segunda-feira, 27 de fevereiro de 2006

Bandeirantes do Norte

Título no Brasil: Bandeirantes do Norte
Título Original: Northwest Passage
Ano de Produção: 1940
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: King Vidor
Roteiro: Laurence Stallings, Talbot Jennings
Elenco: Spencer Tracy, Robert Young, Walter Brennan, Ruth Hussey, Nat Pendleton, Louis Hector

Sinopse:
Dois cowboys se reúnem aos Texas Rangers em pleno período das guerras indígenas. Quando chegam em um forte distante, no meio do velho oeste, chamado Fort Wentworth, descobrem que não há mais ninguém, nenhum militar e nenhum nativo. Nem suprimentos para sobrevivência.

Comentários:
O filme foi vencedor de um Oscar, o de fotografia, dado para a dupla formada por Sidney Wagner e William V. Skall. O título nacional é equivocado. Bandeirantes são figuras históricas do Brasil, não dos Estados Unidos. Feito essa ressalva temos aqui um bom western, estrelado pelo sempre bom e correto Spencer Tracy, aqui sob direção do veterano diretor King Vidor. Esse cineasta sempre foi considerado um profissional de estúdio, que fazia o que os produtores determinavam. Isso não significa que tenha sido um cineasta ruim, nada disso, apenas previsível. Há boas cenas, valorizadas pela região onde o filme foi realizado. Talvez um pouco envelhecido pelo tempo, esse faroeste ainda se mantém pelo seu bom roteiro, que realmente soube manter o interesse do espectador do começo ao fim.

Pablo Aluísio.

Sanha Diabólica

Título no Brasil: Sanha Diabólica
Título Original: Curse of the Undead
Ano de Produção: 1959
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Edward Dein
Roteiro: Edward Dein, Mildred Dein
Elenco: Eric Fleming, Michael Pate, Kathleen Crowley

Sinopse:
Primeiro filme que mistura os gêneros western e terror. No enredo uma pequena cidade do velho oeste é abalada por uma sucessão inexplicável de mortes de jovens mulheres. Todas surgem sem um pingo de sangue em seus corpos atacados. Os crimes surgem justamente após a chegada na cidade de um pistoleiro misterioso, um sujeito que se veste completamente de preto e que apresenta uma grande aversão à luz do sol.

Comentários:
Considerado por muitos o primeiro "Western de terror" da história! A ideia é bem criativa, mostrar um pistoleiro vampiro em uma produção realizada em plenos anos 50. A Universal era especialista em fitas de terror ao estilo Drácula, Frankestein então era natural que tentasse sempre reciclar esse tipo de produção. Como estava também interessada em entrar no lucrativo ramo dos filmes de faroeste o estúdio resolveu unir o útil ao agradável nessa produção que por via das dúvidas foi realizada com orçamento bem modesto. A crítica na época não soube muito bem como reagir a essa mistura de gêneros mas de forma em geral elogiaram a coragem da Universal em realizar um projeto tão fora do comum como esse. Revendo hoje em dia a ideia nem se mostra muito impactante - fruto do advento dos filmes trashs que sempre misturaram todos os gêneros sem muito pudor. Mesmo assim é uma curiosidade e tanto para os filmes de western (e de quebra para os amantes de filmes de vampiros também, pois não é muito comum ver um pistoleiro errante em pleno velho oeste que também é um ser da noite).

Pablo Aluísio.

domingo, 26 de fevereiro de 2006

Sangue de Pistoleiro

Título no Brasil: Sangue de Pistoleiro
Título Original: Gunman's Walk
Ano de Produção: 1958
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Phil Karlson
Roteiro: Frank S. Nugent, Ric Hardman
Elenco: Van Heflin, Tab Hunter, Kathryn Grant

Sinopse:
Um fazendeiro poderoso sempre procura proteger seu filho, um sujeito incontrolável, irresponsável e cruel, de atitudes selvagens e condenáveis. Para livrar ele da cadeia não mede esforços, pagando subornos, coagindo testemunhas e acobertando seu erros até o dia que seus crimes se tornam fora de controle, sérios demais para corrigir. 

Comentários:
Viúvo Lee Hackett (Van Heflin), um criador de gado, típico homem forjado no velho oeste, tenta fazer de seus dois filhos, Ed (Tab Hunter) e Davy (James Darren), uma imagem de si mesmo, afinal eles herdarão sua propriedade rural e a criação de gado, a mais bonita da região. O problema é que seu filho Ed é selvagem e desregrado, além de possuir uma péssima índole pessoal. Assim Ed decide ir por outro caminho, e resolve se tornar um pistoleiro, numa atitude tomada justamente para afrontar seu velho pai e o irmão, que se revela um modelo para cuidar dos negócios da família. Bom faroeste da Columbia que mostra os problemas familiares enfrentados por um velho e justo criador de gado que acaba tendo muitos aborrecimentos pessoais com seu filho rebelde e fora de controle. Curiosamente o roteiro aposta bastante no conturbado relacionamento entre pai e filho, fruto da época pois fitas como "Juventude Transviada" com James Dean estavam na ordem do dia. Obviamente Tab Hunter passava longe de ser um novo James Dean mas até que não se sai mal interpretando seu personagem selvagem e hostil. Anos depois veria sua carreira desmoronar após uma revista de fofocas revelar sua homossexualidade. De qualquer maneira esqueça isso e se divirta pois é um western que sem dúvida vale muito a pena.

Pablo Aluísio.

Cine Western - Allan Lane

 
Cine Western - Allan Lane
Allan "Rocky" Lane (nascido Harry Leonard Albershardt; 22 de setembro de 1909 - 27 de outubro de 1973) foi um protagonista de estúdio americano e a estrela de muitos filmes B de cowboy nas décadas de 1940 e 1950. Ele apareceu em mais de 125 filmes e programas de TV em uma carreira que durou de 1929 a 1966. Ele é mais conhecido por sua interpretação de Red Ryder e por ser a voz do cavalo falante na série de televisão Mister Ed, em 1961.

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Cine Western - John Wayne


Cine Western - John Wayne
Embora tenha sido o mais popular e querido astro de filmes de faroeste de todos os tempos, John Wayne também cultivou inimigos em Hollywood. Ele se engajou na vergonhosa "Caça às Bruxas" que procurava denunciar pessoas da comunidade cinematográfica que estivessem envolvidas em atividades subversivas e fossem do Partido Comunista. Isso fez com que a Academia fosse, ao longo dos anos, soterrando a memória de Wayne. Hoje, por exemplo, ele é muito pouco lembrado em eventos e convenções sobre a história do cinema dos Estados Unidos. Para muitos é um nome a se esquecer definitivamente. 

Pablo Aluísio. 

Cine Western - Faroeste Spaghetti


Cine Western - Faroeste Spaghetti
Material promocional do filme "Homens Mortos Não Fazem Sombra". 

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

Cine Western - Audie Murphy


Cine Western - Audie Murphy
O ator cowboy e herói de guerra Audie Murphy ao lado da atriz Luz Marquez no filme "Bandoleiro Temerário", faroeste que chegou nas telas no ano de 1966. O filme foi rodado na Europa, em terras espanholas, embora fosse um western com história se passando nos Estados Unidos. 

Pablo Aluísio. 

Cine Western - Roy Rogers


Cine Western - Roy Rogers
O ídolo máximo das matinês juvenis de western, o lendário Roy Rogers, enfrenta um inimigo em foto promocional para o filme "Balas Traiçoeiras" de 1948. Rogers foi durante anos um dos mais populares astros de faroeste em todo o mundo, inclusive em nosso país. 

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

Cine Western - John Wayne


Cine Western - John Wayne
O ator John Wayne provocou algumas polêmicas ao longo de sua vida. Ele também comprou algumas brigas que iam contra a mentalidade política de seu tempo. Por exemplo, foi a favor da Guerra do Vietnã e era da opinião de que a luta pelos direitos civis era exagerada, uma grande besteira! Com isso ele ganhou mesmo alguns adversários bem influentes, inclusive dentro da própria indústria cinematográfica. Muitos atores e diretores passaram a não querer trabalhar ao seu lado por causa disso. 

Pablo Aluísio. 

Cine Western - Clint Eastwood

Cine Western - Clint Eastwood
O eterno cowboy Clint Eastwood em "Josey Wales, o Fora da Lei", um dos bons filmes de faroeste do ator em sua fase de retorno aos Estados Unidos, após ter brilhado em produções italianas do western spaghetti. 

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006

Cine Western - James Stewart

Cine Western - James Stewart
O ator James Stewart costumava dizer que não era o tipo ideal para filmes de western pois não fazia o estilo herói. Ledo engano. Na carreira não fez muitos filmes de faroeste, isso é verdade, mas os que fez são preciosidades desse gênero cinematográfico. 

Pablo Aluísio. 

Cine Western - Lone Ranger

 

domingo, 19 de fevereiro de 2006

Cine Western - Audie Murphy


Cine Western - Audie Murphy
Esse ator norte-americano foi muito popular no Brasil, principalmente por causa das reprises de seus filmes em canas abertos como a Rede Record, durante os anos 70 e 80.

Pablo Aluísio.

Cine Western - Lone Ranger

 

sábado, 18 de fevereiro de 2006

Cine Western - John Wayne


John Wayne e os Cavalos
John Wayne tinha um carinho especial por cavalos. Geralmente após as filmagens de um faroeste ele comprava alguns velhos cavalos em fim de carreira e os levava para seu rancho particular. Tudo para evitar que fossem sacrificados. Wayne queria que eles tivessem um final de vida em paz e tranquilos, pastando em suas terras. Ele tinha mesmo muito respeito e amor por esses animais de quatro patas. 

Pablo Aluísio. 

Cine Western - Ben Johnson

 
Cine Western - Ben Johnson 
Ator que foi muito presente em vários faroestes dos tempos clássicos dos filmes de faroeste. Quase sempre como coadjuvante, sempre tinha uma boa atuação a oferecer ao público. 

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2006

Cine Western - Tab Hunter

 

Cine Western - Tab Hunter
Foto promocional do filme "De Homem Para Homem", western com George Montgomery e Tab Hunter. O roteiro trazia uma versão romanceada da história do pistoleiro Johnny Ringo!

Pablo Aluísio. 

Cine Western - George O'Brien


Cine Western - George O'Brien
Foto Promocional do Faroeste "Ordem a Fogo". Nesse filme um cowboy, às do gatilho, acaba assumindo a função de xerife numa pequena cidade do velho oeste. 

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

Cine Western - Bill Williams


Cine Western - Bill Williams
Com rosto de pioneiro do velho oeste, esse ator fez a alegria das matinês de western nas décadas de 1940 e 1950.

Pablo Aluísio. 

Cine Western - Bill Cody


Cine Western - Bill Cody
Ator norte-americano de cinema, especializado em filmes de faroeste. Isso em um tempo em que o cinema era mais ingênuo e  juvenil. Os anos dourados da sétima arte. 

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Cine Western - John Wayne

Cine Western - John Wayne
Acima, foto rara de John Wayne, tirada para promover seu último filme, o faroeste "O Último Pistoleiro", hoje em dia considerado um clássico do cinema. 

Cine Western - Henry Fonda

Cine Western - Henry Fonda
Henry Fonda, em momento marcante no estilo western. O ator, muito versátil, chegou também a encontrar grande sucesso nos filmes de faroeste ao longo de sua carreira. 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

Cine Western - Steve Reeves


Cine Western - Steve Reeves
O ator Steve Reeves ficou famoso ao interpretar Hércules no cinema, numa série popular de filmes italianos. E ele também fez filmes de faroeste como "Vivo Pela Tua Morte" que lançado em finais dos anos 1960 também fez um bom sucesso de bilheteria.

Pablo Aluísio. 

Cine Western - Dean Martin


Cine Western - Dean Martin
Material promocional do filme "A Noite dos Pistoleiros", faroeste de 1967. Além de Dean Martin o filme ainda contava em seu elenco com Jean Simmons e George Peppard, fechando o trio principal de personagens. 



segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

Cine Western - Gary Cooper, Roy Rogers


Cine Western - Gary Cooper, Roy Rogers
Dois astros da era de ouro do faroeste americano. Cooper foi o mais perfeito exemplo do cowboy estoico na história de Hollywood. Já Roy Rogers foi um ídolo juvenil do gênero. Era o preferido de adolescentes e crianças na sua época. 



Cine Western - John Wayne - The Alamo

John Wayne - The Alamo
Uma história particularmente interessante e menos conhecida da vida de John Wayne envolve uma fuga ousada que ele fez durante as filmagens do clássico The Alamo (1960), um projeto que era uma paixão dele e que ele dirigiu, produziu e estrelou. John Wayne sempre foi fascinado pela história da Batalha do Álamo, e ele estava determinado a levá-la para a tela grande de uma forma que honrasse o significado histórico do evento. No entanto, fazer o filme não foi uma tarefa fácil. Wayne enfrentou vários desafios, desde o financiamento do filme até lidar com os enormes problemas logísticos de filmar uma produção em larga escala no Texas rural.

Em 1959, Wayne e sua equipe montaram uma cidade improvisada perto de Brackettville, Texas, onde construíram uma réplica em escala real da missão do Álamo e da vila ao redor. O cenário era enorme, cobrindo mais de 400 acres, e a produção envolveu milhares de figurantes, cavalos e gado. A filmagem foi exaustiva, com o elenco e a equipe enfrentando calor extremo, tempestades de poeira e o isolamento do local.

Um momento tenso com bandidos mexicanos
Durante a produção, o set de The Alamo se tornou uma atração significativa, atraindo visitantes de quilômetros de distância. No entanto, também atraiu a atenção de personagens menos agradáveis. Um dia, Wayne soube que um grupo de bandidos mexicanos havia cruzado a fronteira e estava indo em direção ao set, provavelmente atraídos pela perspectiva de roubar equipamentos caros ou interromper a produção. Wayne, que era conhecido por sua presença maior que a vida e disposição para enfrentar os problemas de frente, decidiu resolver o problema por conta própria. 

Ele rapidamente organizou um grupo de seus dublês e membros da equipe, muitos dos quais eram ex-cavaleiros de rodeio e veteranos, e os armou com rifles e revólveres do departamento de adereços do set. Conforme os bandidos se aproximavam, Wayne e seu grupo improvisado cavalgavam para encontrá-los. De acordo com alguns relatos, Wayne liderou o grupo com o mesmo comportamento calmo e determinado que o tornou um herói do faroeste

domingo, 12 de fevereiro de 2006

Cine Western - John Wayne


Cine Western - John Wayne
O velho John Wayne, conforme a idade chegava, decidiu ir cada vez mais para sua bela mansão à beira-mar. Lá descansava e navegava em seu veleiro particular. Seria uma aposentadoria tranquila se não fosse o câncer agressivo que teve que enfrentar em seus últimos anos. 



Cine Western - John Wayne


Cine Western - John Wayne
Quantos filmes John Wayne fez ao longo de sua carreira? O ator John Wayne fez 184 filmes! Começou a fazer filmes em 1926 e trabalhou até 1976. Faleceu 3 anos após seu último filme. 

sábado, 11 de fevereiro de 2006

Cine Western - Val Kilmer, Sharon Stone


Cine Western - Val Kilmer, Sharon Stone
Duas estrelas dos anos 90 em filmes de western. Acima Val Kilmer interpreta de forma brilhante o ícone Doc Holiday no hoje considerado clássico moderno "Tombstone". Abaixo a bela Sharon Stone em "Rápida e Mortal" onde interpretava uma mulher durona no velho oeste. 

Cine Western - John Wayne


Cine Western - John Wayne
Duas fotos promocionais de um já veterano John Wayne. Abaixo cena de seu último filme, o clássico "O Último Pistoleiro"



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

Cine Western - Glenn Ford


Cine Western - Glenn Ford
Um ator que fez muito sucesso em sua época, brilhando também em filmes de wstern. Aqui temos uma foto tirada nas filmagens de "Galante e Sanguinário" de 1957. Esse faroeste iria ganhar um remake com Russell Crowe muitos anos depois do filme original. 


Pablo Aluísio.

Cine Western - John Wayne


Cine Western
Acima foto promocional de um dos grandes sucesso da carreira de John Wayne, o faroeste Hondo. Abaixo o ator posa em cena de tiroteio para foto promocional da Paramount Pictures na década de 1960. 



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006

Cine Western - John Wayne, Rock Hudson


Cine Western - John Wayne, Rock Hudson
Material promocional do filme "Jamais Foram Vencidos". Pablo Aluísio. 

Cine Western - Buck Jones

Cine Western - Buck Jones
Ator de filmes de western, muito popular nos primórdios do cinema norte-americano. Pablo Aluísio.