segunda-feira, 2 de maio de 2011

The Beatles - 12-Bar Original

The Beatles - 12-Bar Original
Grupo: The Beatles
Música: 12-Bar Original
Compositores: Lennon / McCartney / Harrison / Starkey
Álbum: Anthology 2
Selo: EMI Odeon
Data de Gravação: 4 de novembro de 1965
Produção: George Martin
Local de Gravação: Abbey Road, Londres

Músicos: John Lennon (guitarra), Paul McCartney (baixo), George Harrison (guitarra), Ringo Starr (bateria), George Martin (harmonium).

Comentários:
Essa canção foi gravada em novembro de 1965, mas só chegou ao grande público em um álbum original dos Beatles em março de 1996, pois a gravação (o Take 2) foi escolhido para fazer parte do CD dupls "Anthology 2". Como se sabe é uma canção solo, instrumental, creditado aos quatro Beatles, algo que era bem raro de acontecer (apenas algumas pequenas faixas de discos como Abbey Road tiveram esse tipo de compartilhamento de composição entre todos os membros da banda).

Até hoje não se sabe com certeza qual teria sido a finalidade dos Beatles em gravá-la. Seria lançar como parte do disco "Mystery Magical Tour"? Faria parte do repertório de algum outro disco dos Beatles? Seria lançada como Lado B de alguma grande composição do conjunto? Várias são as hipóteses levantadas. O que podemos notar com certeza é que a canção foi excepcionalmente bem gravada, dando a entender que "12-Bar Original" foi gravada mesmo para fazer parte de algum lançamento oficial do grupo, só que acabou sendo arquivada, mesmo estando pronta para o mercado.

Muitos também dizem que seria uma faixa tipicamente de Paul McCartney, por causa de seu estio mais antigo, tipo som de blues dos anos 20 ou 30. É possível que tenha sido originalmente composta por Paul, só que também contando com contribuições importantes também de John, Ringo e George. Nos instrumentos houve a formação original, ou seja, Paul no baixo, Ringo na percussão, George Harrison e John Lennon em suas respectivas guitarras. Na pior das hipóteses perdeu-se a chance de aproveitá-la em sua discografia original, na melhor fomos presenteados, mesmo que tardiamente, com essa bela canção instrumental.

Pablo Aluísio.

Um comentário: