sábado, 19 de março de 2005

Elvis Presley - Elvis em Paris

Elvis Presley em Paris
Enquanto servia o exército americano na Alemanha Elvis decidiu que queria visitar e conhecer Paris, a Cidade Luz! A ideia surgiu meio por acaso, Elvis viu um desses folders de turismo numa estação de trem enquanto estava ao lado de sua tropa e procurou se informar sobre a viagem. Talvez nem fosse tão longe, uma vez que ele já estava na Alemanha. Tudo na Europa era relativamente mais perto do que nos Estados Unidos! Elvis então entrou numa agência de viagens localizada na estação e perguntou gentilmente quanto tempo levaria para chegar em Paris. Era uma viagem relativamente curta de trem, de poucas horas – lhe informou uma surpreendida secretária da agência de turismo.

Então Elvis decidiu que em seu próximo fim de semana com passe livre iria conhecer a famosa cidade, afinal ele nunca estivera lá antes! E assim foi feito. Elvis pisou na cidade pela primeira (e única) vez em março de 1959. Não havia qualquer compromisso de trabalho, na linda capital francesa. O cantor era apenas mais um turista americano a passear pelas ruas, pelos monumentos históricos. A cidade não o decepcionou e Elvis ficou maravilhado com as riquezas arquitetônicas da milenar metrópole. Ele assinou autógrafos a fãs franceses e até mesmo brincou com um jornalista que lhe perguntou sobre quem ele mais gostaria de encontrar em Paris. Elvis nem pensou duas vezes e respondeu: "Brigitte Bardot!". Curiosamente Elvis e BB nunca se conhecerem pessoalmente. Tudo ficou apenas na esfera da imprensa francesa.
   
Nesse dia de turismo despreocupado, Elvis pareceu bem relaxado e calmo. Mesmo sendo mundialmente famoso fez questão de caminhar pelas ruas como uma pessoa comum, sentar nos famosos cafés parisienses, tomar café, experimentar os doces da culinária local, tirar fotos. Fardado em seu traje militar, ele esbanjou simpatia e cortesia com todos que vieram até ele atrás de um aperto de mãos ou um pequeno bate papo amigável com algum fã francês que teve a sorte de encontrá-lo passeando pelas ruas de Paris. Ele adorou tudo, o clima irresistível dos pequenos restaurantes, a amizade cordial das pessoas. Ficou bem impressionado com os pratos da culinária parisiense, do sabor dos pratos que nunca havia provado antes, de fato sentiu-se completamente à vontade.

Quando chegou a noite resolveu conhecer um famoso night club chamado Lido! Era um local de apresentações ao estilo vaudeville, com todas aquelas garotas levantando as saias, mostrando suas pernas torneadas em coreografias ousadas (para a época, é claro!). Depois do show Elvis fez questão de conhecer pessoalmente as bailarinas, tirou fotos, trocou beijinhos e não se fez de tímido! Aquele foi um fim de semana foi muito divertido! Depois que voltou para a Alemanha Elvis disse a seus amigos mais próximos que gostaria de fazer outras viagens como aquela, conhecer outros países europeus. Afinal todo militar americano estacionado no continente europeu fazia exatamente isso, aproveitava seus dias de folga para conhecer outras culturas, visitar as históricas cidades do continente. Elvis demonstrou desejos que conhecer Londres, na Inglaterra e Madrid, na Espanha. O interessante de toda essa história é que apesar de tudo ele nunca faria essas viagens. Uma pena, teria sido algo também muito especial, não apenas para ele, como bom turista americano, mas também para seus fãs europeus.

Pablo Aluísio. 

Um comentário: