Título no Brasil: Bombardeio
Título Original: Bombardie
Ano de Produção: 1943
País: Estados Unidos
Estúdio: RKO Radio Pictures
Direção: Richard Wallace
Roteiro: John Twist
Elenco: Pat O'Brien, Randolph Scott, Anne Shirley, Eddie Albert, Walter Reed, Robert Ryan
Sinopse:
Um major da Força Aérea dos Estados Unidos tenta convencer seus superiores que uma forte operação de bombardeio nas principais cidades da Alemanha e do Japão conseguirá antecipar o fim da II Guerra Mundial. Filme com roteiro baseado em fatos históricos reais.
Comentários:
Durante a II Guerra Mundial esse tipo de operação foi bem comum, usando tanto pelos países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália) como pelos países aliados (Estados Unidos, Inglaterra e demais países ocidentais). Só que o mundo mudou. Hoje em dia esse tipo de operação é vista com muitas reservas. Isso para não adentrar no campo penal em termos de direito internacional. Alguns até mesmo advogam que seria um crime de guerra. Afinal despejar bombas e mais bombas sobre populações civis, destruindo sem foco, matando mulheres, crianças e idosos, definitivamente não parece ser algo civilizado. Porém quando esse filme foi produzido tudo era visto sob um viés de patriotismo exagerado (afinal o filme foi produzido e lançado em plena guerra). O que vale mesmo nos dias atuais são suas boas cenas, algumas reais. Várias delas seriam reaproveitadas em documentários históricos sobre a II Guerra.
Pablo Aluísio.
domingo, 6 de maio de 2007
sexta-feira, 4 de maio de 2007
Ivanhoé - O Vingador do Rei
Filmes clássicos ambientados na Idade Média sempre me deixaram surpreso com as cores do figurino, os exageros do Technicolor, as roupas multicoloridas. E o mais interessante de tudo é que esses filmes retrataram muito bem esse período histórico. Na Idade Média era assim mesmo. Roupas coloridas eram associadas aos nobres pois esse tipo de coloração era algo extremamente caro, longe da realidade dos pobres e plebeus. Por essa razão havia cavaleiros com roupas extravagantes, exageradamente coloridas. Era sinal de riqueza, status e poder.
Esse filme "Ivanhoé, o Vingador do Rei" foi um típico filme feito em Hollywood mostrando e explorando as aventuras de um famoso personagem medieval. O roteiro não se sobressai muito do que era a média dos anos 1950, mas o filme se notabilizou principalmente pelo elenco muito bom. Uma jovem e bonita Elizabeth Taylor domina o filme da primeira à última cena. Ela inclusive, ao meu ver, ofusca completamente o verdadeiro astro do filme, o canastrão Robert Taylor. Apesar dos nomes artísticos semelhantes é bom frisar que eles não tinham qualquer laço de parentesco. Enfim, uma bela aventura medieval. Cheio de clichês, é verdade, mas um filme símbolo daqueles anos. Até hoje consigo me divertir com essa produção.
Ivanhoé, o Vingador do Rei (Ivanhoe, Estados Unidos, 1952) Direção: Richard Thorpe / Roteiro: Noel Langley / Elenco: Robert Taylor, Elizabeth Taylor, Joan Fontaine, George Sanders, Emlyn Williams / Sinopse: Esse filme clássico recria as aventuras do famoso personagem Ivanhoé, que luta contra as forças do mal enquanto tenta proteger sua amada.
Pablo Aluísio.
Esse filme "Ivanhoé, o Vingador do Rei" foi um típico filme feito em Hollywood mostrando e explorando as aventuras de um famoso personagem medieval. O roteiro não se sobressai muito do que era a média dos anos 1950, mas o filme se notabilizou principalmente pelo elenco muito bom. Uma jovem e bonita Elizabeth Taylor domina o filme da primeira à última cena. Ela inclusive, ao meu ver, ofusca completamente o verdadeiro astro do filme, o canastrão Robert Taylor. Apesar dos nomes artísticos semelhantes é bom frisar que eles não tinham qualquer laço de parentesco. Enfim, uma bela aventura medieval. Cheio de clichês, é verdade, mas um filme símbolo daqueles anos. Até hoje consigo me divertir com essa produção.
Ivanhoé, o Vingador do Rei (Ivanhoe, Estados Unidos, 1952) Direção: Richard Thorpe / Roteiro: Noel Langley / Elenco: Robert Taylor, Elizabeth Taylor, Joan Fontaine, George Sanders, Emlyn Williams / Sinopse: Esse filme clássico recria as aventuras do famoso personagem Ivanhoé, que luta contra as forças do mal enquanto tenta proteger sua amada.
Pablo Aluísio.
O Diabo Riu por Último
Já faz um certo tempo que assisti a esse filme clássico, mas ainda não tinha comentado nada sobre ele aqui em nosso blog. Durante certo tempo fez parte da grade de programação do canal Telecine Cult (clássicos). Entretanto não sei se ainda está sendo reprisado, se estiver, não deixe de assistir. De que se trata? A história do filme mostra um grupo de enganadores e trapaceiros profissionais. O que eles desejam mesmo é ganhar dinheiro, enganando as pessoas mais inocentes. E durante uma viagem até o continente africano conhecem um casal, o tipo perfeito para que eles venham a aplicar um golpe.
Produzido em 1952, sendo lançado em 1953 nos cinemas, contou com a preciosa (e sempre ótima) direção do mestre John Huston. Ele foi seguramente o cineasta mais corajoso dos anos de ouro de Hollywood. Nunca fazia concessões ou se rendia a roteiros bobos. Estava sempre em busca de algo instigante, inovador e provocativo. Encontrou o material que queria no romance policial "Beat the Devil", escrito por Claud Cockburn. Na época de seu lançamento o livro original foi considerado pornográfico e indecente pela crítica. Algo que logo chamou a atenção de Huston. Seu trabalho aqui ficou simplesmente maravilhoso. Com um elenco que contava com, entre outros, Humphrey Bogart e Gina Lollobrigida, ele criou mais um daqueles filmes memoráveis de sua filmografia. Imperdível para quem aprecia cinema clássico.
O Diabo Riu por Último (Beat the Devil, Estados Unidos, 1953) Direção: John Huston / Roteiro: Truman Capote, John Huston / Elenco: Humphrey Bogart, Jennifer Jones, Gina Lollobrigida / Sinopse: Grupo de escroques profissionais tenta passar a perna em um casal de americanos em viagem pelo continente africano.
Pablo Aluísio.
Produzido em 1952, sendo lançado em 1953 nos cinemas, contou com a preciosa (e sempre ótima) direção do mestre John Huston. Ele foi seguramente o cineasta mais corajoso dos anos de ouro de Hollywood. Nunca fazia concessões ou se rendia a roteiros bobos. Estava sempre em busca de algo instigante, inovador e provocativo. Encontrou o material que queria no romance policial "Beat the Devil", escrito por Claud Cockburn. Na época de seu lançamento o livro original foi considerado pornográfico e indecente pela crítica. Algo que logo chamou a atenção de Huston. Seu trabalho aqui ficou simplesmente maravilhoso. Com um elenco que contava com, entre outros, Humphrey Bogart e Gina Lollobrigida, ele criou mais um daqueles filmes memoráveis de sua filmografia. Imperdível para quem aprecia cinema clássico.
O Diabo Riu por Último (Beat the Devil, Estados Unidos, 1953) Direção: John Huston / Roteiro: Truman Capote, John Huston / Elenco: Humphrey Bogart, Jennifer Jones, Gina Lollobrigida / Sinopse: Grupo de escroques profissionais tenta passar a perna em um casal de americanos em viagem pelo continente africano.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 2 de maio de 2007
O Anjo Azul
Título no Brasil: O Anjo Azul
Título Original: Der blaue Engel
Ano de Produção: 1930
País: Alemanha
Estúdio: UFA
Direção: Josef von Sternberg
Roteiro: Carl Zuckmayer, Robert Liebmann
Elenco: Marlene Dietrich, Emil Jannings, Kurt Gerron, Rosa Valetti, Hans Albers, Reinhold Bernt
Sinopse:
O filme "Anjo Azul" foi baseado no romance escrito por Heinrich Mann e conta a história do professor Immanuel Rath (Emil Jannings), um homem respeitado, renomado na comunidade, considerado um conservador e cristão exemplar que se apaixona perdidamente pela cantora de cabaré Lola Lola (Marlene Dietrich).
Comentários:
Esse filme foi bastante elogiado em seu lançamento original. Trazia um tema ousado, polêmico. A crítica ia em direção da hipocrisia da elite alemã, que posava de conservadora e cristã enquanto caía na farra durante à noite em cabarés por todo o país. Entretanto quando os nazistas assumiram o poder na Alemanha na década de 1930, o filme foi imediatamente banido. Era considerada cultura decadente, infame. Hitler mandou prender e matar vários membros da equipe técnica e o diretor Josef von Sternberg e a atriz Marlene Dietrich precisaram fugir da Alemanha para não serem mortos pela insanidade do regime nazista. Hitler também mandou queimar as cópias existentes e determinou que o dono de cinema que exibisse o filme fosse preso, torturado e enviado para campos de concentração. Foi um milagre que o filme não fosse destruído completamente pois cópias tinham sido enviadas para a Inglaterra. Hoje em dia é um filme que simboliza, acima de tudo, a luta da arte contra a barbárie do III Reich.
Pablo Aluísio.
Título Original: Der blaue Engel
Ano de Produção: 1930
País: Alemanha
Estúdio: UFA
Direção: Josef von Sternberg
Roteiro: Carl Zuckmayer, Robert Liebmann
Elenco: Marlene Dietrich, Emil Jannings, Kurt Gerron, Rosa Valetti, Hans Albers, Reinhold Bernt
Sinopse:
O filme "Anjo Azul" foi baseado no romance escrito por Heinrich Mann e conta a história do professor Immanuel Rath (Emil Jannings), um homem respeitado, renomado na comunidade, considerado um conservador e cristão exemplar que se apaixona perdidamente pela cantora de cabaré Lola Lola (Marlene Dietrich).
Comentários:
Esse filme foi bastante elogiado em seu lançamento original. Trazia um tema ousado, polêmico. A crítica ia em direção da hipocrisia da elite alemã, que posava de conservadora e cristã enquanto caía na farra durante à noite em cabarés por todo o país. Entretanto quando os nazistas assumiram o poder na Alemanha na década de 1930, o filme foi imediatamente banido. Era considerada cultura decadente, infame. Hitler mandou prender e matar vários membros da equipe técnica e o diretor Josef von Sternberg e a atriz Marlene Dietrich precisaram fugir da Alemanha para não serem mortos pela insanidade do regime nazista. Hitler também mandou queimar as cópias existentes e determinou que o dono de cinema que exibisse o filme fosse preso, torturado e enviado para campos de concentração. Foi um milagre que o filme não fosse destruído completamente pois cópias tinham sido enviadas para a Inglaterra. Hoje em dia é um filme que simboliza, acima de tudo, a luta da arte contra a barbárie do III Reich.
Pablo Aluísio.
domingo, 29 de abril de 2007
Marilyn Monroe em Malibu
Por falar em praia, bikinis e amores, Marilyn também foi clicada em 1950 na praia de Malibu. Ela era apenas uma starlet e estava no point de verão basicamente para se promover, fazer contatos e quem sabe até arranjar algum papel em um filme interessante.
O curioso é que Marilyn não gostava muito de praia, sol e surf. No fundo era tinha muito medo do sol, a ponto de sempre andar com um guarda-chuva ou sombrinha a tira colo pois desde cedo foi avisada que sol demais causava envelhecimento precoce e câncer de pele - e isso muitas décadas antes disso virar moda.
Como era muito branquinha, Marilyn sabia que essa coisa de torrar debaixo do sol da Califórnia não era com ela. Seus cuidados se revelaram muito acertados, pois Marilyn conseguiu manter uma pele impecável, sem rugas ou marcas causadas pelo sol em excesso. Além disso a beleza de Marilyn não era a de uma garota bronzeada mas sim de uma pequena boneca loira de porcelana. Por isso podia dispensar longas horas fritando sob o sol escaldante sem maiores problemas.
Pablo Aluísio.
O curioso é que Marilyn não gostava muito de praia, sol e surf. No fundo era tinha muito medo do sol, a ponto de sempre andar com um guarda-chuva ou sombrinha a tira colo pois desde cedo foi avisada que sol demais causava envelhecimento precoce e câncer de pele - e isso muitas décadas antes disso virar moda.
Como era muito branquinha, Marilyn sabia que essa coisa de torrar debaixo do sol da Califórnia não era com ela. Seus cuidados se revelaram muito acertados, pois Marilyn conseguiu manter uma pele impecável, sem rugas ou marcas causadas pelo sol em excesso. Além disso a beleza de Marilyn não era a de uma garota bronzeada mas sim de uma pequena boneca loira de porcelana. Por isso podia dispensar longas horas fritando sob o sol escaldante sem maiores problemas.
Pablo Aluísio.
Sansão e Dalila
Sansão e Dalila
Sansão e Dalila foi um dos grandes sucessos de Hollywood em sua era clássica. Naquela época, os filmes adaptados do velho testamento estavam na moda. Grandes produções para se encher os olhos. Era a forma que Hollywood usava para enfrentar a concorrência da televisão. Filmes como aquele que que custavam milhões de dólares, só eram vistos no cinema.
Pablo Aluísio.
sábado, 28 de abril de 2007
O Meninão
Título no Brasil: O Meninão
Título Original: You're Never Too Young
Ano de Produção: 1955
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Norman Taurog
Roteiro: Sidney Sheldon, Edward Childs Carpenter
Elenco: Dean Martin, Jerry Lewis, Diana Lynn, Nina Foch, Raymond Burr, Mitzi McCall
Sinopse:
Wilbur Hoolick (Jerry Lewis) é um sujeito desastrado e sem sorte. Aspirante à barbeiro ele acaba se envolvendo sem querer com uma quadrilha que roubou um valioso diamante. Agora para fugir ele precisa se passar por uma garoto de 12 anos de idade, algo que não será nada fácil. Para isso contará com a ajuda de seu amigo Bob Miles (Dean Martin).
Comentários:
Acabei revendo hoje "O Meninão" (You're Never Too Young, 1955). Essa é mais uma deliciosa comédia da dupla Jerry Lewis e Dean Martin. Eu muito provavelmente já havia assistido o filme em algum momento da minha vida mas isso certamente fazia tantos anos que me lembrava de pouca coisa. A principal lembrança certamente veio das preguiçosas tardes assistindo a famosa "Sessão da Tarde" da Globo ainda quando era apenas um adolescente. Foi justamente lá que me tornei fã do humor de Jerry Lewis. Eu particularmente não tenho receios de afirmar que considero o Jerry Lewis um tremendo de um talento, um comediante realmente engraçado que até hoje não teve o reconhecimento devido! Essa produção ainda é da fase da dupla Martin e Lewis que eram tão populares na época quanto qualquer outro grande astro de Hollywood. Infelizmente poucos anos depois eles iriam se separar mas as boas lembranças de suas películas juntos ficarão eternamente na mente dos fãs. Embora envelhecido o filme vale muito pela nostalgia envolvida. Sempre é muito bacana rever essa dupla.
Pablo Aluísio.
Título Original: You're Never Too Young
Ano de Produção: 1955
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Norman Taurog
Roteiro: Sidney Sheldon, Edward Childs Carpenter
Elenco: Dean Martin, Jerry Lewis, Diana Lynn, Nina Foch, Raymond Burr, Mitzi McCall
Sinopse:
Wilbur Hoolick (Jerry Lewis) é um sujeito desastrado e sem sorte. Aspirante à barbeiro ele acaba se envolvendo sem querer com uma quadrilha que roubou um valioso diamante. Agora para fugir ele precisa se passar por uma garoto de 12 anos de idade, algo que não será nada fácil. Para isso contará com a ajuda de seu amigo Bob Miles (Dean Martin).
Comentários:
Acabei revendo hoje "O Meninão" (You're Never Too Young, 1955). Essa é mais uma deliciosa comédia da dupla Jerry Lewis e Dean Martin. Eu muito provavelmente já havia assistido o filme em algum momento da minha vida mas isso certamente fazia tantos anos que me lembrava de pouca coisa. A principal lembrança certamente veio das preguiçosas tardes assistindo a famosa "Sessão da Tarde" da Globo ainda quando era apenas um adolescente. Foi justamente lá que me tornei fã do humor de Jerry Lewis. Eu particularmente não tenho receios de afirmar que considero o Jerry Lewis um tremendo de um talento, um comediante realmente engraçado que até hoje não teve o reconhecimento devido! Essa produção ainda é da fase da dupla Martin e Lewis que eram tão populares na época quanto qualquer outro grande astro de Hollywood. Infelizmente poucos anos depois eles iriam se separar mas as boas lembranças de suas películas juntos ficarão eternamente na mente dos fãs. Embora envelhecido o filme vale muito pela nostalgia envolvida. Sempre é muito bacana rever essa dupla.
Pablo Aluísio.
Bogart Casablanca
Foto clássica de divulgação com o ator Humphrey Bogart para o clássico filme imortal clássico Casablanca, um dos mais cultuados da sétima arte.
sexta-feira, 27 de abril de 2007
O Segredo dos Incas
O aventureiro Harry Steele (Charlton Heston) decide liderar uma expedição nos confins da floresta amazônica, região do Peru, para tentar localizar uma lendária fortuna proveniente de um tesouro dos tempos dos incas. A lenda afirma que o lugar tem montanhas de ouro e pedras preciosas das mais diversas e ele está pronto para enfrentar os maiores desafios e aventuras para localizar o tal tesouro lendário. Lendo a sinopse já dá para entender que estamos na presença de mais um filme que explora o velho mito do El Dorado, algo que despertou a cobiça de milhares de homens desde que os primeiros europeus chegaram no chamado novo mundo, as novas terras descobertas pelos capitães dos navios das grandes navegações.
Muitos morreram na selva tentando encontrar esses tesouros. Foram tragados pelos doenças, animais selvagens e pelo próprio ambiente de selva que é para poucos realmente. Esse filme, embora recheado de clichês por todos os lados em seu roteiro, até que é agradável, muito bem produzido. Além de Heston no elenco ainda há o destaque da presença da atriz Nicole Maurey que interpreta o par romântico do galã. Naquela época era comum esse tipo de situação, um certo romantismo no ar, uma certa tensão sexual, ainda que a história do filme se passasse no meio de uma floresta tropical.
O Segredo dos Incas (Secret of the Incas, Estados Unidos, 1954) Direção: Jerry Hopper / Roteiro: Ranald MacDougall, Sydney Boehm / Elenco: Charlton Heston, Robert Young, Nicole Maurey/ Sinopse: Um avenureiro americano parte em busca de um tesouro lendário dos incas que estaria escondido há séculos no meio da floresta amazônica peruana
Pablo Aluísio.
Muitos morreram na selva tentando encontrar esses tesouros. Foram tragados pelos doenças, animais selvagens e pelo próprio ambiente de selva que é para poucos realmente. Esse filme, embora recheado de clichês por todos os lados em seu roteiro, até que é agradável, muito bem produzido. Além de Heston no elenco ainda há o destaque da presença da atriz Nicole Maurey que interpreta o par romântico do galã. Naquela época era comum esse tipo de situação, um certo romantismo no ar, uma certa tensão sexual, ainda que a história do filme se passasse no meio de uma floresta tropical.
O Segredo dos Incas (Secret of the Incas, Estados Unidos, 1954) Direção: Jerry Hopper / Roteiro: Ranald MacDougall, Sydney Boehm / Elenco: Charlton Heston, Robert Young, Nicole Maurey/ Sinopse: Um avenureiro americano parte em busca de um tesouro lendário dos incas que estaria escondido há séculos no meio da floresta amazônica peruana
Pablo Aluísio.
A Múmia
Título no Brasil: A Múmia
Título Original: The Mummy
Ano de Produção: 1959
País: Inglaterra
Estúdio: Hammer Film Productions
Direção: Terence Fisher
Roteiro: Jimmy Sangster
Elenco: Peter Cushing, Christopher Lee, Yvonne Furneaux
Sinopse:
Em 1895, uma equipe de arqueólogos descobre o túmulo da princesa Ananka, uma sacerdotisa egípcia. Eles são avisados para não perturbarem o sono eterno dela, mas ao fazê-lo, despertam a múmia de Kharis, o sumo sacerdote que amava a princesa. Três anos depois, um egípcio, Mehemet Bey, transporta a múmia para a Inglaterra em busca de vingança contra aqueles que profanaram o túmulo de Ananka. É deixado ao filho do descobridor original desvendar o mistério e proteger sua esposa Isobel, que tem uma notável semelhança com a princesa.
Comentários:
Esqueça a moderna franquia da múmia, que mais parece um vídeo game de uma imitação de Indiana Jones. Estamos aqui na presença de mais uma pequena obra prima do estúdio inglês Hammer. O elenco já é de arrepiar os fãs do cinema clássico de terror com Peter Cushing e Christopher Lee. Essa dupla certamente fará os fãs se lembrarem dos filmes de Drácula da própria Hammer mas aqui a proposta é diferente. O roteiro procura explorar mais esse monstro, a múmia, que ao lado do conde vampiro da Transilvânia e do Lobisomem fizeram a alegria dos fãs em matinês lotadas dos anos 1950. Lee e Cushing estão impagáveis mas quem acaba roubando a cena é a direção de arte e a maquiagem do filme. O trabalho que foi feito em Christopher Lee até hoje me soa bem satisfatório. Poderia ser apenas um ator enrolado em panos de mumificação mas os maquiadores da Hammer optaram por fazer algo muito mais bem realizado. E mesmo sob fotografia colorida tudo sai muito convincente, mesmo nos dias atuais. A Hammer compensava muitas vezes orçamentos limitados com muita imaginação. Nos dias de hoje muitos irão obviamente reclamar da precariedade de certos efeitos visuais e dos figurinos do Egito Antigo mas isso deve ser deixado de lado pois a Múmia é de fato ainda muito divertido e até mesmo marcante, já que seu clima caprichado, muito bem trabalhado, compensa todas as limitações da produção do filme na época.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Mummy
Ano de Produção: 1959
País: Inglaterra
Estúdio: Hammer Film Productions
Direção: Terence Fisher
Roteiro: Jimmy Sangster
Elenco: Peter Cushing, Christopher Lee, Yvonne Furneaux
Sinopse:
Em 1895, uma equipe de arqueólogos descobre o túmulo da princesa Ananka, uma sacerdotisa egípcia. Eles são avisados para não perturbarem o sono eterno dela, mas ao fazê-lo, despertam a múmia de Kharis, o sumo sacerdote que amava a princesa. Três anos depois, um egípcio, Mehemet Bey, transporta a múmia para a Inglaterra em busca de vingança contra aqueles que profanaram o túmulo de Ananka. É deixado ao filho do descobridor original desvendar o mistério e proteger sua esposa Isobel, que tem uma notável semelhança com a princesa.
Comentários:
Esqueça a moderna franquia da múmia, que mais parece um vídeo game de uma imitação de Indiana Jones. Estamos aqui na presença de mais uma pequena obra prima do estúdio inglês Hammer. O elenco já é de arrepiar os fãs do cinema clássico de terror com Peter Cushing e Christopher Lee. Essa dupla certamente fará os fãs se lembrarem dos filmes de Drácula da própria Hammer mas aqui a proposta é diferente. O roteiro procura explorar mais esse monstro, a múmia, que ao lado do conde vampiro da Transilvânia e do Lobisomem fizeram a alegria dos fãs em matinês lotadas dos anos 1950. Lee e Cushing estão impagáveis mas quem acaba roubando a cena é a direção de arte e a maquiagem do filme. O trabalho que foi feito em Christopher Lee até hoje me soa bem satisfatório. Poderia ser apenas um ator enrolado em panos de mumificação mas os maquiadores da Hammer optaram por fazer algo muito mais bem realizado. E mesmo sob fotografia colorida tudo sai muito convincente, mesmo nos dias atuais. A Hammer compensava muitas vezes orçamentos limitados com muita imaginação. Nos dias de hoje muitos irão obviamente reclamar da precariedade de certos efeitos visuais e dos figurinos do Egito Antigo mas isso deve ser deixado de lado pois a Múmia é de fato ainda muito divertido e até mesmo marcante, já que seu clima caprichado, muito bem trabalhado, compensa todas as limitações da produção do filme na época.
Pablo Aluísio.
Assinar:
Comentários (Atom)










