sábado, 7 de maio de 2011

A Morte de John Lennon

Faz 38 anos que John Lennon morreu. Como o tempo voa, não é mesmo? O pior é saber que sua morte foi completamente estúpida. Um ato irracional de um sujeito que se dizia fã dos Beatles, mas que na verdade não passava de um psicopata com delírios de grandeza, que acreditava que John era algum tipo de traidor da causa ou algo parecido.

Outros dizem que o assassino de Lennon era na verdade um homem que queria de alguma forma ligar sua vida à história dos Beatles para sempre. Em sua mente doente ele acreditava que matando John Lennon seria sempre lembrado pelos fãs dos Beatles. Talvez por essa razão - aliás melhor dizendo, justamente por essa razão - seu nome é sempre omitido em publicações produzidas por fãs e admiradores dos Beatles. Ninguém está disposto a dar os holofotes que ele tanto queria quando cometeu aquele crime gratuito.

E o John Lennon foi morto numa fase feliz de sua vida. Ele havia se acertado de vez com Yoko Ono, tinha um filho com ela, um rapazinho que ele idolatrava e procurava viver uma vida comum em Nova Iorque. Isso significava ter a liberdade de andar pelas ruas como qualquer outra pessoa, sem seguranças por perto ou ataques de histeria por parte dos fãs - algo que John odiava. Ele queria ser novamente um cara comum. Chegou até mesmo a celebrar isso em uma entrevista, dizendo que os nova-iorquinos o encaravam como um vizinho normal, daqueles que se dão bom dia ao se encontrar pelas ruas.

Ele estava completamente certo em seus objetivos de vida. Só errou ao calcular de forma equivocada a enormidade da fama que ainda o acompanhava. Grande fama também traz inúmeros problemas, entre eles a obsessão que alguns fãs desenvolvem. Existe até mesmo um filme antigo com Robert De Niro que explorava justamente esse lado obsessivo dos fãs, daqueles que acabam perdendo a vida própria para se dedicar a idolatrar suas estrelas preferidas, sejam elas do cinema, da música ou dos esportes. John Lennon acabou sendo morto justamente por causa desse tipo de pensamento doentio e obsessivo. Foi uma vítima de sua própria fama sem limites.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. The Beatles
    A Morte de John Lennon
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos o assassino ainda está preso. Se fosse no Brasil teria sido solto nos primeiros oito anos de detenção.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que nem isso. As leis penais no Brasil são uma piada de péssimo gosto. O povo está pagando por essa impunidade institucionalizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Alguém, oportunamente, disse: com essa constituição o país se tornará ingovernável. Se referia a constituição de 1988. Acertou

      Excluir