quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Como Esquecer

Professora universitária (Ana Paula Arósio) tenta superar a dor do fim de seu relacionamento com uma mulher. Devastada emocionalmente ela não encontra forças para seguir em frente no trabalho, na vida social e nas amizades. Esse filme "Como Esquecer" é bem interessante. Primeiro ele mostra um relacionamento lésbico sem transformar isso em bandeira do movimento gay. Isso é um ponto positivo pois o roteiro não se torna panfletário, simplesmente mostrando duas pessoas apaixonadas. Outro aspecto a elogiar é a sempre marcante presença de Ana Paula Arósio. Eu conheço seu trabalho há muito tempo e sempre a achei muito digna em suas atuações. Ela tem uma dicção perfeita e sempre consegue se impor, não importa o papel. A Arósio é tão classuda que até mesmo quando interpreta uma prostituta (como em Hilda Furacão) se sai bem. Na realidade confesso que sou fã dela como atriz. O elenco de apoio também é muito bom, bem simpático. O Murilo Rosa aqui faz um amigo gay da personagem da Ana Paula Arósio. Ele inclusive rouba algumas cenas da colega. Isso se deva talvez ao fato de seu personagem ser "pra cima", animado, de bem com a vida.

O filme foi dirigido por uma mulher, Malu de Martino que só tinha feito um longa de repercussão antes: "Mulheres do Brasil" mostrando a realidade de cinco diferentes mulheres em várias regiões de nosso país. Ela é boa diretora como bem demonstra aqui em "Como Esquecer". Tudo é muito sutil, delicado e apesar de mostrar um tema que poderia ser polêmico evita o sensacionalismo disponibilizando um retrato muito humano da vida da professora. Vale a pena conferir. "Como Esquecer" mostra que há lugar no cinema brasileiro também para o bom gosto e a sutileza.

Como Esquecer (Como Esquecer, Brasil, 2010) Direção: Malu de Martino / Com Ana Paula Arósio, Murilo Rosa, Natália Lage, Bianca Comparato e Arieta Corrêa / Sinopse: Professora universitária (Ana Paula Arósio) tenta superar a dor do fim de seu relacionamento com uma mulher. Devastada emocionalmente ela não encontra forças para seguir em frente no trabalho, na vida social e nas amizades.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir