quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Premonição 5

Eu particularmente nunca fui muito fã dessa franquia Premonição. Na realidade curto mais quando há um assassino serial em cena ao estilo Jogos Mortais ou Sexta Feira 13. Em Premonição o "ceivador" é a própria morte que obviamente nunca aparece mas que vem buscar a vida de quem foi salvo dela por alguém que teve alguma premonição antes da tragédia ocorrer. A fórmula é essa e não muda nesse novo flme da série. Assistindo ao filme fiquei pensando como o ser humano é masoquista e abutre. Só isso explica o sucesso desses filmes até porque o roteiro não passa de uma sucessão de mortes horrendas, uma atrás da outra. Os personagens não tem profundidade nenhuma e só estão lá esperando a hora de ir para o buraco. 

Então se o filme não tem roteiro, nem interpretação e nem direção a única razão de existir é aquele sentimento carniceiro de quem vê os outros se dando mal e fica lá curtindo a cena! rs. O filme tem um elenco de gente desconhecida e nenhum chama atenção. As mortes variam desde as cômicas (do cara na massagem japonesa) até as que dão agonia (como da garota no oftalmologista). Só não consegui entender como um filme tem uma cena inicial de alto impacto numa ponte indo ao fundo do mar ao mesmo tempo em que mostra um clímax mixuruca numa cozinha de restaurante! Isso é o que eu chamo de inversão de valores do roteiro. Em suma, "Premonição 5" é mais do mesmo. Uma morte sucede outra que sucede outra e nada mais do que isso. Se faz o seu estilo faça bom proveito.  

Premonição 5 (Final Destination 5, Estados Unidos, 2011) Direção: Steven Quale / Roteiro: Eric Heisserer, Jeffrey Reddick / Elenco: Nicholas D'Agosto, Emma Bell, Arlen Escarpeta / Sinopse: Sobreviventes de um colapsto de uma ponte acabam encontrando a morte de diversas formas tempos depois. 

Pablo Aluísio.

Um comentário: