A carreira de Frank Sinatra só começou a acontecer mesmo quando ele foi contratado por Tommy Dorsey, o líder de uma das bandas mais famosas dos Estados Unidos. Antes disso o cantor amargou muitos fracassos profissionais. No começo, quando Sinatra era apenas um rapaz franzino, sem nunca ter gravado nada em estúdio, sua mãe foi a peça chave. Ela entrou em contato com alguns "compatriotas" italianos para arranjar um trabalho para o seu Frank. Afinal ele queria trabalhar, mas não arranjava ninguém que lhe desse uma oportunidade. Tempos difíceis.
A mãe de Sinatra tinha seus contatos, inclusive com alguns membros da máfia. Ora, era justamente a Cosa Nostra que tinha os melhores esquemas no mundo artístico de Nova Iorque. Os principais bares, pubs e clubes noturnos da cidade ou eram de membros da máfia ou de homens de negócios que deviam de uma maneira ou outra aos grandes chefes italianos. Assim Sinatra começou a arranjar os primeiros trabalhos. Na maioria das vezes ele trabalhava como garçom, subindo ao palco quando era chamado para cantar uma ou duas músicas. Sua vida como cantor por essa época não parecia promissora.
Sua sorte foi que numa dessas ocasiões Dorsey o viu cantar. Ele se virou para seu amigo ao lado da mesa e disse: "Esse cara é muito bom! Canta muito bem!". Alguns meses depois Dorsey, que era um sujeito durão, de não deixar barato para ninguém, acabou brigando com o vocalista de sua banda. Assim surgiu uma vaga em seu grupo. Sinatra soube disso e imediatamente mandou um bilhete escrito à mão para Tommy Dorsey onde dizia: "Sr. Dorsey, estou disponível no momento, procurando trabalho. Se o senhor puder me dar uma chance de cantar agradeceria muito!".
E assim foi feito. O antigo crooner da banda foi demitido e Frank Sinatra contratado. No começo ele não chamou a atenção dos outros músicos. Conforme foi relembrado anos depois por eles Frank era muito magro, franzino e não causava nenhum impacto em quem lhe conhecia. Além disso, apesar de ser muito jovem já estava ficando careca. Ninguém dava muita atenção a ele. Isso porém só durava até o momento em que ele subia no palco, ficava em frente ao microfone e começava a cantar. A partir daí tudo ficava óbvio. Os primeiros shows de Sinatra foram sucesso absoluto. Sua primeira apresentação foi na cidade de Buffalo e depois disso foi sempre ovacionado por onde passou. Sem dúvida era o começo promissor de um dos grandes talentos da música americana de todos os tempos.
Pablo Aluísio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário