terça-feira, 16 de maio de 2006

Matar para Viver

Clássico filme criminal, com um elenco acima da média. Basicamente temos aqui a história de um crime. Nardo Denning (Ray Milland) é um criminoso, acusado de roubo e assassinato, que resolve fugir desesperadamente em direção ao México e no caminho faz de refém Ben Cameron (Anthony Quinn), um pobre rancheiro e sua esposa Margaret (Debra Paget). A intenção é que eles o guiem através do deserto para que o fugitivo alcance o mais rápido possível a fronteira, pois se conseguir deixar os Estados Unidos em direção a alguma cidade mexicana estará finalmente livre das garras da lei de seu país.

O cineasta Allan Dwan conseguia realizar bons filmes mesmo quando lidava com material de qualidade inferior. Um exemplo é esse muito interessante "The River's Edge". O que era para ser apenas um thriller B de suspense e tensão acabou virando um belo estudo psicológico dos três principais personagens. Isso fica bem nítido em Margaret (Debra Paget), que durante o período em que fica refém começa a oscilar entre o seu próprio sequestrador e seu marido, um homem trabalhador mas pobre e sem grandes perspectivas em seu futuro. Ben (Milland), o criminoso, acaba exercendo sobre ela uma indisfarçável fascinação pois é um sujeito durão que não está disposto a aceitar o destino que parece lhe ter sido reservado.

Mesmo sendo um assassino ele acaba despertando algo em Margaret, simplesmente por causa de sua personalidade forte. Sob esse ponto de vista Ray Milland está realmente ótimo em cena, valorizado ainda mais pelas cenas mais viscerais da produção, como a intensa luta corporal final contra Anthony Quinn, esse sim um ator que ficou mais conhecido por causa de suas atuações mais físicas e passionais. Milland, que sempre foi considerado um ator mais refinado, se despe de maiores vaidades para dar mais realidade ao seu papel. Uma ótima caracterização, sem dúvida. Um belo filme, que ultimamente tem sido redescoberto por cinéfilos americanos por causa de sua ótima proposta de desenvolver melhor psicologicamente todos os personagens do roteiro. Acima da média do que era produzido na época nesse nicho cinematográfico.

Matar para Viver (The River's Edge, Estados Unidos, 1957) Estúdio: Twentieth Century Fox / Direção: Allan Dwan / Roteiro: Harold Jacob Smith, James Leicester / Elenco: Ray Milland, Anthony Quinn, Debra Paget / Sinopse: Criminoso procurado pela polícia, decide fugir e para isso pratica mais um ato impensado e perigoso, que colocará em risco a vida de várias pessoas ao seu redor. E tudo isso acaba indo em direção a uma situação de se matar para se viver.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Cinema Clássico
    Matar para Viver
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. A Debra Paget era uma coisa de louco. Tinha o homem mais rico do mundo e o Elvis apaixonados por ela ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  3. É verdade. E depois de um tempo, quando eles passaram em sua vida, ela começou a fazer uns filmes cada vez mais sensuais. Foi ficando mais velha e mais livre daquela imagem de mocinha romântica dos anos 50.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. A Priscilla Presley perfeota para o Elvis, que acabou pegando o clone e deu errado.

      Excluir