terça-feira, 22 de junho de 2010

Elvis Presley - Biografia - 1960

Elvis Presley - Biografia - 1960
Março de 1960 - Elvis volta aos Estados Unidos.
Elvis dá baixa do Exército e volta para os Estados Unidos, onde se apresenta no posto militar do Fort Dixon no dia 5 de março de 1960, para formalizar o fim de sua carreira no exército. A volta de Elvis causa um verdadeiro rebuliço na mídia dos Estados Unidos. Os principais rádios e TVs do país narram passo a passo todo o trajeto do avião de Elvis em seu retorno, inclusive em uma rápida parada na Escócia para reabastecimento. Essa seria a única vez que Elvis pisaria em solo britânico. Uma multidão saúda Elvis na volta para casa, o aeroporto é tomado por fãs e Elvis tem que sair por uma porta lateral. Depois pega um trem de volta à Memphis. Durante toda a viagem o vagão de Elvis é saudado por fãs, em qualquer parada que fizesse, mesmo que fosse de madrugada ou em uma estação isolada. Na chegada em Memphis mais de 10 mil fãs o esperam na estação local, forçando Elvis a descer antes e ir de carro para sua casa. Ao reabrir as portas de Graceland Elvis sente imediatamente a falta de sua querida mãe, morta um ano antes. Para aliviar a solidão, Elvis começa a telefonar constantemente para a namorada adolescente que deixou na Alemanha, Priscilla Ann Beaulieu. O namoro inocente entre os dois havia se transformado em uma paixão avassaladora nos últimos dias de Elvis na Alemanha e em pouco tempo Elvis iria trazê-la para morar com ele em Graceland. Havia uma enorme ansiedade por sua volta pois o ritmo musical do qual era Rei estava jogado no esgoto (mais ou menos o que ocorre com o Rock'n'Roll atualmente). Uma série incrível de fatos desagradáveis havia atingido os principais nomes do verdadeiro Rock: Um acidente automobilístico havia acabado com as carreiras de Eddie Crochran e Gene Vincent, Little Richard havia decidido abandonar a música para se dedicar à religião, Chuck Berry havia sido preso por tráfico de escravas brancas, Ritchie Valens e Buddy Holly sofreram um acidente fatal e finalmente o inventor da expressão Rock'n'Roll, o DJ Alan Freed, estava preso e falido, em suma o Rock estava no fundo do poço. Por isso a volta de Elvis significa muito para os jovens da época pois os ídolos que estavam na mídia nada mais eram que idiotas como Fabian e Frankie Avalon além de outros "minielvis".

O Namoro entre Elvis e Priscilla: Gradualmente o ritmo das visitas de Priscilla à cada de Elvis mudou para duas ou três vezes por semana e, eventualmente, quatro vezes por semana. Lamar ia buscá-la em Wiesbaden, logo no começo da noite, e dirigia uma hora até chegarem em Bad Nauheim. Depois, no fim da noite, outra longa viagem de volta. Assim que a freqüência dessas visitas aumentou, seu objetivo mudou. Agora, em vez de festinhas em volta do piano, o famoso herói sexual, e sua "teen angel" passavam a noite no quarto sozinhos, conversando sobre carros, cinema e maquiagem. Mas o que pensavam os Beaulieus, ao ver sua filhinha ir passar a noite com um notório símbolo sexual? Bem, quando Priscilla contou a Elvis que as mentiras que era forçada a inventar para explicar porque chegava em casa tão tarde da noite, não estavam mais colando, e que isso poderia por um fim às visitas, Elvis decidiu ir direto ao coração do problema. Ele e Vernon telefonaram aos Beaulieus e marcaram uma visita. O que disseram aos pais de Priscilla não se sabe exatamente, mas é bastante provável que tenham explicado que, um dia, quando Elvis deixasse o exército e restabelecesse sua carreira artística, ele iria querer se casar e cuidar da família. Embora nenhuma promessa de casamento tenha sido feita nesse primeiro encontro, essa idéia estava implícita na mente de todos. A Sr Beaulieu chegou a dizer a filha que sua relação com Elvis representava a "oportunidade de sua vida". Por volta de setembro de 1959, Elvis viu os primeiros sinais de que sua carreira estava revivendo. Hal Wallis veio de Hollywood para supervisionar o trabalho de uma Segunda unidade de produção, que iria filmar algumas cenas de fundo para o primeiro filme de Elvis depois do exército. Logicamente, o filme iria explorar dramaticamente suas aventuras na Alemanha, como recruta do Tio Sam. Elvis não gostou nada da idéia, mas guardou seu descontentamento só para si. Ele queria papéis que não apenas explorassem versões fantasiosas de sua vida, mas nunca disse nada ao produtor Wallis. Elvis passaria toda a sua longa carreira em Hollywood lamentando-se do fato de não ganhar bons papéis. O que ele nunca aprendeu é que atores não ganham bons papéis – eles exigem. Os últimos meses na Alemanha passaram rapidamente. Três semanas antes de dar baixa, Elvis mandou sua família de volta para Memphis. No dia final ele embarcou em um DC 7 no aeroporto de Frankfurt, de volta aos Estados Unidos.

Março de 1960 - Elvis é elogiado por todo o país e por todos os segmentos da sociedade ianque. Todas as estações de rádio lhe prestam homenagens, transmitindo programas especiais apenas com músicas do Rei do Rock. Líderes políticos exaltam o ato de Elvis servir o exército americano na Europa e até mesmo religiosos radicais afirmam que Elvis é um exemplo para todos os jovens americanos! A gravadora de Elvis anuncia que tem mais de um milhão de pedidos antecipados das futuras gravações de Elvis, isso tudo mesmo antes dele entrar em estúdio. A Paramount Pictures também anuncia que o cachê de Elvis será o maior já pago a um ator em Hollywood. O roteiro é totalmente inspirado na vida real de Elvis na Alemanha, mostrando um soldado americano louco por garotas. Elvis estava no topo do mundo mais uma vez.

Março de 1960 - Elvis lança o single "Stuck on You / Fame and Fortune"
O primeiro single de Elvis é lançado e chega ao topo das paradas em apenas 6 horas! E leva ouro dois dias depois! Elvis lidera todas as paradas, de todos os países, mais uma vez. Stuck on You (Schroder/McFarland) - Canção título do primeiro single lançado por Elvis após seu retorno aos Estados Unidos em 1960. Elvis a apresentou no especial de TV "welcome Home Elvis" apresentado por Frank Sinatra, mais conhecido como "the voice". Na ocasião Presley fez um dueto com Mr.Sinatra no medley "Witchcraft / Love Me Tender". Interessante salientar que nos anos 50 Sinatra afirmara "O Rock'n'Roll é um ritmo cantado e escutado por cretinos". Bem, Sinatra nunca foi conhecido por sua eloqüência mesmo, mas pelo talento dele a gente perdoa. Fame and Fortune (Wise/Weisman) - Música que foi apresentado na TV norte americana no especial apresentado por Frank Sinatra chamado "Welcome Home Elvis" em homenagem ao retorno de Presley aos Estados Unidos depois dele servir o exército na Alemanha Ocidental. Nesta ocasião Elvis exibiu seu famoso Topete de 15 centímetros com muita brilhantina numa imagem que ficou consagrada como símbolo dos anos 50 e 60. "Fame and Fortune" foi lançada como lado B do single "Stuck on You" em 1960.

Abril de 1960 - Elvis lança o disco "Elvis Is Back!" - Esse disco é a resposta do cantor a todos que estavam desesperados por sua volta. Elvis estava de volta! No dia 20 de março o cantor entrava nos estúdios B da RCA em Nashville para a sua primeira sessão de gravação após o serviço militar. Em 3 de Abril Elvis retornava para completar a gravação das canções deste disco. Além das músicas que estão presentes no disco foram gravadas ainda "It's Now or Never", "Stuck on You", "Fame and Fortune", "A Mess Of Blues", "I Gotta Know" e "Are You Lonesome Tonight?", todas essas lançadas em singles de enorme sucesso e que foram reunidas posteriormente no LP "Elvis Golden Records Vol.3". O Disco "Elvis is Back!" (LSP 2231) foi lançado em poucos dias, vendendo como nunca, provando que os fãs não haviam esquecido o Rei do Rock, mesmo depois dele ter ficado 2 anos longe dos Estados Unidos prestando serviço militar na distante Alemanha Ocidental. O disco ganha disco de ouro em apenas uma semana, deixando Elvis aliviado. Em uma ocasião, quando estava na Alemanha, Elvis chegou a perguntar para Priscilla se os fãs americanos ainda se lembravam dele!

Destaques do disco: Make Me Know It(Otis Blackwell) - Elvis esbanja versatilidade nesta canção deliciosa de se ouvir. Fica registrada aqui a importância do grupo vocal gospel "The Jordanaires" no som do cantor. É a primeira gravação do Rei após sua volta ao cenário musical mundial depois de seu período como soldado na Alemanha, onde ele viria a conhecer sua futura esposa Priscilla. Esta canção foi gravada no dia 20 de março de 1960 em Nashville. Elvis e seu produtor Steve Sholes acrescentaram alguns instrumentos para melhorar a canção. Fever (J.Davenport/E.Cooley) - Esta música foi um grande sucesso com Peggy Lee e Little Willie John antes de Elvis resolver gravá-la. O autor Otis Blackwell aqui usa um pseudônimo, J.Davenport. A versão de Presley foi completada no dia 3 de abril de 1960 em Nashville logo após o especial que o cantor gravou com Frank Sinatra para a TV Americana, "welcome Elvis". Na ocasião Elvis fez um dueto com "ol' blues eyes" nas canções "Love me Tender" e "Withcraft", esta última o grande sucesso de Sinatra e não uma música de mesmo nome que Elvis gravaria três anos depois. O especial foi um grande êxito onde Elvis teve a oportunidade de apresentar seus novos sucessos que estavam liderando a parada de singles. Madonna também fez uma belíssima versão desta canção levando "Fever" de volta às paradas muitos anos depois. Such A Night (Lincoln Chase) - Grande sucesso dos Drifters quando foi lançada. A versão com Elvis foi gravada no dia 4 de Abril de 1960. Não foi extraído nenhum single do disco "Elvis Is Back!" na ocasião de seu lançamento, curiosamente porém em 1964 foi lançado um compacto com "Such A Night" no Lado A, junto com "Never Ending". O Single temporão alcançou um relativo sucesso alcançando o décimo terceiro lugar em agosto daquele ano. Anos depois iria dar nome a um CD de "takes alternativos".

Abril de 1960 - Elvis freta um trem e parte para Hollywood para o começo das filmagens de seu novo filme, G.I. Blues (saudades de um pracinha). No elenco Juliet Prowse. Durante as filmagens Elvis conhece a filha e a esposa do presidente do Brasil JK, o rei e a rainha da Tailândia e participa, ao lado da atriz Shirley McLaine, de uma animada festa de aniversário do cantor Dean Martin nos estúdios da Paramount em Hollywood.

Maio de 1960 - Elvis grava o programa "Welcome Home Elvis" com Frank Sinatra
Frank Sinatra morde a própria língua e paga uma verdadeira fortuna para Elvis se apresentar no seu programa na TV. É uma tentativa desesperada de Sinatra em salvar seu show do cancelamento, por falta de audiência. O Rei do Rock que nunca foi com a cara de Sinatra, também se segura e dá uma força ao "amigo". Elvis se apresenta e arrasa, conquistando a maior audiência do ano. Esse histórico encontro foi finalmente lançado em DVD em 2004, trazendo o famoso especial "Welcome Home Elvis", feito logo após o retorno de Elvis aos EUA, quando o Rei do Rock deu baixa no exército do Tio Sam. O DVD traz o show na íntegra do especial de TV gravado em Miami no dia 12 de maio de 1960. Ele foi exibido pela rede ABC na época e a participação de Elvis se resume a meros seis minutos! O que se percebe facilmente é que Sinatra, que não era bobo nem nada, se aproveita ao máximo possível do evento para se promover e também para promover alguns membros de sua turma como Sammy Davis Jr e Peter Lawford. Então eles utilizam a oportunidade (e a audiência) para dar uma canja ao cantor Sammy Davis Jr (o único grande artista da noite, sem contar Elvis e Sinatra é claro!) e aos apadrinhados Nancy Sinatra e Joey Bishop, dois artistas que só estão lá porque são da panelinha de Sinatra. Convenhamos, os dois não tinham um pingo de talento. E então depois de quase 40 minutos de tortura mental e chatices, finalmente aparece Elvis para apresentar seu single "Stuck on You / Fame and Fortune". Ele simplesmente estraçalha com Sinatra e cia, que fica visivelmente colocado para escanteio. Sua contrariedade é aliás evidente, pois ele chega ao ponto de satirizar a letra de "Love me Tender" e tenta em vão boicotar o seu próprio dueto com Elvis. Às vezes é difícil de agüentar a falta de caráter de Sinatra. Infelizmente o Rei do Rock canta pouco, fala menos ainda e vai embora muito rápido. Acho que depois disso Sinatra nunca mais chamou Elvis para um dueto, pois ele era muito egocêntrico e não gostava nada de ficar na sombra. Mas com Elvis de lado, coitado, ele simplesmente desapareceu! A imagem não é muito boa, mas a culpa não é a do DVD em si, mas sim da tecnologia televisiva da época. Resumindo: vale a pena ter esse DVD? Se você quiser ter um pedaço importante da história da música e do século XX em sua coleção, sim! (mesmo que tenha que levar para casa junto o nepotismo de Sinatra).

Julho de 1960 - Elvis lança o single "It's Now or Never / A Mess Of Blues"
It's Now Or Never (Schroder/Gold) - Versão em língua inglesa para a conhecida canção italiana "O Sole Mio" (que fez parte da trilha da novela "Terra Nostra"). "O Sole Mio" foi gravada por inúmeros artistas ao longo da história, sendo que em 1899 ela ganhou o festival Napolitano Piedigrota, considerado um dos mais importantes da Europa. A Primeira versão em língua inglesa foi gravada por Tony Martin em 1949 com o título de "There's no Tomorrow". Em 1960 Elvis Presley gravou sua versão que se tornou um de seus maiores sucessos alcançando o primeiro lugar em Agosto de 1960. Foi também seu single mais vendido!
A Mess of Blues - Nada menos do que um dos melhores lados B da história. Eficiente incursão de Elvis Presley em um dos mais americanos ritmos que existem: o blues. Esse era o começo de um casamento musical que iria continuar até os últimos dias do Rei do Rock.

Julho de 1960 - Elvis se desloca para San Fernando Valley para filmar as cenas de seu novo filme, Flaming Star (Estrela de Fogo). As filmagens duram 42 dias, Elvis estrela o filme ao lado de Barbara Eden da famosa série "Jeannie é um gênio". O filme é um western socialmente consciente e a primeira grande tentativa de Elvis em atuar em um papel realmente dramático. O roteiro original havia sido escrito especialmente para o ator Marlon Brando.

Julho de 1960 - O Pai de Elvis, Vernon Presley, casa-se com Dee Stanley. Elvis que era muito ligado à sua mãe não comparece ao casamento. Depois desabafa com Priscilla por telefone, falando que seu "velho" havia perdido a cabeça por uma "loira qualquer". Mas Elvis não mostra seus sentimentos ao novo casal, preferindo não falar nada. Também resolve receber como "irmãos" os três filhos de Dee (Rick, David e Stanley) comprando-lhes presentes.

