Alguns dos maiores sucessos de Elvis Presley nos anos 50 foram compostos por Otis Blackwell. Ele foi um cantor, pianista e compositor negro nascido no Brooklin na cidade de Nova Iorque em 1931. Para se ter uma ideia de sua importância na carreira de Elvis basta citar que ele escreveu praticamente sozinho as canções "Don't be Cruel", "All Shook Up", "Fever" (com o pseudônimo de John Davenport), "One Broken Heart for Sale" e "Return to Sender", entre outros hits.
Blackwell desde jovem era fã de ídolos da música country como Tex Ritter, adorava também R&B e cantores como Chuck Willis. Em 1952 resolveu se inscrever como calouro em um programa de show de talentos no Apollo Theater. Para surpresa de todos e do próprio Otis, venceu o concurso. Mas o mais importante deste evento foi conhecer pessoalmente o compositor Doc Pomus, que o incentivou a escrever suas próprias canções. O próprio Pomus iria escrever também vários sucessos para Elvis durante os anos 60. Era um compositor profissional e disse a Otis que ele deveria seguir pelo mesmo caminho.
Assim em 1953 a sua primeira música foi gravada: "Daddy Rollin' Stone". No Natal de 1955, em sérias dificuldades financeiras, Otis vendeu um lote de 6 músicas, por apenas 150 dólares, para uma editora musical. Eventualmente as músicas foram parar nas mãos de Steve Sholes, o produtor de Elvis, que mostrou as canções para o cantor. Ele adorou "Don't be Cruel" e "All Shook Up" e resolveu gravá-las. Resultado: milhões de discos foram vendidos e de uma hora para outra o nome de Otis Blackwell se tornou mundialmente famoso.
Ele então começou a compor para outros artistas como Jerry Lee Lewis (Breathless e Great Balls Of Fire) e Dee Clark (Hey Little Girl e Just Keep It). Consagrado como compositor (chegou a compor mais de 1000 canções), Blackwell resolveu retomar sua carreira como cantor em 1976. Começou a trabalhar também com artistas como Stevie Wonder. Seus maiores sucessos como interprete foram os discos "These Are My Songs" e "Singin' The Blues". Em 1977 após a morte de Elvis, Blackwell o homenageou com a canção "The No. 1 King Of Rock'n'Roll". Em 1994 vários artistas se reuniram para homenagear o legado de Otis Blackwell no album "Brace Yourself!". Depois do sucesso resolveu se mudar definitivamente para Nashville, a capital americana do Country & Western. Viveu até seus últimos dias na cidade que adorava e onde veio a falecer em maio de 2002.
Pablo Aluísio.
Elvis Presley
ResponderExcluirPablo Aluísio.