quinta-feira, 4 de julho de 2013

O Guarda-Costas

Um dos maiores sucessos da carreira de Kevin Costner também foi um dos mais fracos momentos de sua filmografia. “O Guarda-Costas” tinha um roteiro dos mais clichês, com Costner em um papel sem maior importância, servindo basicamente de escada para a cantora e estrela Whitney Houston. Aliás o estrelismo dela provavelmente seja a única razão para a existência desse filme sem grandes atrativos. Ela interpreta Rachel Marron, uma grande diva da música e do cinema (olhem só que falta de originalidade!) que começa a ser ameaçada por diversas cartas anônimas. Preocupada com sua segurança um ex-agente do serviço secreto, especializado em proteção de autoridades, Frank Farmer  (Kevin Costner), é contratado para manter a artista a salvo de possíveis atentados à sua vida. Não demora muito para que ambos comecem a sentir uma irresistível atração mútua. Frank porém resiste ao possível enlace romântico já que tem outros objetivos a alcançar.

“O Guarda-Costas” fez um grande sucesso de bilheteria apesar de suas falhas de roteiro, atuação (Whitney Houston não era de fato uma boa atriz) e principalmente direção (o diretor Mick Jackson parece negligente com o filme, do começo ao fim). Mesmo com tudo isso contra caiu no gosto popular. Mas afinal qual foi o segredo de seu grande êxito comercial? Muito simples, o filme foi salvo pela musicalidade de Whitney Houston que emplacou um grande hit na época, "I Will Always Love You", canção que transformou a trilha sonora em um recordista de vendas, com 10 milhões de cópias vendidas apenas no mercado americano. A canção ficou por 14 semanas em primeiro lugar na Billboard e obviamente ajudou a promover o filme para o grande público. As demais canções da trilha sonora também alcançaram boa repercussão nas paradas, principalmente "I'm Every Woman" e "I Have Nothing". Como se vê musicalmente temos algumas canções que marcaram época.  Já do ponto de vista exclusivamente cinematográfico não há como negar, é realmente um filme fraco que deixa bastante a desejar em vários aspectos.

O Guarda-Costas (The Bodyguard, Estados Unidos, 1992) Direção: Mick Jackson / Roteiro: Lawrence Kasdan / Elenco: Kevin Costner, Whitney Houston, Gary Kemp / Sinopse: Atriz e cantora famosa se apaixona por seu Guarda-Costas, que é contratado para lhe proteger de várias ameças enviadas a ela através de cartas anônimas.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Pablo:

    A ironia é que, como você já disse, esse filme foi feito para a Whitney Houston, o sucesso do mesmo se deve a fantanstica musicalidade dela (claro que o carisma do Kevin Costner ajudou muito), porém, concidentemente, após esse filme a carreira da Whitney Houston foi ladeira abaixo terminando tragiacamente com a sua morte. Não é assustador como a Teoria do Caos é verdadeira?

    PS.: Até esse filme eu achava a Whitney Houston, alem de ótima cantora, uma mulher linda, neste filme ele se mostrou um mulher feinha, insignificante e nojenta, destruiu minha idealização e, pelo seu destino, acho que a idealização de outros também.

    ResponderExcluir
  2. O tempo passa e as coisas continuam a acontecer do mesmo jeito Serge. Analisando friamente o que acabou com a Whitney Houston foi a mesma tríade de problemas que acabaram com outros artistas, inclusive Elvis. Um casamento ruim, falta de bom material para continuar no topo e drogas, muitas drogas. O resultado dessa combinação, sabemos bem, não costuma dar em boa coisa. Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Um Thriller razoável, lançado na auge do estrelato de Costner. O curioso é que esse diretor Mick Jackson fez o mais assustador filme sobre o tema guerra nuclear , THREADS (que aqui ganhou o apelativo título CATÁSTROFE NUCLEAR).

    ResponderExcluir
  5. Olhando para o passado, vejo hoje em dia esse filme como um produto bem pop. Cumpriu suas expectativas na época, mas atualmente não sei se veria novamente... quem sabe...

    ResponderExcluir