domingo, 2 de janeiro de 2022

Elefante

Em abril de 1999 dois jovens estudantes fortemente armados entraram em uma escola no Colorado chamada Columbine e abriram fogo contra alunos, professores e funcionários. Foi a maior tragédia estudantil da história dos Estados Unidos até aquele momento, algo que chocou todo o mundo pela violência e pela loucura daquele ato sem sentido. O diretor Gus Van Sant se inspirou justamente nesse trágico evento para rodar "Elephant" em 2003. O interessante dessa obra é que ela em nenhum momento toma o caminho fácil, de uma narrativa tradicional, redondinha e nos padrões comerciais. O cineasta foi inovador o suficiente para fugir do lugar comum. Dessa maneira o roteiro investe muito mais em percepções, sensações e impressões psicológicas do que em qualquer outra coisa. Gus Van Sant procura quase por um tom de documentário, mas sem apelar para sensacionalismos ou emoções baratas. Ao lado do aspecto documental ele também inseriu um certo estilo sensorial, quase de delírio,

Em entrevistas o diretor explicou que tinha receios de explorar a tragédia por causa das famílias das vítimas. Muitos dos alunos mortos eram praticamente crianças que foram assassinadas por um ato bárbaro de insanidade e loucura. Assim ele procurou por uma forma de amostragem mais lírica, quase surreal. A história de Columbine seria mais tarde mostrada no cinema com mais realismo, porém em termos de valor cinematográfico poucos filmes conseguiram atingir o impacto de "Elefante". Sim, é perturbador e muito provavelmente não sairá de sua cabeça por um longo tempo, mas isso não é um defeito, pelo contrário, é uma qualidade. Ao mesmo tempo pode-se dizer que é de fato um grande filme. Gus Van Sant estava realmente em um momento inspirado quando rodou o filme.

Elefante (Elephant, Estados Unidos, 2003) Direção: Gus Van Sant / Roteiro: Gus Van Sant / Elenco: Elias McConnell, Alex Frost, Eric Deulen / Sinopse: Inspirado na tragédia de Columbine, o filme conta a história de um ato insano de dois estudantes do ensino médio que abrem fogo contra colegas, professores e policiais em uma escola do meio oeste dos Estados Unidos.

Pablo Aluísio.

Kurt Cobain: About a Son

Um dos eventos trágicos mais marcantes da década de 1990 foi o suicídio do vocalista do grupo de rock Nirvana, Kurt Cobain. Em abril de 1994 ele subiu as escadas de sua casa em Seattle levando um rifle a tiracolo. Sentou-se numa cadeira, colocou o cano da arma na boca e disparou! Foi outro momento trágico que até hoje soa sem sentido. Corroído por um forte vício em heroína, Cobain vinha há tempos tentando se livrar das drogas, chegou ao ponto de se internar em vários centros de reabilitação, mas nada disso o conseguia livrar da absurda dependência química. Depois de mais uma recaída ele resolveu colocar um fim em tudo, o que de certa forma já era previsto uma vez que em seu último disco ele já havia escrito um refrão numa das canções com a seguinte frase: "Eu me odeio e quero me matar!".

"Kurt Cobain About a Son" é um documentário que tenta explicar o que aconteceu usando fragmentos, pensamentos e ideias deixadas por Cobain em sua vida. Eu gostei do formato desse filme porque ele é bem mais poético do que se iria explorar depois em outros documentários sobre a vida e morte do líder do Nirvana. Tudo é levado quase como se fosse um poema de tragédia e morte. Juridicamente o filme enfrentou problemas principalmente pela disputa de direitos autorais envolvendo a viúva de Cobain (a maluca da Courtney Love) e os demais membros da banda. Ignore isso e aproveite os méritos cinematográficos que são muitos. Vale realmente a pena conhecer.

Kurt Cobain: About a Son (Estados Unidos, 2006) Direção: AJ Schnack / Roteiro: AJ Schnack / Elenco: Kurt Cobain, Michael Azerrad, Courtney Love / Sinopse: Através de fragmentos e lembranças, o filme tenta contar a história do músico norte-americano Kurt Cobain e as razões que o levaram a se suicidar em abril de 1994.

Pablo Aluísio.

sábado, 1 de janeiro de 2022

Ghostbusters: Mais Além

Nessa altura é de se perguntar se a franquia "Os Caça-Fantasmas" ainda tem salvação. Os dois primeiros filmes originais lançados nos anos 80 fizeram sucesso (o segundo bem menos do que o primeiro). Décadas se passaram e lançaram um novo filme, com elenco principal exclusivamente feminino. Não deu muito certo. Agora tentam revitalizar a franquia com um novo filme que faz uma ponte direta com os filmes originais. O maior problema foi superar o fato de que um dos atores principais morreu. Harold Ramis faleceu em 2014. Bom, se o ator morreu, seu personagem também estaria morto na história do filme. E por essa e outras razões que não consigo gostar de continuações tão tardias. Já faz tempo demais. Só os que assistiram aos primeiros filmes vão entender todas as referências. O público jovem atual é outro, completamente diferente.

Na história temos dois adolescentes. São netos do personagem de Ramis. Eles voltam para a velha fazenda isolada e empoeirada onde ele morreu anos atrás. O lugar guarda muitas das coisas que pertenceram aos "Caça-Fantasmas" como as roupas, as armas e a velha ambulância que eles transformaram no carro da trupe. E claro, velhos fantasmas também estão voltando. O filme é interessante até certo momento. Na parte final apela demais para a nostalgia. Praticamente refilmam o final do primeiro filme. Os atores originais retornam para uma participação final. Não escreveram bons diálogos para eles. Nem a cena do pós-crédito com Bill Murray e Sigourney Weaver tem muita graça. Lançado em novembro o filme não se tornou um sucesso. É o que eu afirmei antes. Continuações tardias demais não costumam dar muito certo, nem do ponto de vista comercial e muito menos do artístico. Só sobra uma certa nostalgia melancólica do passado.

Ghostbusters: Mais Além (Ghostbusters: Afterlife, Estados Unidos, 2021) Direção: Jason Reitman / Roteiro: Jason Reitman, Dan Aykroyd / Elenco: Carrie Coon, Mckenna Grace, Paul Rudd, Finn Wolfhard, Bill Murray, Dan Aykroyd, Ernie Hudson, Sigourney Weaver / Sinopse: Décadas após os acontecimentos do primeiro filme os netos adolescentes do caça-fantasmas Egon descobrem as antigas coisas do grupo numa velha casa de fazenda onde vão morar. E na região parece haver uma iminente manifestação sobrenatural prestes a eclodir.

Pablo Aluísio.

Copperman

Bom filme italiano. O protagonista é claramente uma pessoa que está inserida no espectro do Autismo. Quando o filme começa ele é apenas um garotinho que mora com a mãe solteira. Onde estaria seu pai? Sua mãe inventa uma história dizendo que ele é um super-herói que luta para salvar o mundo. Claro, tudo mentira, mas o menino que cresceu ao lado de uma pilha de gibis acredita mesmo nas histórias inventadas pela mãe. O tempo passa e ele se torna adulto, mas com a mesma mentalidade de uma criança. Decide que vai virar um herói do mundo real. Com a ajuda de um velho homem que trabalha com cobre e constrói para ele uma espécie de armadura, o pobre rapaz sai pelas ruas escuras em busca de criminosos. Ele passa a se auto intitular Copperman (algo como "Homem de Cobre") e logo percebe que as coisas não seriam tão simples como ele pensava.

Como o cinema italiano é muito bom nesse tipo de roteiro, também foi inserido ali um pequeno romance - só que diferente, uma vez que o Homem de Cobre é um autista e para ele se relacionar com mulheres é algo bem mais complicado. Achei o roteiro muito bem escrito, ora explorando aspectos de um drama, ora usando algumas situações que ficariam até bem legais em um filme verdadeiro de super-herói. No fundo é um belo retrato de um autista que procura seu lugar no mundo, com muita fantasia em sua mente, mesmo que sua vida real seja farta em dramas e momentos de pura tristeza.

Copperman - Um Herói Especial (Copperman, Itália, 2020) Direção: Eros Puglielli / Roteiro: Mauro Graiani, Riccardo Irrera / Elenco: Luca Argentero, Antonia Truppo, Galatea Ranzi / Sinopse: O filme "Copperman - Um Herói Especial" conta a história de um homem autista que pensa ser um super-herói enquanto sonha em se casar com uma velha amiga de sua infância.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Marilyn Monroe - Adorável Pecadora

Esse foi o penúltimo filme de Marilyn Monroe. O estúdio Fox queria realizar mais um grande musical, só que numa levada mais moderna, deixando de lado as plumas e paetês dos antigos filmes de Marilyn nesse gênero. Era para ser algo mais moderno, mais de acordo com a época. Para tanto a Fox não mediu esforços e nem dinheiro. Contratou o diretor George Cukor para a direção e importou o galã francês Yves Montand para ser o par romântico de Marilyn. Como coadjuvante o sempre bom e correto Tony Randall também foi escalado.

Tudo estava bem organizado e pronto para se tornar um novo clássico do cinema, só que Marilyn não estava bem. Por essa época ela havia perdido o controle sobre as pílulas que tomava. Se antes isso já lhe causava problemas no set de filmagens, agora a situação piorou. Marilyn não conseguia chegar na hora certa para filmar suas cenas e esquecia completamente seus diálogos. Era uma bomba relógio. Logo pela manhã, para se levantar, ela tomava uma grande taça de champanhe que misturava com remédios. Uma péssima combinação.

A vida pessoal da atriz também vinha mal. Seu casamento com Arthur Miller estava por um fio. Ela havia se cansado dele, de sua personalidade tímida e introvertida, além do estado de submissão que havia entrado em seu relacionamento. Segundo pessoas próximas Arthur Miller havia se transformado em um carregador de malas de Marilyn. Cansada dele ela decidiu ter outros casos amorosos, o traindo de forma ostensiva e pública. O próprio Yves Montand se tornou um de seus amantes. Ele também era casado, mas para Marilyn isso tinha pouca importância. Ela queria ainda se provar como mulher, de que podia ter o homem que quisesse como bem entendesse.

No meio de tantos problemas o filme não ficou bom. Os atrasos e os problemas de produção se refletiram na tela. Marilyn estava fora de forma o que levou o diretor a optar que ela usasse um figurino que escondesse suas gordurinhas a mais. Longos casacos de lã na cor escura foram usados. Tudo para esconder o fato de que também ela estivesse grávida durante as filmagens. Seria mais uma gravidez mal sucedida da atriz? Até hoje os biógrafos discutem isso, já que Marilyn deixou tudo escondido, longe da imprensa. De qualquer forma Adorável Pecadora segue importante por afinal trazer Marilyn Monroe em um dos seus últimos papéis no cinema. Como puro musical porém deixa inegavelmente a desejar.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Marlon Brando - Sayonara

O filme "Sayonara" de 1957 foi um daqueles momentos diferenciados na filmografia de Marlon Brando. Ele interpretava um militar americano que era enviado até o Japão e se apaixonava por uma garota japonesa. O cenário era o pós Segunda Guerra Mundial quando o Japão tentava se reconstruir de um conflito devastador. Os americanos, inimigos até pouco tempo atrás, estavam ali para ajudar nessa reconstrução. Havia um código de ética rígido entre os militares, trazendo entre outras regras, a proibição de envolvimento amoroso entre os americanos e os nativos da ilha. Claro que algo assim iria trazer alguns problemas.

Em uma trama essencialmente romântica, sem a presença de grandes cenas dramáticas, Brando apenas passeou pelo filme. Aliás o termo "passeio" é bem conveniente, afinal o ator aceitou participar do filme justamente pelo fato de poder conhecer o Japão, lugar que lhe atraía, principalmente pelo fator cultural. Brando tinha verdadeira paixão pelo modo de vida e a cultura dos povos orientais.

Assim essa oportunidade de viajar de graça (recebendo um belo cachê, aliás) para ir ao Japão o atraiu imediatamente. Ele definitivamente não iria deixar algo assim passar em branco. O filme em si acabou sendo apenas uma desculpa para viajar até lá, no distante pais do sol nascente. O ator também percebeu que o diretor Joshua Logan passava por uma depressão, o que de certa forma o fez dirigir suas próprias cenas. Brando criou uma certa compaixão pelo que o cineasta vinha passando e decidiu que não iria incomodá-lo com pequenas coisas.

Embora seja um bom filme, "Sayonara" passa bem longe de seus melhores momentos no cinema. Brando estava jovial, com ótima aparência física, mas não parecia muito interessado em atuar bem. Além disso o roteiro não lhe exigia muita coisa. Unindo o útil ao agradável, Brando gastou seu tempo nas ilhas japonesas fazendo basicamente turismo, visitando diversas cidades. Além disso acabou tendo inúmeros namoricos com as belas japonesas que participaram do filme. Também acabou dando algumas entrevistas, fazendo contato com a cultura nipônica que ele tanto admirava. Anos depois diria que havia se tornado ator pelos ótimos salários e pelas oportunidades de conhecer o mundo. Não deixava de ter razão.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City

Essa franquia já chegou ao limite. O que fazer depois de tantos filmes? A solução encontrada pelos produtores foi dar um reboot em tudo, voltando ao passado, para contar as origens de tudo o que aconteceu nos filmes até aqui. A história se passa no final dos anos 80. Raccoon City é uma pequena cidade abandonada à própria sorte. Ali nasceu a Umbrella Corporation, empresa de produtos químicos. Usando crianças órfãs como cobaias, eles começam uma série de pesquisas que, como todos sabemos, vai para um caminho muito errado. Lembrou o Dr. Mengele e os nazistas. A protagonista é uma dessas órfãs que cresceu e está de volta na cidade. Ao lado dela se juntam alguns policiais, um novato e uma pobre criatura que foi cobaia no passado. O problema é que produtos químicos contaminaram também a água da cidade. A partir daí, como era de se esperar, surge o caos. Zumbis surgindo em cada canto escuro de Raccoon City. Quem vai conseguir sobreviver?

Apesar da boa ideia de se voltar ao passado, o roteiro nunca consegue sair muito das amarras do que já foi visto nessa linha de filmes. Aquele visual de alta tecnologia dos filmes anteriores ficou de lado, até porque o filme se passa nos anos 80, mas fora isso o roteiro preferiu mesmo seguir na velha fórmula. De maneira em geral eu gostei da ambientação do lugar, sempre escuro, sempre chovendo. O clima ideal para bons filmes de terror. Pena que o roteirista e diretor Johannes Roberts (do bom "Os Estranhos: Caçada Noturna") preferiu apostar em clichês batidos, com direito até mesmo a um monstrengo gigante no final. A conclusão final é que se esse é um recomeço, o diretor não foi ousado o suficiente, talvez por pressão do próprio estúdio.

Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City (Resident Evil: Welcome to Raccoon City, Estados Unidos, 2021) Direção: Johannes Roberts / Roteiro: Johannes Roberts / Elenco: Kaya Scodelario, Robbie Amell, Hannah John-Kamen / Sinopse: Em Raccoon City surgiu a Umbrella Corporation. Em um orfanato local estranhas experiências são realizadas, usando crianças órfãs como cobaias. E a situação fica ainda mais fora de controle quando substâncias químicas perigosas contaminam a água da cidade, causando caos e terror por todas as ruas.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Não Olhe para Cima

Dois cientistas do campo da astronomia (interpretados por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence) descobrem a existência de um novo cometa. No começo ficam felizes com a descoberta, afinal no mundo da astronomia isso é algo importante na vida de qualquer profissional da área. Só que a alegria dura pouco. Eles logo descobrem também que a rota do cometa vem direto em direção ao nosso planeta Terra. E agora, o que fazer? Logo uma questão que deveria ser tratada apenas pela ciência se torna politizada. E aí é o caos... os cientistas querem seguir o que diz a ciência para salvar o planeta, os conservadores liderados por uma presidente idiota (Meryl Streep) adotam uma postura de negacionismo com o slogan "Não Olhe para Cima". Pronto, a humanidade está literalmente com os dias contados. Estamos todos ferrados!

Esse é o filme do momento. Todo mundo está falando, debatendo, trocando ideias. Fazia tempo que a Netflix não lançava algo tão polêmico. A boa notícia é que é um bom filme, que faz pensar! É simplesmente impossível não perceber a analogia que esse inteligente roteiro faz com o mundo polarizado e imbecilizado em que vivemos. E aqui sobram críticas e farpas para todos os lados. Enquanto os dois cientistas tentam alertar para o perigo do cometa, os telejornais e o público em geral só se importam com as coisas mais imbecis, como o namorico de uma cantora adolescente pop e um cantor de rap! Você vai dar boas risadas, mas se tiver mais inteligência vai rir mesmo de nervoso, porque embora absurdas as situações, são plenamente condizentes com o momento atual. E você também pode trocar o cometa pela pandemia, aquecimento global ou qualquer outro tema desses e verá que faz o mesmo sentido.
 
E as redes sociais? Se tornam o maior meio de estupidez jamais visto. Enquanto o cometa avança em direção ao planeta Terra, as pessoas só se preocupam com memes, besteiras e imbecilidades. E surgem milhares de teorias da conspiração, uma mais idiota do que a outra! Dá nos nervos! Penso que se uma situação como a mostrada no filme realmente fosse verdade seria exatamente assim que iria acontecer. Vivemos em uma era tão estúpida! É triste, mas é a mais pura verdade! Então o roteiro mira e acerta em muitos alvos e se sai maravilhosamente bem em meu ponto de vista. É um filme que parece simples, mas que nas entrelinhas expressa tantas verdades que você ficará surpreso.

No final tirei duas conclusões importantes. A primeira é que o mundo atual é o horizonte perfeito das idiotices, tanto das pessoas em geral como também dos que foram eleitas por elas. A pior situação para uma nação é ser liderada por uma idiota como a presidente interpretada por Streep. Pessoas vão morrer por esse tipo de escolha errada na hora de votar. E assim surge a segunda grande lição do roteiro. Não votem em imbecis para altos cargos, pois no final quem será mais prejudicado será você mesmo, quem sabe até mesmo perdendo a própria vida. Parece radical? Não, é só uma verdade mesmo.

Não Olhe para Cima (Don't Look Up, Estados Unidos, 2021) Direção: Adam McKay / Roteiro: Adam McKay, David Sirota / Elenco: Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Cate Blanchett, Jonah Hill, Rob Morgan / Sinopse: Dois cientistas tentam alertar o mundo do perigo que se aproxima na forma de um enorme cometa que está vindo em direção ao nosso planeta. Só que isso vai ser quase impossível em um mundo onde as pessoas só se importam com celebridades vazias e os que detém o poder político são altamente estúpidos.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Por um Corredor Escuro

Katherine 'Kit' Gordy (AnnaSophia Robb) é uma garota rebelde. Depois de muitos problemas e cansados do jeito de ser dela, os pais decidem que ela vai para um daquelas escolas tradicionais, no sistema de internato, onde eles esperam que ela fique sob supervisão, onde aprenderá o valor da disciplina. Só que Kit acaba percebendo que há coisas estranhas naquele lugar. A escola funciona em uma velha casa do estilo vitoriano. Tudo é muito escuro e sombrio. Assim que as aulas começam as demais alunas começam a apresentar habilidades que parecem fora do normal. Uma delas pinta excelentes quadros, a outra escreve poesia de extrema qualidade. Até mesmo Kit começa a tocar piano excepcionalmente bem, muito longe de suas poucas habilidades. O que estaria acontecendo?

Esse filme de terror e suspense apresenta os mesmos problemas de várias outras produções recentes do gênero. É a mesma situação que já vi várias vezes antes. O filme até começa muito bem, apresentando os personagens e tudo mais. Porém conforme vai avançando para seu final vai perdendo o toque, a sutileza. A impressão que tenho é que os roteiristas acreditam que o público dos dias atuais precisa de tudo bem explicadinho. Subestimam a inteligência de quem está assistindo ao filme. O filme deixa a sugestão de lado, para estragar tudo em um final muito exagerado. Não precisava disso.

Por um Corredor Escuro (Down a Dark Hall, Estados Unidos, 2018) Direção: Rodrigo Cortés / Roteiro: Michael Goldbach, Chris Sparling / Elenco: AnnaSophia Robb, Uma Thurman, Isabelle Fuhrman / Sinopse: Uma garota rebelde é enviada para uma escola tradicional e conservadora e descobre que aquele é um lugar perigoso, que esconde segredos sinistros e sombrios.

Pablo Aluísio.

domingo, 26 de dezembro de 2021

Sob Suspeita

Um rico advogado chamado Henry Hearst (Gene Hackman) e sua bela esposa Chantal Hearst (Monica Bellucci) acabam sendo acusados de um crime envolvendo a morte de uma criança, uma menina de 12 anos encontrada morta na ilha de San Juan, em Porto Rico. O casal estaria ali para participar de uma arrecadação de fundos para os desabrigados de um furacão que teria devastada a ilha do Caribe. Só que agora eles se encontram em uma situação extremamente delicada. Afinal teriam mesmo algo a ver com o crime? Ou tudo seria uma grande cilada armada por inimigos do advogado nos Estados Unidos? Morgan Freeman interpreta o policial Victor Benezet, que se torna o responsável pelas investigações do assassinato.

Um bom filme, valorizado (isso fica claro pela simples leitura da ficha técnica da produção) pelo ótimo elenco. O trio central é realmente acima da média. Gene Hackman (hoje em dia, aposentado) é um dos destaques porque seu personagem fica sempre no fio da navalha, levando o espectador a ora acreditar em sua inocência, ora pender para o lado daqueles que o acusam do crime. Morgan Freeman dispensa maiores comentários, pois sempre foi ótimo e Monica Bellucci está belíssima no filme, naquele ano em seu auge de beleza. Assim fica a dica desse bom thriller policial, com uma trama bem bolada que só se desvenda na última cena.

Sob Suspeita (Under Suspicion, Estados Unidos, 2000) Direção: Stephen Hopkins / Roteiro: Claude Miller, baseado no livro de John Wainwright / Elenco: Morgan Freeman, Gene Hackman, Monica Bellucci, Thomas Jane / Sinopse: Um advogado americano é acusado de um crime violento e bárbaro envolvendo uma criança. Seria inocente ou culpado das graves acusações?

Pablo Aluísio.