quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Blindado

Blindado
Stallone está com 79 anos de idade. Então não dá para ficar cobrando muito dele. Não é questão de etarismo, mas sim da forma como Hollywood geralmente trata de seus astros do passado. São descartados quando ficam mais velhos! Assim, mesmo que ele venha a fazer filmes fracos, temos que dar uma colher de chá. É o que vejo nesse seu novo filme. Ele está ali defendendo seu cachê, sem maiores problemas. E nem é o protagonista, para falar a verdade. Seu personagem é basicamente o chefe de uma quadrilha de assaltantes que precisa parar e encurralar um carro-forte que está transportando uma carga que é importante para um perigoso cartel mexicano. Eles acabam tendo êxito inicial, emboscando o veículo numa ponte. Depois fica a questão de como vão abrir aquela lata de sardinhas, já que dois guardas (pai e filho) dentro dele estão dispostos a não entregar o ouro transportado do veículo para os criminosos. 

E o filme é isso aí. Claro que há inúmeros furos de roteiro. Um dos mais óbvios é que o carro-forte fica parado por longas horas no meio da ponte e nada acontece. Hoje em dia essas empresas de transportes de valores monitoram seus carros. Uma vez que são parados em lugares não autorizados, logo são acionados alertas, sendo enviadas equipes e a própria polícia para o local, para averiguar o que está acontecendo. Ninguém transporta milhões em dinheiro e ouro sem esse tipo de protocolo básico de segurança. Além disso, em um mundo de celulares, o que poderia impedir dos guardas ligarem para sua central (ou os tiras) pedindo ajuda emergencial. Esses são detalhes e tantos outros que fazem a base central da história desse filme não fazer muito sentido, mas eu vou ser legal por aqui. Até que não me aborreceu e o filme foi até bem regular. No final o Stallone tenta suavizar seu personagem (afinal é um criminoso), para manter sua imagem de bom moço. Até nisso vou relevar. Pelo conjunto da obra e pela idade o Stallone tem esse direito. Seu personagem é um criminoso, mas no fundo é um cara legal! Ok, tudo bem. Isso dá uma ideia da boa vontade que tive assistindo a esse filme. E isso é tudo. 

Blindado (Armor, Estados Unidos, 2024) Direção: Justin Routt / Roteiro: Cory Todd Hughes, Adrian Speckert / Elenco: Jason Patric, Sylvester Stallone, Josh Wiggins / Sinopse: Um carro-forte blindado é encurralado e cercado numa ponte. Os criminosos querem o ouro que ele transporta. Os guardas estão dispostos a tudo para evitar que o roubo venha a se concretizar. Vai vencer o duelo quem tiver mais sangue frio e resistência ao que está acontecendo.

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

O Despertar

O Despertar
A história se passa em 1921, na Inglaterra. Uma pesquisadora cética, especializada em desmascarar falsos médiuns, é contratada para um novo serviço a ser realizado dentro de um orfanato. As crianças de lá dizem ver um garotinho rondando as sombras da noite nos corredores do lugar. Para eles se trata de um fantasma de uma criança que ali morreu há muitos anos. No começo a pesquisadora segue seus protocolos habituais. Ela quer desvendar mais uma farsa, só que conforme o tempo passa, vão acontecendo coisas sobrenaturais que ela não consegue explicar apenas com a racionalidade de sua ciência. 

Então, eis que temos um bom filme aqui. E isso não é de admirar. Afinal os ingleses  - desde os velhos tempos da Hammer - são especialistas em filmes de fantasmas. E aqui conseguiram novamente fazer um filme de terror e suspense que me prendeu a atenção do começo ao fim. Tudo muito bem realizado, sutil, jogando com o espectador o tempo todo. Assim se faz bons filmes sobre almas penadas e coisas do gênero. Não adianta encher de efeitos visuais se não tem um bom roteiro e nem inteligência para desenvolver esses velhos contos de fantasmas. E o desfecho da trama não decepciona em nada. Enfim, deixo minha recomendação. Esse filme inglês vale mesmo a pena. Não deixe passar em branco. 

O Despertar (The Awakening, Reino Unido, 2011) Direção: Nick Murphy / Roteiro: Stephen Volk, Nick Murphy / Elenco: Rebecca Hall, Dominic West, Imelda Staunton / Sinopse: Durante a década de 1920 uma pesquisadora cética de eventos paranormais vai até um velho orfanato, onde as crianças dizem avistar, nas sombras da noite, o fantasma de um menino, provavelmente um órfão que morreu naquele lugar há muitos anos no passado. 

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 23 de setembro de 2025

A Fúria dos Peles Vermelhas

Título no Brasil: A Fúria dos Peles Vermelhas 
Título Original: Rock Island Trail
Ano de Lançamento: 1950
País: Estados Unidos
Estúdio: Republic Pictures
Direção: Joseph Kane
Roteiro: James Edward Grant, Frank J. Nevins
Elenco: Forrest Tucker, Adele Mara, Lorna Gray

Sinopse:
O filme conta a história de um empresário americano que no século XIX decidiu empreender por seus próprios esforços pessoais uma ferrovia ligando vários estados do Norte com regiões distantes do oeste selvagem. Uma aventura cheia de perigos, com ataques de bandoleiros sanguinários, concorrentes inescrupulosos e hordas de selvanges nativos violentos. 

Comentários:
Mais um filme que resgata a história das grandes ferrovias que cruzaram o velho oeste no período de verdadeiro colonização daquelas terras selvagens. Os americanos possuem um grande senso de valorização desse período histórico, basicamente porque acreditam que foi através das ferrovias que a civilização chegou naqueles lugares distantes e isolados. Não deixa de ser uma verdade histórica. Até gostei do filme, mas devo dizer que no fundo se trata de uma produção B. Muito bem intencionada, com muito capricho em seu roteiro, mas ainda assim um filme B. O que não desvaloriza o filme em si, mas apenas o coloca numa certa categoria de entretenimento sem maiores pretensões cinematográficas. No quadro geral conta bem sua história, valoriza bons valores e homenageia os pioneiros do velho oeste. Está de bom tamanho. 

Pablo Aluísio.

Pilastras do Céu

Pilastras do Céu
O Sargento Emmett Bell (Jeff Chandler) é o encarregado do governo americano para manter a ordem e a lei numa reserva de tribos nativas norte-americanas. Nessa funciona uma missão cristã que tenta levar o evangelho para os indígenas, convertendo alguns do grupo. Os problemas começam quando alguns chefes não aceitam a realização de uma obra pelo governo americano dentro da reserva. Para os caciques essa seria uma intervenção dentro dos novos domínios controlados pelos índios. Não tarda a se criar um clima de rebelião no local. "Pilastras do Céu" me surpreendeu positivamente. Nunca o tinha assistido e só o fiz por curiosidade, pois andei lendo sobre a vida do ator Jeff Chandler (que morreu em 1961 e hoje anda meio esquecido). Bom, adoro filmes de cavalaria, sou fã assumido desse tipo de western. Esse é bem curioso porque embora tenhamos todos os elementos que sempre caracterizaram esse tipo de filme: tiroteios, batalhas e índios x cavalaria, o subtexto que o roteiro traz não é nada clichê ou banal.

Seu final é uma grande surpresa e mostra bem a mentalidade religiosa que ainda hoje prevalece na sociedade americana. Não vou contar mais para não estragar, quem tiver curiosidade de assistir um filme que consegue misturar tantas coisas em tão pouco tempo aproveite para conferir, garanto que no mínimo ficará surpreso pelo final incomum. Em definição podemos dizer que se trata de um western com temática religiosa ao fundo que certamente vale a pena ser redescoberto pelos admiradores de faroestes americanos da década de 50.

Pilastras do Céu (Pillars Of The Sky, EUA, 1956) Direção: George Marshall / Roteiro: Sam Rolfe baseado na novela de Heck Allen / Elenco: Jeff Chandler, Dorothy Malone, Ward Bond / Sinopse: O Sargento Emmett Bell (Jeff Chandler) é o encarregado do governo americano para manter a ordem e a lei numa reserva de tribos nativas norte-americanas. Nessa funciona uma missão cristã que tenta levar o evangelho para os indígenas, convertendo alguns do grupo. Os problemas começam quando alguns chefes não aceitam a realização de uma obra pelo governo americano dentro da reserva. Para os caciques essa seria uma intervenção dentro dos novos domínios controlados pelos índios. Não tarda a se criar um clima de rebelião no local.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Os Filmes de Marilyn Monroe - Parte 1

Sua Alteza, a Secretária
Esse filme foi o primeiro com Marilyn Monroe. Na época ela era apenas uma modelo que aspirava a ter uma carreira de atriz em Hollywood. Era um sonho que parecia muito, muito distante! Seu papel era tão insignificante que sequer tinha nome. De fato o personagem de Marilyn era apenas identificado como a "operadora de telefone". Na verdade ela sequer surgia em cena, pois os espectadores praticamente apenas ouviram sua voz. Também não foi creditada no elenco, o que demonstra como foi mesmo apenas um pequeno teste para ela na Fox (e pensar que em um futuro não tão distante ela se tornaria a maior estrela da história do estúdio). 

Já o filme em si, é um misto de drama socialmente consciente, explorando as conquistas da mulher no começo do século e também uma comédia romântica com muitos figurinos bonitos para impressionar no Technicolor berrante da época. Betty Grable era considerada a miss simpatia do plantel da Fox, conquistando boas bilheterias com seus filmes levemente açucarados.

Sua Alteza, a Secretária (The Shocking Miss Pilgrim, Estados Unidos, 1947) Estúdio: Twentieth Century Fox / Direção: George Seaton, Edmund Goulding / Roteiro: George Seaton, Ernest Maasz / Elenco: Betty Grable, Dick Haymes, Anne Revere, Marilyn Monroe, Gene Lockhart, Elizabeth Patterson / Sinopse: No século XIX, Cynthia Pilgrim (Betty Grable) se torna a primeira funcionária de uma grande empresa de transporte em Boston. Em uma época em que poucas mulheres trabalhavam fora ela acaba se tornando um símbolo da nova posição feminina dentro do mercado de trabalho.

Idade Perigosa 
Um grupo de garotos é influenciado negativamente pelo delinquente juvenil Danny (Billy Halop). Assim ele convence mais três jovens a participarem de um assalto, mas os planos não saem exatamente como eles queriam. Uma briga pelo destino daqueles jovens acaba gerando a morte de um professor muito querido na escola, Jeff Carter (Donald Curtis) e Danny é preso! Levado a julgamento começa um intenso debate no tribunal sobre quem seria o verdadeiro culpado, o rapaz ou a sociedade? Esse é considerado por muitos como primeiro filme da carreira de Marilyn Monroe. Segundo os próprios créditos do filme ela "interpreta" Evie, a garçonete do Gopher Hole! Isso não é de se surpreender pois na época em que Marilyn entrou no cast dessa produção ela não era nada mais do que uma modelo bonita que tinha a pretensão de um dia ser levada a sério como atriz! Alguns indicam esse como seu primeiro filme, pois é aqui que ela surge pela primeira vez na tela. Um equívoco pois Marilyn também esteve em "Sua Alteza, a Secretária", onde o espectador podia ouvir sua sensual voz ao telefone.

Já o filme "Dangerous Years" lida com a questão da delinquência juvenil, tema bastante em voga no pós-guerra. O que temos aqui é uma produção B com ares de melodrama que não envelheceu muito bem, sendo em muitos aspectos soa bem inocente - pelo menos para os padrões atuais pois o roteiro insiste de certa forma em apostar na boa índole de jovens a um passo da criminalidade. Na verdade Marilyn Monroe iria se conscientizar que esse não era o caminho para o sucesso, pois ela tinha muito mais vocação para as comédias românticas de costumes, o gênero que iria lhe transformar em uma estrela nas marquises de cinema de todo o mundo. Até porque ela era uma loira bonita e os homens a queriam ver em filmes divertidos e não em dramas sociais com um bando de pequenos infratores como esse.

Idade Perigosa (Dangerous Years, Estados Unidos, 1947) Estúdio: Twentieth Century Fox / Direção: Arthur Pierson / Roteiro: Arnold Belgard / Elenco: Billy Halop, Scotty Beckett, Richard Gaines, Marilyn Monroe / Sinopse: Jovens acabam caindo no lado errado da vida quando começam a seguir um delinquente juvenil que planeja um crime na cidade onde mora. 

Nasceste Para Mim
Mais um filme do comecinho da carreira de Marilyn Monroe. Aqui ela não teve tanta sorte como nos demais filmes pois sua participação acabou no chão da sala de edição pois o diretor cortou justamente a cena em que ela tinha maior presença - muito embora tenhamos consciência que suas duas linhas de diálogo eram pouco mais do que uma figuração comum. Mesmo assim ela ainda pode ser visualizada rapidamente numa cena gravada durante uma animada festa, na pista de dança. Ela, acredite, está na pista de dança lotada que foi captada pelo filme. 

Anos depois a própria Marilyn comentou o começo duro de sua carreira ao falar ironicamente sobre sua ofuscada participação nesse filme: "Que papel foi aquele?!". Papel é forma de dizer pois no fundo ela não passa de uma figurante anônima. É uma pena pois o filme, cujo enredo se passa inteiramente na década de 1920, poderia dar a chance para Marilyn pelo menos surgir na tela muito bonita, com aquele figurino do passado. De uma forma ou outra vale a pena ver o filme para tentar achar Marilyn em seus poucos segundos de fama.

Nasceste Para Mim (You Were Meant for Me, Estados Unidos, 1948) Estúdio: Twentieth Century Fox / Direção: Lloyd Bacon / Roteiro: Elick Moll, Valentine Davies / Elenco: Jeanne Crain, Dan Dailey, Oscar Levant, Marilyn Monroe / Sinopse: Chuck Arnold é um músico e líder de banda que acaba se apaixonando por Peggy, uma garota de sua cidade natal que acaba conhecendo durante um baile. Poucas semanas depois acaba se casando com ela. A vida de músico, sempre viajando para outras cidades, passando longas temporadas fora de casa, porém acaba prejudicando seu relacionamento com a esposa e as coisas pioram ainda mais quando sua banda começa a realmente fazer sucesso.

Travessuras de Casados
Comédia romântica que estaria completamente esquecida hoje em dia se não fosse por um detalhe mais do que importante: a presença no elenco do mito Marilyn Monroe. Muito jovem ainda e nada famosa na época a não ser por alguns ensaios em revistas como modelo, Marilyn tenta ao mesmo chamar a atenção para sua presença em um filme nada memorável, bobo até. Outro destaque digno de menção no elenco é a presença da maravilhosa Ginger Rogers, que hoje em dia infelizmente também anda bem esquecida. 

Por essa época Marilyn lutava para se firmar como atriz em Hollywood, algo que não era nada fácil por causa da competição, afinal loiras bonitas como ela existiam aos montes pelos corredores dos estúdios. Ela passava por várias dificuldades financeiras, sendo despejada de uma série de apartamentos aos quais não podia pagar o aluguel mas o sonho de vencer no cinema era maior. Aqui presenciamos seus primeiros passos antes de virar o maior mito feminino da história do cinema.

Travessuras de Casados (We´re Not Married, Estados Unidos, 1952) Estúdio: Twenty Century Fox / Direção: Edmund Goulding / Roteiro: Dwight Taylor, Gina Kaus, Nunnally Johnson / Elenco: David Wayne, Eddie Bracken, Eve Arden, Fred Allen, Ginger Rogers, Louis Calhern, Marilyn Monroe / Sinopse: Após descobrir que seu casamento não tem valor jurídico pois foi realizado por um juiz de paz com a licença vencida a jovem Annabel Norris (Marilyn Monroe) entra em desespero pois ela almeja disputar o concurso de "Senhora América" que só aceita mulheres casadas entre as competidoras. E agora o que fará, já que ela descobriu que continua solteira uma vez que seu casamento não tem validade?

Almas Desesperadas 
Esse foi um filme feito pela atriz Marilyn Monroe antes dela se tornar uma das maiores estrelas da história de Hollywood. Na época Marilyn era apenas uma garota bonita com um certo potencial. Uma starlet. E o mais interessante de tudo é que ela se saiu muito bem como atriz, sem apelar tanto para seu Sex Appeal. Claro, sua beleza e sensualidade natural sempre iriam chamar a atenção, mas esse não foi o foco do filme em si. A trama é engenhosa. Um casal deixa sua pequena filha aos cuidados da sobrinha do ascensorista do hotel onde estão hospedados. O problema é que a nova babá, chamada Nell Forbes (Marilyn Monroe), sofre de graves problemas psicológicos e mentais. A aproximação de um outro hóspede, Jed Towers (Richard Widmark), na vida de Nell só piora ainda mais a situação. Com isso a situação que já era delicada, se torna explosiva e altamente perigosa.

"Almas Desesperadas" foi o primeiro filme em que Marilyn Monroe realmente se destacou, surgindo com um papel importante. Até aquele momento ela se resumia a fazer papéis pequenos, sem grande importância. A maioria deles apenas aproveitando de sua beleza. Tudo muda aqui. Marilyn Monroe está em praticamente todas as cenas de um roteiro que se passa quase em tempo real, todo em uma só noite, dentro de um quarto de hotel. Muitos biógrafos e críticos afirmam que o papel da babysitter mentalmente perturbada era muito forte para uma Marilyn Monroe ainda tão jovem e inexperiente. De fato, não deve ter sido nada fácil interpretar um personagem assim com apenas 26 anos de idade, mas sinceramente discordo dos que criticam a atuação da atriz nesse filme. Achei sua atuação muito digna e correta. Marilyn, em nenhum momento, cai no exagero ou na caricatura. Para uma jovem estrela, sem muita experiência dramática, devo dizer que ela se saiu extremamente bem. O filme só funcionaria se Marilyn atuasse de forma satisfatória - e ela fez isso, com muita garra e sensibilidade, tenham certeza.

E como poderíamos definir esse filme? "Almas Desesperadas" é, em essência, um drama com toques de suspense e tensão. Quase cinema noir. A estrutura narrativa inclusive lembra uma peça de teatro. Os personagens estão concentrados em um ambiente fechado, dentro de uma situação limite. Poderia ter ficado pesado e chato, mas não, o filme se desenvolve muito bem em seus curtos 76 minutos. Richard Widmark segue a trilha da boa atuação de Marilyn Monroe e desfila elegância e charme durante as cenas. Aliás seu figurino chama bem a atenção pois revela a moda masculina na primeira metade dos anos 1950 com ternos enormes, folgadões, que alguns anos depois viriam a virar moda novamente. E ele era certamente o ator ideal para atuar nesse tipo de papel. Geralmente interpretava personagens que eram anti-heróis ou vilões assumidos. Nunca foi um ator de papéis de sujeitos bonzinhos ao longo de toda a sua carreira.

Para uma produção B da Fox, achei tudo de bom gosto. O hotel onde se passa a estória foi bem recriado e os demais figurinos são bonitos. E por falar em beleza, Marilyn estava linda, maravilhosa na época. Ainda com o frescor da juventude ela fotografou muito bem nas cenas. Com cabelos mais escuros que o normal, os fãs da atriz foram presenteados com vários closes de seu rosto inesquecível. Mesmo fazendo papel de maluquinha sua sensualidade acabou explodindo em cada tomada. Não foi à toa que ela se tornou um dos grandes símbolos sexuais do século XX. Embora seu papel não fosse essencialmente sensual, ela o tornava assim naturalmente. A Fox inclusive investiu bem nisso, a começar pelo poster do filme explorando a sensualidade de Marilyn de forma bem ostensiva e descarada. Em conclusão podemos afirmar que "Almas Desesperadas" não decepciona. É um registro histórico da ascensão de um dos maiores mitos da história do cinema! Só isso já o torna obrigatório.

Almas Desesperadas (Don't Bother to Knock, Estados Unidos, 1953) Direção: Roy Ward Baker / Roteiro: Daniel Taradash baseado na novela de Charlotte Armstrong / Elenco: Richard Widmark, Marilyn Monroe, Anne Bancroft, Donna Corcoran, Jeanne Cagney / Sinopse: Casal que vai a um jantar de gala contrata jovem babá chamada Nell Forbes (Marilyn Monroe) para cuidar de sua filhinha. A babá é sobrinha do ascensorista do hotel e desde que seu namorado morreu na guerra sofre de crises mentais. E esse se torna o grande problema daquela noite.

Pablo Aluísio.

Homem de Peso

Título no Brasil: Homem de Peso
Título Original: Lady and Gent
Ano de Produção: 1932
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Stephen Roberts
Roteiro: Grover Jones, William Slavens McNutt
Elenco: George Bancroft, John Wayne, Wynne Gibson, Charles Starrett

Sinopse:
O campeão de pesos pesados, completamente decadente, acaba indo a lona por causa de um jovem lutador que ninguém conhece, Buzz Kinney (John Wayne). Agora ele terá que lidar com o fracasso e o fim de sua carreira vitoriosa no esporte.

Comentários:
Primeiro filme de John Wayne a ser indicado ao Oscar. A fita recebeu uma indicação de Melhor Roteiro Original escrito por Grover Jones e William Slavens McNutt. Para Wayne certamente foi um marco e tanto dentro de sua carreira! Aqui John Wayne interpreta um lutador de boxe chamado Buzz Kinney, em uma produção que pode ser considerada a avó dos filmes de Sylvester Stallone como Rocky Balboa. Seu personagem é muito parecido com Rocky, um sujeito completamente desacreditado que consegue vencer o campeão de pesos pesados, para surpresa de muitos. Como se pode deduzir certas estórias são recorrentes em Hollywood, voltando sempre aos cinemas com o passar dos anos. "Homem de Peso" é justamente isso, um Rocky Balboa dos anos 1930.

Pablo Aluísio.

domingo, 21 de setembro de 2025

Terremoto - A Falha de San Andreas

Título no Brasil: Terremoto - A Falha de San Andreas
Título Original: San Andreas
Ano de Produção: 2015
País: Estados Unidos, Austrália
Estúdio: Village Roadshow Studios
Direção: Brad Peyton
Roteiro: Carlton Cuse, Andre Fabrizio
Elenco: Dwayne Johnson, Carla Gugino, Paul Giamatti

Sinopse:
Piloto de um helicóptero de resgate do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, Ray (Dwayne Johnson) se vê diante do maior desafio de sua profissão ao ter que encarar um mega terremoto que atinge o Arizona e a Califórnia. Um tremor de proporções épicas causada pela conhecida falha de San Andreas, um enorme fenda geológica que atravessa diversos estados americanos na costa oeste do país. No meio do caos ele fará de tudo para salvar sua família.

Comentários:
Roteiros explorando um grande terremoto causado pela falha de San Andreas não é novidade nenhuma no cinema americano. Dezenas de filmes já foram realizados usando esse argumento. Só para citar um exemplo basta lembrar do filme "Superman" de 1978. A falha era justamente o que convinha ao vilão Lex Luthor naquele momento. Ele queria que um grande terremoto literalmente afundasse metade da Califórnia no mar! Ficção à parte, o fato é que ela existe e segundo inúmeros estudos e pesquisas um dia irá dar causa a um evento catastrófico naquela região dos Estados Unidos. Milhões de pessoas provavelmente morrerão pois na sua linha existem grandes cidades como Los Angeles e San Francisco. Como um dos personagens do filme mesmo afirma não há dúvidas que esse terremoto um dia acontecerá, a única questão a responder é quando ele virá! Definitivamente não queria morar na Califórnia quando isso viesse a acontecer. Enquanto esse dia não vem (e esperamos que não venha mesmo) o cinema vai explorando o terrorismo psicológico que advém de sua existência. Esse "San Andreas" vai direto ao ponto. Após uma breve apresentação dos personagens principais (o pai bombeiro, a filha que o ama e a ex-esposa que quer o divórcio para se casar com um milionário empresário do ramo imobiliário), a falha finalmente entra em colapso, atingindo as grandes cidades, causando destruição e morte por onde passa.

Em filmes assim, que bebem diretamente do chamado cinema catástrofe dos anos 70, não há muito o que se esperar. São cenas e mais cenas de tragédias acontecendo ao mesmo tempo, desde prédios vindo ao chão até avenidas inteiras que se abrem do nada, engolindo todas as pessoas ao redor. Morte e destruição por todos os lados! Obviamente que tudo é muito bem feito, haja visto o avanço tecnológico que os efeitos digitais alcançaram nos dias de hoje. Pena que não exista mesmo um roteiro mais bem escrito que procure desenvolver melhor todos os personagens. Para piorar ainda mais o personagem central, o bombeiro Ray (interpretado pelo "The Rock"), que deveria ser um herói acima de qualquer crítica, toma uma decisão pouco ética e moralmente condenável, ao largar as pessoas morrendo lá embaixo enquanto usa seu helicóptero (que pertence ao poder público, ao povo da Califórnia, feito para salvar vidas da população em geral) para ajudar única e exclusivamente seus familiares e ninguém mais! Ou seja, o sujeito pensa: "Vou salvar minha filha e minha ex-esposa e o resto do povo que se dane!". Que coisa feia, que vergonha! Um belo exemplo do que um servidor público não deve fazer em suas funções públicas, em prol da sociedade. Isso porém seria exigir demais de um produto tão pop e descartável como esse. Afinal de contas "San Andreas" não passa de puro cinema chiclete, feito para ser exibido em escala industrial nas salas de exibição de grandes shoppings.

Pablo Aluísio.

De Volta ao Jogo

Título no Brasil: De Volta ao Jogo
Título Original: John Wick
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Chad Stahelski, David Leitch
Roteiro: Derek Kolstad
Elenco: Keanu Reeves, Willem Dafoe, Michael Nyqvist, Alfie Allen, Adrianne Palicki, John Leguizamo 
  
Sinopse:
John Wick (Keanu Reeves) ainda está tentando se recuperar da morte de sua querida esposa. Como último desejo ela acaba deixando de presente para ele uma cadelinha, para ajudar em sua recuperação. A dor emocional é imensa, mas ele tenta seguir em frente. Ao parar em um posto de gasolina para reabastecer seu carro ele é imediatamente intimidado por Iosef Tarasov (Alfie Allen), um filhinho mimado de um poderoso chefão da máfia russa. O que Iosef nem desconfia é que Wick também tem um passado sangrento no mundo do crime. Mexer com ele definitivamente não será uma boa ideia.

Comentários:
Pois é meu amigo, tome muito cuidado com quem você deseja provocar ao dar uma de valentão. Possa ser que seja a pessoa errada. Esse é o mote desse filme de ação muito movimentado estrelado por Keanu Reeves. No começo da trama o espectador é levado a crer que seu personagem é uma pessoa comum, tentando sobreviver a uma crise existencial após a morte prematura de sua esposa. Quando vira alvo de um roubo planejado por um filho de um mafioso russo sua verdadeira identidade se revela. John Wick é na verdade um ex-assassino profissional, um dos melhores do ramo, tendo inclusive trabalhado para a mesma máfia russa no passado. Um especialista em chacinas de inimigos. Agora, roubado e espancado por membros da gangue de Iosef Tarasov, um jovem inconsequente, ele se propõe a voltar ao seu velho trabalho, com a diferença que agora a questão é puramente pessoal. Para tentar salvar seu filho da morte certa, pois Wick não costuma errar seus alvos, o chefão Viggo Tarasov (Michael Nyqvist) decide então contratar outro assassino profissional tão mortal quanto o próprio Wick, o Sr. Marcus (Willem Dafoe). A partir desse ponto o espectador não terá mais descanso, já que as cenas de ação vão se suceder numa sequência intermitente de tiroteios, assassinatos e correria em geral. John Wick até parece um personagem saído de algum filme de ação da década de 1980 pela quantidade de pessoas que mata! No geral é uma boa fita de ação, valorizada por bem ensaiadas cenas de luta corporal. O ator Keanu Reeves, que andava meio gordinho e fora de forma, finalmente recuperou a antiga forma física e não se sai mal nesse papel que exigiu muito dele do ponto de vista físico. "De Volta ao Jogo" não traz um grande roteiro, mas diverte, acima de tudo. Vale a diversão.

Pablo Aluísio.

sábado, 20 de setembro de 2025

Michael Jackson - Ben

Michael Jackson - Ben
Eu tenho uma cópia desse disco em vinil em minha coleção particular há muitos anos, mas confesso que nunca havia dado muita bola para ele. Ficava lá, perdido no meio de tantos outros discos, pegando poeira. Dia desses, por mera curiosidade, fui ouvir para tentar me lembrar dele. Gente, que disco agradável de se ouvir! Claro, eu conhecia muito bem a canção "Ben" que dá título ao álbum, mas devo ser sincero em dizer que não conhecia e nem me lembrava das demais faixas. Fiquei surpreso com o que ouvi! Disco muito, mas muito bom mesmo!

Veja, não é o Michael Jackson do final dos anos 70 e começo dos 80. Não tem música daquele estilo que o alcançou ao máximo do sucesso por aqui. Tire o cavalinho da chuva. Aqui você ouvirá o puro som da Motown, gravadora black que fez história dentro da música dos Estados Unidos. A gravadora já vinha faturando muito com o grupo familiar Jackson Five, então eles apostaram também no lado solo da carreira de Michael Jackson e quando gravou esse disco ele não passava de um garotinho! Ainda assim, olha, é de ficar de queixo qualidade com a qualidade musical desse LP. O mais puro som Motown, isso é o que o ouvinte encontrará nessas belas faixas. Incrível, realmente ótimo! 

Michael Jackson - Ben (1972)
Ben
The Greatest Show on Earth
People Make the World Go Round
We've Got a Good Thing Going
Everybody's Somebody's Fool
My Girl
What Goes Around Comes Around
In Our Small Way
Shoo-Be-Doo-Be-Doo-Da-Day
You Can Cry on My Shoulder

Pablo Aluísio. 

Dancin’ Days

Outro disco dos anos 70. As trilhas sonoras de novelas foram muito populares no Brasil durante a era do vinil, mas curiosamente nunca tiveram muita vez em minha casa quando eu era jovem. Eu só me lembro dessa trilha e de Estúpido Cupido muitos anos depois. Era um vinil original, todo estropiado, havia sido comprado quando a novela estava passando. Não compramos o disco, ele simplesmente apareceu. Não me pergunte como isso foi parar em nossa discoteca. 

De qualquer forma é um bom disco pegando bem a moda da discoteca que varreu o mundo da música dos anos 70. Tudo era exagerado, das roupas e meias coloridas, das discotecas em si com seus balóes de vidro e até mesmo pelo figurino. Música dançante que fez muito sucesso, mas que inesperadamente não formou grandes ídolos da música. Eram geralmente artistas de um sucesso só! 

Dancin’ Days – Internacional (1978)

Lado A:
1- Dancin' Days Medley – (Harmony Cats) 
2- Three Times A Lady – (Commodores) 
3- Scotch Machine – (Voyage)
4- The Wages Of Sin – (Santa Esmeralda) 
5- You Light Up My Life – (Debby Boone) 
6- The Grand Tour – (Grand Tour) 
7- I Loved You – (Freddy Cole)

Lado B:
1- Macho Man – (Village People) 
2- Follow You, Follow Me – (Genesis) 
3- Gypsy Lady – (Linda Clifford) 
4- Blue Street – (Blood, Sweat And Tears)
5- Rio De Janeiro – (Gary Criss) 
6- Rivers Of Babylon – (Boney M) 
7- Automatic Lover – (Dee D. Jackson)

Pablo Aluísio.