sábado, 6 de julho de 2013

Redenção

Esse é o novo filme do ator Jason Statham. Está sendo lançado com dois títulos diferentes, um no mercado britânico e outro nos Estados Unidos, cujas distribuidoras sempre procuram por um nome mais comercial frente ao público americano. Aqui Jason interpreta Joey Jones, um veterano inglês da guerra do Afeganistão. Após ver seu pelotão ser dizimado por inimigos ele acaba perdendo a razão e sai a esmo no meio de civis afegãos procurando por vingança. Escolhendo ao acaso  suas vitimas ele comete vários crimes de guerra ao executar pessoas inocentes (chegando ao ponto de enforcar um pai de família na frente de seus filhos apenas para saciar seu instinto de retaliação). Após esses fatos lamentáveis ele é desligado das forças armadas e levado a uma corte marcial mas antes que isso aconteça foge, indo morar nas ruas de Londres, vivendo praticamente como um sem-teto, um vagabundo qualquer. Sofrendo de problemas psicológicos ele acaba sendo espancado e na ânsia de fugir encontra um belo apartamento cujo morador ficará em Nova Iorque até o verão.

A partir desse ponto sua vida começa a mudar para melhor. Ele começa a se vestir bem, cuidar de sua aparência e acaba arranjando emprego como motorista de um membro da máfia chinesa em Londres. Também não esquece das pessoas que lhe ajudaram quando estava na sarjeta, entre elas uma freira católica e uma jovem que também era moradora de rua como ele. Quando essa é brutalmente morta ele resolve procurar por seu assassino, o que o traz de volta psicologicamente para seus dias de combate no Afeganistão. Temos aqui um bom filme, realmente acima da média das produções estreladas por Jason Statham. Não se trata apenas de mais um filme de pura ação e pancadaria do ator. De forma surpreendente no roteiro há toda uma preocupação em desenvolver bem os personagens principais.  No geral é um filme que provavelmente agradará tanto aos fãs dos filmes do estilo mais brucutu de Statham quanto dos que querem apenas assistir a uma película com uma boa estória. Se trata de mais um ponto positivo na filmografia de Jason Statham, que vem desempenhando muito bem o papel de legitimo herdeiro dos antigos astros de filmes de ação da década de 80.

Redenção (Redemption /  Hummingbird, Estados Unidos, Inglaterra, 2013) Direção: Steven Knight / Roteiro: Steven Knight / Elenco: Jason Statham, Agata Buzek, Vicky McClure / Sinopse: Joey (Statham) é um veterano de guerra que para fugir da corte marcial vai parar nas ruas de Londres, vivendo como sem-teto. Após ser brutalmente espancado resolve mudar os rumos de sua vida. Entra para a máfia chinesa e procura ajudar uma jovem freira católica em seus atos de caridade com os mais pobres. No fundo ele busca por algum tipo de redenção pelos crimes que cometeu.

Pablo Aluísio.

Um comentário: