domingo, 8 de maio de 2011

O Heavy Metal dos anos 80

Olhando para o passado vejo que muitas pessoas da minha geração adoravam Heavy Metal. Nos anos 80 esse estilo musical teve mesmo uma explosão de popularidade, com centenas de bandas novas surgidas todos os anos. Eu vivi toda essa corrida de fãs de música em direção ao metal, mas nunca consegui gostar daquilo. Sempre fui um fã dos artistas clássicos do rock, em especial Beatles e Elvis Presley e toda a constelação de artistas que orbitavam ao redor deles.

Mesmo nos anos 80 quando o Heavy Metal se tornou a preferência entre os mais jovens, nunca me tornei ouvinte ou fã dessa vertente do rock. O Heavy Metal certamente produziu excelentes bandas como o próprio Iron Maiden, mas temos que reconhecer que muitas porcarias surgiram também na mesma época. É o efeito cascata, quando algum grupo de rock faz sucesso dentro de uma determinada linha, centenas de outras sem talento surgem ao mesmo tempo, sempre tentando faturar de forma rápida e fácil.

Houve uma infinidade de grupos sem qualquer qualidade musical. Como o Heavy Metal não valorizava tanto as melodias, mas sim o barulho, qualquer um poderia ostentar uma guitarra e com poucas notas e muita distorção fazer o barulho necessário para vender discos e bilhetes para seus concertos. Nem era necessário ser um bom músico, bastava apenas ter muita marra e cabelos cheios de laquê para fazer a alegria dos fãs. Hoje em dia isso é conhecido como rock farofa, mas nos anos 80, posso dizer por experiência própria, pessoal, eles eram levados bem à sério.

De certa maneira o Heavy Metal também colaborou a longo prazo para o declínio do rock. Não era todo mundo que topava curtir uma sonoridade tão excessivamente tribal, indo a shows onde tinha que dividir espaço com metaleiros balançando a cabeça como se fossem malucos. Virou assim um nicho muito específico e o público em geral, menos conhecedor de música, passou a associar diretamente o estilo rock com o Heavy Metal, sem perceber que essa era apenas uma espécie do amplo gênero chamado rock, mas não todo ele. Com isso o público passou a se distanciar, curtindo outros gêneros musicais. A marra juvenil do metal meio que afundou o rock como mainstream, o levando para guetos onde ainda hoje se encontra.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Music!
    O Heavy Metal dos anos 80
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:

    Você falou da qualidade ruim de muitas bandas de Heavy Metal. O que deve-se levar em consideração é que para se tocar, e cantar, Heavy Metal bom, além de fazer barulho é necessário um vocalista com muita voz e que saiba cantar e músicos que tocam muito. Por aí se entende porque é pra poucos.

    Em termos comparativos, se pensarmos que em 1955 a música era feita por Frank Sinatra, Dean Martin, ou, no máximo, por Bill Haley, o Elvis com a potencia vocal que tinha, cantando Jailhouse Rock com muito drive na voz, era um mega Heavy Metal. É que quando, na decada de '60 vieram os Rolling Stones a dinâmica subiu, e na década de "70 com o Led Zeppelin subiu outro tanto, só restou aos roqueiros da década de "80 o Heavy Metal e deu no que deu. Os paroxismos sempre significam o final se aproximando.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo. Eu me lembro que muitas vezes via dezenas e dezenas de bandas ruins de Heaby Metal e me fazia duas perguntas: Alguém leva mesmo à sério esses palhaços? Será que a música vai descer a um nível pior do que isso? Décadas depois veio o funk e ai... rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O funk que não era o funk do James Brown, do Prince, etc., obviamente. Mais uma vez, a capacidade e o talento de quem faz.

      Excluir