terça-feira, 9 de julho de 2013

True Lies

Mais uma parceria entre o diretor James Cameron e o ator Arnold Schwarzenegger. Ambos tinham se dado extremamente bem nos filmes da série “O Exterminador do Futuro” e voltavam a trabalharem juntos novamente. A diferença é que aqui nada é levado muito à sério. De fato o filme tem uma levada mais para o humor, chegando ao ponto de fazer piada até mesmo com os clichês mais recorrentes dos filmes de ação. Aliás o ator Arnold Schwarzenegger vinha cada vez mais tentando emplacar nessa linha mais divertida, principalmente após o sucesso de “Irmãos Gêmeos”, uma fita com muito bom humor que acabou sendo muito bem sucedida nas bilheterias. O que parecia evidente é que Schwarzenegger queria deixar a atitude de durão quebra ossos de lado para vender uma imagem mais simpática, como um gigante de músculos bem mais amável e boa praça. Já James Cameron procurava por outro grande sucesso comercial na carreira. Ele nunca escondeu o fato de fazer filmes para as massas, para o grande público. Sempre foi um cineasta especializado em blockbusters e nunca escondeu isso de ninguém.

Com ótimos efeitos especiais “True Lies” contava em seu enredo a estória de Harry Tasker (Arnold Schwarzenegger), um agente secreto do governo americano especializado em terrorismo internacional que esconde sua verdadeira função até mesmo da esposa com quem está casado há vários anos. Ela pensa que o maridão nada mais é do que um vendedor de produtos de informática. A esposa Helen (Jamie Lee Curtis, em caracterização divertida), então decide sair da rotina ao se envolver com alguém mais perigoso e menos banal que seu marido. Assim começa a se sentir atraída por Simon (Bill Paxton), um vendedor de carros que diz ser espião (embora não seja coisa nenhuma!). É na realidade do extremo oposto de seu marido que é um espião de verdade disfarçado de homem comum. Após vários desencontros a entediada esposa termina se envolvendo de verdade em um caso extremamente perigoso de terrorismo cujo alvo principal é justamente o seu esposo. Como se pode perceber “True Lies” mescla uma comédia de costumes com um filme de ação desenfreada. A estranha combinação deu muito certo, por mais estranho que isso possa parecer, e deu a Arnold Schwarzenegger e James Cameron mais um grande sucesso de bilheteria em suas carreiras. Curiosamente o filme nunca teve uma seqüência. Por anos se especulou que o ator se uniria novamente a Cameron para levar a estória adiante mas isso definitivamente nunca aconteceu. Quem sabe um dia venha a acontecer, embora nessa altura do campeonato seja bastante improvável.

True Lies (Idem, Estados Unidos, 1994) Direção: James Cameron / Roteiro: Claude Zidi, Simon Michaël / Elenco: Arnold Schwarzenegger, Jamie Lee Curtis, Tom Arnold, Bill Paxton, Tia Carrere / Sinopse: Agente do governo americano esconde seu trabalho por anos da esposa mas agora terá que revelar tudo uma vez que ela também vira alvo dos bandidos internacionais.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Publicado originalmente no blog Cine Action
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O último filme de Arnold que vi com ele como protagonista...Divertidíssimo!

    ResponderExcluir
  4. Nunca mais assistiu um filme com Ele? Algo que me surpreende...

    ResponderExcluir