domingo, 3 de dezembro de 2023

Napoleão Bonaparte - Destruição e Morte no Campo de Batalha

Como quase todos os tiranos, o imperador francês Napoleão Bonaparte também tinha acessos de plena loucura. Além de ser um megalomaníaco clássico, daqueles que não admitiam qualquer oposição aos seus lunáticos planos de dominação do mundo ocidental (sim, tal como Hitler, ele também desejava dominar todo o mundo), Napoleão nutria pouco ou nenhum respeito para com a vida humana. Seus soldados sentiram isso na pele. Ao decidir invadir a Rússia Czarista, Napoleão enviou milhões de homens para terras desconhecidas, geladas, inóspitas, ao mesmo tempo em que não disponibilizou o que era necessário para ganhar um conflito daquelas proporções. Historiadores modernos concordam que as tropas de Napoleão ficaram perdidas, a esmo, no meio do deserto gelado, sem apoio em termos de mantimentos e provisões. Muitos morreram de fome e frio. Cem mil morreram nessas batalhas.

E qual era a posição do louco Napoleão sobre isso? Ele na verdade só lamentava a derrota militar e não as vidas perdidas. Os soldados eram apenas peões em sua estratégia de aniquilar todos os que se colocavam em sua frente. O mais curioso é que sendo um imperador tirano absolutista, o próprio Napoleão era fruto da Revolução Francesa que tinha como principal objetivo justamente acabar com esse tipo de liderança. Era obviamente uma contradição enorme. A Revolução que foi instaurada para depor todos os tiranos acabou levando ao poder um dos mais sanguinários e tirânicos líderes da Europa daquela época.

Com ares de psicopata, Napoleão tinha um carisma fora do comum, fazendo com que o povo francês abraçasse suas loucuras militares. O saldo foi terrível. Milhões de mortos por toda a Europa, fome, peste, caos e desordem em uma proporção poucas vezes vista. Quando o Papa da época morreu Napoleão decretou: "Morreu o último Papa!". Ele odiava o catolicismo e a religião. Na verdade ele queria destruir a religião, Para bancar suas campanhas militares mandou saquear os tesouros do Vaticano. Também houve muita destruição nos arquivos da Igreja Católica. Documentos históricos preciosos que faziam parte do acervo da Igreja simplesmente foram destruídos por militares comandados por Napoleão. 

Durante suas campanhas militares Napoleão Bonaparte enfrentou muitos inimigos. Praticamente todas as coroas da Europa se uniram para destrui-lo nos campos de batalha. Porém duas monarquias trariam sua ruína. Rússia e Inglaterra, que poucas vezes na História tinham se aliado, agora lutavam contra um inimigo comum, o próprio Napoleão. Em solo russo Napoleão enfrentaria seu maior desastre. Suas tropas morreram de fome e frio na imensidão sem fim da Mãe Rússia. O Imperador russo Alexandre I adotou a tática da terra arrasada. O povo russo deveria recuar para o interior, destruindo tudo o que ficava para trás. Sem ter onde alimentar seu exército Napoleão se viu cercado em uma armadilha mortal. E quando o severo inverno russo chegou não sobrou mais nada para sobreviver tão longe da França.

Com os ingleses a situação foi ainda pior. Napoleão Bonaparte não tinha como invadir a Inglaterra já que essa era uma ilha, com poderosa marinha de guerra defendendo sua território. Os ingleses não ficaram por aí. Desembarcaram no continente europeu para enfrentar Napoleão diretamente e o venceram na batalha de Waterloo onde o imperador francês foi definitivamente derrotado. Depois, conforme a ciência provou com análises de seu cabelo, começou um plano de envenenamento por arsênico que fez com que o imperador francês fosse morrendo aos poucos. Os ingleses não queriam construir a história de um mártir. Por isso Napoleão Bonaparte foi definhando até seu final trágico, isolado e esquecido numa ilha distante da Europa. 

Pablo Aluísio.

sábado, 2 de dezembro de 2023

Napoleão Bonaparte e Alexandre I

Napoleão Bonaparte não tinha muito respeito pela vida humana. Basta estudar suas guerras para bem entender isso. Também era um sujeito contraditório. Fruto da revolução francesa queria no fundo se tornar um monarca, um imperador, como os do passado, do velho regime. Por isso tinha uma certa atração doentia pelos representantes do absolutismo do passado, como o Czar da Rússia Alexandre I.

Após literalmente levar uma primeira derrota no campo de batalha, Alexandre entrou em contato diplomático com Napoleão. Queria encontrá-lo pessoalmente. Bonaparte prontamente aceitou e eles se encontraram em território neutro. O mais estranho dessa reunião é que Napoleão ficou encantando com o jovem imperador russo. Chegou a dizer que se ele fosse uma mulher teria se tornado sua amante! Ficou impressionado com o porte nobre do líder russo. 

Alexandre era alto, jovem e muito inteligente. O encontro entre os dois resultou em uma aliança contra a Inglaterra, mas o Czar russo sabia que mais cedo ou mais tarde teria que enfrentar o imperador francês no campo de batalha, algo que efetivamente aconteceu porque Napoleão decidiu invadir a Rússia, o que causou sua ruína, já que a campanha foi um desastre. Corroídos pela fome e frio muitos soldados franceses (milhares deles na verdade) morreram na longa e penosa marcha de retirada durante o rigoroso inverno russo.

Pois é, o jovem (e para Napoleão) inexperiente Czar destruiu os exércitos do general francês que era considerado imbatível no campo de batalha. Um feito histórico único! Depois de perder nos campos congelados sem fim da Mãe Rússia, Napoleão perdeu a fama de ser imbatível, de ser perfeito no caminho de suas conquistas. Ele não era fenomenal, era apenas um homem e como tal poderia ser mesmo derrotado, como bem provou Alexandre I e seu bravo exército.

Em determinado momento desse encontro ate gentil entre os dois imperadores, Alexandre teria comentado com Napoleão que não queria entrar em uma guerra com ele, pois teria que destrui-lo e que caso isso acontecesse iria marchar sobre Paris com suas tropas. Napoleão riu, bebeu um pouco de vinho e disse que isso jamais aconteceria. Ele estava errado e Alexandre estava sendo profético pois foi algo que realmente aconteceria. Após vencer Bonaparte e seu exército, Alexandre realmente rumou para Paris e entrou na cidade por uma ponte que até hoje leva seu nome. Para deixar claro que os russos não estavam ali para massacrar a elite francesa ele desceu de seu cavalo e mandou anunciar que iria dar um baile para os franceses. E nessa noite ele conquistou grande parte dos ricos da França. Na ocasião Alexandre deixou claro que jamais destruiria Paris pois a considerava uma das mais belas cidades do mundo! Promessa que cumpriu. 

Napoleão e Alexandre não viveriam muito. O Czar russo morreria no retorno de um campo de batalha. Após uma longa cavalgada ele sentiu-se mal. Imediatamente seus médicos decidiram levar ele de volta a São Petersburgo, mas Alexandre não resistiu. Morreu dentro de uma carruagem em uma estrada cheia de lama. Napoleão, por sua vez, foi exilado para uma distante ilha controlada pelos ingleses. Ele foi sendo envenenado aos poucos com arsênico. Passou suas últimas semanas muito doente, por causa do veneno. Falecendo pouco depois. 

Pablo Aluísio.

Marcados: A História do Racismo nos Estados Unidos

Título no Brasil: Marcados: A História do Racismo nos Estados Unidos 
Título Original: Stamped from the Beginning
Ano de Lançamento: 2023
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix
Direção: Roger Ross Williams
Roteiro: Ibram X. Kendi, David Teague
Elenco: Lynae Vanee, Angela Davis, Ibram X. Kendi

Sinopse:
Esse documentário traz um painel geral da escravidão nos Estados Unidos, desde os seus primórdios, passando pelos reflexos modernos dessa situação nos dias de hoje onde impera o racismo dentro da sociedade americana em praticamente todos os setores. 

Comentários:
Até que começa bem, fazendo um panorama histórico do surgimento da escravidão nos Estados Unidos. Vemos aspectos referentes ao tráfico negreiro, onde negros africanos eram levados para os Estados Unidos para trabalharem como escravos nas grandes plantações de algodão do sul. Depois há outra boa referência histórica mostrando a hipocrisia de muitos dos chamados "pais fundadores da nação". Escreveram a constituição americana com muito uso da palavra liberdade. Só que é a diferença entre a teoria e a prática. Na vida diária eram homens brancos ricos, donos de fazendas, com milhares de escravos. E muitos deles abusaram sexualmente das mulheres negras escravizadas em suas propriedades. Um horror! De qualquer forma o que começa bem, logo perde o foco e a partir de determinado momento virá apenas peça de propaganda de um viés político. A partir daí realmente o conteúdo me fez perder interesse. 

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Retratos Fantasmas

Título no Brasil: Retratos Fantasmas 
Título Original: Retratos Fantasmas 
Ano de Lançamento: 2023
País: Brasil
Estúdio: Ancine
Direção: Kleber Mendonça Filho
Roteiro: Kleber Mendonça Filho
Elenco: Kleber Mendonça Filho, Sõnia Braga, Rubens Santos

Sinopse:
O filme se propõe a ser uma viagem nostálgica ao passado, aos antigos cinemas que existiam no centro da cidade de Recife, em Pernambuco e que já não existem mais nos dias atuais. Ao mesmo tempo o diretor vai inserindo histórias de sua própria vida pessoal. 

Comentários:
Mesmo que você nunca tenha ido a Recife ou vivido por lá, terá sentimentos de nostalgia na história contada por esse filme. Isso, obviamente, para quem viveu nos anos 70 e 80, quando ainda existiam os cinemas nos centros da cidade, o que atualmente se convencionou chamar de filmes de rua ou filmes de bairro, uma vez que a salas de cinema atualmente se concentram praticamente todas em shopping centers. O que achei curioso é que o diretor também aproveitou para contar aspectos de sua vida pessoal, como a história do apartamento que pertenceu a sua mãe e onde ele foi criado, inclusive fazendo muitos de seus primeiros filmes por lá. No fundo, no fundo, vejo esse filme como uma declaração de amor ao próprio cinema. Ele resgata, em suas imagens, o sentimento dos frequentadores dos antigos cinemas, o clima que existia nessas grandes salas, algumas até bem luxuosas. Algo que se perdeu para sempre. Para quem viveu àquela época mais romântica e nostálgica, vai ser acima de tudo uma grande e sentimental recordação. 

Pablo Aluísio.

Os Últimos Cangaceiros

Título no Brasil: Os Últimos Cangaceiros 
Título Original: Os Últimos Cangaceiros 
Ano de Lançamento: 2011
País: Brasil
Estúdio: Bucanero Filmes
Direção: Wolney Oliveira
Roteiro: Wolney Oliveira
Elenco: Moreno, Durvinha, Lampião, Maria Bonita e demais cangaceiros da época (em imagens de arquivos). 

Sinopse:
Esse filme, com toques de documentário histórico, resgata a história do casal formado por Moreno e Durvinha, dois idosos que no passado, na década de 1930, fizeram parte do bando de cangaceiros liderados por Virgulino Ferreira, o Lampião. Sobreviventes do massacre desse bando, eles relembram as pessoas que fizeram parte desse passado.   

Comentários:
A história do cangaço não faz parte apenas do nordeste brasileiro, mas de toda a história do Brasil. Eram em sua essência camponeses e pessoas simples do interior nordestino, como bem podemos ver nesses preciosos depoimentos desses dois idosos, sobreviventes do bando de Lampião. Eles inclusive apareceram nas raras imagens existentes de Lampião, que foram feitas por um cinegrafista amador estrangeiro que conseguiu capturar as únicas imagens reais de Lampião e seu bando de cabras (como se chamavam a si mesmos os cangaceiros). É um bom documentário, mas uma coisa me desagradou. Acontece na cena em que os realizadores do filme vestiram essas pessoas idosas com roupas do cangaço. A Durvinha, em particular, ficou bem incomodada. Não precisava fazer isso com os velhinhos. De qualquer forma ter a história contada por quem viveu aquela época não deixa de ter uma grande importância histórica. 

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Fuga de Los Angeles

Título no Brasil: Fuga de Los Angeles 
Título Original: Escape from L.A.
Ano de Lançamento: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: John Carpenter
Roteiro: John Carpenter, Nick Castle
Elenco: Kurt Russell, Steve Buscemi, Stacy Keach, Georges Corraface, Pam Grier, Michelle Forbes

Sinopse:
Após o desaparecimento de um artefato nuclear, o governo dos Estados Unidos volta a procurar pelos serviços do mercenário Snake Plissken (Kurt Russell). Ele precisará localizar e recuperar o tal objeto atômico em uma Los Angeles dominada pelo crime, com uma população formada por ladrões, assassinos e criminosos de todos os tipos. 

Comentários:
Que filme ruim! Veja, não me entenda mal. Eu considero o personagem do Snake Plissken um dos mais lembrados dos anos 80. O primeiro filme "Fuga de Nova York" é bem legal, desperta muita nostalgia ainda hoje, mas essa sequência dos anos 90 é ruim de doer! Eu me recordo que a reação nos Estados Unidos foi tão negativa que o filme veio parar diretamente no mercado VHS no Brasil. Sinal inequívoco na época que se tratava de uma bomba! Pior do que isso, os efeitos digitais, ainda primários, dando os primeiros passos no cinema, eram bem ruins, já naqueles tempos. Eu me lembro de rir da ruindade dos efeitos visuais que tentavam imitar um onda gigante atingindo Los Angeles. Pura podreira trash! Concluindo, nada se salva mesmo. O roteiro que poderia ser um ponto positivo, se tentasse seguir os passos do primeiro filme, poderia ser definido tranquilamente como uma piada de mau gosto. John Carpenter, que sempre considerei muito, errou e errou feio nesse segundo filme! Enfim, melhor esquecer. Afundou nas bilheterias e acabou com uma franquia que até poderia ser bem promissora, se não tivessem feito um filme tão ruim como esse! 

Pablo Aluísio.

Prisioneiro do Passado

Título no Brasil: Prisioneiro do Passado
Título Original: Heaven's Prisoners
Ano de Lançamento: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Phil Joanou
Roteiro: James Lee Burke, Harley Peyton
Elenco: Alec Baldwin, Kelly Lynch, Teri Hatcher, Mary Stuart Masterson, Eric Roberts, Vondie Curtis-Hall

Sinopse:
Nesse drama dos anos 90 o ator Alec Baldwin interpreta um ex-policial, que foi expulso da corporação por problemas relacionados ao alcoolismo, que acaba salvando uma jovem da morte após um terrível acidente. E encontro dos dois mudará suas vidas para sempre, para o bem e também para o mal. 

Comentários:
Mais um filme dos anos 90 que tentou transformar o ator Alec Baldwin em astro em Hollywood. Como todos sabemos isso nunca realmente aconteceu, embora deva-se reconhecer que nessa fase ele até fez bons filmes. Essa produção é meramente razoável. Foi uma produção bem realizada, mas o roteiro tem sua dose de furos. Além disso a química entre o casal de atores, que deveria ser o ponto forte do filme, nem sempre funciona direito. E não se pode negar que o estúdio apelou um pouquinho, principalmente nas cenas de nudez da atriz Teri Hatcher, que naqueles tempos estava bem popular por seu trabalho de atuação na série do personagem em quadrinhos da DC, o Superman. Para quem não lembra ela interpretava a Lois Lane. Enfim, filme apenas mediano. Na época até funcionava como um bom tapa-buraco naqueles pacotes de fitas VHS que alugávamos nos finais de semana. 

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Elvis Presley - On Stage, February 1970 - Parte 2

Elvis Presley - On Stage, February 1970 - Parte 2
Uma das músicas que mais gosto desse álbum é a bela "Sweet Caroline" de Neil Diamond. A apresentação dessa canção foi um dos pontos altos da temporada de fevereiro de 1970. Essa era uma música bem recente nas rádios pois ela havia sido lançada como single (com "Dig In" no lado B) poucos meses antes. Elvis, como todos sabemos, era fã incondicional da música de Diamond, a tal ponto que ao longo de sua carreira gravou várias canções desse artista. Para sua apresentação no palco em Las Vegas acabou criando uma coreografia própria que ficou excelente. O grande diferencial da versão de Elvis para a original de Diamond vem dos arranjos. A música na voz de Neil Diamond soava mais pueril, com uma sonoridade bem hippie. Com Elvis ela ficou mais marcante, fruto dos metais da orquestra. A singeleza do resto, principalmente em relação à letra, manteve-se. 

Outro detalhe técnico chama a atenção. Alguns autores afirmam que "Sweet Caroline" foi sugerida a Elvis ainda quando ele estava produzindo nas sessões do American Studios em Memphis, no ano anterior. Isso provém do fato de que a versão de Diamond foi produzida por Chips Moman (que também produziu aquelas sessões com Elvis) e Tommy Cogbill (que também tocou com Elvis naquela ocasião). Apesar de ter sido oferecida a Elvis e tudo mais o cantor não a gravou em estúdio. As razões de sua recusa seguem desconhecidas. Talvez a grande qualidade das outras canções tenha ofuscado "Sweet Caroline", quem sabe... Foi um erro de Elvis porque ele teria gravado a versão antes de seu autor e teria feito bastante sucesso nas paradas se a tivesse lançado como single, ainda em 1969. Depois disso o próprio Elvis foi surpreendido pela versão original de Neil Diamond que lançada como compacto pelo selo MCA fez bonito nas paradas, ganhando um disco de platina por suas vendas. Todo esse sucesso poderia ter sido de Elvis caso ela não a tivesse descartado no American. Tentando contornar a bobagem que havia feito Elvis resolveu levá-la para os palcos em Vegas, confirmando o velho ditado que diz "Antes tarde do que nunca".

Depois do lirismo da faixa anterior temos a vibração de "Runaway". Diante do propósito de só trazer canções inéditas para esse álbum, Elvis subiu ao palco em Las Vegas para cantar o hit "Runaway" de Del Shannon. Essa música foi número 1 na lista Billboard Hot 100 em fevereiro de 1961. Dois aspectos são dignos de menção. O primeiro é que a canção nunca havia sido gravada por Elvis em estúdio antes (por essa razão era inédita em sua discografia). O segundo é que ela na verdade não havia sido gravada em fevereiro de 1970 como constava na capa do LP original, mas sim em agosto de 1969, na sua primeira temporada de retorno aos palcos em Nevada. A RCA Victor quase a lançou no disco anterior, Elvis in Person, mas por precaução resolveu arquivá-la por mais algum tempo. Quando pintou o projeto desse novo LP ela se mostrou ideal para fazer parte de seu repertório. Ótima decisão. Segundo o próprio Del Shannon em uma entrevista essa canção acabou lhe trazendo uma das maiores alegrias de sua vida. Ele, como tantos outros milhares de admiradores de Elvis, fez questão de assistir o Rei do Rock ao vivo em Las Vegas. 

Para um artista que parecia só realizar concertos de dez em dez anos era uma oportunidade única, imperdível. Na noite em que estava na plateia Elvis parou repentinamente a apresentação e resolveu comunicar para os presentes que Del Shannon estava ali, naquela noite, lhe prestigiando. Shannon ficou completamente surpreendido, pois sequer havia comunicado ao staff de Elvis que iria assistir ao seu concerto. Depois de agradecer sua presença Elvis então mandou ver em sua própria versão do sucesso "Runaway", deixando Shannon emocionado. Depois o encontrou em seu camarim. Sobre esse encontro o autor declarou: "Assistir Elvis cantando minha canção foi muito emocionante. Depois ao encontrá-lo no camarim pude constatar como Elvis era educado, humilde e solícito. Ele me deixou emocionado. Nem quando os Beatles fizeram sua própria versão de Runaway pude ficar tão emocionado. Aquela foi uma das grandes noites de toda a minha vida. Uma lembrança que jamais esquecerei".

Pablo Aluísio. 

Pink Floyd - A Saucerful of Secrets

Pink Floyd - A Saucerful of Secrets
O fundador e criador do grupo Syd Barrett usou tantas drogas que embarcou numa viagem sem retorno. Com sua saída os demais membros do Pink Floyd ficaram meio perdidos, sem saber para onde iriam. Esse foi o segundo álbum do Floyd e o primeiro sem Barrett, imerso em sua própria loucura. Uma das boas decisões que o novo líder do Floyd Roger Waters tomou foi trazer o guitarrista David Gilmour para as gravações do disco. Além de músico extremamente talentoso, um dos maiores guitarristas da história do rock, ele também ajudou muito na composição e arranjo de novas músicas para o disco. Era sem dúvida o músico certo naquele momento mais do que complicado do Pink Floyd. Afinal eles corriam o risco até mesmo de serem demitidos pela direção da gravadora EMI. 

O mais curioso é que o grupo pensou seriamente em se tornar uma banda especializada em temas incidentais para trilhas sonoras de filmes. Pois é, com a saída de Barrett eles ficaram inseguros sobre o futuro, achavam que o Pink Floyd estava com os dias contados. Uma saída para sobrevivência seria tocar e compor músicas para filmes. O destino porém iria levar eles para outra direção, bem mais promissora e de sucesso. Em relação ao resultado final desse disco o considero bom. Não é uma obra-prima do grupo e tem seus deslizes, mas serviu para manter o Pink Floyd vivo, planejando um futuro. Eles ainda não tinham encontrado o caminho certo, mas já estavam indo em uma boa direção. 

Pink Floyd - A Saucerful of Secrets (1968)
Let There Be More Light
Remember a Day
Set the Controls for the Heart of the Sun
Corporal Clegg
A Saucerful of Secrets
See-Saw
Jugband Blues

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Pagaram com o Próprio Sangue

Título no Brasil: Pagaram com o Próprio Sangue
Título Original: Dragoon Wells Massacre
Ano de Produção: 1957
País: Estados Unidos
Estúdio: Allied Artists Pictures
Direção: Harold D. Schuster
Roteiro: Warren Douglas, Oliver Drake
Elenco: Barry Sullivan, Dennis O'Keefe, Mona Freeman

Sinopse:
A sexta cavalaria do exército americano é emboscada por guerreiros nativos selvagens em um despenhadeiro no meio do deserto do Arizona. Acuados, os soldados lutam pela própria sobrevivência mas apenas o Capitão Matt Riordan (Dennis O'Keefe) consegue escapar da chacina. Depois de recuperado é enviado novamente para a mesma região só que com uma missão muito mais perigosa: atravessar o território Apache escoltando um grupo de prisioneiros perigosos formado por assassinos e pistoleiros.

Comentários:
Costumo dizer que filmes sobre cavalaria sempre são no mínimo bons! E se foram realizados nos anos 1950 a coisa só tende a melhorar. Esse "Dragoon Wells Massacre" é de fato um dos mais realistas já feitos. Na época chegou a ser acusado de ser forte e violento demais. Revisto hoje em dia se mostra muito bem realizado e até mesmo atual. É brutal? Sim, mas aquela época era de brutalidade extrema! Os soldados da cavalaria não se apresentam como galãs com cabelos impecáveis mas ao contrário, surgem sujos, maltrapilhos e no limite de sua tolerância com tudo o que acontece ao redor. Os Apaches também se revelam como assassinos sem nenhum senso de misericórdia - uma visão que se apresenta muito mais adequada aos fatos históricos, fugindo da armadilha da imagem do "bom selvagem" que iria imperar no cinema americano nos anos que viriam. Os Apaches desse faroeste roubam, matam e estupram suas vítimas. Depois promovem rituais de sangue, tirando seus escalpos. Uma verdadeira barbaridade! E como na época da colonização rumo ao oeste americano não havia outra maneira de lidar com esses guerreiros os soldados da cavalaria nem pensam duas vezes e passam chumbo quente em quem aparecer com pele vermelha pela frente! O resultado é um western com muitas cenas de batalhas e conflitos no meio de um deserto empoeirado e hostil. Um programão para os fãs de faroeste, sem dúvida.

Pablo Aluísio.