sexta-feira, 4 de junho de 2010

Elvis Presley - Welcome to My World - Parte 3

"Release Me (And Let Me Love Again)" foi lançada originalmente no álbum "On Stage - February 1970". A música foi gravada em Las Vegas naquela que seria a segunda temporada do cantor na cidade, ainda nos tempos do International Hotel, que depois seria vendido e se tornaria o Las Vegas Hilton. Essa temporada em particular é um pouco subestimada, porque ficou entre a estreia de Elvis em Las Vegas (sua primeira temporada) e aquela que seria registrada no filme "That´s The Way It Is" (Elvis é Assim). Penso que foi uma série de shows em que Elvis estava muito bem, em ótimas performances.

A versão que ouvimos aqui é a mesma do "On Stage". Nessa época a RCA Victor em suas coletâneas, como no caso dessa "Welcome to My World" não inovava muito. Raramente versões inéditas chegavam nos álbuns oficiais de Elvis. O advento das faixas raras, takes alternativos, etc, só iria acontecer muitos anos depois.

Do famoso Hank Williams, o disco traz uma de suas músicas mais conhecidas, "Your Cheatin' Heart", Essa é a mesma versão que Elvis gravou antes de seguir para a Alemanha, onde iria cumprir seu serviço militar. A clássica música country foi gravada por Elvis Presley no dia primeiro de fevereiro de 1958. Curiosamente a RCA Victor iria arquivá-la por anos e anos, só chegando pela primeira vez no mercado em meados dos anos 1960, no disco "Elvis For Everyone". Por que isso aconteceu? Provavelmente porque os executivos da gravadora não acharam um espaço para a música dentro da discografia de Elvis. Ele era na época um rockstar e essa música era um country tradicional da velha escola. Acredito que os produtores achavam ela fora do caminho do que Elvis vinha produzindo em estúdio. Por isso foi para o arquivo.

Do ótimo compositor e pianista Don Robertson temos "I Really Don't Want to Know". Essa música destoa um pouco do trabalho usual desse compositor. Ao longo da carreira de Elvis, Don Robertson escreveu lindas canções românticas para o cantor. Só que essas faixas eram canções ao piano numa escala mais moderna, mas de acordo com as grandes cidades e sua sofisticada seleção musical. Algumas até iam para o lado de um jazz mais sofisticado. E então depois de escrever tantas canções de amor é algo surpreendente que ele tenha cirado esse country mais ao estilo raiz. Provavelmente Don Robertson nunca viveu em uma cidade do interior rural dos Estados Unidos, mas o fato é que era talentoso o suficiente para compor um tema como esse, que fugia do universo em que vivia. De uma maneira ou outra essa faixa acabou entrando no álbum "Elvis Country (I'm 10,000 Years Old)", onde foi originalmente lançada dentro da discografia de Elvis Presley.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Welcome to My World,- Parte 4

As sessões de Elvis no American Studios foi uma consequência natural de sua apresentação no NBC TV Special, o "Comeback Special" que trouxe Elvis de volta aos seus melhores momentos. Não mais a gravação em série de trilhas sonoras para filmes em Hollywood, mas sim a busca por material musical de maior qualidade. A música "Gentle on My Mind" fez parte desse pacote de renovação.

Essa canção foi gravada na madrugada do dia 14 de janeiro de 1969, no American Studios em Memphis, Tennessee. Elvis estava particularmente inspirado nessa noite, chegando nas versões definitivas de outras músicas como "You'll Think of Me", "I'm Movin' On" e "A Little Bit of Green". A música foi composta por John Hartford, cantor e compositor de Nova Iorque, muito conhecido por suas criações musicais nos gêneros de bluegrass, country e folk.

"Make the World Go Away" foi gravada em junho de 1970. Fez parte das sessões de gravações conhecidas posteriormente como a maratona de Nashville, porque naquela ocasião Elvis iria gravar uma grande quantidade de músicas que seriam lançadas em discos ao longo dos próximos anos. Nessa mesma noite ele também chegaria nas versões finais de "Funny How Time Slips Away", "I Washed My Hand in Muddy Water" e "Love Letters". Elvis, como se pode perceber, estava mais afiado do que nunca.

Esse country foi composto por Hank Cochran. Ele foi um cantor e compositor muito popular no circuito musical de Nashville, a capital mundial da country music. Escreveu músicas para inúmeros artistas como Patsy Cline, Ray Price e Eddy Arnold. Nomes que hoje em dia são pouco lembrados, mas que dentro da cultura country daquela época eram verdadeiros astros e estrelas do cenário musical. Curiosamente o auge da popularidade de Hank aconteceu durante a década de 1960, só que nesse período Elvis se concentrou em suas filmes de Hollywood e esse compositor não fazia esse tipo de material. Só depois, quando Elvis procurou redirecionar sua carreira foi que finalmente o caminho deles se cruzaram. A versão de Elvis ficou excelente e um tanto grandiosa, algo que de certa forma ia contra o próprio estilo country, que se baseava mais na simplicidade da vida do interior.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Elvis Presley - From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee - Parte 1

Esse álbum foi gravado em circunstâncias únicas na carreira de Elvis. Há tempos ele vinha ausente dos estúdios. A RCA Victor vinha sucessivamente marcando datas para Elvis comparecer em estúdio na cidade de Nashville, porém ele sempre desmarcava na última hora, alegando uma desculpa qualquer. O problema é que a RCA precisava colocar no mercado algum disco novo de Elvis com músicas inéditas. A fórmula de se lançar discos ao vivo já havia se esgotado, já não vendia mais tanto como antes. Ele tinha que voltar para novas gravações.

O produtor Felton Jarvis então encontrou uma saída inusitada. Já que Maomé não iria à montanha, que a montanha fosse até Maomé. Assim uma unidade móvel de gravação foi levada até Graceland. Inicialmente o produtor pensou em realizar as sessões na quadra de raquetebol, mas a acústica não favorecia em nada, apesar do ambiente ser amplo, onde todo o grupo poderia ser alojado. Assim que desistiu ele foi em busca de outro lugar na mansão. Pensou em gravar na sala de estar, mas também não daria muito certo, não era o lugar ideal.

A solução foi encontrada na chamada "Sala das Selvas". O nome desse ambiente era bem propício. Elvis havia adquirido todos aqueles móveis após seu pai Vernon comentar um dia que havia visto a mobília mais feia de sua vida numa loja de Memphis. Um monte de cadeiras e sofás que tentavam imitar o estilo tropical, mas com resultados sofríveis. Algo de muito mau gosto. Era tudo muito brega na opinião de Vernon. Isso acendeu uma luzinha na cabeça de Elvis. Ele que não perdia uma piada e estava sempre mostrando um humor à toda prova decidiu ir até a loja e comprar todos aqueles móveis feios. Colocou tudo na sala de TV de Graceland e passou a chamar o lugar de "A Sala das Selvas". Aquela imitação falsa de ambientação da Polinésia não passava mesmo de uma grande brincadeira por parte de Elvis, imaginem vocês! E foi nesse lugar de móveis com gosto bem duvidoso que Felton Jarvis decidiu colocar todo o equipamento de gravação da RCA Victor.

Porém isso seria apenas o começo dos problemas que viriam. Após tanto esforço o produtor Felton Jarvis descobriu que mesmo estando todos em Memphis não seria tão fácil assim colocar Elvis na frente de um microfone para gravar músicas novas. Ele geralmente descia as escadas, dava uma olhada nos equipamentos montados na Sala das Selvas e voltava a se desculpar, dizendo que sua garganta não estava boa, que sua voz não estava em um dia bom e por aí vai. Era sempre a mesma coisa, com Elvis dizendo a Jarvis que "Amanhã seria um dia melhor" ou então que "Amanhã a gente começa a gravar". Só que esse dia parecia nunca chegar. Realmente Elvis não parecia ter nenhum ânimo para gravar algo novo. Até mesmo a chegada de novas motos que ele havia comprado era desculpa para não gravar nada. O pobre Jarvis já estava com a paciência acabando!

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee - Parte 2

Gosto bastante de "For The Heart". É um country alta astral, algo que contrasta positivamente com as demais músicas, todas mais na linha melancólica. Essa canção foi composta por Dennis Linde. Ele já havia criado um dos grandes sucessos de Elvis nos anos 70, a ótima "Burning Love". Por isso acabou sendo natural para Elvis gravar essa faixa.

Durante um tempo a RCA Victor pensou em colocar essa canção como Lado A do single extraído desse álbum, mas na última hora a deslocaram para o Lado B, colocando "Hurt" como a faixa principal do compacto. A letra é simples. Sentimento country por excelência. O que se sobressai mesmo é o ritmo, bem agradável.

"Danny Boy" é uma música histórica. Faz parte da tradição, da cultura irlandesa. Por isso alguns historiadores de arte afirmam que sua origem segue sendo desconhecida. Claro, algumas versões mais recentes foram gravadas, porém todas elas partindo de uma fonte centenária desconhecida. Um dos primeiros registros dentro da indústria musical veio do começo do século XX, mais precisamente de 1910. Essa veterana gravação foi assinada por Frederic E. Weatherly, Muito em voga entre imigrantes irlandeses que moravam nos Estados Unidos, acabou entrando também dentro da cultura do país que se tornava o seu novo lar.

Elvis gostava muito da música. Já no final dos anos 50 houve algumas gravações informais com ele. Elvis estava na Alemanha, cumprindo serviço militar. Por isso arriscou algumas notas ao piano. Ficou muito bom., Se você tiver interesse em ouvir esse registro procure pelo CD do selo FTD intitulado "In a Private Moment". Outra dica é ouvir o CD "Tucson 76" que traz uma rara versão ao vivo da música. Acredito inclusive que Elvis deveria ter explorado mais a canção em seus concertos. Pena que isso efetivamente não aconteceu. O público certamente teria apreciado essas inspiradas performances do cantor.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Elvis Presley - From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee - Parte 3

Esse disco tem uma sonoridade bonita. Muitos aproveitaram para criticar o álbum por ele ter sido gravado em Graceland, na sala das selvas, mas discordo desse tipo de ponto de vista. Penso que gravar em casa trouxe uma certa paz de espírito para Elvis. Ele se sentiu confortável e tranquilo e isso resultou em boas faixas para o disco. "Blue Eyes Crying In The Rain" me passa exatamente esse tipo de sensação. Ao ouvir a canção podemos perceber que Elvis estava completamente à vontade.

É uma canção antiga, gravada por Hank Williams, muito embora ele não a tivesse composto. Quem a gravou pela primeira vez foi o cantor country Roy Acuff. Ele era natural de Maynardville, Tennessee, uma cidade relativamente próxima de Memphis. Assim era algo muito próximo de Elvis Presley. O single original chegou nas lojas e começou a tocar nas rádios em 1951. Na época Elvis tinha apenas 16 anos e era apenas um colegial. Porém ele apreciou batante a canção. Por isso a gravou em Graceland décadas depois. É interessante saber que essa canção quase foi gravada nas sessões de "Elvis is Back!" de 1960. Ele fez parte da lista de músicas sugeridas a Elvis naquele momento. O cantor porém não chegou nem a ensaiar a melodia com sua banda.

"Hurt" foi a principal faixa desse álbum. Foi lançada como lado A do único single extraído do disco e virou a "música de trabalho" para promover o LP durante os concertos de Elvis realizados em 1976. Um crítico de Nova Ioirque comentando sobre o "From Elvis Presley Boulevard" chegou a escrever em sua coluna que estava surpreso, pois Elvis estava próximo de virar um cantor de ópera. Apesar da fina ironia seu comentário não estava mesmo muito longe da verdade. Em seus anos finais Elvis passou a adotar um tom mais forte nas músicas, mostrando todo o seu potencial vocal. Devo dizer inclusive que essa foi uma das grandes gravações de Elvis em seus anos finais. Ele foi perfeito na sala das selvas.

"Hurt" foi originalmente lançada em 1954. A primeira gravação foi de Roy Hamilton, talentoso cantor negro que começou sua carreira no estilo gospel. Só depois de alguns anos é que ele finalmente começou a gravar R&B e soul. É interessante notar que por essa época de sua vida Elvis estava com várias músicas de Roy na sua mente. Tanto que iria gravar ainda "Unchained Melody", que Hamilton também havia gravado anos antes. Sua gravação resultou numa belíssima versão dessa canção. Além disso a proximidade de Elvis com ele não era recente. Basta lembrar do clássico "You'll Never Walk Alone". Muitos lembram de Hurt por causa da versão de Timi Yuri em 1961. Porém temos que dar também todos os créditos para Hamilton, já que Elvis simplesmente adorava seus discos antigos.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee - Parte 4

"Solitaire" é certamente a música mais melancólica desse álbum. Essa bela canção foi gravada e lançada originalmente em 1972 por Neil Sedaka. Depois disso a música ganhou uma série incrível de regravações, dando origem a novas versões, nas vozes dos mais diferentes artistas da época. Nos Estados Unidos a versão que alcançou maior sucesso foi a dos Carpenters, em 1975. Ela fez parte da seleção de canções do álbum "Horizon" e se transformou em um grande sucesso, chegando aos primeiros lugares da parada Billboard.

Por isso quando Elvis a gravou em 1976 a música já não tinha mais potencial em se tornar de novo hit em sua interpretação. Mesmo assim, para seus fãs, era sempre interessante ouvi-la na voz de Elvis Presley. E a versão de Elvis Presley não deixou a desejar. Ele interpretou a canção de forma bem intimista, acompanhado de poucos músicos de sua banda. Nada de arranjos exagerados. Apenas o essencial, o básico, dando destaque para sua voz. Ficou bonita de se ouvir.

No meio de tantas músicas românticas e lentas, "Love Coming Down" era um bom country que animava um pouco mais a audição do  From Elvis Presley Boulevard. Essa canção foi escrita por Jerry Chesnut, excelente compositor, especializado em música country. Elvis já tinha escolhido outras canções dele para gravar, com destaque para "T-R-O-U-B-L-E" do álbum "Elvis Today". Sempre que Elvis ia atrás de material novo, inédito no mercado, Chesnut surgia como uma opção. A RCA Victor enviava muitas canções compostas por ele para os estúdios, quando Elvis tinha gravações programadas. Provavelmente ele a ouviu pela primeira vez nas sessões do "Elvis Today", mas resolveu gravá-la apenas em Graceland, nas sessões da Jungle Room.

Jerry Chesnut havia nascido em  Harlan County, no Kentucky e tinha as mesmas raízes culturais de Elvis, por isso a identificação vinha quase que imediatamente. E Elvis Presley não seria o único popstar a gravar seu material. Depois dele outros grandes astros da country music como Alan Jackson e George Jones também gravariam seu repertório. Até mesmo Elvis Costello traria parte da obra de Chesnut para sua discografia. Foi uma carreira longa, de mais de cinquenta anos de música. Infelizmente depois de anos compondo belas canções de countru music, ele veio a falecer em dezembro de 2018.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Elvis Presley - From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee - Parte 5

Já no fim da vida Elvis costumava dizer que não queria mais gravar músicas que não acreditava. Ele estava farto, depois de anos e anos, de gravar material de que não gostava. Principalmente na era dos filmes em Hollywood ele teve mesmo que fazer muitas concessões. No final de sua carreira, quando o fim já se aproximava, Elvis poderia finalmente dizer que só gravava o que bem queria e quando queria.

E nessa fase ele adorava cada vez mais o country de seus anos de infância em Memphis. Havia material novo? Certamente sim. Porém ele sempre sondava e flertava com o passado. Era uma maneira de revisitar sua própria vida. Não podemos condenar Elvis por isso. Claro que não! De certa maneira isso lhe trouxe de volta o prazer de cantar ao vivo e de gravar material de que pessoalmente gostava.

Em 1967 Tom Jones havia gravado com sucesso a balada "I'll Never Fall In Love Again". Chegou inclusive a se apresentar na TV, soltando o vozeirão. O público gostou do que viu e ele ganhou uma excelente audiência. Elvis, que era muito amigo de Tom Jones, deve ter sentido uma pontinha de inveja porque nessa época ele estava preso com contratos de Hollywood. Não tinha poder de escolher aquilo que queria cantar. Tudo já vinha imposto pelos estúdios de cinema e pela RCA Victor. E como ele havia gostado muito da música surgiu mesmo aquela vontade de fazer sua versão que só iria chegar ao mercado em 1976 com esse disco "From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee". Curiosamente Elvis seguiu os arranjos da versão de Tom Jones sem mudar em quase nada. A única diferença veio justamente da performance vocal. Tom Jones era bom cantor, isso era inegável, mas não tinha a mesma potência vocal de Elvis que na sua versão não poupou emoção e poderio vocal. Quase a balada sentimental virou uma ópera, principalmente no último verso. Ficou bem bonita a versão de Mr. Presley. Tom Jones foi superado, algo que ele próprio reconheceu na época.

Em 1973 Larry Gatlin soltou sua versão intimista de "Bitter They Are, Harder They Fall". Pessoalmente gosto muito desse seu trabalho original. Mais uma vez, ele não tinha o poder vocal de Elvis, por isso optou por adotar uma postura bem mais contida, quase lacrimejante. Os violinos ao estilo country pontuavam toda a gravação e até pequenos sinos foram acrescentados. Com Elvis esse arranjo ficou mais grandioso. A TCB Band aqui foi por outra direção, deixando a voz de Elvis assumir o centro do palco. Afinal o que faltava em Larry Gatlin, sobrava no Elvis quarentão dos anos 70. E ele realmente caprichou. Em termos de comparação não há o que comentar. Elvis se impôs mais uma vez e o que era intimista e mais calmo, virou novamente uma explosão de voz nas notas alcançadas por Elvis Presley. Ouvindo esse tipo de gravação chegamos em uma conclusão óbvia. Ele foi um artista grandioso, não há como negar.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee - Parte 6

"Never Again" tem um dos melhores arranjos do disco. Começa com um belo dedilhado de dois violões, criando uma atmosfera intimista, lembrando até mesmo baladas de gêneros mais introspectivos, como a nossa conhecida "Bossa Nova". Curiosamente a estrutura da melodia segue uma linha que agradava muito Elvis nessa época, com aquele estilo de ir sempre crescendo ao longo de sua execução. Começa quase sussurrada, vai subindo o tom, até ganhar ares de grandiosidade. Um tipo de estilo musical em que Elvis poderia mostrar todo o seu potencial vocal. E o coro também não fica atrás, principalmente nas últimas notas quando eles (Elvis e seus grupos vocais de apoio) levam tudo para uma espécie de explosão emocional coletiva.

A letra é interessante. Ela mostra a história de um homem que amou demais, se entregou demais a uma paixão avassaladora do seu passado, mas acabou magoado, traído, ferido por aquela que ele considerava ser o amor de sua vida. Não quero passar a imagem de alguém que se repete, mas essa letra é bem óbvia em relação ao que Elvis passou em seu casamento com Priscilla. A mágoa que sofreu, por ter sido traído pela sua própria esposa e mãe de sua filha, a enorme fossa que ele entrou depois disso, a depressão que teve que passar, tudo isso o fez jurar que nunca mais iria passar por algo assim novamente. A primeira parte da letra já deixa isso muito claro, principalmente quando Elvis canta versos como esse: "Espero nunca amar alguém tanto assim de novo! Eu não quero mais suportar isso, pois já estive ferido antes". Recado mais claro do que isso, impossível.

"The Last Farewell" é outro bom momento desse álbum cheio de baladas tristes, mas ao mesmo tempo relevantes. Esse é outro bom trabalho de arranjo do produtor Felton Jarvis, mas ao contrário de outras canções como "Never Again" que começa calma e vai crescendo, aqui a introdução é um tanto épica, para depois as coisas irem acalmando aos poucos. A melodia é agradável aos ouvidos, com Elvis cantando quase a meia voz, como se estivesse curtindo bastante a melodia junto ao ouvinte, criando com isso um sentimento de cumplicidade com seus fãs. A música em si foi muito trabalhada depois por Felton Jarvis pois ele acrescentou muitos instrumentos posteriormente à gravação. Antes do lançamento os acréscimos foram levados para aprovação de Elvis e ele gostou do resultado final.

Essa letra é quase cinematográfica. Ela leva o ouvinte a imaginar uma determinada situação, onde um marinheiro se despede de sua amada no porto, prestes a ir para a "velha Inglaterra". Mesmo Elvis não tendo sido da marinha e nem ter qualquer ligação com isso (a não ser pelo fato de ter interpretado um marinheiro em "Girls, Girls, Girls") a mensagem da canção é que provavelmente gerou interesse em Elvis. É praticamente um roteiro de cinema, com começo, meio e fim, explorando a dor da despedida de alguém que vai para o mar, mas deixa seu grande amor para trás - imagine aí em sua mente Elvis vestido de marinheiro dando um abraço final na sua amada para ir embora para a Inglaterra. Ficou estranho? Um pouquinho, mas devo dizer que no final o resultado ficou muito bom, criando um clima bem diferente nos discos de Mr. Elvis Presley.

Pablo Aluísio.