quinta-feira, 1 de março de 2007

Charles Chaplin na Mutual

Charles Chaplin se tornou um homem rico aos 27 anos de idade. Ele assinou contrato com a companhia cinematográfica Mutual. Só para assinar esse contrato o ator levou uma bolada de quase 600 mil dólares! Se isso é uma pequena fortuna nos dias de hoje, tente imaginar o quanto significava no começo do século XX. Além da enorme quantia Chaplin iria receber também um salário semanal de 10 mil dólares! Era muito dinheiro e por isso seu irmão Sydney se mudou para os Estados Unidos. Ele iria administrar a vida financeira de Charles.

E foi justamente na viagem até Nova Iorque, para receber Sydney, que Charles Chaplin tomou conhecimento de sua grande popularidade. O jornal informou ao público que o comediante estaria na estação no dia seguinte. Quando Chaplin chegou por lá encontrou uma verdadeira multidão lhe esperando, para sua grande surpresa. Ele nunca havia sido confrontado antes com o tamanho de sua fama!

Com a Mutual Films Chaplin teria além de um ótimo salário e pagamentos em geral, total controle da parte artística de seus filmes. Diante da repercussão de seu contrato e dos grandes valores envolvidos, ele decidiu escrever uma carta ao público, para ser publicada nos principais jornais da América. Nela Chaplin explicava que o dinheiro não era o mais importante. Que assinar contratos era uma coisa séria e que ele preferia se focar apenas no humor, na diversão. Também avisou aos fãs que iria se empenhar muito em fazer os melhores filmes que pudesse, para que todos dessem muitas risadas no cinema.

A parceria de Chaplin com a Mutual também transformou a arte de fazer filmes em indústria de massa. A Mutual era uma companhia aberta, com acionistas e mentalidade de empresa grande. Eles estimaram que iriam recuperar o investimento em poucos meses e estavam certos. Também separaram os departamentos de arte, que seriam controlados por artistas, da parte financeira. Antes disso os estúdios misturavam tudo, causando tensões entre executivos e atores, diretores, etc. Com isso Charles Chaplin acabou transformando o cinema em um ramo milionário, um mercado para grandes investimentos e lucro.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário