sábado, 29 de dezembro de 2012

10 Curiosidades sobre o Filme O Aviador


10 Curiosidades sobre o Filme O Aviador

Aqui estão 10 curiosidades sobre o filme O Aviador (2004), dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio no papel de Howard Hughes:

1. Obra baseada em fatos reais – O filme retrata a vida de Howard Hughes, magnata excêntrico, produtor de cinema e pioneiro da aviação, famoso por sua genialidade e obsessões.

2. Leonardo DiCaprio como produtor – Além de protagonista, DiCaprio também produziu o filme, pois era fascinado pela vida de Hughes e queria muito levar sua história ao cinema.

3. Envolvimento de Michael Mann – O diretor Michael Mann (O Informante, Fogo Contra Fogo) foi inicialmente cotado para dirigir, mas preferiu ficar apenas como produtor.

4. Oscar para Cate Blanchett – A atriz venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante interpretando Katharine Hepburn. Foi a primeira vez que uma atriz ganhou um Oscar interpretando outra vencedora do Oscar.

5. Estilo visual inspirado em Hollywood clássica – Scorsese recriou as cores de acordo com a evolução do cinema: nas primeiras cenas, a fotografia imita o Technicolor dos anos 20 e 30; depois, vai se tornando mais realista.

6. Aviação realista – Muitos dos aviões mostrados no filme foram réplicas fiéis construídas especialmente para a produção. A equipe consultou engenheiros e especialistas em história da aviação.

7. Grande orçamento – Custou cerca de US$ 110 milhões, sendo um dos filmes mais caros da carreira de Scorsese até então.

8. Cinco Oscars conquistados – Além de Cate Blanchett, o filme venceu Melhor Fotografia, Direção de Arte, Figurino e Montagem. Ao todo, teve 11 indicações.

9. Preparação intensa de DiCaprio – O ator estudou a fundo o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) de Hughes, conversando com médicos e especialistas para interpretar de forma realista suas manias e crises.

10. Cenário histórico fiel – Foram reconstruídos locais icônicos, como o famoso Spruce Goose, avião gigante projetado por Hughes. A escala da reconstituição impressionou pela fidelidade histórica.

Um comentário: