segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Solomon Kane

Mais um filme baseado em um personagem inspirado na chamada literatura pulp fiction (que depois viraria Graphic Novel). Solomon Kane foi criado pelo mesmo autor de Conan, Robert E. Howard. Embora tenha seus admiradores nunca conseguiu igualar a popularidade do famoso bárbaro. Assim como acontece com Conan, Solomon vive em um mundo onde magia e violência convivem simultaneamente. Se você for fã de quadrinhos muito provavelmente vai gostar. Solomon Kane é um ex-mercenário arrependido que vendeu a alma ao diabo em troca de fortuna e sucesso em suas campanhas militares. Quando o próprio Satã vem pedir a recompensa ele vai para um convento tentar escapar do diabo. Depois é expulso de lá e assim começa a aventura do filme... 

A produção em si é modesta mas bem feita. Não há uso exagerado de efeitos digitais, só na cena final temos uma maior presença de efeitos (quem curte monstros digitalmente produzidos provavelmente vai gostar do visual do enviado de satã). Em contrapartida o filme é bem fotografado e durante toda a projeção demonstra ter uma razoável mas eficaz direção de arte. Não há grandes astros no elenco, o mais conhecido é Max Von Sydow que só aparece em duas cenas, embora sejam vitais para a trama do filme. Como divertimento ligeiro, se você não tiver nada para fazer em um domingão sonolento, até cai bem. Em essência é um capa e espada com toques sobrenaturais, misturada com bastante fantasia religiosa. Não é uma maravilha de filme mas os fãs de HQs não reclamarão, pelo menos assim acredito.  

Solomon Kane (Solomon Kane, Estados Unidos, 2009) Direção: Michael J. Bassett / Roteiro: Michael J. Bassett baseado no personagem "Solomon Kane" criado por Robert E. Howard / Elenco: James Purefoy, Max Von Sydow, Lucas Stone / Sinopse: Solomon Kane é um ex-mercenário arrependido que vendeu a alma ao diabo em troca de fortuna e sucesso em suas campanhas militares. Quando o próprio Satã vem pedir a recompensa ele vai para um convento tentar escapar do diabo. Depois é expulso de lá e assim começa a aventura do filme.  

Pablo Aluísio.

Um comentário: