sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Lockout

Numa estação espacial transformada em prisão de segurança máxima um grupo de prisioneiros de alta periculosidade inicia uma rebelião exigindo sua liberdade e volta para a terra. Entre os reféns estão guardas, cientistas, funcionários e... a filha do presidente dos Estados Unidos. Para libertá-la o governo americano envia Snow (Guy Pearce) um ex-militar com treinamento altamente especializado. "Lockout" nasceu de uma idéia original do cineasta Luc Besson. Quem o conhece já sabe de antemão o que irá encontrar nesse filme. A produção tem ritmo alucinante, muita ação incessante e todos os clichês que você já viu em centenas de filmes de prisão antes. O único diferencial aqui é a prisão que está em órbita e os prisioneiros que são mantidos numa espécie de congelamento até o fim do cumprimento de suas penas. O clima high tech se completa pela própria prisão em si, fortemente armada e mais parecendo uma nave espacial da franquia Aliens. Snow, o personagem de Guy Pearce, faz o estilo durão espirituoso, enquanto distribui suas bordoadas e tiros vai sacando uma piadinha irônica atrás da outra, como nos filmes de ação da década de 1980. 

A atriz que contracena com Pearce, fazendo o papel da filha do presidente dos EUA, é a bonita Maggie Grace, que mais parece uma Charlize Theron mais jovem. Ela não tem muito o que fazer em cena além de correr, pular e atirar mas até que não se sai mal no final das contas. Além de bonita também é carismática. Embora seja um projeto de Luc Besson ele não assina a direção. Aliás o cineasta ultimamente tem preferido colocar outros diretores para levar em frente suas idéias. Como virou figurinha fácil em jurís de festivais de cinema mundo afora não cairia bem a ele assinar um filme como esse, de pura ação e pancadaria, até porque ele quer mesmo é posar de cineasta de arte, culto, intelectual e todas essas coisas (embora não se furte em ganhar dinheiro com produções bem comerciais como essa). Assim "Lockout" foi dirigido pela dupla James Mether e Stephen St. Leger, ambos sem filmes de maior expressão no currículo. Dentro da proposta do filme até que não se saem mal. A produção, embora com orçamento bem modesto, consegue lidar bem com o tema que naturalmente exige muitos efeitos digitais. Eles estão lá certamente, são corretos e não fazem feio (embora também não consigam encher os olhos do espectador). No saldo final o filme consegue entreter sem maiores pretensões. O roteiro tem muitos clichês, isso é certo, mas até que dribla bem esse problema. Se você estiver interessado em assistir um filme de prisão diferente, com todo mundo no espaço, pode até ser uma boa pedida. 

Lockout - Sequestro no Espaço (Lockout, Estados Unidos / França, 2012) Direção: James Mather, Stephen St. Leger / Roteiro: Luc Besson, Stephen St. Leger, James Mather / Elenco: Guy Pearce, Maggie Grace, Peter Stormare / Sinopse: Numa estação espacial transformada em prisão de segurança máxima um grupo de prisioneiros de alta periculosidade inicia uma rebelião exigindo sua liberdade e volta para a terra. Entre os reféns estão guardas, cientistas, funcionários e... a filha do presidente dos Estados Unidos. Para libertá-la o governo americano envia Snow (Guy Pierce) um ex-militar com treinamento altamente especializado.  

Pablo Aluísio.

Um comentário: