sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Dirty Movie

Depois de rever "Clube dos Cafajestes" eu procurei pela turma do National Lampoon nos dias de hoje. Será que ainda estariam na ativa? Acabei achando o último filme feito e produzido pela revista, chamado "National Lampoon´s Dirty Movie". Não há necessariamente um roteiro aqui - tudo se resume em um produtor picareta que deseja realizar um filme sem estória, sem roteiro, nem nada, apenas uma sucessão de piadas sujas e politicamente incorretas. Conforme ele vai tentando realizar o filme as tais piadas vão surgindo na tela. Nada escapa dessas piadas, os principais alvos são obviamente negros, gays, judeus, padres, pedófilos e loiras. Para evitar processos a turma do National Lampoon colocou todas essa anedotas racistas, homofóbicas e religiosas na boca de seus personagens. No fritar dos ovos o que importa saber é se o filme tem graça. Infelizmente apenas em termos. 

Algumas piadinhas são divertidas, não há como negar, mas outras são inevitavelmente sem graça nenhuma. Ao que parece os dias de "Clube dos Cafajestes" e "Férias Frustradas" ficaram definitivamente para trás. Não é para menos uma vez que não existe mais nenhum redator da trupe original. O auge dessa revista aconteceu justamente no final da década de 70 e começo dos anos 80. Depois com o sucesso dos filmes todos acabaram deixando a publicação. A revista sobreviveu mas o bom humor já não está mais tão criativo e inteligente. Aqui percebemos nitidamente o uso exagerado, escatológico mesmo, de textos que apelam muito para fazer rir. Não é por aí. "Dirty Movie" deixa muito a desejar. O que nos resta é torcer para que algum dia a "National Lampoon" volte a ser tão divertida como um dia foi.  

National Lampoon´s Dirty Movie (Idem, Estados Unidos, 2011) Direção: Jerry Daigle, Christopher Meloni / Roteiro: Alan Donnes, Tanner Colby / Elenco: Christopher Meloni, Mario Cantone, Emily Donahoe, Diane Neal, Stylist B. / Sinopse: Produtor picareta deseja fazer um filme apenas com piadas sujas sobre negros, padres, judeus e gays. Para conseguir seu objetivo terá que convencer um diretor politicamente correto a fazer o filme. 

Pablo Aluísio.

Um comentário: