segunda-feira, 29 de julho de 2013

Mama

Finalmente um filme de terror da safra mais recente que realmente fica acima da média. Logo no começo da trama um pai desesperado entra em casa e leva suas duas pequenas filhas para o carro. Ele havia acabado de cometer um crime em sua empresa e decide buscar suas duas garotinhas antes que a polícia chegue. Dirigindo a esmo, no meio da neve, emocionalmente perturbado, logo perde o controle do veículo que derrapa e sai da pista, indo parar no meio de uma floresta sombria. Depois de verificar se as crianças estão bem ele sai novamente sem destino, no meio da floresta, até encontrar uma velha cabana abandonada, uma pequena choupana com ares de estar abandonada há muito tempo. E nesse momento que as coisas começam a se complicar pois o local parece ser assombrado por uma entidade sobrenatural que não parece estar nada contente com sua presença. Porém em relação às crianças desenvolve um ar maternal, numa relação complicada de entender ou explicar. Logo passa a ser chamada pelas meninas de “Mama”.

Esse filme tem vários méritos mas o principal é apostar no suspense ao invés do terror explicito, gore. Tudo vai acontecendo aos poucos. As duas garotas voltam para a civilização cinco anos depois, ao serem encontradas por seu tio, mas começam a apresentar um comportamento errático, andando como animais da floresta, sem condições de suportar qualquer contato físico com outro ser humano. O roteiro mostra a complicada adaptação das meninas enquanto eventos inexplicáveis começam a acontecer na casa de seu tio para onde elas são levadas. As duas jovens atrizes dão show de talento, principalmente a mais jovem que se comporta de maneira selvagem. O diretor Andres Muschietti conseguiu realizar uma obra que realmente agrada aos fãs de filmes de terror da velha escola. Apesar de ser apenas produtor não há como negar que sentimos a mão de Guilhermo Del Toro em diversas partes da película, em especial na caprichada direção de arte. Enfim fica a recomendação desse “Mama”, um terror atual com sabor dos antigos filmes do gênero. Muito bom.

Mama (Mama, Canadá, Espanha, 2013) Direção: Andres Muschietti / Roteiro: Neil Cross, Andres Muschietti, Barbara Muschietti / Elenco: Jessica Chastain, Nikolaj Coster-Waldau, Megan Charpentier, Daniel Kash, Julia Chantrey / Sinopse: Duas garotinhas acabam ficando por cinco anos perdidas no meio de uma floresta sombria sendo salvas por uma entidade sobrenatural ao qual chamam de “Mama”! Após serem resgatadas elas voltam para a civilização mas com uma inesperada e sinistra companhia!

Pablo Aluísio. 

Um comentário: