quarta-feira, 3 de julho de 2013

O Demolidor

Na época de vacas magras da carreira de Stallone, os anos 90, ele tentou se voltar para os filmes de ação ambientados no futuro. Certamente estava de olho nos sucessos de bilheteria do rival Arnold Schwarzenegger, que sempre se deu muito bem nesse universo. Além de Sly o filme ainda trazia em seu elenco duas outras estrelas em ascensão: a simpática Sandra Bullock, para atuar nas cenas de alivio cômico e Wesley Snipes como o vilão da estória, um perigoso criminoso do século XX que é trazido de volta à vida depois de muitos anos. O mundo em que ele retorna é bem diferente daquele em que viveu, pois a criminalidade praticamente desapareceu e os policiais do futuro não têm muita coisa importante a fazer por causa disso. A trama é levemente baseada no famoso livro “Brave New World” de autoria de Aldous Huxley mas não espere nada de muito profundo ou marcante, já que “O Demolidor” é um filme de muita ação e não pretende ser mais do que isso.

Em termos de boas cenas de pancadaria e pirotecnia até que o filme se sai bem. O problema é que as piadinhas de certa forma minam o resultado final. Se “O Demolidor” tivesse adotado um tom mais sério e focado, principalmente investindo melhor no duelo dos dois principais personagens o filme teria sido bem melhor recebido pelo público e pela critica. Do jeito que está agradou apenas parcialmente o público de Stallone e em contrapartida não conseguiu trazer, por exemplo, as fãs de Sandra Bullock para as filas nas bilheterias dos cinemas. Por falar em Sandra Bullock ela recebeu mais uma de suas inúmeras indicações ao Framboesa de Ouro de pior atriz. De fato ela parece bem fora de seu ambiente nesse filme, mostrando que sua personagem, uma policial do futuro, não faz a menor falta na trama principal. Na época recordo que “O Demolidor” funcionava muito melhor no mercado de vídeo, algo que se repete atualmente. Visto como um programa descontraído e descompromissado o filme funciona razoavelmente bem. Não leve muito à sério e se divirta.

O Demolidor (Demolition Man, Estados Unidos,1993) Direção: Marco Brambilla / Roteiro:  Peter M. Lenkov, Robert Reneau / Elenco: Sylvester Stallone, Wesley Snipes, Sandra Bullock / Sinopse: No futuro um perigoso criminoso do passado é trazido de volta à vida causando muitos problemas para as forças policiais daquela época.

Pablo Aluísio.

2 comentários: