sábado, 20 de dezembro de 2025

O Eternauta

O Eternauta - Primeira Temporada
Outra série que chegou badalada, mas que no final achei bem mais ou menos! É uma série pós apocalíptica rodada na Argentina e baseada em quadrinhos. Bom, os quadrinhos possuem até um certo prestígio entre fãs da nona arte, mas essa série eu sinceramente não gostei muito. Até que a série começa bem, sendo os primeiros episódios levemente interessantes. Um grupo de pessoas bem normais descobrem que algo aconteceu. Uma neve, pelo visto contaminada talvez por radiação, surge no horizonte. Ninguém sabe explicar, mas milhões morreram. Eles, que estão relativamente protegidos dentro de uma casa, decidem sair para entender os acontecimentos, já que todas as emissoras de rádio e televisão saíram do ar. É uma jornada em busca de salvação e conhecimento dos fatos. 

No quadro geral me soou bem cansativa. Fica muito no lenga lenga, nunca parecendo chegar em lugar nenhum. No meio do sono os produtores colocaram umas criaturas, parecendo uns besouros gigantes, para ver se o público acorda, mas não tem jeito, a coisa toda é um tanto sonolenta. Em determinado momento você pensa que tudo será explicado pois parece que a Terra sofreu uma invasão de extraterrestres (os tais besouros), mas nada é muito bem explicado. Assim retornam aqueles personagens chatos fazendo coisa nenhuma. E o espectador vai em frente, tentando ficar acordado no meio do tédio. Enfim, não gostei!

O Eternauta (El Eternauta, Argentina, 2025) Direção: Bruno Stagnaro / Roteiro: Bruno Stagnaro / Elenco: Ricardo Darin, Carla Peterson, César Troncoso / Sinopse: Um grupo de pessoas comuns, que vivem nos subúrbios de Buenos Aires, na Argentina, descobre que algo aconteceu no mundo lá fora, mas não sabem ainda dos fatos. O mundo, definitivamente, parou! 

Pablo Aluísio. 

Medo Real

Medo Real - Primeira Temporada
A Netflix vendeu essa série de terror como a coisa mais assustadora que você poderia assistir em sua vida. Besteira! Marketing rasteiro! A fórmula usada aqui já foi muito esticada, principalmente em canais de documentários sobre crimes como a ID Investigação Discovery. A coisa toda funciona assim: Pessoas que viveram experiências (supostamente) paranormais, relembram os fatos do passado. Em vários episódios apenas duas histórias são contadas. Na primeira um jovem universitário passa a ter alucinações com uma entidade sobrenatural. Conforme ele vai investigando descobre que pode ser a alma atormentada de um soldado morto durante a guerra civil. Esse primeiro lote de episódios achei bem fraquinho. Nada convincente!

Na segunda história uma família compra uma casa maravilhosa no campo por um preço muito barato. Quem conhece filmes de terror sabe que isso pode ser uma péssima ideia. No mínimo houve um crime horrendo dentro da casa em um passado distante. E é exatamente isso que acontece. Os familiares se mudam para sua nova casa. Todo mundo alegre e feliz, mas não demora a se manifestarem entidades falecidas dentro dela. Bom, história batida, coisa que já vimos em dezenas de filmes de terror. E nos filmes, pode ter certeza, a coisa era muito melhor trabalhada. Assim, não sobra muita coisa. O medo real não se mostrou tão real assim! 

Medo Real (True Haunting, Estados Unidos, 2025) Direção: Neil Rawles, Luke Watson / Roteiro: Neil Rawles, Luke Watson / Elenco: Wyatt Dorion, Cooper Levy, Rhys Phillips / Sinopse: Nessa nova série de terror da Netflix o espectador será apresentado a histórias reais do sobrenatural, tudo contado pelas pessoas que as vivenciaram. 

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Duas Rainhas

Duas Rainhas 
Alguns filmes já foram feitos no passado sobre o conturbado relacionamento político e pessoal entre essas duas rainhas. Elizabeth I (Margot Robbie) era a rainha da Inglaterra, protestante, incapaz de gerar um herdeiro. Nunca se casou, o que lhe valeu o título histórico de "A Rainha Virgem". Era considerada uma mulher fria, que soube conduzir bem o império britânico enquanto esteve no trono. Mary Stuart (Saoirse Ronan) era a rainha da Escócia. Após viver longos anos na França retornou para se sentar no trono escocês. Falava mais francês do que a língua do país. Causou mal estar e desconforto entre os nobres escoceses. Muitos a consideravam uma estrangeira. Também era católica, o que causava problemas com os protestantes da Escócia.

Mary tinha parentesco com Elizabeth. Elas eram primas. Mais importante do que isso, Mary era a primeira na linha de sucessão ao trono inglês caso algo acontecesse com Elizabeth. Isso acabava criando uma tensão entre as duas monarcas. O filme retrata esse aspecto, mas desde o começo foca muito mais em Mary Stuart e seus problemas na corte da Escócia, do que em Elizabeth e seu relacionamento com ela. Era um foco de tensão conviver com uma nobreza tão vil e traidora como aquela. Para piorar ainda mais esse quadro, Mary teve um filho que também estaria na linha de sucessão do trono inglês. Ao mesmo tempo Elizabeth não conseguia gerar herdeiros para a dinastia Tudor ao qual pertencia (ela era filha de Ana Bolena e Henrique VIII).

O filme em si é bem interessante, conta sua história até mesmo de forma didática. As questões históricas são colocadas na mesa sem muita cerimônia. A produção também é boa, mas nada espetacular, como se poderia esperar de um filme sobre duas rainhas poderosas. O único problema do roteiro é que ele precisou compilar em pouco mais de duas horas de filme uma história que durou mais de trinta anos. Para se ter uma ideia disso basta citar o exemplo de quando Mary Stuart finalmente cai nas mãos de Elizabeth. No filme parece que sua execução se deu em poucos dias. Na verdade durou 18 anos! Houve um longo julgamento (ignorado no filme) e depois se passou muitos anos até que ela fosse executada. Assim as coisas ficam meio atropeladas. Mesmo assim ainda é um bom filme. O conselho final porém para quem gostou da história em si é ir atrás de livros sobre as monarcas, onde aí sim o leitor poderá ter uma ideia muito mais ampla do que realmente aconteceu.

Duas Rainhas (Mary Queen of Scots, Inglaterra, Estados Unidos, 2018) Direção:  Josie Rourke / Roteiro: Beau Willimon, baseado no livro histórico "Queen of Scots: The True Life of Mary Stuart" / Elenco: Saoirse Ronan, Margot Robbie, Jack Lowden, Andrew Rothney / Sinopse: O filme conta a história do complicado relacionamento político e pessoal entre as rainhas Mary Stuart da Escócia (Saoirse Ronan) e Elizabeth I da Inglaterra (Margot Robbie). Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Maquiagem e Melhor Figurino. Também indicado ao BAFTA Awards nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante (Margot Robbie), Melhor Maquiagem e Melhor Figurino.

Pablo Aluísio.

A Outra

Título no Brasil: A Outra
Título Original: The Other Boleyn Girl
Ano de Produção: 2008
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures, Focus Features
Direção: Justin Chadwick
Roteiro: Peter Morgan, Philippa Gregory
Elenco: Natalie Portman, Scarlett Johansson, Eric Bana
  
Sinopse:
Duas belas irmãs, Ana e Mary Bolena, impulsionada pela ambição cega de sua família, competem pelo amor do Rei Henrique VIII (1491 - 1547), um monarca violento e despótico que passa por uma crise em seu casamento. Sua esposa Catarina de Aragão não consegue lhe dar um herdeiro homem, o que cria um problema para a linha de sucessão do rei e ele, convencido que não terá um varão, decide ir atrás de outras amantes para ocupar o trono da rainha.

Comentários:
A história de Henrique VIII, o soberbo e absoluto monarca da Inglaterra, já deu origem a vários filmes (alguns clássicos inclusive). Aqui o foco se revela um pouco diferenciado. Ao invés de tentar contar a biografia do rei, suas inúmeras esposas, seus atos de violência e sua mente sendo corrompida gradualmente pelo poder sem freios, o roteiro procura focar em uma outra personagem secundária, que nem sempre foi aproveitada adequadamente nos filmes anteriores. O próprio título já deixa claro que o filme vai se focar na "Outra Garota Bolena". Como se sabe Ana Bolena foi a segunda esposa do rei, um romance complicado, cheios de dramas, já que Henrique VIII não podia se separar de sua primeira esposa que não lhe dava herdeiros masculinos, só dando origem a filhas. Indo contra o Papa e a Igreja ele decidiu romper com Roma, anula seu primeiro casamento e finalmente se uni a Ana Bolena. Esse relacionamento porém foi trágico, pois desconfiado de que estava sendo traído, mandou decapitar Ana Bolena. Isso é o que você basicamente vê em outros filmes sobre Henrique VIII. Aqui o foco porém se direciona para Mary Bolena (Scarlett Johansson), irmã de Ana e que também desfrutou da cama do rei. Enfim, perversão, falta de valores morais e destruição dos laços religiosos por causa de amantes ocasionais, compõe o menu dessa ótima produção. Vale a pena assistir.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

O Troll da Montanha 2

Título no Brasil: O Troll da Montanha 2
Título Original: Troll 2
Ano de Lançamento: 2025
País: Noruega
Estúdio: Motion Blur
Direção: Roar Uthaug
Roteiro: Espen Aukan, Roar Uthaug
Elenco: Ine Marie Wilmann, Kim Falck, Mads Sjøgård Pettersen, Sara Khorami, Gard B. Eidsvold, Trond Magnum

Sinopse:
Após os eventos devastadores causados pelo despertar de um troll ancestral, a Noruega tenta se recuperar enquanto mantém em segredo a existência dessas criaturas mitológicas. No entanto, uma nova e ainda mais perigosa ameaça desperta nas montanhas, forçando a paleontóloga Nora Tidemann e a equipe do governo a retornarem à linha de frente. Com o tempo se esgotando e a destruição se aproximando de áreas densamente povoadas, eles precisam desvendar antigos mitos nórdicos e encontrar uma forma de deter o monstro antes que seja tarde demais.

Comentários:
Talvez eu já tenha passado da idade de curtir um filme como esse, de monstros lutando entre si, destruindo as cidades por onde passam. Todos esses filmes são filhos espirituais de King Kong e Godzilla, não tem jeito. Então se já vi os originais no passado, fica mesmo complicado curtir esse genérico vindo da fria Noruega. O curioso é que é um filme pop mesmo, nada tendo a ver com o clima mais soturno e dramático de um cinema europeu que imperava até poucos anos atrás. O cinema americano realmente jogou sua influência em cima do velho continente e parece não haver mais retorno desse ponto. Eu lamento. Penso que o cinema europeu vai perdendo suas características mais valiosas. Por outro lado temos que levar em conta também que vivemos a era da Netflix, então o gosto médio do público americano (e derivados) se impõe. Não acredito que os jovens de hoje iriam curtir um Troll gigantesco tendo crises existenciais ou então discutindo filosofia em cima da montanha. Aí seria exigir demais! 

Pablo Aluísio. 

A Negociação

Título no Brasil: A Negociação
Título Original: The Negotiator
Ano de Lançamento: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: New Regency Productions
Direção: F. Gary Gray
Roteiro: James DeMonaco, Kevin Fox
Elenco: Samuel L. Jackson, Kevin Spacey, David Morse, Ron Rifkin, John Spencer, J.T. Walsh

Sinopse:
Danny Roman (Samuel L. Jackson) é um dos melhores negociadores da polícia de Chicago, especialista em lidar com situações de reféns. Quando é falsamente acusado de desviar dinheiro de um fundo de pensão da corporação e vê seu parceiro ser assassinado, Roman decide tomar uma atitude extrema: faz reféns dentro de um prédio do governo para ganhar tempo e provar sua inocência. Para negociar, ele exige a presença de Chris Sabian (Kevin Spacey), outro negociador renomado. O confronto psicológico entre os dois homens se transforma em uma batalha de inteligência, enquanto a verdade por trás da conspiração começa a vir à tona.

Comentários:
Nada melhor do que um bom thriller psicológico policial dos anos 90. Aqui nesse filme temos um verdadeiro duelo de interpretação entre dois ótimos atores. No nível superior temos um ainda jovem Kevin Spacey arrasando como um negociador profissional do departamento de polícia. Um homem inteligente e devidamente treinado para lidar com situações de alto stress e perigo. Em um nível um pouco inferior temos a melhor interpretação da carreira de Samuel L. Jackson. Infelizmente, devemos reconhecer, o Jackson foi se rendendo a um estilo de atuar caricato, que auto ironizava sua própria imagem pública. Esqueça isso. Aqui temos o melhor dele em cena. No geral um filme realmente muito bom que merece ser revisto nos dias atuais. 

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Baramulla

Título no Brasil: Baramulla
Título Original: Baramulla
Ano de Lançamento: 2025
País: Índia
Estúdio: B62 Studios
Direção: Aditya Suhas Jambhale
Roteiro: Aditya Dhar, Aditya Suhas Jambhale
Elenco: Manav Kaul, Bhasha Sumbli, Arista Mehta

Sinopse:
Policial, muito profissional e íntegro em sua profissão, é transferido para uma região mais remota da Índia. Lá ele precisará investigar uma série de desaparecimentos de crianças. Mal sabe que sua própria família, em breve, estará no meio de toda essa situação de medo e terror. 

Comentários:
Não é todo dia que você vai assistir a um filme indiano de terror! Então não deixa de ser um bom programa conferir esse filme. Amplie seus horizontes cinematográficos, conhecendo o que se produz também naquele país, que aliás, ama cinema! Um dos aspectos que mais me chamaram atenção nesse filme foi o uso de seres sobrenaturais e mitológicos da cultura ocidental, da religião cristã e judaica. Os indianos possuem sua própria cultura religiosa, inclusive cultuando milhares de deuses diferentes. Assistir a um filme como esse que usa figuras como demônios e fantasmas, tão típicas da religião ocidental não deixa de ser uma grande surpresa. Pelo visto a influência dos próprios filmes ocidentais de terror já se fazem sentir nessa região do nosso planeta. Pois é, a cultura rompe fronteiras nacionais desde o começo dos tempos. Em relação ao filme em si achei apenas mediano. Ele começa bem, mas logo se perde. Não sabe se aposta no terror e suspense ou no drama, envolvendo os familiares do policial. Assim o filme perde ritmo e fica, em determinados momentos, bem cansativo para o espectador.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Névoas do Terror

Título no Brasil: Névoas do Terror
Título Original: A Study in Terror
Ano de Lançamento: 1965
País: Reino Unido
Estúdio: Compton Films
Direção: James Hill
Roteiro: Donald Ford, Derek Ford
Elenco: John Neville, Donald Houston, John Fraser, Barbara Windsor, Frank Finlay, Anthony Quayle

Sinopse:
Em Londres, no final do século XIX, Sherlock Holmes e Dr. Watson investigam uma série de assassinatos brutais que aterrorizam o bairro de Whitechapel. Os crimes apresentam semelhanças inquietantes com os homicídios atribuídos a Jack, o Estripador, levando Holmes a enfrentar um dos casos mais perigosos de sua carreira. À medida que a investigação avança, conspirações envolvendo a alta sociedade, chantagem e segredos do passado surgem, colocando o detetive frente a frente com um inimigo que parece sempre estar um passo à frente.

Comentários:
Até hoje fico curioso com o fato de que o escritor Arthur Conan Doyle nunca escreveu uma história de Sherlock Holmes tentando descobrir o mistério da identidade do infame assassino em série Jack, o Estripador. Afinal os livros originais eram da mesma época em que os crimes estavam sendo executados. Parece que Doyle não quis colocar seu mais famoso personagem nesse mistério sem solução. Corria o risco de destruir sua reputação como detetive infalível, quem sabe. De qualquer forma temos esse filme, com história, digamos, não canônica. É interessante e tem seus bons momentos, mas já foi superado por filmes bem melhores tratando da mesma premissa como, por exemplo, Assassinato por Decreto. O que sobra, no final de tudo, é uma boa interpretação do ator John Neville como Holmes e uma certa ambientação sombria daqueles crimes. Ainda assim, repito, o filme hoje em dia ficou bem datado. Vale pela curiosidade cinematográfica histórica e nada muito além disso. 

Pablo Aluísio. 

O Caçador de Bruxas

Título no Brasil: O Caçador de Bruxas 
Título Original: Witchfinder General 
Ano de Lançamento: 1968 
País: Reino Unido 
Estúdio: Tigon British Film Productions 
Direção: Michael Reeves 
Roteiro: Michael Reeves, Tom Baker 
Elenco: Vincent Price, Ian Ogilvy, Rupert Davies, Robert Russell, Hilary Dwyer, Nicky Henson 

Sinopse:
O filme se passa na Inglaterra durante a Guerra Civil do século XVII. Matthew Hopkins (Vincent Price) afirma ter sido nomeado pelo Parlamento como “Caçador de Bruxas Geral”. Ele viaja de vila em vila perseguindo supostas bruxas e hereges, usando tortura e acusações falsas — com o único objetivo de ganhar dinheiro e poder. Quando o soldado Richard Marshall (Ian Ogilvy) descobre os crimes de Hopkins, ele decide caçá-lo para pôr fim ao seu reinado de medo e terror. 

Comentários:
O filme é considerado um marco do chamado “folk horror” britânico — mistura horror com contexto histórico e social, focando na superstição, fanatismo religioso e perseguições. A distribuição nos Estados Unidos mudou o título para The Conqueror Worm, numa tentativa de associá-lo aos filmes do ciclo de Poe estrelados por Price, apesar de a história não ter relação com os contos de Poe. O filme era bastante violento e chocante para a época — com cenas de tortura, execuções e brutalidade, o que lhe conferiu reputação de obra controversa, muito além dos filmes de horror “fantasia” ou sobrenatural. Enfim, temos aqui um filme até bem realista sobre o que foi a real Caça às Bruxas, onde pessoas que se diziam cristãs usavam a fé alheia para cometer as maiores barbaridades e atrocidades contra pessoas vulneráveis. 

Pablo Aluísio. 

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Krakatoa - O Inferno de Java

Título no Brasil: Krakatoa - O Inferno de Java
Título Original: Krakatoa, East of Java
Ano de Lançamento: 1969
País: Estados Unidos
Estúdio: 20th Century Fox
Direção: Bernard L. Kowalski
Roteiro: John Davis, Arnold Schulman
Elenco: Maximilian Schell, Brian Keith, Sal Mineo, Diane Baker, Peter Graves, Joanna Pettet

Sinopse:
A história se passa no final do século XIX e segue uma missão de resgate liderada por um capitão de navio mercante que parte para a ilha de Java para resgatar uma carga valiosa de diamantes. O que ele não sabe é que o temido Vulcão Krakatoa está prestes a entrar em erupção, o que criará uma série de catástrofes naturais e ameaças para a tripulação e moradores locais. A missão se transforma assim em uma luta pela sobrevivência à medida que eles tentam escapar das consequências da maior erupção vulcânica já registrada, que causa uma tragédia sem precedentes.

Comentários:
Assisti há poucos dias. É um filme antigo, clássico. Por essa razão fiquei com aquela sensação de que já havia assistido antes, em algum momento de minha vida. Provavelmente em alguma Sessão da Tarde nos anos 80, quem sabe. Pois bem, de uma maneira ou outra, gostei do que vi. É um filme bem interessante que procura contar uma história de aventura, perigo e desafios em regiões exóticas do nosso planeta. O curioso é que não havia na época tecnologia para fazer todos os efeitos especiais adequados, uma vez que a história do filme exigia esse tipo de produção. Ainda assim, mesmo com os recursos da época, o filme se sustenta. Claro que o navio é uma miniatura e tudo mais, porém esse tipo de coisa não tira o sabor do filme, pelo contrário, traz aquele sentimento de nostalgia de um tempo em que o cinema era mais romântico, mais desafiador nesse campo. Assim fiquei plenamente satisfeito quando chegou ao  seu final. Penso que é um dos bons filmes nesse estilo produzido naqueles anos, hoje distantes. Um tempo na história do cinema que não volta mais. 

Pablo Aluísio.