20 de Outubro de 1960 - Estréia o filme G.I.Blues.
G.I. Blues é o primeiro filme lançado de Elvis após servir o exército na Alemanha. No Brasil recebeu o título de "Saudades de um Pracinha". O filme foi dirigido por Norman Taurog e produzido por Hal Wallis e contava em seu elenco com Juliet Prowse (a atriz era na época um dos casos amorosos de Frank Sinatra). O filme logo se tornou um dos maiores sucessos da carreira de Elvis, estreando simultaneamente em mais de 800 cinemas dos Estados Unidos. Em apenas três dias ele recuperou o dinheiro investido, se transformando em um dos campeões de bilheteria de 1960. Elvis faz o papel de Tulsa McLean, um soldado na Alemanha, que faz uma aposta com os amigos de farda de que conseguiria conquistar a garota mais difícil de Frankfurt, uma bailarina interpretada por Juliet Prowse. A trilha sonora lançada dias depois, se tornou primeiro lugar em todas as paradas e Elvis conseguiu o feito de ganhar cinco discos de ouro em apenas três meses! Este filme seria o percursor dos filmes de Elvis nos anos sessenta com seus roteiros fracos e trilhas de gosto duvidoso. Apesar de tudo, "G.I.Blues" apresenta alguns momentos interessantes sendo uma de suas melhores trilhas nos anos sessenta. Elvis porém não gostou nada dos resultados, mas preferiu manter sua decepção só para si. Neste mesmo ano Elvis iria realizar dois projetos de alto nível artístico. O primeiro foi a gravação do disco gospel "His Hand in Mine", velho sonho do cantor. O outro foi a realização do filme "Flaming Star" (estrela de fogo, 1960), western dirigido pelo aclamado diretor Don Siegel e co-estrelado pela atriz Barbara Eden. Este filme foi bastante elogiado pela crítica e se tornou um bem sucedido veículo para o sonho de Elvis em se tornar um ator respeitado. Ambos os filmes, "Flaming Star" (estrela de fogo, 1960) e "G.I.Blues" (saudades de um pracinha, 1960) foram grandes sucessos de bilheteria.

Destaques do disco: Blue Suede Shoes (Carl Perkins) - Uma nova versão para o clássico de Carl Perkins. Apesar de ser muito bem arranjada com um ótimo acompanhamento ela não consegue se tornar melhor do que a versão do cantor para o disco "Elvis Presley" (1956). Algo se perdeu, talvez falte um pouco de garra e pique nesta versão. Porém sem dúvida é um dos pontos altos de todo a trilha. Elvis não a canta no filme, ela só aparece quando um soldado liga um jukebox. Tonight Is So Right For Love (Sid Wayne/Silver Joe Lilly) - Houve problemas relativos a esta música em relação aos direitos autorais na Europa. Ela é baseada na canção "Barcarola" do grande compositor Jacques Offenbach. O caminho encontrado foi gravar uma nova canção que lembrava em muito esta. A nova música se chamou "Tonight is all Right For Love" sendo esta baseada na valsa "Contos do Bosque de Viena" de Johann Strauss. Quando este disco foi relançado em CD as duas composições foram incluídas o que não havia ocorrido na edição brasileira do disco lançado na época. What's She Really Like (Sid Wayne/Silver Joe Lilly) - É apresentada de forma bastante discreta no filme numa cena em que Elvis canta num banheiro! Este era um problema dos filmes do cantor: como acrescentar tantas músicas num só filme? Em decorrência disso o rei cantou ao longo de sua carreira nas mais diversas ocasiões: em barcos (garotas e mais garotas, 1962), em cassinos (entre a loira e a morena, 1965), dentro d'água (Joe é muito vivo, 1968), em montanhas russas (o carrossel de emoções, 1964), dirigindo veículos (feitiço havaiano, 1961), pescando (garotas e mais garotas, 1962) e até em helicópteros (no paraíso do Havaí, 1966)! Frankfort Special (Sid Wayne/Sherman Edwards) - Elvis interpreta esta divertida canção em um trem! Pois é, como havia várias músicas na trilha então não se devia desperdiçar tempo para apresentá-las. O ritmo aliás lembra o som de um trem em movimento. De qualquer forma vale por ser um momento de alto astral do disco e do filme.

Novembro de 1960 - Elvis volta aos estúdios da 20th Century Fox para as filmagens de mais um filme, Wild In The Country (Coração Rebelde).

Novembro de 1960 - Elvis lança o single "Are You Lonesome Tonight? / I Gotta Know" - Are You Lonesome Tonight ? (Turk/Handman) - Outra versão de Presley para uma música do início do século XX. "Are you Lonesome Tonight ?" foi grande sucesso na era do cinema mudo com o cantor Al Jolson (Que iria estrelar o primeiro filme falado da história "O Cantor de Jazz") em 1926. Em 1959 surgiria outra versão com Jaye P. Morgan pela própria RCA. Finalmente a versão de Presley foi gravada no dia 4 de Abril de 1960 e lançada em Novembro do mesmo ano se tornando mais uma música de "the pelvis" a atingir o Primeiro lugar entre os mais vendidos. I Got Know - Lado B desse single. É uma música menor dentro da discografia de Elvis. Mas não deixa de ser muito boa e um símbolo do pop que rolava nas paradas no começo dos anos 60.

Dezembro de 1960 - Elvis lança o disco Gospel "His Hand in Mine".
Ao retornar do Exército em 1960, Elvis resolveu realizar um de seus sonhos, gravar um álbum de canções religiosas. A realização deste trabalho foi fruto de muito empenho pessoal do próprio Elvis, o empresário dele, o coronel Parker, não via com bons olhos a gravação deste disco, pois temia prejuízos financeiros com sua realização. Elvis bateu o pé e exigiu que iria fazer o disco, com ou sem a aprovação dele. E assim o fez. O disco foi chamado de "His Hand in Mine" e é hoje considerado um de seus mais bonitos trabalhos. O disco fez um enorme sucesso, para espanto de Parker e da RCA, e provou que Elvis estava certo. A intenção de Elvis na realidade na gravação deste disco era homenagear a sua mãe, que havia morrido poucos anos antes. Segundo as próprias palavras de Elvis este disco era "um trabalho de amor". Ele participou efetivamente de todos os arranjos, de todo o trabalho de direção musical, praticamente monopolizou todas as fases da produção, realmente o verdadeiro produtor do disco foi o próprio Elvis. Escolheu as canções pessoalmente levando como critério de escolha a importância delas em sua vida, por isso o disco é recheado de canções da metade do século, algumas mais agitadas e algumas spirituals. As gravações foram realizadas em Nashville em outubro de 1960. Elvis declarou: "Esse disco será uma forma de mostrar minha gratidão para com os quartetos gospel. Acho que praticamente conheço todos os hinos já feitos. Adoro ficar sozinho ao piano, em Graceland, tocando essa música". No final de 1960, Elvis afirmou a um repórter que "His Hand in Mine" tinha se tornado o seu trabalho musical de que tinha mais orgulho. O disco ficou na lista dos mais vendidos durante todo o ano seguinte, se tornando mais um grande êxito em sua carreira.

Destaques do disco: His Hand In Mine (Mosie Lester) - Como tema principal do disco Elvis escolheu essa conhecida canção gospel de Mosie Lester. Como sempre fazia, Elvis resolveu modificar o arranjo da música original. Para isso ele realçou ainda mais a presença do quarteto gospel que o acompanhava. Depois modificou o acompanhamento instrumental dando destaque especial ao piano, ao contrário do órgão da versão de Mosie Lester. Por fim, resolveu trocar a seqüência original do refrão, aproveitando para modificar também o tempo da canção. Enfim, Elvis a reconstruiu ao seu gosto e como sempre suas escolhas se revelaram bem vindas, pois sem dúvida deram mais consistência a essa antiga canção gospel. Milk White Way (Elvis Presley) - Mais um exemplo do poder de trabalho de Elvis dentro dos estúdios. Aqui ele transformou mais uma vez uma tradicional canção religiosa para lhe dar um sabor todo especial. As mudanças foram ótimas, a música, antes mais lenta e melancólica, se transformou nas mãos de Elvis em um momento alto astral do disco. Elvis a deu ritmo e embalo. Se não fosse pela letra gospel poderia até ter entrado em qualquer disco convencional de sua carreira. Completamente diferente da tradicional canção religiosa, tanto que a RCA resolveu até mesmo lhe dar os créditos de autoria da música. Nota 10 para Elvis, que provou mais uma vez que realmente tinha ritmo correndo em suas veias. Swing Down Sweet Chariot (Elvis Presley) - Outra música que foi totalmente arranjada e adaptada por Elvis. O mais importante sobre essas gravações religiosas de Elvis é o fato dele ter trazido o gingado típico das músicas de R&B ao Gospel. Misturar gêneros e fundi-los sempre foi uma coisa natural para Elvis, que aliás detestava rotular qualquer tipo de ritmo ou música. Como disse Sam Phillips: "Elvis era daltônico", ou seja, ele não queria distinguir as canções de que gostava, para ele pouco importava o rótulo, seja a música fosse classificada como branca, negra, rock, pop, gospel; para Elvis isso não tinha importância, pois para ele tudo era música, tudo era mágica.

Dezembro de 1960 - Elvis lança o filme "Flaming Star" (Estrela de fogo, no Brasil). Este foi o filme que Elvis exigiu do Coronel Parker, pois ele queria levar adiante suas pretensões de começar uma carreira dramática de ator. O Filme, um western socialmente consciente, é muito bom e satisfaz até mesmo quem nunca foi fã de Elvis. Ele canta apenas uma música e realmente dá conta do recado como ator. Mas acontece que na realidade ninguém queria ver Elvis atuando, todos os seus fãs queriam mesmo era ver o querido ídolo cantando nas telas e nada mais. O filme foi bem nas bilheterias, mas não tão bem sucedido como seus musicais. O Coronel Parker provou a Elvis sua teoria, ele deveria mesmo era se concentrar nos seus filmes repletos de garotas, carrões e cenários bonitos. Elvis ainda tentaria mais tarde com "Coração Rebelde", mas esse acabou indo mal nas bilheterias e afundou de vez com as intenções de Elvis em estrelar filmes dramáticos. A partir daí Elvis iria concentrar sua carreira no cinema apenas em comédias musicais estilo "Feitiço Havaiano" e "Amor a toda velocidade".

Destaques: A trilha do outro filme de Elvis em 1960, "Flaming Star" (estrela de fogo, 1960)", contava com as seguintes canções: "Summer Kisses, Winter Tears", "Flaming Star", "Britches" e "A Cane and A Starched Collar", esta última aliás, a única cantada por Elvis no filme. Summer Kisses, Winters Tears(Wise / Weisman / Loyd) - Música do filme "Flaming Star" (estrela de fogo, 1960)". Apesar das 4 músicas, a RCA preferiu não lançar um compacto duplo com as mesmas, e ao invés disso, lançou outro EP em fevereiro de 1961 chamado "Elvis by Request - Flaming Star". Apesar do nome só trazia duas canções de estrela de fogo: "Flaming Star" e "Summer Kisses, Winter Tears", sendo o lado B ocupado por dois medalhões da carreira de Elvis: "It's Now or Never" e "Are You Lonesome Tonight?". No final dos anos 60 a RCA lançaria o disco "Singer Presents Elvis Singing Flaming Star and Others", que apesar do nome só trazia a música tema do filme entre as faixas, sendo essas uma reunião de muitas canções de trilhas sonoras dos anos 60.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Elvis Presley - Rockin´ Tonight!

Elvis Presley - Rockin´ Tonight!
Lançamento alemão que reúne as primeiras canções gravadas por Elvis com os Blue Moon Boys. O primeiro CD traz gravações do Louisiana Hayride e o segundo, chamado de "Rockin'Roots" faz uma mistura de canções de fases diversas. Já havia sido lançado antes em 2002. Sem grandes novidades. Lançamento nos EUA: setembro de 2004.

Elvis Presley Rockin' Tonight - CD 1: That's All Right - Blue Moon of Kentucky - Hearts of Stone - That's All Right - Tweedle Dee - Money Honey - Blue Moon of Kentucky - I Don't Care If the Sun Don't Shine - That's All Right - Baby, Let's Play House - Blue Moon of Kentucky - That's All Right - Good Rockin' Tonight - I Got a Woman - Tweedle Dee - I'm Left, You're Right, She's Gone - Baby, Let's Play House - Maybellene - That's All Right - Heartbreak Hotel - Long Tall Sally - I Was the One - Money, Honey - I Got a Woman - Blue Suede Shoes - Hound Dog - I Was the One - Love Me Tender - Hound Dog

CD 2: Blue Suede Shoes - Mystery Train - I Love You Because - That's All Right - Blue Moon of Kentucky - Good Rockin' Tonight - I'm Coming Home - A Woman's Love (Thrill of Your Love) [#] - I'm Movin' On - Little Cabin on the Hill - Tomorrow Never Comes - Faded Love - I'll Hold You in My Heart - Blue Eyes Crying in the Rain - Old Shep - Joshua Fit the Battle - Just Because - Milk Cow Blues - I'll Never Let You Go - I Will Be Home Again - Aure Lee (Love Me Tender) - Tomorrow Night - So Glad You're Mine - When My Blue Moon Turns to Gold Again - That's When Your Heartaches Begin - I Need You So - My Baby Left Me - I Was Born About 10, 000 Years Ago.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - A Night At The Sahara

Elvis Presley - A Night At The Sahara
Temporada que Elvis fez no Sahara Tahoe Hotel. Todas as canções foram gravadas no dia 8 de maio durante o Dinner Show. Essa até que foi uma série de shows em que Elvis se mostrou um pouco mais inspirado do que o habitual. Mesmo demonstrando em algumas músicas um certo cansaço e fadiga. Lançamento nos EUA: setembro de 2004.

A Night At The Sahara - 2001 Theme / C C Rider / Young Love / I Got A Woman - Amen / Dialogue / Love Me / If You Love Me Let Me Know / You Gave Me A Mountain / All Shook Up / Teddy Bear - Don't Be Cruel / Sweet Caroline / Happy Birthday / Trying To Get To You / My Way / Polk Salad Annie / Introductions / Early Morning Rain / What'd I Say / Solos / Love Letters / Hail Hail Rock'n'Roll / Hurt / Hound Dog / Softly, As I Leave You / Burning Love / My Heavenly Father (Kathy Westmoreland) / Can't Help Falling In Love.

Pablo Aluísio.

domingo, 20 de junho de 2010

Elvis Presley - Elvis Movin' Mobile

Elvis Presley - Elvis Movin' Mobile
Esse é o novo CD bootleg de Elvis chamado de "Movin Mobile" com um show gravado em Mobile no dia 2 de junho de 1975. Vem também com algumas músicas bônus de uma outra apresentação de Elvis em Cincinnati no dia 21 de março de 1976 e um encarte de luxo com mais de 12 fotos coloridas de ótima qualidade dessa perfomance. Destaque para a capa (muito bonita por sinal). Selo: Madison Label. Data de lançamento nos EUA: outubro de 2004.

Elvis Movin' Mobile - 1 - I Got A Woman / Amen ; 2 - Love Me ; 3 - If You Love Me (Let Me Know) ; 4 - Love Me Tender (with false start) ; 5 - All Shook Up ; 6 - Teddy Bear / Don't Be Cruel ; 7 - Hound Dog ; 8 - The Wonder Of You (with false start) ; 9 - Burning Love ; 10 - Introductions by Elvis of vocalists, band ; 11 - Johnny B. Goode ;12 - Drum solo ; 13 - Bass solo ; 14 - Piano solo ; 15 - Introductions by Elvis of vocalists, orchestra ; 16 - School Day ; 17 - T-R-O-U-B-L-E ; 18 - I'll Remember You ; 19 - Why Me Lord? ; 20 - Let Me Be There (with reprise) ; 21 - An American Trilogy ; 22 - Funny How Time Slips Away (with reprise) ; 23 - Little Darlin' ; 24 - Mystery Train / Tiger Man ; 25 - Can't Help Falling In Love / Closing Vamp. Bonus: track 26 - Let Me Be There (previously unreleased stereo recording) March 21, 1976 Evening Show in Cincinnati OH.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Walk That Lonesome Road

Elvis Presley - Walk That Lonesome Road
Este bootleg muito interessante traz um show de Elvis realizado no dia 4 de setembro de 1972. Existe outro bootleg com o mesmo concerto que foi lançado em 1998 pelo selo Rock Legends, chamado "I'll Remember You", mas que trazia a apresentação incompleta. Aqui o fã vai ter acesso ao Dinner Show completo. Gravado em Las Vegas. De quebra muitas bônus songs gravadas na mesma temporada. Data de lançamento nos EUA: outubro de 2004.

Walk That Lonesome Road - 2001 Theme - See See Rider - Johnny B. Goode - Until It's Time For You To Go - You Don't Have To Say You Love Me - Polk Salad Annie - What Now My Love - Fever - Love Me - Blue Suede Shoes - Heartbreak Hotel - All Shook Up - Hound Dog - I'll Remember You - Walk That Lonesome Road (The Stamps) - Suspicious Minds - Band Introductions - My Way - A Big Hunk 'O Love - Yu Gave Me A Mountain - Mystery Train/Tiger Man - Can't Help Falling In Love - Closing Vamp Bonus-Songs: The Wonder Of You (August 4, 1972 Opening Show) - An Amercian Trilogy (August 4, 1972 Opening Show) - I Got A Woman/Amen (August 10, 1972 Midnight Show) - Proud Mary (August 10, 1972 Midnight Show) - You've Lost That Lovin' Feeling (August 10, 1972 Midnight Show) - For The Good Times (August 10, 1972 Midnight Show).

Pablo Aluísio.

sábado, 19 de junho de 2010

The Beatles - Help! - Parte 3

Para muitos a maior obra-prima da carreira dos Beatles é o clássico romântico "Yesterday". Quando Paul escreveu a música, após pensar na melodia ao acordar numa certa manhã, ele ficou convencido que a música não era original. De que ele apenas estava se lembrando de uma antiga música cantada por seu pai. O velho tinha feito parte de uma banda de jazz nos anos 30 e estava sempre tocando velhas músicas ao piano quando a família se reunia. Será que era isso mesmo que estava acontecendo?

Paul levou a música para o produtor George Martin que não se lembrava de nenhuma música com aquelas notas. Logo era mesmo uma criação pura da mente de Paul. Ao falar com o produtor esse deu a ideia de que usar um quarteto de cordas na gravação da faixa, pois assim ela ganharia um acompanhando clássico que depois a imortalizaria. Isso também significava tirar os demais Beatles da gravação. A música teria apenas Paul, os músicos clássicos e George Martin arranjando tudo.

Paul escolheu pelo caminho certo. Optou por um arranjo clássico. A gravação ficou maravilhosa e os demais três Beatles ficaram completamente de fora da versão original. Melhor assim. O resto é história. Considerada a música com o maior número de versões da história da música, "Yesterday" se tornou ainda maior que os próprios Beatles, ganhando vida própria. Curiosamente ela foi mal posicionada na trilha sonora, ficando perdida lá no final do Lado B do vinil. Nem em single foi lançada na Inglaterra. Mesmo assim logo se destacou, virando um grande hit da época. Um daqueles sucessos que rompem o teste do tempo. Ainda hoje é uma das melodias mais conhecidas em todo o mundo.

Para compensar o romantismo de "Yesterday" John Lennon resolveu trazer um cover bem barulhento para fechar o álbum, justamente a música que viria logo a seguir do clássico imortal de Paul. Estamos falando do rock "Dizzy, Miss Lizzy" de autoria de Larry Williams. Seria um dos últimos covers da discografia dos Beatles pois eles logo iriam abandonar essa coisa de gravar músicas de outros artistas em seus álbuns. A partir de determinado momento os Beatles decidiram que só iriam gravar músicas de sua própria autoria, fossem da dupla Lennon e McCartney ou de George Harrison. Eles fechariam para sempre o espaço para outros compositores em seus discos.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

The Beatles - Help! - Parte 2

Eu sempre gostei de "It's Only Love". Pena que John Lennon não apreciava e ele tinha composto a faixa. Lennon considerava a letra muito fraca. O tema mostrava um sujeito tímido e apaixonado que ficava feliz apenas em ver a amada passar ao seu lado. Um caso exemplar de amor platônico. Anos depois John diria que havia composto essa música romântica apenas para completar o lado B do álbum "Help!". Paul McCartney, por outro lado, defendeu "It's Only Love", dizendo que era uma boa canção pop e que os Beatles na época não faziam literatura, mas apenas boas músicas populares.

A música "I Need You" foi composta por George Harrison. Também é cantada por ele nessa versão oficial do disco. Uma canção simples, mas bem arranjada e executada. George, como era de se esperar, colocou a guitarra em evidência em toda a música e isso acabou se tornando a maior característica dessa faixa. Já era um sinal do potencial do músico, algo que só iria crescer nos anos que viriam. Esse ainda não era o George Harrison de "Here Comes The Sun" ou "Something", mas já demonstrava que estava no caminho certo.

"Ticket to Ride" foi um dos grandes hits desse disco, uma das músicas mais tocadas nas rádios na época de lançamento original do LP. Há muitas histórias envolvendo o real significado dessa letra, desde as mais pueris, até mesmo as mais, digamos, picantes, onde os Beatles estariam falando na verdade dos clubes noturnos de Hamburgo, na Alemanha, quando eles passaram por aquele país. Qual seria a versão verdadeira? Isso se perdeu nas areias do tempo. É uma letra que pode ter vários significados diferentes, como era bem ao gosto de John Lennon quando escrevia suas composições.

"Act Naturally" não foi composta pelos Beatles, mas sim pela dupla formada por Johnny Russell e Voni Morrison. É uma música country, muito agradável aos ouvidos, escolhida especialmente para o timbre vocal de Ringo Starr.  Na década de 1970 John Lennon iria dar algumas declarações indelicadas em relação ao Ringo, dizendo que ele não era o maior cantor do mundo. Bom, Lennon poderia passar sem essa, afinal para que atacar o companheiro de banda, não é mesmo? De qualquer forma Ringo passou por cima de tudo isso e aqui soa perfeito em meu ponto de vista. A música é simples, mas igualmente um dos bons momentos do disco.

Pablo Aluísio.

The Beatles - Help! - Parte 1

Retornando aos comentários dos discos oficiais dos Beatles vamos agora tecer algumas observações sobre o disco "Help!" de 1965. Lembrando que tomarei como base a discografia inglesa dos Beatles, do selo EMI, por ser considerada a oficial. A discografia dos Estados Unidos é diferente, com outros discos lançados pela Capitol, outras seleções de faixas. E sobre a discografia brasileira posso fazer textos sobre as peculiaridades inerentes a esses discos nacionais bem diferenciados. Isso porém será tema para outra ocasião. Vamos falar de "Help!" então...

Segundo o próprio John Lennon os Beatles estavam cheirando muita cocaína quando gravaram o álbum "Help!". Para John era óbvio que a letra pedindo socorro não era apenas uma poesia ao sabor do vento, era sim um verdadeiro pedido de socorro, pelo menos por parte dele. Havia toda aquela loucura da Beatlemania acontecendo, os Beatles eram pressionados para escrever um sucesso atrás do outro, muito consumo de drogas e a vida havia se tornado uma roda viva de insanidade. Pedir socorro era algo natural para John Lennon. Quem poderia culpá-lo por agir assim? De uma maneira ou outra essa faixa virou um clássico imediato dos Beatles, se tornando rapidamente um grande sucesso mundial.

As demais canções da trilha sonora também eram muito interessantes. Particularmente gosto muito do ritmo de "The Night Before". Aliás essa faixa foi considerada tão satisfatória pelos Beatles que em algum momento eles até mesmo cogitaram colocá-la como título do álbum, posto que obviamente foi perdido quando John Lennon apareceu com a música "Help!", essa imbatível para dar nome ao novo álbum. Também era o título ideal para o filme. A companhia cinematográfica achou ótima a sugestão de usar "Help!" como nome do filme. Era chamativo e tinha o impacto necessário. "The Night Before" havia sido composta por Paul McCartney. Seu estilo pessoal está em cada detalhe, em cada nota musical.

A balada "You've Got to Hide Your Love Away" tem uma doce melancolia. Essa criação de John Lennon tem claras tintas no estilo de Bob Dylan. O cantor e compositor americano inclusive havia se encontrado com os Beatles. Segundo John, ele não gostou muito de Dylan. Achou ele muito paranoico e estranho. Isso porém não os impediu de fumar maconha ao lado do cantor norte-americano, terminando a noite dando muitas risadas. Após ouvir alguns discos de Dylan, John chegou na conclusão que poderia fazer algo melhor, no próprio estilo do colega músico. E assim nasceu essa faixa, que aliás ficou excelente. Um John Lennon cheio de inspiração e talento tentando seguir os passos e o estilo de Bob Dylan. Tudo resultando numa pequena obra-prima dos Beatles nessa fase.

Pablo Aluísio.