domingo, 26 de fevereiro de 2012

Rio

Essa animação Rio é mais indicada para crianças pequenas, até os 12 anos, no máximo. O roteiro não traz nenhum tipo de citação pop ao estilo das demais animações americanas que estão sendo lançadas ultimamente, sendo que tudo é muito pueril, soft, bem família mesmo. Ao contrário do que foi dito por muitos críticos, a de que o filme era um verdadeiro cartão postal da cidade maravilhosa, penso que embora existam boas recriações da cidade, sua natureza não foi muito aproveitada. Várias cenas se passam dentro das favelas, no interior de barracões horrorosos e sombrios com teto de zinco. Isso tirou um bocado do brilho e da beleza natural que poderia ter sido melhor aproveitada se as sequências fossem feitas em outros ambientes.

Outro problema de Rio é que embora tenha a mão de um brasileiro por trás, o nosso país não foge de todo clichê gringo que conhecemos. Os brasileiros mostrados no filme são todos estereotipados, gente que parece só pensar em samba, futebol e carnaval. Quando não estão rebolando, estão assistindo jogos de soccer entre Brasil e Argentina na TV. Todos parecem bem pobres e moradores de favela, inclusive o garotinho afrodescendente que para variar é órfão e morador de rua - e que só tem uma camiseta surrada da seleção brasileira para usar. Enfim, pensei que não haveria tantos clichês assim em relação ao nosso povo mas me enganei. Rio, em resumo, é uma animação para crianças pequenas, com estorinha fraca e brasileiros caricaturais.

Rio (Rio, Estados Unidos, 2011) Direção: Carlos Saldanha / Roteiro: Don Rhymer, Joshua Sternin, Jeffrey Ventimilia, Sam Harper, Carlos Saldanha, Earl Richey Jones, Todd Jones / Elenco: Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, George Lopez / Sinopse; Animação ambientada no Rio de Janeiro, Brasil. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Música original (Real in Rio de Carlinhos Brown e Sérgio Mendes)

Pablo Aluísio.

Um comentário: