sexta-feira, 8 de março de 2002

Textos Avulsos - Edição XIII

Raul Seixas e o Alcoolismo
Qual foi a causa da morte de Raul Seixas? Ele morreu de pancreatite associada ao seu alcoolismo. Desde a juventude o Maluco Beleza tinha problemas com as bebidas. E depois dos anos 70 a coisa só piorou, isso apesar dos esforços de familiares, esposas e amigos; Raul bebia todos os dias e já amanhecia tomando um drink chamado Wi-fi que nada mais era do uma mistura de vodka com suco de laranja. 

Sem controlar o alcoolismo infelizmente o artista sucumbiu ao seu vício, morrendo precocemente no final dos anos 80. Foi encontrado morto em sua cama, no apartamento onde morava, em São Paulo, por sua empregada doméstica.

A Banda de um Disco só!
A banda de new wave Gang 90 só lançou um disco na carreira. Isso não significa entretanto que eles não tiveram sua importância dentro da história da música pop brasileira. Na verdade o disco "Essa tal de Gang 90" foi considerado um marco no surgimento do chamado rock Brasil dos anos 80. Infelizmente a banda durou pouco pois o seu líder Júlio Barroso morreu muito jovem ao cair de um prédio em São Paulo, em circunstâncias até hoje não resolvidas. 

Raul Seixas
O fim do Raul Seixas foi bem trágico. Ele estava mesmo corroído pelo alcoolismo. Tinha perdido a saúde, não tinha mais dentes na boca, por isso só se alimentava de alimentos líquídos. Uma coisa bem triste. Raul foi um artista que de certo modo pagou caro por causa de seu jeito de ser.

Apesar de ter trabalhado em gravadoras multinacionais, penso que Raul Seixas foi antes de tudo um artista independente, que fazia o que queria, cantava o que desejava. Ele foi um dos artistas que o Brasil mais deve se orgulhar. Uma pena que tenha falecido tão cedo e de modo tão trágico. O nosso país realmente não trata bem sua classe de artistas. É preciso rever esse estado de coisas. Ah e antes que me esqueça: Toca Raul! 

Pablo Aluísio. 

2 comentários: