segunda-feira, 8 de julho de 2013

Atividade Paranormal 3

Um jovem casal e suas duas pequenas filhas começam a notar alguns barulhos e acontecimentos estranhos na casa onde moram. O marido que trabalha filmando casamentos resolve então colocar seu equipamento para filmar automaticamente a residência durante as madrugadas. Para piorar ainda mais a situação a filha mais jovem afirma ter um amigo imaginário chamado Toby, que conversa e interage com ela todos as noites. As imagens captadas pelas câmeras ao redor da casa irão revelar o que de fato está acontecendo. “Atividade Paranormal 3” é mais um filme da franquia mockumentary mais bem sucedida do cinema atual. Conhecido por alguns como “falso documentário” essa estética procura recriar os registros amadores, ou seja, filmagens caseiras, não profissionais, feitas por pessoas comuns em situações excepcionais. Desde “A Bruxa de Blair” que essa forma de filmar vem ocupando cada vez mais espaço no gênero terror e encontra aqui em “Atividade Paranormal” um ótimo veículo comercial, já que todos os filmes da franquia foram bem sucedidos de bilheteria.

Nesse em particular o enredo é um pouco mais fantasioso do que os demais. Os sustos não são tantos mas a imersão em uma trama que envolve bruxas e magia negra faz uma curiosa ligação com, ora vejam só, o clássico mockumentary definitivo, o já citado “A Bruxa de Blair”. Como os espectadores já estão acostumados essa série exige uma certa dose de paciência pois são muitos os momentos em que ficamos assistindo cenas supostamente gravadas de forma amadora sem que nada de importante aconteça de fato. Mesmo assim há pelo menos dois bons sustos nas cenas do armário e na cozinha com o pano em forma de fantasma. Fora isso nada de muito especial ou digno de nota. Nada de efeitos especiais caprichados ou cenas espetaculares como convém a essa franquia “Atividade Paranormal”. É a tal coisa, caso você gosta do estilo pode assistir sem receios mas se essa não for sua praia não adianta insistir pois é de maneira em geral mais do mesmo.

Atividade Paranormal 3 (Paranormal Activity 3, Estados Unidos, 2011) Direção: Henry Joost, Ariel Schulman / Roteiro: Christopher Landon, Oren Peli / Elenco: Lauren Bittner, Christopher Nicholas Smith / Sinopse: Família é atormentada por estranhos fenômenos paranormais que são atribuídos ao amigo imaginário de um das garotinhas.

Pablo Aluísio.

Um comentário: