quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Albert Nobbs

Imagine ficar órfã pelas ruas de Dublin na Irlanda no século 19, exposta a todo tipo de violência, seja moral ou sexual. A situação piora e muito se for apenas uma garotinha indefesa chegando na puberdade. Por puro instinto de sobrevivência então a pequena órfã troca de nome e de identidade sexual se transformando em um personagem chamado Albert Nobbs. Passando por um garoto as chances de sofrer mais agressões automaticamente diminuem. Essa é a premissa extremamente instigante do novo filme do diretor Rodrigo Garcia, um talentoso cineasta que só agora está despontando para filmes de maior repercussão. Como todos já sabemos, pelas indicações e prêmios, o filme tem uma estrela que o domina da primeira à última cena: Glenn Close. Seu trabalho como o tímido e estranho Nobbs impressiona certamente. Na minha opinião grandes atuações são aquelas em que os intérpretes conseguem sumir dentro de seus personagens. É justamente o que ocorre aqui. Glenn Close desaparece de cena e só conseguimos visualizar o garçom Albert Nobbs. Que grande talento tem essa atriz! Infelizmente não teve o reconhecimento que merecia pois em um ano extremamente competitivo na categoria foi superada por Meryl Streep em "Dama de Ferro", um filme fraco com uma atuação monstruosa da atriz americana fazendo a primeira ministra inglesa Margareth Thatcher.

Se não fosse por essa infeliz coincidência Glenn Close certamente teria levado o prêmio da Academia. Seria mais do que merecido uma vez que o projeto da produção foi fruto de muito empenho pessoal da própria atriz. Lutando por financiamento ela foi à luta para levar esse texto para as telas. Está inclusive creditada como uma das roteiristas. Sua história com Albert Nobbs vem de longe pois há muitos anos Close interpretou o mesmo papel no teatro. Certamente pela riqueza do texto ela sabia que tinha uma potencial obra prima em mãos. Seus esforços são dignos de aplausos. Tudo é de muito bom gosto no filme - figurinos, reconstituição de época, cenários, tudo impecável. O elenco de apoio também está brilhante com destaque para Janet McTeer que também recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor atriz coadjuvante por seu papel de Mr. Page. Em conclusão é isso, "Albert Nobbs" traz excelentes questões sobre identidade sexual, abandono, sonhos, projetos de vida, pobreza e de quebra mostra que a estratificada sociedade britânica pode ser tão cruel como a de qualquer outro país periférico do terceiro mundo. Está mais do que recomendado.

Albert Nobbs (Albert Nobbs, Reino Unido / Irlanda, 2012) Direção: Rodrigo García / Roteiro: Glenn Close, John Banville baseado no conto de George Moore / Elenco: Glenn Close, Mia Wasikowska, Aaron Johnson, Janet McTeer / Sinopse: No Século XIX Albert Nobbs (Glenn Close) é um garçom de um hotel na cidade de Dublin. Lá conhece Hubert Page (Janet McTeer), um trabalhador que eventualmente faz serviços no hotel onde trabalha. Para sua surpresa descobre que assim como si próprio o Sr. Page também tem um grande segredo a esconder.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.7

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir