segunda-feira, 2 de maio de 2011

John Lennon - Imagine (Single)

Esse é o single original lançado por John Lennon em outubro de 1971. Como se trata de um dos maiores sucessos de sua carreira solo (provavelmente o maior), o single acabou sendo relançado inúmeras vezes ao longo dos anos, geralmente com capas melhores, mais bem trabalhadas. O fã porém deve priorizar o disco lançado pelo cantor em vida e não as reedições plastificadas, manipuladas pela indústria fonográfica.

É interessante que o single vendeu mais do que o álbum. Penso que isso refletia uma certa fragilidade artística no LP. Nele temos uma música forte, marcante, que é a própria "Imagine", irretocável em sua mensagem pacifista. Porém depois dela não havia nada de seu nível. As demais músicas do álbum eram apenas razoáveis, nada maravilhosas. Também não fizeram sucesso, não tocaram nas rádios, não se tornaram conhecidas do público em geral. Só circulou mesmo entre os fãs de John e dos Beatles.

Assim para o fã médio, o consumidor comum que entrava numa loja de discos na época bastava mesmo ter o single, o compacto simples, ou como muitos diziam, o disquinho com apenas duas canções, uma no lado A e outra no lado B. Nada mais, estava de bom tamanho. Abaixo você pode conferir uma nova reedição do single, já com a moderna direção de arte dos tempos atuais. Na minha opinião a versão original era bem mais charmosa, além do fator nostalgia que sempre conta muito.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário