um antigo nobre, o Conde Drácula (Jack Palance). Sua intenção é vender propriedades ao redor de Londres. O Conde é um sujeito estranho, de poucas palavras e nada amigável. Seu castelo parece abandonado há décadas e tudo cheira a morte.
Casualmente Drácula vê a foto de uma jovem e ele fica impressionado com a semelhança dela com seu grande amor do passado. Depois dessa introdução (que leva praticamente dois terços do filme) as coisas começam a acontecer rapidamente (sim, a edição não é das melhores). Quando reencontramos Drácula ele já está na Inglaterra, colecionando vítimas. Quem primeiro se interessa pelas mortes é um pesquisador e médico, o Dr Van Helsing (Nigel Davenport). Ele tem teorias próprias sobre o acontecido, entre eles o fato de haver vampiros na cidade, algo que ninguém acredita. Mesmo assim o médico começa a criar um plano para capturar Drácula.
Como se vê o enredo é praticamente o mesmo do livro original escritor por Bram Stoker. Há modificações pontuais, que não mudam sua essência. Para os cinéfilos a grande atração vem do fato do Conde Drácula ser interpretado por Jack Palance. Atuar em filmes de terror era algo completamente novo em sua carreira. Palance fez carreira interpretando cowboys, pistoleiros, em filmes de western e depois grandes e fortes guerreiros em épicos. Nada com contos e histórias de horror. Sua caracterização do famoso vampiro se resume a alguns grunhidos e algumas frases breves que ele declama em tom firme, pautado e quase inaudível (como se fosse um psicopata!). A maquiagem se resume aos dentes postiços. Efeitos especiais são praticamente inexistentes. Com poucos recursos o diretor usa mais de luz e sombra para criar o clima adequado. No geral não chega a ser uma grande adaptação, sendo mais louvável pelo fato de optar por tentar seguir os escritos de Stoker mais ao pé da letra. Fora isso é uma produção bem mediana com resultados igualmente modestos.
Drácula (Dracula, Estados Unidos, 1974) Direção: Dan Curtis / Roteiro: Richard Matheson / Elenco: Jack Palance, Simon Ward, Nigel Davenport / Sinopse: Depois de comprar uma propriedade nos arredores de Londres, o misterioso Conde Drácula (Palance) começa a fazer suas vítimas na região. A série de mortes desperta a atenção do Dr. Van Helsing (Nigel Davenport) que acredita existir um vampiro como o autor das mortes. Logo ele começa uma verdadeira caçada contra a estranha criatura da noite. Filme também conhecido no Brasil como "Drácula - O Demônio das Trevas".
Pablo Aluísio.
Casualmente Drácula vê a foto de uma jovem e ele fica impressionado com a semelhança dela com seu grande amor do passado. Depois dessa introdução (que leva praticamente dois terços do filme) as coisas começam a acontecer rapidamente (sim, a edição não é das melhores). Quando reencontramos Drácula ele já está na Inglaterra, colecionando vítimas. Quem primeiro se interessa pelas mortes é um pesquisador e médico, o Dr Van Helsing (Nigel Davenport). Ele tem teorias próprias sobre o acontecido, entre eles o fato de haver vampiros na cidade, algo que ninguém acredita. Mesmo assim o médico começa a criar um plano para capturar Drácula.
Como se vê o enredo é praticamente o mesmo do livro original escritor por Bram Stoker. Há modificações pontuais, que não mudam sua essência. Para os cinéfilos a grande atração vem do fato do Conde Drácula ser interpretado por Jack Palance. Atuar em filmes de terror era algo completamente novo em sua carreira. Palance fez carreira interpretando cowboys, pistoleiros, em filmes de western e depois grandes e fortes guerreiros em épicos. Nada com contos e histórias de horror. Sua caracterização do famoso vampiro se resume a alguns grunhidos e algumas frases breves que ele declama em tom firme, pautado e quase inaudível (como se fosse um psicopata!). A maquiagem se resume aos dentes postiços. Efeitos especiais são praticamente inexistentes. Com poucos recursos o diretor usa mais de luz e sombra para criar o clima adequado. No geral não chega a ser uma grande adaptação, sendo mais louvável pelo fato de optar por tentar seguir os escritos de Stoker mais ao pé da letra. Fora isso é uma produção bem mediana com resultados igualmente modestos.
Drácula (Dracula, Estados Unidos, 1974) Direção: Dan Curtis / Roteiro: Richard Matheson / Elenco: Jack Palance, Simon Ward, Nigel Davenport / Sinopse: Depois de comprar uma propriedade nos arredores de Londres, o misterioso Conde Drácula (Palance) começa a fazer suas vítimas na região. A série de mortes desperta a atenção do Dr. Van Helsing (Nigel Davenport) que acredita existir um vampiro como o autor das mortes. Logo ele começa uma verdadeira caçada contra a estranha criatura da noite. Filme também conhecido no Brasil como "Drácula - O Demônio das Trevas".
Pablo Aluísio.
terça-feira, 6 de fevereiro de 2007
A Casa do Terror
Título no Brasil: A Casa do Terror
Título Original: Madhouse
Ano de Produção: 1974
País: Estados Unidos
Estúdio: American International Pictures (AIP), Amicus Productions
Direção: Jim Clark
Roteiro: Angus Hall, Ken Levison
Elenco: Vincent Price, Peter Cushing, Robert Quarry, Adrienne Corri, Michael Parkinson, Linda Hayden
Sinopse:
Paul Toombes (Vincent Price) é um ator de terror cujo personagem de maior sucesso era conhecido como "Dr. Morte". Quando sua mulher é assassinada, Toombes é preso e colocado em um hospício, acusado de ter cometido o crime. Anos depois, o ator é solto e volta a interpretar seu personagem em um programa de TV. O problema e que pessoas começam a morrer da mesma forma de seus antigos filmes de terror.
Comentários:
Mais um clássico de terror da vasta filmografia do ator Vincent Price, aqui contracenando com outro grande ídolo desse gênero cinematográfico, Peter Cushing. O curioso é que esse filme também ficou conhecido pelos títulos de "Dr Morte" e "A Casa dos Rituais Satânicos". Mais uma vez Price brinca com sua persona nas telas. Chama a atenção o fato do filme ter sido produzido já na década de 1970 quando o cinema começava a mudar, com novos estilos de produções de terror fazendo sucesso, o que fazia com que Vincent Price enfrentasse uma nova concorrência de jovens diretores dentro do gênero. Para sobreviver ele aumentava o tom de suas atuações. Aqui o ator usa uma estranha (porém criativa) maquiagem, que a despeito das limitações técnicas da época, era extremamente eficiente e bem feita. Veja como uma equipe talentosa de maquiagem poderia fazer toda a diferença em um filme como esse. Peter Cushing surge ao lado do ator em uma amostra muito interessante da união de dois veteranos mantendo o velho charme das produções antigas em voga com os novos rumos do cinema de terror da década de 1970. Esse filme também foi lançado em DVD duplo nos Estados Unidos com "Theather of Blood" com o mesmo Price em uma mesma embalagem. Imperdível para os apreciadores e colecionadores do gênero.
Pablo Aluísio.
Título Original: Madhouse
Ano de Produção: 1974
País: Estados Unidos
Estúdio: American International Pictures (AIP), Amicus Productions
Direção: Jim Clark
Roteiro: Angus Hall, Ken Levison
Elenco: Vincent Price, Peter Cushing, Robert Quarry, Adrienne Corri, Michael Parkinson, Linda Hayden
Sinopse:
Paul Toombes (Vincent Price) é um ator de terror cujo personagem de maior sucesso era conhecido como "Dr. Morte". Quando sua mulher é assassinada, Toombes é preso e colocado em um hospício, acusado de ter cometido o crime. Anos depois, o ator é solto e volta a interpretar seu personagem em um programa de TV. O problema e que pessoas começam a morrer da mesma forma de seus antigos filmes de terror.
Comentários:
Mais um clássico de terror da vasta filmografia do ator Vincent Price, aqui contracenando com outro grande ídolo desse gênero cinematográfico, Peter Cushing. O curioso é que esse filme também ficou conhecido pelos títulos de "Dr Morte" e "A Casa dos Rituais Satânicos". Mais uma vez Price brinca com sua persona nas telas. Chama a atenção o fato do filme ter sido produzido já na década de 1970 quando o cinema começava a mudar, com novos estilos de produções de terror fazendo sucesso, o que fazia com que Vincent Price enfrentasse uma nova concorrência de jovens diretores dentro do gênero. Para sobreviver ele aumentava o tom de suas atuações. Aqui o ator usa uma estranha (porém criativa) maquiagem, que a despeito das limitações técnicas da época, era extremamente eficiente e bem feita. Veja como uma equipe talentosa de maquiagem poderia fazer toda a diferença em um filme como esse. Peter Cushing surge ao lado do ator em uma amostra muito interessante da união de dois veteranos mantendo o velho charme das produções antigas em voga com os novos rumos do cinema de terror da década de 1970. Esse filme também foi lançado em DVD duplo nos Estados Unidos com "Theather of Blood" com o mesmo Price em uma mesma embalagem. Imperdível para os apreciadores e colecionadores do gênero.
Pablo Aluísio.
A Mosca da Cabeça Branca
Título no Brasil: A Mosca da Cabeça Branca
Título Original: The Fly
Ano de Produção: 1958
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Kurt Neumann
Roteiro: George Langelaan, James Clavell
Elenco: Vincent Price, Patricia Owens, Herbert Marshall, Kathleen Freeman, Betty Lou Gerson, Charles Herbert
Sinopse:
Por anos um cientista tenta sem sucesso transportar matéria pelo espaço, indo de um lugar ao outro. A invenção poderia ser revolucionária para o futuro da humanidade. A tentativa se baseia na reconstrução molecular entre câmeras de transporte. Durante uma dessas tentativas porém uma mosca adentra o recipiente de transposição, fundindo o DNA do inseto com o DNA humano, criando nesse processo um ser simplesmente monstruoso!
Comentários:
Esse filme ganhou um selo de cult movie com o passar dos anos. É fato que se trata mesmo de um grande clássico do cinema fantástico do passado. O roteiro e sua direção de arte só ganharam com o passar do tempo e o filme não ficou ridículo após todos esses anos, o que é um feito e tanto! Aliás muito pelo contrário. O que vemos é Hollywood tentando captar o clima original em vários remakes, inclusive o de 1986 que também é uma pequena obra prima. A Mosca da Cabeça Branca tem todos os ingredientes dos filmes fantásticos dos anos 1950. Existe a desconfiança natural com os rumos da ciência, o cientista que não consegue frear seus impulsos, passando por cima da ética e os efeitos nefastos de seus experimentos - em filmes assim isso era representado justamente pelo surgimento de aberrações, monstros sanguinários. Uma maravilha! Não existe nada mais charmoso hoje em dia em termos de cinema do que os antigos - e muito bem bolados - filmes de Sci-fi dos anos 50 e 60. Em última análise essas produções continuam tão influentes hoje em dia como eram na época de seu lançamento! Nesse aspecto chega mesmo a ser genial. Outro aspecto digno de nota é que o filme não abusa dos efeitos especiais e nem da maquiagem. Sempre os esconde, nas sombras, por exemplo, justamente para manter o clima de suspense. Com isso o filme não foi atingido pelo tempo, uma vez que tudo é sutilmente escondido. Caso os efeitos datados fossem colocados mais em evidência o filme perderia e muito. Porém o roteiro foi inteligente o bastante para ser apenas sutil, sugerir na maior parte do tempo, sem apelar para o vulgar. Em suma, é um clássico sem dúvida. Um dos melhores de sua linhagem.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Fly
Ano de Produção: 1958
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Kurt Neumann
Roteiro: George Langelaan, James Clavell
Elenco: Vincent Price, Patricia Owens, Herbert Marshall, Kathleen Freeman, Betty Lou Gerson, Charles Herbert
Sinopse:
Por anos um cientista tenta sem sucesso transportar matéria pelo espaço, indo de um lugar ao outro. A invenção poderia ser revolucionária para o futuro da humanidade. A tentativa se baseia na reconstrução molecular entre câmeras de transporte. Durante uma dessas tentativas porém uma mosca adentra o recipiente de transposição, fundindo o DNA do inseto com o DNA humano, criando nesse processo um ser simplesmente monstruoso!
Comentários:
Esse filme ganhou um selo de cult movie com o passar dos anos. É fato que se trata mesmo de um grande clássico do cinema fantástico do passado. O roteiro e sua direção de arte só ganharam com o passar do tempo e o filme não ficou ridículo após todos esses anos, o que é um feito e tanto! Aliás muito pelo contrário. O que vemos é Hollywood tentando captar o clima original em vários remakes, inclusive o de 1986 que também é uma pequena obra prima. A Mosca da Cabeça Branca tem todos os ingredientes dos filmes fantásticos dos anos 1950. Existe a desconfiança natural com os rumos da ciência, o cientista que não consegue frear seus impulsos, passando por cima da ética e os efeitos nefastos de seus experimentos - em filmes assim isso era representado justamente pelo surgimento de aberrações, monstros sanguinários. Uma maravilha! Não existe nada mais charmoso hoje em dia em termos de cinema do que os antigos - e muito bem bolados - filmes de Sci-fi dos anos 50 e 60. Em última análise essas produções continuam tão influentes hoje em dia como eram na época de seu lançamento! Nesse aspecto chega mesmo a ser genial. Outro aspecto digno de nota é que o filme não abusa dos efeitos especiais e nem da maquiagem. Sempre os esconde, nas sombras, por exemplo, justamente para manter o clima de suspense. Com isso o filme não foi atingido pelo tempo, uma vez que tudo é sutilmente escondido. Caso os efeitos datados fossem colocados mais em evidência o filme perderia e muito. Porém o roteiro foi inteligente o bastante para ser apenas sutil, sugerir na maior parte do tempo, sem apelar para o vulgar. Em suma, é um clássico sem dúvida. Um dos melhores de sua linhagem.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007
Bela Lugosi
Bela Lugosi nasceu em 20 de outubro de 1882, na cidade de Lugoj, na Transilvânia (então parte do Império Austro-Húngaro, hoje Romênia). Desde jovem mostrou interesse pelo teatro, começando sua carreira nos palcos húngaros, onde interpretou diversos papéis clássicos.
Emigrou para os Estados Unidos após a Primeira Guerra Mundial e, nos anos 1920, passou a atuar em produções da Broadway. Sua grande oportunidade veio em 1927, quando interpretou Conde Drácula na peça teatral baseada no romance de Bram Stoker. O sucesso foi tão grande que em 1931 ele reprisou o papel no cinema, no clássico "Drácula" da Universal Pictures. A interpretação deu a Lugosi fama internacional e o consolidou como um dos maiores ícones do cinema de terror.
Apesar do enorme sucesso com “Drácula”, Lugosi acabou ficando marcado pelo personagem, o que limitou suas oportunidades em Hollywood. Atuou em outros filmes de terror da Universal, como "O Corvo" (1935) e "O Lobisomem" (1941), muitas vezes ao lado de Boris Karloff, seu colega e rival artístico.
Com o passar dos anos, enfrentou dificuldades financeiras, problemas de saúde e dependência de morfina. Nos anos 1950, chegou a trabalhar com o diretor Ed Wood, em produções de baixo orçamento como "Glen or Glenda" (1953) e, postumamente, em "Plan 9 from Outer Space" (1959).
Bela Lugosi faleceu em 16 de agosto de 1956, em Los Angeles, vítima de um ataque cardíaco. Atendendo a seu desejo, foi enterrado com a capa de Drácula, símbolo eterno de seu legado.
👉 Seu legado permanece vivo como um dos maiores nomes do horror clássico e um ícone da cultura pop, lembrado principalmente por dar vida ao vampiro mais famoso da história do cinema.
Assinar:
Comentários (Atom)








