sexta-feira, 26 de julho de 2013

O Náufrago

A ideia partiu do próprio ator Tom Hanks. Certo dia ele imaginou o que aconteceria com um homem moderno que fosse abandonado no meio da natureza, tendo que se virar apenas com os recursos naturais para sobreviver. Assim Hanks pensou em um executivo da famosa empresa FedEx que após sofrer um acidente acaba indo parar numa ilha deserta, perdida no meio do Oceano. Sem ninguém por perto, tendo que lutar por sua sobrevivência o náufrago começa a tentar manter sua saúde e sanidade. Sem ter com quem conversar chega ao ponto de transformar uma bola de vôlei em seu “amigo” e companheiro Wilson (o nome da fábrica onde a mesma foi produzida). Quem comprou mesmo a ideia de Hanks, que inicialmente era muito simples e primitiva foi o diretor Robert Zemeckis, da série “De Volta Para o Futuro”. Ele achou genial esse argumento em que um homem civilizado, que vive no meio de um sistema capitalista consumista, teria que viver como seus antigos antepassados primitivos. Um choque cultural sem precedentes.

Para recriar o clima de primitivismo o diretor e o ator decidiram que o filme teria o menos possível de trilha sonora (apenas o som do ambiente seria utilizado como som incidental) e quase nada de diálogos (afinal Hanks passaria praticamente o filme inteiro sozinho em cena). O resultado final se mostrou muito bom, muito atraente e diferente. O clima de isolamento foi acentuado pelas decisões tomadas por Hanks e Zemeckis. Ao mesmo tempo o espectador também se sente completamente atraído pela beleza natural do lugar onde o filme foi realizado (no Pacífico Sul existem realmente ilhas que mais parecem a versão do paraíso na Terra como vemos aqui em Fiji). Some-se a isso a boa atuação de Tom Hanks (que entre outras coisas teve que passar por um regime brutal para chegar no peso ideal de alguém perdido no meio do nada) e você terá uma película realmente diferenciada, que ao mesmo tempo funciona como ótimo entretenimento.

O Náufrago (Cast Away, Estados Unidos, 2000) Direção: Robert Zemeckis / Roteiro: William Broyles Jr, Tom Hanks (não creditado) / Elenco: Tom Hanks, Paul Sanchez, Lari White / Sinopse: Um executivo após um acidente acaba indo parar numa ilha isolada do Pacífico Sul onde terá que lutar por sua sobrevivência.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Pablo:

    Eu já ouvi alguns engraçadinhos dizerem que a bola é melhor atriz que o Tom Hanks. Eu penso ao contrário, acho que o Tom Hanks é tão bom que nos faz acreditar que uma bola tem vida própria e essa bola interpreta uma bola companheira.

    ResponderExcluir
  2. Ele certamente é um bom ator mas ainda prefiro aquele comediante simpático da década de 80. Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir