terça-feira, 12 de julho de 2005

Elvis Presley ‎- I Really Don't Want To Know (1970)

Esse foi o último single de Elvis em 1970. Foi lançado como compacto promocional do álbum que estava prestes a chegar nas lojas, "Elvis Country". As duas canções tinham sido gravadas em Nashville naquela grande maratona de gravações, onde Elvis gravou dezenas de canções para serem lançadas aos poucos, nos meses seguintes. O lado A vinha com "I Really Don't Want To Know". Essa canção foi lançada originalmente em 1963, na voz da dupla "Les Paul and Mary Ford". Dez anos depois surgiu a versão de Andy Williams. Até uma versão em língua espanhola foi lançada, na interpretação de Johnny Rodriguez. Nenhuma dessas versões fugiram ao estilo country. Nem mesmo a de Elvis, que seguiu as linhas básicas da composição. Considero um belo country, com bonita melodia. Elvis adaptou seu jeito de interpretar ao estilo da música, sem maiores inovações. Como já havia sido lançada muitas vezes antes não conseguiu se tornar exatamente um hit dentro da discografia de Elvis, muito embora ele tenha apresentado a canção inúmeras vezes em seus shows ao vivo. Pelo visto Elvis gostava realmente da faixa.

No lado B a RCA Victor colocou a canção "There Goes My Everything".  Essa canção foi originalmente lançada em 1965 na voz do cantor country Dallas Frazier. Ele foi um veterano da música regional norte-americana, estando na ativa desde a década de 1950. Inclusive surgiu no mercado no mesmo ano em que Elvis se profissionalizou. Enquanto Elvis lançava "Thats All Right / Blue Moon of Kentucky", Dallas surgia no meio com o single "Space Command". Um fato curioso aconteceu na discografia inglesa, quando a RCA resolveu inverter a ordem das músicas, colocando "There Goes My Everything" como lado A. A estratégia fez com que o single vendesse mais no Reino Unido do que nos Estados Unidos! A versão de Elvis ficou boa, embora não seja unanimidade. De qualquer maneira esse compacto chegou nas lojas e alcançou apenas a vigésima primeira posição entre os mais vendidos da Billboard Hot 100. A RCA esperava por vendas melhores já que se tratavam de músicas inéditas, mas não foi bem isso o que aconteceu. Para alguns o fato do compacto trazer duas músicas country influenciaram sobre isso, já que Elvis acabava ficando restrito a um público mais do sul, que curtia o som de Nashville.

Elvis Presley ‎- I Really Don't Want To Know / There Goes My Everything (RCA Victor, 1970) Data de lançamento: Dezembro de 1970 (Estados Unidos) - Março de 1971 (Inglaterra) - Agosto de 1971 (Brasil) / Melhor Posição nas Paradas: #21 (Estados Unidos) #6 (Inglaterra) / Produção: Felton Jarvis / Data de gravação: I Really Don't Want To Know (7 de junho de 1970) - There Goes My Everything (8 de junho de 1970) / Selo: RCA Victor.

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. Elvis Presley ‎
    I I Really Don't Want To Know
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Nenhuma dessas duas faixas podem ser consideradas clássicas dentro da discografia de Elvis. São duas baladas country, entretanto nenhuma de grande força. A RCA que sempre errou na discografia de singles do Mr. Presley continuou errando nos anos 70. Algo extremamente irritante, sempre escolhiam as duplas erradas.

    ResponderExcluir
  3. E essa capa era puro anos 70. Até as fontes das letras remetem a essa década de muitos exageros estétivos.

    ResponderExcluir
  4. Lord Erick,
    Realmente, não eram músicas com força para que se destacassem nas paradas musicais. Boas músicas, porém não vocacionadas para atingir o topo, virar hits.

    ResponderExcluir
  5. Sim, eu curto bastante capas de discos antigos. A direção de arte diz muito sobre cada década.

    ResponderExcluir
  6. Quando eu ouvi Moody Blue eu achei que o Elvis havia se esquecido que ele era chamado de O Rei do Rock, de tão caipira que era o LP. Eu só não tinha me tocado que isso já vinha desde 1970.

    ResponderExcluir
  7. O Back in Memphis de 1969, já era até bem country. Foi uma tendência que foi crescendo e crescendo mais com os anos. O Elvis foi virando um cantor essencialmente country.

    ResponderExcluir
  8. Pablo:
    Voce sabia que existe a melodia de There Goes My Everthing com outra letra e cantada pelo proprio Elvis? Ou eu estou delirando?

    ResponderExcluir