segunda-feira, 15 de maio de 2006

O Poder da Vingança

Título no Brasil: O Poder da Vingança
Título Original: Apache Territory
Ano de Produção: 1958
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Ray Nazarro
Roteiro: Charles R. Marion, George W. George
Elenco: Rory Calhoun, Barbara Bates, John Dehner, Carolyn Craig, Tom Pittman, Leo Gordon

Sinopse:
Logan Cates (Rory Calhoun) é um cowboy errante que viaja pelo país; Ao chegar no Arizona acaba entrando em pleno território Apache. Ele está acompanhado por alguns pioneiros e um pequeno grupo de soldados. O clima deserto e hostil maltrata os viajantes, mas eles seguem em frente. A meta de todos é chegar em um forte da cavalaria situado alguns quilômetros pelo deserto adentro, entretanto antes que isso aconteça são violentamente atacados por um grupo de guerreiros Apaches. E depois disso, desse confronto sangrento, tudo acaba virando uma questão de vida ou morte no meio daquela imensidão inóspita.

Comentários:
Mais um western da Columbia que surpreende. Para os fãs de filmes de faroeste a resposta vem em um só nome: Ray Nazarro! Cineasta bem subestimado, ele rodou algumas das mais criativas fitas de western dos anos 1950. Seu estilo procurava ser o mais realista possível, mostrando a dificuldade de se cruzar um deserto como aquele, onde em estado de necessidade extrema, os verdadeiros aspectos das personalidades dos personagens iam sendo revelados. O filme foi estrelado pelo ator Rory Calhoun, um eficiente intérprete para esse tipo de produção. Outro aspecto digno de nota é que o roteiro do especialista Charles R. Marion mostrava algo que era bem comum e recorrente naqueles anos duros, o rapto e sequestro de mulheres brancas por indígenas, algo pouco falado nos dias de hoje. Afinal havia uma guerra entre brancos e nativos e nessa guerra valia de tudo, algo que passsava bem longe dos tratados de paz. Assim deixo a dica desse faroeste chamado "Apache Territory", um filme que mostra o lado mais cruel daqueles tempos de sangue e morte no deserto.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Cinema Clássico, Western,
    O Poder da Vingança´
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Não já filme, por mais realista que seja, ou bem intencionado como esse, que consiga mostrar uma filigrana do horror que foi a vida dessas pessoas nesse período de disputa entre apaches e os conquistadores. No dia que algum diretor fizer como o Mel Gibson fez com seu Jesus Cristo, que até o Papa disse "foi assim mesmo", aí sim teremos uma base do martírio desse povo.

    ResponderExcluir
  3. Os Apeches faziam guerrilha. E o exército azul dos Estados Unidos, a cavalaria, não tinha treinamento para enfrentar esse tipo de guerra. Acabou que muitos soldados foram mortos e estão até hoje enterrados no deserto daquele país, em covas rasas e sem identificação. Viraram parte das areias do próprio deserto escaldante.

    ResponderExcluir
  4. É verdade Serge. Nenhum filme captou a brutalidade da coisa toda. O fator indicação de idade pesou muito. Se toda a crueldade fosse mostrada nas telas os filmes de western só poderiam ser assistidos por maiores de 18 anos e o público desse tipo de filme era justamente o de jovens.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Erick, os soldados eram enterrados ali mesmo. Muitas covas desapareceram para sempre. Aconteceu o mesmo com a Sétima Cavaleria do General Custer. Hoje há um monumento no local do massacre, mas muitos dos corpos nunca foram encontrados.

    ResponderExcluir